Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Bruna MG
De: Belo Horizonte - MG
registrado(a): 20-05-2007
|
|
Olá pessoal,
fiquei sabendo que minha mãe já marcou cirurgia pro luigi semana que vem!!
mas eu falei pra ela que ele ainda não tinha sido vacinado, nem a primeira dose ele tomou! pois ele tava com micose, ainda tem um pouquinho...mas antes ele tava muito pequeno e magrinho e a vet achou melhor adiar...
bom....foi só adiando até ele engordar e ficar mais resistente né, mas ainda não vacinamos!
então, ele faz 4 meses terça, dia 24/07, bem no dia que está marcada a cirurgia!!
o que devo fazer? vaciná-lo sábado, dia 21/07, ou devo cancelar a cirurgia e remarcar dps ele ter tomado as 2 doses da vacina, que deve demorar mais 30 dias, né? ou devo levá-lo para cirurgia sem vacinar mesmo, pois não há problema??
Aguardo ajuda de vcs...
abraços! :)
|
|
19-07-2007 13:04:48 |
|
araguacy
registrado(a): 21-04-2006
|
|
Olá Bruna, A cirurgia em qualquer animal exige que ele esteja em boas condições de saúde; o sistema imunológico dele vai baixar um pouco, portanto ficará mais vulnerável a qualquer probleminha se acontecer. Meu veterinário não faz castração de nenhum animal antes de completar 7 meses de idade; não gosta de fazer em fase de crescimento como é o caso do Luigi, a não ser que esteja com problemas que exijam tal procedimento. Não sei se você foi orientada quanto ao calendário de vacinação de seu gatinho que me parece estar atrasado, já que você pergunta se pode castrá-lo sem vacinar. O melhor mesmo seria que você o vacinasse para depois castrá-lo. Um bom veterinário poderá lhe orientar melhor sobre isso. Aliás, o veterinário deve ser SEMPRE nossa referência a qualquer assunto ligado à saúde de nossos animais. As vacinas são fundamentais para prevenir determinadas doenças e se você deseja um gato saudável, esteja atenta a cada uma delas. A propósito...não funcionaram as sugestôes para que ele usasse a caixinha higiênica?? Boa sorte! Abraços!
|
|
19-07-2007 15:55:38 |
|
|
Bruna,
Acho dificil as bolinhas do gatinho terem descido.. e se o veterinário marcou a cirurgia sem dizer essa possibilidade.. olha.. estranho..
normalmente as bolinhas descem com 6-7 meses...
ahh.. tem que estar com todas as vacinas sim! vacine antes, castre depois!
Beijokas
|
|
19-07-2007 18:45:28 |
|
Bruna MG
|
|
Obrigada pessoal!
Realmente eu não tomei conhecimento da cirurgia até ontem!
Mas melhor eu desmarcar mesmo e dar as vacinas como deve ser...
Araguacy, eu levei em consideração o calendario atrasado de vacinas do luigi sim, como eu disse, estava atrasado pois a veterinaria achou melhor adiar por ele estar com micose e estar muito magrinho! Hoje ele está gordo e grande para um gatinho de 3/4 meses!
Sim, as dicas de usar a caixinha funcionaram! ele não fez xixi em outros cantos já tem um bom tempo! =)
Lisi, eu não tenho certeza se as bolinhas desceram hehehe não sei como deve descer, eu consigo ver o saquinho e tals..mas bolinhas? humm não sei!! hehe
bjoo e obrigada!
|
|
20-07-2007 08:18:25 |
|
Karime Barboza
registrado(a): 10-05-2007
|
|
Bruna, só para exemplificar, meu gatinho persa foi castrado há 15 dias mais ou menos (ele vai completar 7 meses agora em agosto). Claro que estava com as vacinas em dia, mas um ponto interessante é que a veterinária falou que castrei a tempo, pois um dos testículos não "cresceu" e estava entrando em alguma cavidade, onde seria mais difícil a remoção. Os persas demoram mais para se desenvolverem sexualmente, o que nos dá um tempo maior para castrá-los, mas no meu caso, esperar mais significaria fazer um ultrasom, para localizar uma das "bolinhas" dele. A decisão da castração (da época) foi feita em conjunto com a veterinária, que acompanha o desenvolvimento dele desde os 60 dias. Converse com seu veterinário e tire todas as suas dúvidas. E baseado no histórico do seu gatinho, decidam o melhor momento para castrá-lo. Mas desde já deixo aqui meus parabéns pela decisão da castração. Beijos
_______________________________________ Para conhecer o Anakin e o Meowtwo,. acesse: Balaio de Gatos http://kakamarrie.spaces.live.com/
|
|
20-07-2007 09:06:35 |
|
araguacy
registrado(a): 21-04-2006
|
|
OLá Bruna,
Por favor me desculpa!! não atentei o porque as vacinas de seu Luigi estavam atrasadas! que fora, heim?? ;)
A castração é uma providência necessária quando se tem um animal para companhia e desejo boa sorte para quando isso acontecer ao seu Luigi até porque é um procedimento simples. Fico contente que ele já tenha definido seu banheirinho, para o bem geral da casa ;) Abração!!
|
|
20-07-2007 13:18:33 |
|
Bruna MG
|
|
Ola meninas...
Karime, fui ao vet esse fds e ja dei a primeira dose da vacina quadrupla no luigi..a vet me orientou que tem alguns clientes dela q realmente castram o gatinho mais novo, mas q ela prefere castrar a partir dos 6, 7 meses, pois ele ja esta mais maduro e tudo mais... entao acho q e oq eu vou fazer mesmo!
Araguacy, oraaa essa nao tem do q se desculpar! =) O importante sao as dicas q vcs me dao q me ajudam demais a tomar as decisoes certas pro meu filhote ficar bem saudavel!
Dps eu mando noticias do procedimento da cirurgia!!!
bjos!!
|
|
22-07-2007 18:32:33 |
|
Marcia Scheiner
De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 12-03-2007
|
|
Aproveitando a pergunta, meu Guga tem 9 meses, ainda não está demarcando território, mas tem apenas a primeira dose da vacina quádrupla , pois passou um bom tempo de sua vida "pregressa"..(rsrsrs...) tratando de doenças causadas por baixa imunidade. Está somente há 3 semanas livre dos fungos... Posso castrá-lo ? Precisa fazer hemograma antes ? A cirurgia leva ponto ? E medicamentos ? Por qto tempo devo administrá-los? São via oral ? ( ai ai...) Grata e abraços a todos !
|
|
23-07-2007 17:56:11 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Pessoal,
ainda sobre vacinação...
Pelo que eu sei, quando o animal perde o primeiro esquema de vacinação (as 3 primeiras), ele deve recomeçar tudo de novo, senão não fica imunizado.
Ou seja, animais que tomaram a primeira dose ou a segunda e demoraram mais de 40 dias pra tomar a próxima.
Vocês também já ouviram algo a respeito?
Bjos a todos.
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
23-07-2007 18:56:26 |
|
Karime Barboza
registrado(a): 10-05-2007
|
|
Marcia,
A castração feita com o gato bem jovem leva a vantagem de uma rápida recuperação. O Anakin foi para a clínica de manhã e logo após as 15 horas, já estava liberado para ir pra casa. Ficou 2 dias mais "quietinho" mas nada que nos preocupasse, pois mesmo pós operado, ele comia normalmente e tentava brincar com o outro gato mais velho. Acima de tudo, um veterinário pode avaliar se o gatinho está em condições de ser castrado. Não há necessidade de nenhum medicamento pós castração, exceto se ele sentir uma dorzinha na região do corte (que é pequenino). Eu não precisei dar nenhum analgésico em casa, e hoje, uns 20 dias depois da cirurgia, ele está perfeito, lindo, enorme e ativo. Boa sorte com o Guga.
_______________________________________ Para conhecer o Anakin e o Meowtwo,. acesse: Balaio de Gatos http://kakamarrie.spaces.live.com/
|
|
24-07-2007 09:06:04 |
|
Marcia Scheiner
De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 12-03-2007
|
|
Oi, Karime !!! Muito obrigada pela elucidação. Vacinei o Guga ( a segunda dose da quádrupla ) há dois dias, e vou providenciar a castração para daqui a 15 dias. Seu veterinário solicitou hemograma ? O meu pediu o hemograma completo + uréia, creatinina , ALT e AST. Disse que o Guga só precisará ficar 3 horas em jejum e não beber água uma hora antes. Falou tb que a cirurgia dura 20 minutos e que em duas horas ele já poderá ir pra casa. Eu tô dando a pastinha da Hills pra êle ( uma colherzinha de chá 2 vezes por dia ), pra dar mais uma fortalecida, junto com a ração. Abraços !
|
|
27-07-2007 13:47:19 |
|