Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Barbara Sa
De: Rio de Janeiro
registrado(a): 30-09-2007
|
|
Olá! Tenho uma persinha de 6 meses, a Nina. Gostaria de saber a partir de quantos meses posso dar banho nela? E melhor dar banho em casa ou levá-la ao veterinário? Ouvi falar que dão sedativo neles para dar banho! Com que idade o gato se torna adulto? Com essa idade a ração dele tem que ser mudada? E alguém te alguma dica para cortar as unhas dela, estou tendo um trabalhão, corto uma ou duas por dia...rs Obrigada
|
|
01-10-2007 14:09:09 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Olá Barbara!!!
Vou postar aqui o meu conhecimento, mas tenho certeza de que será acrescido de muuuuitos outros posts, porque aqui o pessoal é fera!!!!!
O banho do gato pode ser dado em casa mesmo quando o gatinho ainda é filhote e está sem todas as vacinas. Mas, escolha dias quentes e horários quentes. Não esqueça de secar muuuuuuuuuuito bem o pêlo, mesmo se for de pêlo curto. Muita gente tem a idéia errada de deixar o gato "secar no sol". Isso realmente não funciona pois a pele acaba ficando úmida. Use o seu secador de cabelos, na falta de um profissional. É NORMAL nos primeiros banhos, o gatinho gritar, espernear, morder, querer te arranhar. Afinal, tudo é novo pra ele. Mas se não fizermos agora, de pequeno, imagine o gato com 5Kg lutando com vc!!!!!! A frequência do banho pode ser até mensal, dependendo do animal. Meu Princippè, por exemplo, com 10 dias sem banho parece gato de rua!!!!! Ele é meio porquinho, sabe..... Quanto ao local do banho, depende. Conheço pessoas que dão banho a vida toda do gato em casa. E nunca tiveram problemas. Outras, até por falta de tempo e espaço preferem os pet shops. No caso dos pets, não se esqueça de procurar por lojas especializadas em gatos, que possuem horários específicos para gatos, onde não sequem o seu bichinho em gaiolas, junto com outros cães.
O mais importante além do banho, é que o animal seja condicionado à escovação desde pequeno. Pentes de cerdas largas, de preferência e nunca esquecer da virilha, barriga, axilas e pescoço.
Não, o gato não é sedado para banho. Eu aprendi o seguinte: gato deve ser condicionado desde pequeno a tomar banho. Suponhamos que temos um gato adulto de 7 anos que foi adotado. Eu, particularmente não arriscaria um banho se não soubesse seu histórico. O que fazer? Banho a seco. Hoje existem produtos excelentes no mercado. Mas o caso é que a sua Nina ainda é filhote e pode muito bem ser condicionada ao banho. Os meus deitam na banheirinha...... adoram!
As unhas devem ser cortadas sempre antes do banho. Eu corto as dos meus a cada 15 dias. Vá com toda paciência do mundo e corte as unhas uma por uma, porém comece e termine, custe o que custar. Condicionamento leva tempo. Não se esqueça de que tudo é novo pra ela. E se vc der um petisco depois de cortar, assim ela associa: se eu deixar cortar, ganho uma guloseima depois. Insista agora, pois quanto mais o tempo passa, pior fica!!!!!
Forunlinos, agora até eu fiquei com um pouco de dúvida...
A gata é adulta após o 1o cio? (me refiro psicologicamente)
Sei que com 12 meses vc já pode trocar a ração dela pra de adulto.
Espero ter ajudado um pouco. Bjaum e boa sorte!!!!
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
02-10-2007 08:02:49 |
|
marisa
De: Santo André - SP
registrado(a): 24-08-2006
|
|
Valéria, acho que o cio não especifica a idade, não. O cio pode acontecer desde os 6 meses, depende da raça. Nos persas o cio é mais demorado.
beijocas
|
|
02-10-2007 19:42:33 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Folunlinos !,
O banho nos gatinhos deve ser dado cedo, a partir dos 30/40 dias, para que assim, o gato se acostume ao momento relaxante. Jamais deve ser um momento de tortura, onde o gato se debate, arranah o dono e acaba se machucando. Por isso é necessário começar cedo.
Banhos semanais devem ser dados quando os gatos irão paarticipar de exposição, pois isso faz parte do Grooming (preparação) antes da exposição. O banhno pode ser cado a cada 20 dias ou claro, de acordo com a necessidade, se de repente houve um imprevisto, uma diarréia, claro que não vamos deixar o gato sujo, vamos limpá-lo com um banhinho morno! Sabemso que os gatos são muito limpos e que se sentem muito bem depois de lavados e secados...faça do momento do banho, o momento de carinho com seu gatinho.
Dar banho em casa é sempre emuito complicado porque não temos um secador profissional que resolva o problema da secagem, que é demorado, r´piso. Não temos ambientes, normalmente se lava dentro de tanques ou pias que não estão adaptados para a lavagem de um animal e com isso o banho vira um verdadeiro baile!
O idela é levá-lo em um pet shop...mas como sempre rezo a cartilha, leve suas coisinhas, ou melhor, as coissinhas do gato! Existem coisas que podemos e devemos fazer em casa, por exemplo: - cortar as unhas, ou melhor, aparar as pontas semananlmente - limpar ou pelo menos ter curiosidade de olhar o ouvido, pra ver se não tem cerume preto escovar ou pentear o gato diariamente para evitar os nós.
São cuidados simples, mas que ajudammuito na hora do banho!
Sobre os gatos adultos: é difícil dizer se um macho será adulto com 8 meses ou com 3 anos, isso depende de alguns fatores por exemplo: alimentação, vitaminaas, genética, pré disposição e outros.
Uma amiga me disse que os himalaios demoram mais pra ficarem aultos, como não crio himalaios, não sei como funciona. O que sei é que em nosso gatil os machos são precoces: aqui a alimentação e vitamainas são as bases da vida deles...temos um mahco que tem 1 ano e meio e tem um filho com 8 meses...heheheh,ou seja, ele cruzou e foi pai com 8 meses e meio!
As gatas podem entrar no cio a aprtir do 4 meses, há muito scasos emque com essa idade elas já entram no cio e começam a gritar o "raúllllllllllllllllllllllllll"
A ração, ou melhor a troca da ração vai depender da ração que vc utiliza. A maioria delas, vc deve fazer a troca com uma ano sim! Abç
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
03-10-2007 21:08:29 |
Última edição por Cia. do Gato Persa® (03-10-2007 21:15:56) |
|
|
|
|
Então.. dou banho aqui porque tenho secador profissional e sala de banho.. mas antes de me mudar pra cá, era no box do banheiro.. uhhh sofrimento.. ruim mesmo.. nao sei como aguentei.. ihihihihihi
Rô acho que você quiz se referir em idade pra cruzar né? Porque adultos serão, mas que não quer dizer que estarão aptos para cruzar.. isso? porque agora me confundi! hihihihihihi
Eu li uma vez que os himalaios eram mais precoces em relação ao acasalamento, até devido há origem dos siameses, mas nao sei.. nao tenho experiencia com eles..
bjuS
|
|
04-10-2007 00:43:22 |
|
Lissa
De: Londrina - PR
registrado(a): 28-01-2007
|
|
É, legal! pet shop eu confio tem gente treinada pra dar banho! e eu nao tenho tempo e nem espaço pra aquela parafernália toda.
Faculdade e Embrapa toma o tempo de dar banho em casa, rsrsrs... Bincadeirinha! é a vet que dá banho nos meus bebê, então eu estou satisfeita! Rô dicas cruciais pra um banho perfeito! óootimo!
_______________________________________ * Lolinha - Della Bee - Gaia * nutrição de pequenos ~ gatos
Blog - http://www.acid-lips.net/lemon Flickr - http://www.flickr.com/photos/granfino
|
|
04-10-2007 01:40:30 |
|
Tatiane Fasolin
De: Porto Alegre - RS
registrado(a): 14-06-2007
|
|
Oi!!! A Sharon tá com 8 meses e ainda não entrou no cio... pelo menos eu acho que não! Não notei nada muito diferente nela, esse "Ruau" ela faz quando saímos pra trabalhar. Na verdade ela não mia... só faz uns barulhos que parece mais uma pomba que uma gata!!!!! Eu dou banho em casa e ela esperneia no momento da água na cabeça!!!! ihihihihihihi, a água chega a sair cinza, de tanto que rola no chão... As unhas eu tenho um pouco de medo de cortar aí acabo levando na Pet e aproveito pra fazer a tosa higiênica. Beijos
_______________________________________ Tati ;-)
|
|
04-10-2007 14:03:49 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Folunlinos !,
O banho nos gatinhos não deve incluir a água na cabeça, que escorre pro rostinho deles indo para o nariz. O banho deve ser dado das orelhas pra trás! A cabeça deve ser lavada com as mãos, sem deixar escorrer para os olhos e nem nariz. Gatos extremados pode se afogar feio, e ainda pode ir água direto par ao pulmão e causar um problema sério.
O rosto do gato é lavado com as mão, o que inclui:
- a parte alta cabeça (entre orelhas) - bochechas - boquinha - almofada do nariz
Os ouvidos devem estar portegidos com chumaço de algodão para evitar que em algum momento entre água, e , se o gato sacudir a cabeça e o algodão sair, é preciso por outro. A limpeza do ouvido deve ser seita antes do banho, bem como o corte das unhas: depois do banho quando for retirado o algodão do ouvido, deve-se limpar somente com algodão seco, para secar totalmente!
Abç
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
04-10-2007 16:02:01 |
|
|
Ahh complementando! o algodão deve ser o hidrófilo !!!
bjuS
|
|
04-10-2007 16:17:20 |
|
Lissa
De: Londrina - PR
registrado(a): 28-01-2007
|
|
|
04-10-2007 16:21:36 |
|
Barbara Sa
|
|
|
04-10-2007 18:10:16 |
|
Barbara Sa
|
|
Acabei de levar a Nina para tomar banho!!! Tá cheirosa!!!! foi tranquilo, ela só chiou na hora de pentear... Bjs
|
|
10-10-2007 16:49:01 |
|