Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Mania de lamber a Juba    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Allan
Convidado

Meu persa, há umas 3 semanas adquiriu uma "mania besta" (rs) de "lamber" sua "juba"...ela chega a enroscar nos dentes dele...Estou sempre tirando sua juba de dentro de sua boca. Cheguei a pensar que sua juba/colar estivesse lhe "incomodando" por estar "muito grande". Pensei em uma solução, mas finalmente “desencanei”.
É correto ‘pensar’ que isso é passageiro e que nada tenho a me preocupar ? Tem solução ? Ou "desencano"?

22-09-2005 16:59:32

Fernanda Mattos
Convidado

Oi Allan

Podia simplesmente dizer pra vc desencanar que passa. Mas, algumas observações são importantes, pois meu querido Gorman estava com a mesma mania, então vamos lá:

Vou falar do meu exemplo, se alguem tiver mais alguma coisa a acrescentar, por favor, fique a vontade!

- O Gorman começou a mastigar a jubinha dele e fazia cada "belota" que eu ficava 40 minutos pra desmanchar, depois parou com essa mania e começou com outra...

- A segunda mania foi de começar a mastigar os pelinhos das "axilas" - risos, fez belotas de pêlos nas quatro axilas!

Todas elas foram impossíveis de desmanchar e, na última tosa higiênica fui obrigada a mandar "depilar" as "virilhas" e "axilas" dele.

Conversando com a veterinária e com a lavadora dos gatos (que entende muito de gatos), chegamos à conclusão conjunta que esse tipo de comportamento se deve a algum tipo de stress.

No caso do meu fofucho, o cio das 2 outras gatas deixou ele stressado. E dizem que é bem comum em caso de stress eles ficarem mastigando seu próprio pêlo.

Obviamente, embaixo dos nós das "axilas" tinha até feridinhas porque se deixarmos um nó sem desmanchar por algum tempo pode até dar fungos.

Assim, sugiro que analise o ambiente para ver se algo o está incomodando e não deixe os nós se formarem. Mas passa!

Abraços

22-09-2005 17:21:22

Fernanda Mattos
Convidado

Em tempo, esqueci de comentar que no seu caso, o Kevin pode estar sentindo vontade de namorar - o que pode ser stressante tambem...

22-09-2005 17:22:09

Allan
Convidado

Hummm ... "stress" ? Depois de ler sua mensagem minha 'mente' fez - e ainda esta fazendo - uma retrospectiva, estou pensando em 'várias coisas', ..., vou ficar "de olho" e "de ouvidos" atentos...Qualquer suspeita postarei novamente...
Vontade de "namorar" ? Tb é possível...
Obrigado Fernanda.
Abraços

22-09-2005 17:32:12

Vanda Asfour
Convidado

Allan, que coincidência... O Zeus está com o mesmo comportamento, ele está imitando o Kevin em tudo... No caso do Zeus, pelo que a Fernanda falou, eu acho que ele está mesmo é querendo namorar, pois anda miando como se estivesse "chamando" uma namorada, como não encontrei nenhuma, já marquei de castrá-lo (tadinho!!! tô com a maior peninha, mas...) na semana que vem, depois te conto, ok?

22-09-2005 17:47:28

Allan
Convidado

Olá Vanda,

Pois vou lhe confessar uma coisa...Acho que o Kevin tb está querendo namorar, pois ele mia muito. Minha esposa às vezes se refere ao Kevin como "chorão" (rs)... Mas ele 'sempre' foi "miador"... De qualquer forma vou passar a 'observar' o comportamente dele por 'outro ângulo'... Derpois eu posto as conclusões que tiver, considerando é claro que eu conclua algum coisa. he he
OK...vou aguardar vc postar sua experiência com o Zeus após a castração...

Boa Sorte

22-09-2005 18:13:57

Juliane
Convidado

Gente a minha gatinha fica lambendo a minha mão, os seus gatinhos tbém lambe?

22-09-2005 19:27:19

Silvia Ramos
Convidado

Olá!
Allan e Vanda, castrei meu gatinho dia 30/08 e ele está ótimo!
Lindo, calmo, mais brincalhão, ficou mais dengoso e parou totalmente de miar a noite.
É verdade que na semana em que eu o castrei, sua imunidade caiu, mas achei uma veterinária ótima, pertinho de casa, que resolveu todos os seus problemas!
Acho que a castração  é uma boa para quem não quer criação e  miados chorosos.
Abraços.

22-09-2005 19:40:39

adriana

registrado(a): 18-05-2006
Olá pessoal!

Recuperei este tópico porque vi que as respostas eram específicas para gatinhos e estou com problemas com minha gatinha, a Daiane...

Ela lambe muito a juba, até mesmo quando estou escovando ela fica lambendo... Quando escovo o pescoço é até engraçado, ela fica colocando a língua para fora, como se fosse ela que estivesse lambendo (risos)... E fica igual ao comentário do pessoal: os pêlos chegam a enroscar nos dentes...

Além disso está com uma coceirinha chata nas bochechas e atrás da orelha... Achei que podia ser otite, mas o ouvido está limpo, rosado e sem cheiro (a vet me ensinou que otite dá mau cheiro - rs)... Olhei no meio dos pêlos da bochecha e não notei nada. Será que terei de levá-la ao vet para um exame mais aprofundado?

Obrigada e bjs, Adri.

10-07-2007 08:59:04

adriana

Olá pessoal, alguém conhece algo parecido??? (risos)

Bjs, Adri.

20-07-2007 08:47:00

julio

registrado(a): 07-07-2006
Quando se escova o gato ele tende a se lamber desesperadamente pois quando o pelo é puxado pela escova provoca coceira na região, por isso ele lambe seus pelos e as mãos de quem o escova, já que ele não fala essa é a forma de tentar parar a coceira.

Essa foi a conclusão que cheguei com as escovações.

Quanto a ficar mordendo os pelos pode ser algum stress, incomodo ou talvez até mesmo algum fungo na região, não custa dar uma olhada.

20-07-2007 15:35:51
Última edição por julio (20-07-2007 15:37:49)    
adriana

Obrigada Julio!

De qualquer maneira, vou ver se passo no vet para ver esse negócio das coceiras, para ter certeza que não são fungos...

Abraços, Dri.

20-07-2007 15:54:48

Cecilia

registrado(a): 25-04-2006
Meu gato não é muito de se lamber e agora parou totalmente. Resolveu lamber a juba e a lingua ficou presa no pelo, como se fosse velcro.Ele começou a correr em ccírculos e a gritar com a lingua esticadinha para fora. Quase morri de desespero antes de descobrir o que era. Cortei o pelo todo do queixo e do pescoço.Depois disso raramente ele se lambe.

26-07-2007 15:35:19

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.