Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Persa: troca de pelos? Duvida.    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Charles

De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
Oi galerinha, tudo ok porai?

Seguinte: meu gatinho persa - que tem 8 meses - ta soltando uma quantidade inacreditavel de pelos! Passei uns dias fora e meu tio cuidou dele...escovando de 2 em 2 dias (basicamente so no dorso, rabo e rostinho). Ontem cheguei em casa e quando fui escovar, notei uma imensa quantidade de pelo que saiu. Depois de algumas horas escovei novamente e saiu muito pelo novamente... achei que meu tio nao escovou direito, mas ele disse que tinha escovado 1 dia antes e tambem saiu muito pelo. Hoje de manha escovei 3 vezes e tambem saiu muito pelo (uns 70% a mais que o normal de 10 dias atras quando eu escovava ele 1 ou 2x por dia).

O gatinho está otimo, comendo bem (premier filhotes pelos longos), bebendo agua normalemte, brincando, gordinho... mas esse excesso de pelos caindo me preocupou!
Será que ele esta trocando a pelagem?

Se alguem puder me responder eu agradeço desde ja ;)

OBS: Breve historico: ele só soltou tanto pelo assim quando tinha uns 3 meses, e mesmo assim foi bem menos do que agora. Tambem nunca tomou vitaminas nem suplementos. Comia só Royal Canin até os 5 meses e agora é super feliz com a Premier Filhotes Pelos Longos. Só toma agua mineral, mora em apartamento. Não é castrado e nao tem contato com outros animais. Frequentemente levo ele passear e tomar um solzinho (sempre no colo ou com coleirinha).

Nascimento: 21/11/2006
Ração: Premier Filhotes Pelos Longos
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715

06-08-2007 01:40:34

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Olá, Charles!
Tudo bem??

Bom, o seu gatinho está chegando à idade da maturidade sexual. O meu quando chegou nessa fase, mudou bastante. Começou a marcar território. Ou seja, ficou homenzinho. Consequentemente o nível de testosterona aumentou, que causou a maior queda de pêlos. Mas...... cada caso é um caso.

Como esteticista felina, te pergunto: com o que você escova seu gatinho? Eu praticamente aboli a rasqueadeira. Só uso pentes leves e de dentes largos. A rasqueadeira é somente usada em algumas partes em preparo de exposição.

Ele também está perdendo o pelinho de bebê. Aquele pelo de textura lanosa que a gente sente no colar. Você pode notar pêlos de cores escuras e de comprimento maior. São pêlos velhos, que devem ser removidos com a mão (stripping). Retirando estes, nascerão outros, dando um aspecto de vida ao pêlo.

Ao mesmo tempo é meio difícil falar tudo isso sem ver o bichano. Posso estar dizendo uma grande besteira..... mas são as hipóteses mais prováveis segundo o que vc escreveu.

Bjo.

06-08-2007 18:52:35

Charles

Oi Valeria,

Acho que tudo que voce falou está correto. De alguns dias pra ca, ele anda muito excitado... vive sobindo no meu braço :S hehehehe

Sobre a pelagem, notei que apareceram varios pelos comcomprimento maior e só de passar a mão eles caem aos montes. Parecem ser meio fininhos. Eu sempre usei rasqueadeira e agora os pelos que ficam nela parecem ser diferentes.. mais finos.. sei la.. parece que eles nao param nas "garrinhas" da rasqueadeira e a cada instante tenho que limpa-la.

Agora, com relação à queda de pelos, te pergunto: essa fase de "puberdade" é passageira né?? quanto tempo dura em media?

Agradeço muito pelos esclarecimentos. Abraço.

06-08-2007 23:46:31

Luciana Jardim

De: To
registrado(a): 14-04-2007
Ola..Charles...
O meu tbm esta nessa idade e tbm esta soltando muito pelo ... tbm estava assustada com a queda que estava demais.... O pelo dele caiu tanto que ficou muxinho....
Mas hj jápercebo que a pelagem esta ficando mais densa ... O zeus esta com 9 meses .... E isso foi bem rapido entre  ... a queda e esse pelagem mais densa aparecer .. cerca de 2 meses ...

Agora uma duvida...Sobre o que a Valeria falou ... "Marcar territorio"
Será que eles vão abandonar a caixinha de areia e sair urinando por todos os cantos da casa???? Por favor se alguem solber se os persas tem esse habito me responda ^^ ..........

07-08-2007 00:08:49

Charles

Oi Luciana,

Felizmente o meu ainda nunca fez xixi fora da caixinha. Espero que continue assim... senao terei que apelar pra castração :(

O Zeus é castrado?

07-08-2007 00:58:18

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlinos,

Charles,
Realmente seu gato pode estar ficando um mocinho , como lembrou a Valéria, por isso pelo stress do organismo (não que esteja estressado, mas a mudança do corpinho dele) pode fazer cair os pelinhos.
O ideal é vc dar vitaminas pra ele para o pleo, como o Megaderme o Aminomix e alguma vitamina para melhorar a imunidade.

Amigos,
A marcação de território independe do fato de se ter ou não outro macho na casa. Estudos já estão apontando como causa a própria genética, ou seja, posso contar pra vcs que aqui no gatil temos 3 machos, o mais velho que tem 2 anos não suporta o que tem um ano , e o de um ano quer brincar com o mais velho, mas não dá mesmo.
O bebê que tem 6 meses não briga com ninguém, mas o pai corre atrás dele, é um barato, se deixar el dá uma boas patadas.
Em compensação nehum dos dois adultos marca terrítório de jeito nenhum.
O histórico é o seguinte, nehumdos dois machos tem história de marcação de território por parte de seus antepassados.

Agora o melhor é que nenhum dos filhotes machos que vendemos até hoje marcou território!

Abç

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

07-08-2007 11:01:33

Valeria Veronezi

Charles / Luciana,

foi muito bem colocado pela Roseli a marcação de território: GENÉTICA.

Vejam só....

Moro em um condomínio fechado de casas e meus gatos são os únicos moradores felinos. Não tem como nenhum gato andar em muro por causa dos sensores. Ou seja, não há gatos próximos.
O meu Princippè mora com a Tetê, que é uma fêmea CASTRADA e marca território de vez em quando. E NAS MINHAS COISAS!!!!!!!!!!!!!!!!!! Digamos que a cada 20 xixis, 1 ele faz fora.
O pai dele é exatamente assim. Quer acasalar mesmo castrado, segundo a criadora. Quer montar em gatas e gatos!!!!!
Com todo respeito, é um "pistolinha de ouro" como a gente costuma dizer aqui em casa.

Me disseram também que agora que ele pegou o vício, mesmo castrando não adiantaria.

Comentários?

Voltando na pelagem, a suplementação é tuuuuuuudo de bom. Fiz no meu negão e ele está um touro. Um pelo maravilhoso. Vale a pena!

Beijo.

07-08-2007 21:53:09

Luciana Jardim

De: To
registrado(a): 14-04-2007
Charles...
O Zeus não é Castrado ... estou com muito medo que ele venha a marcar territorio ...... pq aqui em casa já tem um Siames macho que faz isso e por isso fica da cozinha pra area de serviço.....Pq o cheiro dentro de casa estava insuportavel....

Estive ate pensando em castrar o Zeus com medo que ele venha a fazer isso pq... se isso acontencer minha mãe vai acabar colocando o Zeus e a mim tbm pra fora de casa .. rss (já que teve uma guerra pq.. ele fez xixi no tapete dela esses dias)
No entanto tenho muito pena de mandar castrar ele... ele é lindoooooOOO...Não quero msm  ter que fazer isso ...

Valeria/Roseli

Obrigada pelas explicações ...
Por favor me digam uma coisa vcs que são criadoras. Os gatos machos adultos msm que não marquem territorio .... ainda usam a caixinha de arreia? Se não usam eles fazem aonde?

08-08-2007 00:03:09

Valeria Veronezi

Luciana,

o Princippè sempre usa a caixinha de areia em 99% das vezes. Esse 1% é onde ele resolve marcar território: nas minhas roupas, na roupinha de cama da gatinha castrada, na roupinha de cama dos cães...... sem comentários....

Bjooo.

08-08-2007 08:01:18

Karime Barboza

registrado(a): 10-05-2007
Luciana, por que está com dó de castrar? Ele não vai deixar de ser lindo, por causa da operação.
Pensa bem menina...
A castração não compromete o desenvolvimento nem a beleza dos gatos.
Não é mesmo, gente?

08-08-2007 09:32:24

Cia. do Gato Persa®

Olá Forunlina Luciana!,

A Valéria tem razão, os gatos ou fazem o SPRAY de xixi, que é a marcação de território, ou fazem xixi na caixinha.

E a Karine tbem tem razão, castração, já que vc não vai procriar, é a melhor coisa a fazer.

Abç

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797

08-08-2007 10:12:28

Valeria Veronezi

Aproveitando o gancho, eu quero saber a opinião de vocês sobre isso:

Meu gatão já sabe marcar território. Se eu castrar ele continuaria? Me disseram que sim, pois é como se ele já estivesse "pego o vício". Então a castração não adianta!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!

Bjos e obrigada.

08-08-2007 18:56:26

Charles

Valeria,

Sobre o Stripping, eu procurei no google mas tudo que achei foi um site em espanhol sobre stripping em cachorros - que tem pelagem diferente dos gatos.. por isso talvez a tecnica seja diferente. (e tambem nao entendo muita coisa de espanhol, hehe).  http://www.mundoschnauzer.com/articulo_ ... ipping.php

Será que voce poderia postar algum site (em portugues ou ingles) que mostre a tecnica usada? Ou talvez dar algumas dicas sobre como faze-lo?

Abraço.

08-08-2007 20:29:52

Cia. do Gato Persa®

Olá Forunlina Valeria!,

COmo disse em outro tópico, descobriu-se que a marcação de território é genética...então ás vezes temos que conviver com o problema, mesmo que o gato seja castrado...é a natureza dele!
Alguns gatos fazem isso porque num primeiro momento não lhe chamamos atenção, e aí ele literalmente fica mal criado!

A castração pode ou não interferir nesse comportamento! Mas não é 100% certo que vá resolver o problema. Vamos torcer!

Abç

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797

09-08-2007 06:46:11

Cia. do Gato Persa®

Olá Forunlino Charles!,

Vou meter o bedelho na sua conversa com a Valéria (desculpe Valéria!)
O que a Valeria fala sobre o stripping é f´cil d efazer quando se sabe! ELa está acostumada a receber cães e gatos para prepação pra expos (grooming) mas pra quem não sabe o grooming é mais difícil do que pensamos.
Eu faço aqui  nos meu gatos sempre, mas é bem trabalhoso, só que dá resultados, um dos pr~emios que minha gatinha ganhou ano passado na Argetnina, foi justamente de Melhor Grooming!

O stripping não dói nada, mas o melhor é fazer  fio a fio.
Vc deve escovar seu gato com uma escova de cerdas macias e largas (nada de raqueadeira) todo o pelo na direção certa e depois todo ao contrário, aí o pelo vai acentando e vc poderá ver um fio ou outro fora da linha dos outros, é um pelo solitário, vc vai então abrindo o pelo até achar este e bem próximo á raiz vc o puxa de uma vez. Por isso não dói...se vc puxar pela ponta sim, aí ele dá um pulinho! hihihi

A parte do grooming é melhor deixar um profissional fazer...mas uma dica que te dou e que sempre dou ás pessoas é:

- sempre leve os apetrechos do gato no banho e tosa, leve a s suas coisas, assim como nós tmeos o nosso sabonete de preferência, nossa escova, nossa toalha...vamos cuidar do gatinho assim também. Ele dev ter uma sacolinha com as coisinhas dele;
- leve os shampoos indicados para ele, se ele tem pelos escuros, use um samhpoo próprio, se tem pelos brancos, use o branqueador;
- use produtos de primeira linha, veja se ele tem oleosidade na cauda e use um detergente ou shampoo próprio pra limpeza e remoção do óleo.

Muitas vezes chego a utilizar 5 tipos de shampoos  em uma lavagem, porque tem o  detergente, depois o prá banho pra limpeza total, depois um para pelos longos, outro pra pelos pretos, outros pelos brancos e ainda por cima o vinagre de maçã...santo viangre!

Abç

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797

09-08-2007 06:56:56

Valeria Veronezi

Roseli, eu é que te agradeço!!!!!!

Eu não saberia como responder sobre o grooming em um e-mail......Você conseguiu resumir muito bem.

Bjos a todos.

09-08-2007 08:39:55

adriana

registrado(a): 18-05-2006
Olá pessoal!

Só comentando o post da Roseli, aprendi da pior maneira que devemos mesmo levar as coisas pessoas de nossos gatinhos nos banhos em pet shop.

A Daiane está com micose e a vet disse que o tipo que ela tem é pego apenas de outros gatos. Daí a gente ficou se perguntando "como se ela não sai de casa?". A vet explicou que pode ser a gente que traz da rua ou NO PET SHOP ONDE ELE TOMA BANHO! Ela disse que alguns gatos tem a micose, mas não apresentam sintomas. Então seus donos (sem saber, claro), levam os bichanos para tomar banho no pet shop e o simples contato dos pêlos contaminados com nossos gatinhos, já é suficiente para passar a praga adiante (rs). Por isso estou separando tudo da Dai: escova, pente, rasqueadeira e o xampú de tratamento para levar no próximo banho, já que ela não deixa eu dar banho nela em casa (rs)...

Abraços a todos, Dri.

09-08-2007 10:06:05

Valeria Veronezi

E complementando...

Exija que a loja trabalhe com toalhas esterilizadas ou leve a do seu próprio gatinho.
Peça pra ver as toalhas que são utilizadas. Elas devem vir embaladas uma a uma. O proprietário que seca toalhas nos fundos da loja é um irresponsável, pois o custo unitário de cada toalha é em média 0,70 (setenta centavos, isso mesmo!!!!).
Elas são esterilizadas com viricidas e fungicidas e são embaladas uma a uma.

Bjos a todos.

09-08-2007 19:15:59

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.