Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / pós-castração    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Rita de Cassia
Convidado

Oi, minha gata acabou de chegar do veterinário. Foi castrada e está meio grogue mas mesmo assim não para um minuto. Devo prendê-la em uma caixa? Ela é semi domesticada.Tem cinco meses e está há dois comigo. Como devo proceder?
Ela quer fugir todo o tempo. Por favor me orientem.

22-10-2005 16:45:07

Deuziana
Convidado

Oi Rita, deixe ela num comodo trancada, de preferência o banheiro, pois não tem móveis pra ela subir! Amanhã ela estará bem melhor, te garanto! Hoje, provavelmente, ela não vai querer nem comer, mas deixe um potinho de água e comida pra ela! Ela não pode ficar tentando subir ou pular viu?

22-10-2005 17:15:42

Rita de Cassia
Convidado

Deuziana, obrigada por responder tão rápido. Ela agora entrou na caixa escura (aberta) que eu havia preparado e está quietinha. Ela tem uma irmã que também está em casa e é um pouco mais selvagem (vai dar mais trabalho para castrar). As duas são da mesma ninhada e viveram em um matagal sem nenhum contato com seres humanos por quase três meses. A mãe ensinou o caminho da comida (eu deixava ração para ela no quintal) e partiu.Tentei capturá-la para castrar mas, sem experiência, foi impossivel.
Elas estão dando trabalho mas lentamente estou conseguindo domesticá-las. Se eu puder abusar da sua experiência por favor me diga quando poderei deixá-la sair para ver a irmã. As duas costumam "brincar de lutinha" como dizem as crianças e às vezes acho que se machucam. Tenho boa vontade mas sou marinheira de primeira viagem. Agradeço qualquer conselho.

22-10-2005 17:54:24

Deuziana
Convidado

Evite essas brincadeias por enquanto. Elas tem mania de se chutar tb né? Então, não pode, esses chutes brinca~hões pode avrir os pontos. Os pontos são pequenos? O vet usou fio ou cola cirurgica?  Amanhã ela podem se ver, mas se começarem a brincar, separe as duas.
Para a agressividade, eu posso te indicar a usar florais de bac, 5 gotas na água de beber delas, duas vez ao dia  Use floral Rescue com Mimolos, diluido em glicerina (não conhaque ou brandy) diz que é para animais. Tente por um mês, todo dia na água! Essa semana resgatei uma gatinha de 4 meses, totalmente feral, ela foi castrada na segunda, e ia voltar pra rua por ser brava.  Estou tratando dela, e só uso luvas de couro por enquanto. Por a mão nela nem pensar! Ela tb está tomando florais! Com carinho e paciencia vc conquista ela. Nunca forçe um carinho, e faça ela comer na sua mão! Veja uma hora que ela está com bastante fome, esconda a comida, e quando ela começar a procurar, balançe o saquinho de ração, coloque na palma da mão e chame-a. Começe conquistar pelo estomago! Quando ela perceber que é vc que a alimenta, as coisas vão mudar!
Boa sorte!

23-10-2005 00:42:27

Rita de Cassia
Convidado

Oi,está ficando difícil controlar a oncinha. Ela acordou às quatro com a corda toda. Fiz o que você aconselhou e deixei-a em um cômodo quase vazio mas ela pula e tenta forçar a janela. Fica agarrada a qualquer saliência. Nunca vi nada assim.Só parou para comer. O vet usou cola e havia dito que essa técnica que ele usa é a ideal para feral e que ela estaria quase que imediatamente recuperada para voltar às atividades normais. Estou apreensiva mas sei que não havia alternativa à castração. Obrigada pelas dicas. Vou usar os florais.
Estou pensando na irmã. Você acha que ela poderia ficar na própria caixa de transporte após a cirurgia para evitar essas complicações? Por quanto tempo (horas)? Tenho medo que ela fique traumatizada e me rejeite depois. Já estou apaixonada por elas.
Muito obrigada pela atenção!

23-10-2005 07:11:58

Deuziana
Convidado

Rita pode soltar, só não deixe as brincadeirtas irem longe demais, pois ela fez uma cirurgia! Quando for castrar a outra, voce deverá deixar as duas sem comida, senão vai dar encrenca! Com calma, coloque na caixa de transporte e leve ao vet, ele saberá lidar, espero!
Não esqueça que os florais, para animal, não pode ser diluido em conhaque, e sim, glicerina!
Boa sorte! Não tem como não se apaixonar por gatos, mesmo que ariscos, eles são tudo de bom!

23-10-2005 16:07:10

Rita de Cassia
Convidado

Sim, são tudo de bom! Obrigada pelos conselhos. Amanhã mesmo vou providenciar os florais. E para terminar tenho que contar que estou cuidando das oncinhas porque tive a aprovação do dono da casa (ele já estava aqui quando cheguei há um ano). Um SRD com todas as mordomias de um Persa (exceto o banho). Ele é lindo!!!
Ele tem muita experiência em lidar com as limitações humanas.
(Pensando bem ele não tem muita paciência com os outros. Acho que o mais provável é que ele tenha me escolhido.)
Com ele foi mais fácil, apesar de ser muito sério. Já tem três anos. Não é chegado a gracinhas do tipo vir para o colo mas me retribui o esforço em agradá-lo com saúde, beleza, charme e a honra de sua companhia. E de vez em quando é capaz até de se espreguiçar e ficar de barriguinha para cima com aquele miadinho de contentamento quando me aproximo. Mas normalmente é muito sério. Parece um lorde britânico esperando impassível até que eu vá lhe fazer companhia durante a sua refeição.
Tento deixá-lo longe das oncinhas e ele não parece se importar que eu cuide delas desde que  lhe dê atenção redobrada (ufa!!!). Mas vale a pena. Estou aprendendo muito com ele. (Com as meninas  também.)
Obrigada por tudo.
Um abraço!

23-10-2005 18:55:06

Rogerinho
Convidado

Deuzinha e Rita,ola,
Que papo gostoso este de vocês, meu sonho é recolher algum gatinho e criá-lo com muito carinho. Esses nossos gatos SRD, são lindos, lindos, lindos.Eu moro em uma casa bem pequena e com mais dois gatos machos, angorás, grandes e peludos. Infelizmente não ha mais espaço, e para piorar, um de meus gatos, não é castrado e briga com qualquer gato que eu levar pra casa. Meu primeiro felino foi um SRD, eu estava com 8 anos, era uma gatinha linda, chamava-se Pina. Um dia entramos todos em um carro azul bem grande, meu pai, minha mãe e alguns amigos de meus pais. A Pina foi no meu colo, ela estava nervosa, não gostava de passear mas confiava em mim e abraçava forte aquele meu corpinho de criança, com medo da gente se perder. "A gata vai gostar, é uma casa grande, tem muitas arvores..." Dizia o motorista. Naquele dia mamãe estava triste e eu reclamava que não deveríamos ter trazido o bichano; "Gatos não gostam de passear." Dizia eu na mais pura inocência de menino. Realmente era um lugar bonito, passeamos por entre arvores frutíferas, tinha boi, cavalos, mas minha gatinha não estava gostando, miava muito...Ai algumas pessoas chegaram, queriam segurar a Pina, me pediam com insistência. Agora a tristeza de mamãe já era mais evidente e algumas lagrimas corriam em sua face. Por um momento eu já não sabia mais quem segurava minha gata. E havia uma seqüência de chegada e saída de pessoas, eu não entendia o que estava acontecendo. Então subitamente aparece novamente aquele carrão azul e nos engoliu para dentro dele. Agora eu estava no colo de papai agarrado  pelos seus dois braços, mas já em meus braços, apenas um vazio, a ausência daquela doce criaturinha que me tiraram covardemente. Mamãe chorava compulsivamente no banco de trás, talvez com remorso. Papai tentava me acalmar, dizia que depois voltaríamos para buscá-la. Eu gritava extremamente alto e a medida que o carro se distanciava dali, meus gritos aumentavam de forma angustiante. Eu tenho certeza de que a Pina ouviu e percebeu que fomos traídos. Mais tarde, meus pais não suportaram a própria maldade e tentaram corrigir o erro. Uma semana depois voltavam àquela fazenda tentando desesperadamente recuperar o animal que ninguém mais dava noticia. Eu cresci traumatizado, diziam que o gato retorna a casa e eu ficava esperando. Sonhava todas as noites com ela. Naquela época o preconceito com os gatos era maior ainda que hoje, todo mundo gostava de cachorro e só falavam no Pastor Alemão, que estava em moda. Eu tinha vergonha de dizer que gostava de gatos. Um dia vou mudar para uma casa maior e terei meu vira-latinha. Abraços,
                                               Rogerinho

02-11-2005 06:14:11

Rita de Cassia
Convidado

Olá, Rogerinho
Sou totalmente solidária a você. Essa história é muito triste. Mas tenho certeza de que seus pais achavam que estavam agindo corretamente, só não souberam avaliar a extensão dos seus sentimentos e de Pina. Pelo menos eles se arrependeram. Infelizmente isso continua acontecendo todos os dias. E a discriminação e o preconceito ainda existem.( Quando comentei em meu trabalho, há alguns meses ,que estava tentando capturar uma gatinha abandonada para castrar, ouvi de um colega o relato de quando seus cachorros mataram o gatinho da vizinha quando este caiu em seu quintal. Disse que tem 4 cachorros e odeia gatos...) Para mim é estranha essa história de gostar de cachorros e não aceitar nem mesmo a existência de gatos. Amo todos os animais e compreendo muito bem os sentimentos de alguém que venha me falar das últimas peraltices de seu cãozinho, apesar de eu achar que gatos são especiais.
Mas continue amando muito e um dia as vibrações positivas que o amor emite irão contaminar as outras pessoas que passarão a se importar com os sentimentos dos nossos queridos felinos. Sei que você compensa o trauma da melhor maneira: enchendo de cuidados e proteção os seus dois amores. Isso é lindo. E se um dia você puder adotar um gatinho abandonado e proporcionar a ele uma vida feliz será maravilhoso também.
Eu estou ao lado daqueles que acham que todos os animais merecem o céu e sempre fico comovida com as histórias que ouço. (E me divirto e aprendo muito neste fórum.)
Um abraço carinhoso!

02-11-2005 18:12:29

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.