|
Olá Drª Marta,
Desculpe-me incomodá-la, mas a Deuziana me sugeriu enviar uma mensagem à senhora. Será qe pode me ajudar ?
Tenho um persa (Kevin, macho, 1 ano e maeio, 4,5 quilos ... castrado há pouco mais de 10 dias). Adotei uma persa há quase 1 mês (Meg, fêmea, 6 anos, 3,5 quilos, castrada há alguns anos). Vale dizer que a Meg é ‘avó’ do Kevin. O Kevin ficou ‘irritadíssimo’ com a chegada da Meg ... a atacou algumas vez (umas 4 ou 5 vezes). Por orientação da Deuziana iniciei com os Florais (rescue + holly). O Kevin me pareceu mais calmo, aprendeu a ‘suportar’ (e tão somente ‘1suportar’) a presença da Meg (sempre sob minha supervisão e/ou de minha esposa), desde que ela ficasse ‘parada’ ... ‘imóvel’ ... ‘sem se mexer’, nem para comer, beber ou ir ao banheiro. Se ele se mexesse era atacada (e ela parecia saber disso, ... nem se mexia depois dos primeiros ‘ataques’). O Kevin foi castrado no início deste mês (dez.2005) Durante nossa ausência (minha e de minha esposa) eles ficava separados, ... , juntos ‘só sob supervisão Contudo, “1 semana após a castração” o Kevin ‘atacou’ a Meg (foi a últim vez)... ocasião em que ‘dei-lhe’ uma ‘bela bronca’ (além da bronca, coloquei-o de castigo por 12 horas trancado no quarto em que a Meg fica... fiquei 12 horas de ‘mal’ dele) e os mantive desde então separados (desde 8.12.05 até hoje).. Só se vêem ‘rapidamente’ pela fresta da porta quando entro no quarto da Meg. Porém, adorei um sistema de revezamento desde então (desde 8.12.05, ..., dia do último ataque). Por 12 (doze) horas do dia a Meg fica presa no quarto e o Kevin livre pela casa. Nas 12 (doze) horas seguintes ‘inverto’ as coisas. Kevin trancado no quarto e a Meg livre pela casa. Ainda estou dando os florais (rescue + holly), usando a estratégia do ‘paninho’ e trocando os comedouros, bebedouros, arranhadores e banheiros ‘diariamente’ ... cada dia um usa as coisas do outro. O Kevin parece estar mais ‘desencanado’ nos últimos 5 dias ... parou de ‘vigiar ostensivamente’ o quarto da Meg (mas ainda vigia). Hoje, por exemplo, fiquei a manhã trabalhando em casa. O Kevin ficou comigo o tempo todo ... não deu nenhuma ‘paradinha’ na ‘porta do quarto da Meg’ ... ´coisa difícil – diria impossível – de acontecer (até hoje). A propósito, ‘sinto’ que, a cada dia, o Kevin esta menos estressado com a presença da Meg em casa ... mas agora estou ‘receoso’ de coloca-los frente-a-frente novamente, pois no último ataque ele parecia ‘não estar se importando com ela’, tanto que ela cochilava (estavam ambos no sofá, há uns 2 metros um do outro), quando, em um ato covarde (rs), ele a atacou –8.12.05 - (postei essa história mais acima). O que acha ? Devo continuar ? O que acha de ‘reapresentá-los’ aos poucos ? Tipo colocar ela na caixa de transporte para ele a ver , por alguns minutos ... depois vai ele para a caixa de transporte para ela a ver ... O Kevin ‘se acha’ ... e acho que eu e a Renata ‘estragamos’ ele um pouco. Sabe como é né ? Filho único (até então) ... Temos dó de dar bronca nele ... E me parece ser muito inteligente (aliás, considero os felinos inteligentes) ... quando estamos irritados com ele (sim, ele percebe), ele ‘se joga’ na nossa frente, ‘deita’, ‘rola’ e se ‘estica’ ... ‘faz gracinhas’, ‘mia’ ...etc. etc,. etc ... ai a gente ‘não resiste’. Ele é ‘ruinzinho’ (como diz minha esposa) mas é ‘muito carinhoso’ (com nós humanos) Vc acredita que a castração ‘ainda’ surtirá efeito no que diz respeito a ‘eles’ se ‘darem bem’? Fiz aqui um ‘breve relato’ dos fatos. A história ‘pormenorizada’ esta postada no seguinte link :- http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2 ... 45&p=1 Se tiver um ‘tempinho’, por favor dê uma olhada. Desde já agradeço sua atenção Abraços
|
|