Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / sarna,fungo ou micose    
Autor
Mensagem Páginas: 1
silviahk
Convidado

O Belo ñ pára de coçar o pescoço. Vi que tem uma ferida na orelha, tipo machucado e  alergia no percoço(ñ eh do comedouro) e vi que dentro da orelha tem mais sujeira preta que outra.
obs: uma vez que eh gato de apto, como eh que ele consegue se contaminar?
Vet ou alguma receitinha caseira?
Obrigada pelo apoio dado.
silvia

22-09-2005 13:52:22

Fernanda Mattos
Convidado

Oi Silvia

Provavelmente o seu Belo está com fungos e com sarna de ouvido.

Muitas pessoas pensam que seus gatinhos ou cachorrinhos estão livres de contágio porque nunca saem de casa, mas acontece que a gente sai e volta, muitas vezes trazemos até ovos de pulga na sola do sapato.

Então, é sempre importante ficar atento, mesmo quando eles nunca saem. Tenho uma amiga que acha até que não precisa vacinar os gatos, mas esquece desse detalhezinho que te falei.

Fora isso, as vezes os levamos ao pet shop ou ao veterinário e é o suficiente para contaminá-los com algumas coisas e, ainda, no caso da sarninha de ouvido, ela pode vir com eles quando os compramos, pois geralmente pegam da própria mãe durante a amamentação.

Esclarecidas as possíveis formas de contágio, vamos às soluções:

Para funguinhos e micoses, sugiro que dê uma olhadinha neste tópico aqui do forum: http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2 ... php?id=415

Quanto ao tratamento da sarninha de ouvido, sugiro o seguinte:

A sarninha de ouvido é muito dificil de sarar e se vc não fizer o tratamento até acabar TUDO, bem direitinho, volta de novo e mais forte ainda.

Vou te passar uma receitinha que usei e com excelentes resultados, ensinada pela Roseli aqui da Cia do Gato Persa:

-  2 vezes por dia limpar bem os ouvidos (não enfiar lá dentro não, só a parte mais rasa da orelha) com algodão ligeiramente embebido em óleo de manteiga de karitê; e

- 1 vez por dia (após limpeza da orelha) pingar 2 gotinhas em cada orelha, massageando a base do ouvido, com a seguinte solução: óleo mineral e compre em casa  de produtos agricolas Ivomec
Mistura em proporção de um por um, um ml de ivomec para um ml de óleo mineral, o óleo na verdade é só para diluir. Pingue duas gotas todo dia.

- 2 vezes por semana "lavar" os ouvidos com "C e r u m e n e".

O tempo de duração do tratamento é de, inicialmente, uns 10 dias. Porém, pode ser bem mais demorado dependendo da sarninha.

Qualquer dúvida pode escrever direto no meu email ok.

Abraços e rom rom

22-09-2005 17:11:24

Fernanda Mattos
Convidado

P.S.: a parte do Cerumene introduzi nos procedimentos, a receita da Roseli vai até o Ivomec. Mas os resultados foram agilizados com isso.

22-09-2005 17:27:25

Kika
Convidado

Oi

vou fazer uma obs que me espantou até.

Minha última gatinha resgatada, quem quiser ver a foto e a história, está aqui:
http://euamoanimais.multiply.com/photos/album/1

Ela estava com a imunidade muitooo baixa, uma anemia grave, desnutrida, na rua, passando fome.

Fungos se aproveitam de queda na imunidade. Então depois de 1 semana que estava lá em casa, ela apareceu com fungos.

Comecei a dar, além de felovite que eu já estava dando para a anemia e fortalecer, o xarope Leucogen. Passei duas únicas vezes o vinagre com água e cetoconazol, e continuei com o xarope, e ela ficou boa.

Então acredito que é válido, se ela que está tão debilitada se curou tão rápido do fungo, quem sabe não ajuda?

Bjs
Kika

22-09-2005 18:25:04

Fernanda Mattos
Convidado

Oi Kika

Muito bem lembrado, é sempre bom "vitaminar" os gatos que ajuda muito em tudo!

E parabéns pela sua nova filhinha!

Bjs e rom rom

22-09-2005 19:09:01

Kika
Convidado

Oi Fernanda

Obrigada

nem é vitamina, é um levantador de imunidade mesmo.

A felovite que é vitamina, deve ter ajudado tb, mas olha, menos em 3 dias o fungo já tinha morrido.

Me espantei pois tive outro gato com fungo que custou pra ficar bom.

Bjs
Kika

22-09-2005 19:35:54

Cia. do Gato Persa
Convidado

Oi Pessoal,

Além do Leucogem que custa perto de  R$ 70,00 o vidro , mas funciona, tem também o Bionew, fabricado pela Vetnil.
Ele tabém é levantador de imunidade próprio para animais, no caso gatos.
Sendo injeção, é melhor pedir para o veterinário dar a injeção. Uma quantia pequena já ajuda muito!

Abraços

/\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
Cia. do Gato Persa®

22-09-2005 20:14:58

Deuziana
Convidado

Kika, Glicopam e complexo B tb são muito bons para o caso, eu vi as fotos, que judiação! Mas ela vai ficar muito linda!

23-09-2005 00:56:09

Sandra
Convidado

Olá Pessoal

Gostaria de saber qual o aspecto da sarna de ouvido.

Minha gatinha apresenta problemas constantes nos ouvidos(secreção escura que a vet disse que é otite, já até tratei, mas nunca param de sair essas secreções escuras) e na pele tbm(tá sempre com casquinhas pelos corpos - agora vou comecar a tratá-la com a receita da Roseli que vi em outro tópico).

Essa secreção que nunca para pode ser sarna de ouvido??

E qt aos medicamentos indicados para aumentar a resistência nesse tópico, qual seria o melhor para ela??
Ela está com 7 meses e 2 kg. Estou tratando com homeopatia, mas ela não apresentou nenhuma melhora, posso dizer que até piorou, já está coçando a orelhinha de novo e os fungos estão por todo o corpo.

Agradeço desde já.
Sandra.

23-09-2005 02:03:13

Cia. do Gato Persa®
Convidado

Olá Sandra,

A sarna de ouvido é uma cera preta, e se pegar parece uma massinha, mas é acompanhada de tão  minúsculos pontos brancos que as vezes só o veterinário consegue enxergar usando o otoscópio. Os pontos brancos são os ácaros.
Os ácaros é que provocam a coceira e demoram muito pra morrer, por isso é preciso efazer a limpeza todos os dias.
Para as casquinhas pelo corpo é preciso fazer tratamento tópico com S h a m p o o á base de C l o r e x i d i n a (veja em nossa loja M E G A T R A T ou o
V E T R I D E R M) uma vez por semana por duas semanas e depois uma vez a cada 20 dias, após uns 40 dias, então só uma vez por mêse também S p r a y de   C l o r e x i d i n a (veja em nossa Loja o F U R A N I L), e claro importante também o vinagre de maçã!
Além disso o uso do R E V O L U T I O N ajuda muito, pois ele ajuda no combate à sarninha de ouvido (em conjunto com o tratamento) ajuda a combater os fungos e micoses.
Com um tratamento desses, é importante que ela esteja se alimentado bem, pois o resultado do tratamento depende muito da alimentação. Então sopinhas de frango com cenoura, ração e probióticos como te falei no outro tópico, são importants para que ela além de sarar,não volte a apresentar os mesmos problemas e fique mais forte.
Os remédios para aumentar a imunidade são importantes, mas acho que vc deve fazer as coisas uma de cada vez! Primeiro começar a melhorar a alimentação dela,c oncomitantemente começar o tratamento tópico para o corpo e para o ouvido.

Qualquer dúvida é só escrever!

Abraços
  /\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
Cia.do Gato Persa®

23-09-2005 07:55:36

Carmen

registrado(a): 17-12-2006
Roseli, obrigada por me aceitar neste forum, agora não me sinto tão sozinha com meus problemas... tenho duas gatas persas que após a vacinação em outubro apresentou  umas falhas no pelo e a pele ficava vermelhinho sem pelo. A veteirnária indicou o Itraconazol, que resolveu, mas depois de duas semanas, os fungos voltaram !!! não posso voltar com o Itraconazol pq o fígado dela não gostou. Estou tosando as duas pois assim fica mais fácil de dar banhos e fazer o ritual do vinagre. Nesse ritual após a aplicação do shampoo Cetaconazol, posso passar apenas agua? e tirar o vinagre?  assim a gata não teria problemas em tomar sol.   Achei interessante sobre o medicamento para aumentar a imunidade e a vitamina.  Quais vc me indicaria ? e a dosagem?  elas pesam por volta de 3 a 4 kg.
Obrigada pela força!!!!

17-12-2006 23:42:11

Juliana Domene

registrado(a): 19-11-2006
Olá Silvia uma dica preciosa p vc compre Levedo de Cerveja em comprimido e de p os seus gatos p o filhote pode dar 2 por dia p os adultos 3 alternados.... Não sei o por que, mas eles adoram o Meu Léo de 4 meses qdo escuta o barulhinho do pote fika doido rs...... O levedo é bom p os olhos, para o pêlo, para os ossos enfim é excelente, Quanto aos fungos o Léo com 2 meses teve tanto fungo que caiu todo o pêlo do pescoço e eu li aki no fórum que Shampoo a base de cetoconazol 2% era ótimo e relamente foi, um santo remédio para acabar com os fungos e qualquer tipo de doença na pêle é o Vinagre de maçã se vc quiser eu te ensino passo a passo como curei o me Gatinho.....
Beijossss e Muito bem vinda!!!!!
Ju

18-12-2006 01:56:21

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.