Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Pois é ,
O olho da minha gatinha sempre fica cheio de remela que vira uma caca preta super feira, passo gase com soro, mas as vezes não da tempo, e hoje olhei para ele e percebi que na sambrancelha esta sem pelo e todo vermellhinho com umas gotinhas de sangue seco..
Oque será que aconteceu???
Please Help-me
|
|
13-10-2005 14:41:39 |
|
|
Pois é meu caro Marcos...gatos persas precisam de cuidados especiais...seus 'defeitos' da raça (como o 'lacrimejamento excessivo' por exemplo) não aceitam a 'falta de tempo' como desculpa...terá que dar um jeito....
Mas vamos às soluções... :-
O que 'me parece' ter ocorrido (pelo teor do seu relato) é que as 'ramelas endureceram', e quando tentou retirá-las os pelos 'saíram junto'...Ás vezes não se percebe na hora, somente após...ou mesmo...sua gata, ao se lamber e 'limpar seus olhos' (sim, ela tenta fazê-lo, pode acreditar) os pelos acima da pálpebras foram 'arrancados' (por ela mesma) devido ao 'atrito de sua pata (da gata) com a ramela endurecida sobre os pelos...Isso é normal acontecer quando se deixa as 'ramelas endurecerem'. Não se preocupe, os pelos nasceram novamente. Ahh ! as gotas de 'sangue seco' a que vc se refere, não me parece ser 'sangue', mas sim a própria 'ramela endurecida' (a cor da ramela, que é amarronzada, as vezes se parece com sangue). Quanto a 'sobrancelha vermelha', na verdade me parece tratar-se da 'pálpebra' que ficou irritou com a limpeza (ou com a 'esfregação' da gaze sobre o olho,... conheço bem a dificuldade em se 'retirar ramelas endurecidas). Quando as 'ramelas' estiverem 'duras' ou em 'excesso', utilize 'água mineral "morna/quente" ' (cuidado !!! senão pode 'queimar sua gata'). A água morna/quente 'facilita bastante' a retirada de ramelas duras...mas na 'seqüência' relimpe o local gaze utilizando o 'soro fisiológico', ou mesmo 'pingue' o soro (1 ou 2 gotas) em seus olhos.
Isso já aconteceu comigo...quer dizer...com meu gato...É que meu gato precisaria ter seus olhos limpos mais de 3 vezes ao dia (ele lacrimeja muuuito !)...Mas não dá tempo (tb não funciona como desculpa para mim, rs). Vez ou outra utilizo uma 'pomada' a qual 'não me recordo o nome'...mas, mesmo que recordasse não me sentiria a vontade para te indicar...é muita responsabilidade 'entende' ? ...Não tenho muita experiência (quase nada)...por ora, somente 'boa vontade'....e ainda, 'não estou vendo sua gata...estou ouvindo seu relato'. No seu caso (olhos) prefiro deixar para os mais experientes te ajudar com 'medicação', se considerarem necessário... .
A propósito, não se chateie com sua gata, ela 'não tem culpa' da 'lacrimejação excessiva'. Em verdade, a culpa é nossa (dos humanos) que criamos o gato persa em 'laboratório' e findamos por estreitar e encurtar demais seus canais lacrimais.
ATENÇÃO :- Minha sugestão acima se baseou no 'meu entendimento' ao 'seu relato'... Se eu estiver 'interpretando corretamente', digo que 'não deve se preocupar'... mas deve 'dar um jeito' de limpar 'diariamente' os olhos de sua gata. todavia, como 'não estou vendo' o olho da sua gata, posso estar enganado...Portanto, se não estiver convencido (aliás mesmo que esteja), aguarde a manifestação de outros participantes deste grupo, estes que poderão 'enxergar o que eu não enxerguei', ou, se estiver 'assustado' com o olho da sua gata, leve-a ao vet. OK ?
Boa sorte
|
|
13-10-2005 15:18:26 |
|