Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Eu odeio ter que dizer isso mas...    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Helena
Convidado

...eu estou muito triste com a experiência de ter um gato.

Eu ouço as pessoas falando a respeito da afetividade de seus gatos e me pergunto:

SERÁ QUE SÓ O MEU É :

TOTALMENTE INAFETIVO ???

ONDE FOI QUE EU ERREI ???

O criador me garantiu que ele era afetivo, eu o comprei com 3 meses , agora está com 9 meses e seu comportamento é indiferente.

Ele não dá nenhuma troca afetiva...

Certamente eu fui enganada pelo criador que me cobrou muito caro mesmo pelo filhote, mas como eu sempre quis ter um gato de colo eu achei que iria valer a pena...

Agora eu estou muito triste, mas não quero desistir de ter um gato , eu fico muito entusiasmada quando eu leio o pessoal  falando da afetividade de seus gatos aqui no forum.

ONDE FOI QUE EU ERREI ???

Obrigada por lerem a minha tristeza...

20-09-2005 22:49:20

Kika
Convidado

Helena

Eles tem temperamentos diferentes, aqui tenho uns que são uns doces e outros que são mais na deles, vc logo vê qdo o gatinho é carinhoso, ele vai dando cabeçadinhas, ronronando.

Pq vc não adota mais um? geralmente esses são os que mais retribuem, pois estavam sem amor, sem um teto e qdo tem amor eles retribuem.
E daí vc observa antes de adotar o comportamento deles, até um deles TE adotar.
Tem cada um mais lindo que o outro.

Bjs
Kika

21-09-2005 03:43:27

Fernanda Mattos
Convidado

Olá Helena

Inicialmente pensei que seu gato fosse um persa, uma raça que já conheço bem. Mas vi em outro tópico que trata-se de um Sagrado da Birmânia.

Então, antes de me manifestar resolvi pesquisar um pouco sobre o temperamento desses gatos e descobri coisas interessantes:

- todos os sites indicam que esta raça é docil e meiga;
- trata-se de uma raça muito sensível e inteligente.

Porém, podem se tornar melancólicos e deprimidos se deixados muito tempo sozinhos, são extremamente dependentes de atenção. E, também, não são amistosos com estranhos.

Assim, considerando que você está com ele desde que ele era pequenino, certamente o temperamento dele está sendo moldado de acordo com o seu, os animais são verdadeiros espelhos dos donos. Se você acostumá-lo a ficar no colo e receber afagos desde pequeno ele vai gostar disso, se você acostumá-lo com brincadeiras mais estravagantes ele vai ser mais arisco e, da mesma forma, se não desenvolver o hábito de acarinhá-lo, brincar e dar muita atenção, acredite: Ele não vai aprender isso sozinho.

Outro fator importante nessa idade que ele está é que os hormônios já estão se manifestando o que pode deixá-lo bastante incomodado, isso pode melhorar com uma namoradinha para ele ou com a castração ou uso de produtos como o feliway.

Percebo que você está se questionando sobre possíveis falhas no tratamento que até agora dispendeu a ele, possivelmente a solução esteja aí mesmo.

Os gatos, ao contrário dos cães, esperam ser cortejados pelos donos, pois sentem-se nossos donos e não o contrário. Então, na minha opinião, você deve se perguntar: O que devo fazer para agradar meu dono? e não ficar se perguntando o que ele tem que fazer pra te agradar, entende?

COm certeza, a partir do momento que você mudar o enfoque deste relacionamento com ele, o humor dele em relação a você e aos demais membros da sua família vai melhorar muito.

Mas não pense que tudo está perdido, não, não está. Apesar de estar com 9 meses ele ainda é um filhote e conheço casos de pessoas que pegaram gatos muito mais velhos e tiveram êxito. Ainda dá tempo de rever sua relação com seu fofinho e melhorá-la bastante, mas isso tem que partir de você e não dele.

Abraços e rom rom

21-09-2005 08:47:30

Roberto
Convidado

Oi Helena,

Tive algumas dificuldades com gatos.
Desde criança sempre tive cães -  um dálmata, alguns vira-latas, um poodle toy fizeram parte de minha vida em diferentes épocas.
Os gatos persas foram uma paixão à primeira vista e fui ter o meu primeiro persa já com mais de 40 anos. Talvez até pela idade, depois dos 40 a gente vai diminuindo o volume da música, ficando mais reflexivo...

Não sei se vai servir para alguma coisa, afinal de contas esta é a MINHA experiência, mas espero ajudar de alguma maneira.

Muito bem, como mencionei, sempre tive cães e, consequentemente, minhas brincadeiras e carinhos com os animais estavam associadas a cães.

Gatos não são melhor nem piores, são diferentes.

Levei algum tempo e tive muito trabalho para compreender estas diferenças.

- Gatos odeiam barulho. Aquelas brincadeiras que eu fazia com cães assobiando, gritando um 'pega', 'isca', 'corre', etc - não servem para gatos. Ou melhor, servem para que eles corram imediatamente para baixo da cama. Os decibéis das conversas e brincadeiras com gatos devem ser muitooo menores.

- Gatos adoram que conversemos baixinho com eles enquanto fazemos carinho. É só começar a 'bater um papo' que eles vão chegando devagar - aliás, quase tudo em um gato é envolvido por movimentos lentos.

- Gatos adoram ver o seu dono pondo água ou ração nos recepientes, uma coisa lenta e com muita conversa, pode reparar que quando se faz isso eles ficam se espreguiçando ou se enrolando em nossas pernas.

No meu caso, a aproximação total, aquela coisa dele pular no meu colo e ver televisão comigo, procurar um lugar na cama logo cedinho, demorou quase um ano.

Outra coisa: não sei explicar, mas gatos SENTEM quando você não está aprovando ou gostando de seu comportamento.

E, por último, gatos odeiam cigarro.
Já faz tempo que percebi que logo após fumar dificilmente um gato chega perto de mim... afinal de contas alguém tem que ter QI nesta casa...

21-09-2005 09:03:23

akossman
Convidado

Oi Helena,

Uma sugestão para ti é pesquisar sobre a raça e o seu comportamento. Já que tu tens muitas duvidas com relação ao temperamento e comportamento.
Se o bichano não está te procurando tu comece a procurar mais por ele. Comece a dar mais colo e afagos nele, ate que ele não fique muito, com o passar do tempo ele vai começar a ficar.
outra forma de se aproximar dele é atraves da barriga. Comece de vez enquando a chamar ele e a oferecer petiscos, como um pouco de ração mole e outros. enquanto ele come tente alisa-lo devargarzinho "fale com ele". outro momento bom para fazer carinho é quando eles estão dormindo, pois eles estão sonolentos e adoram ser acariciados.

Lembro-me que li em topico passados a respeito de que gato não atende quando lhe chamam, o meu sempre me atende de imediato,  pois acostumei com "recompensas" (petiscos e carinhos).

Não pense que meu  gato é a coisa mais doce que não é, ele me arranha inteira quando estamos brincando. mas eu adoro. Todos os gatos que sempre tive, foram SRD, e sempre foram muito amorosos, somente com os de casa, com estranhos eram arriscos.

a principal recomendação é paciencia e muito carinho.

abraços,

Andreia

21-09-2005 14:54:15

Vanda Asfour
Convidado

Helena, tenho um himalaio, ele está com 10 meses, trouxe-o do Gatil ele já estava c/6 meses; Tb sempre sonhei com um gato dócil, procurei um himalaio por este motivo e o Zeus é super carinhoso, amoroso, companheiro, enfim um doce. Tenho uma amiga que teve uma experiência parecida c/a sua, achava que o gato era himalaio e não era, pesquisando verificamos que a mistura de raças, altera o temperamento do gato, como acontece c/o cachorro, tipo: pitbul; Aconselho-a a dar florais, ou até um tratamento homeopático, caso tenha interesse, uma das minhas enteadas é veterinária homeopática e talvez poderá te ajudar. Boa sorte!

21-09-2005 17:25:59

Kika
Convidado

Vanda ela é de SP

Bjs
Kika

21-09-2005 19:59:21

Kika
Convidado

Desculpe, o correto é:
Vanda, ela é de SP?

Bjs
Kika

21-09-2005 20:04:09

Deuziana
Convidado

Eu tentaria os Florais de Bach! São excelentes para comportamento! Mas o mais importante é respeitar o animal, alguns dos meus, tb são anti sociais! Passam longe de mim!

22-09-2005 00:55:34

aline
Convidado

Não acho que seja caso para remédios, florais ou seja lá o que for.  Cada animal tem um temperamento, independente da raça.  Sào como filhos, vc pode criar do mesmo jeito e serem completamente diferentes.  Eu tenho dois machos, um é carinhoso, o outro é moleque.  O que é carinhoso só ficou assim depois da castração e só agora com 3 anos começou a amassar pãozinho.  A cada dia que passa fica mais dengoso, mas é preciso saber cativar o amor dele.  Meu outro gato é um graça, mas odeia colo.  Eu respeito o jeito dele, não fico trsite com isso pois ele demonstra gostar de mim de outras formas.  Sei lá, acho que seu gato é muito novinho pra vc achar que a personalidade dele é de um jeito ou de outro.  Vc tem que conquistar a amizade dele, mas sem invadir demais o espaço que ele colocou entre vocês.  Com paciência e amor, tudo se resolve.

22-09-2005 10:07:10

Helena
Convidado

Queridos amigos

Muito obrigada pelas respostas.

Agora eu começo a entender a personalidade do gato.

O gato é um animal muito complexo, a psicologia desta espécie não é simples.

Pretendo ter mais gatos, muitos gatos !!!

É uma experiência fantástica conviver com eles.

Mas agora vou ser muito cautelosa com relação ao temperamento.

Não vou ser mais enganada por criador nenhum.

Abração a todos !!!

25-09-2005 17:39:41

Lisiê
Convidado

comprei um livro chamado PSICO-GATO (entendendo o comportamento louco do seu gato) da Pan johnson-bennett, da editor Madras. tive que encomendar na livraria e me custou 19,90, muito bom pra quem está tendo problemas com o seu gato! eu amei!

Beijos

28-09-2005 08:55:10

susaninha02
Convidado

oi! eu tenho uma historia engraçada... tenho montes d animais no meu kuarto.. (chinchilas, caturras, camaleao, geko, tarantula,akuario, uma cadela...e neste momento mais um gato..) nunka tinha tido gatos... a cadela ja a tinha à algum tempo.. tireia da rua e é um maximo... meiga..e tudo maix.. um dia troxe pa casa uma gata sem raça.. tive mt medo pk sou mt agarrad aos animais e smp m disseram k os gatos eram mt independentes e eu pensava k m ía custar... a verdade é k ela veio bebezinha e eu passava mt tempo c ela em casa (no meu kuarto) ja comia raçao e eu ainda a mimava c biberao... bem foi uma grande alegria pk ela parecia cm a minha cadela "um bebé".. andava smp atraz d mim..dormia na almofada ao lado da minha.. falavamox as duas..( eu falava e ela respondia c miar) infelizmente eu moro num apartamento rch.. e ela saía d casa... ao fim d um ano foi atropelada... fikei d rastos... para tentar ultrapassar a dor ( max c medo d n o mimar da mm forma) fui a uma loja e trouxe o Kitten (persa) pa casa.. e pensei "este n vai ser igual, n vai ser mimalho cm a tufa"... acontece k da mma forma k lidava c a gata comecei a lidar c ele.. smp a dar mimos... a falar c ele... conversar enkuanto o escovo...e para minha admiraçao ele afinal é cm a tufa... ate xorei no dia em k começou a dormir tb na almofada ao lado da minha (agradeci-lh e explikei-lh k akilo m fazia mta falta..) veio c dois meses pa minha csa e tem agora 4 meses.. continua a nanar cmg... so pede colo e tb m fala.. eh.. tiro portanto daki a conclusao k eles sao akilo k nox criamux e axo k acabam por fikar c uma personalidade igual à nossa!

o k eu recomendo é mimar mt mas mt mm, falar e mostrar.lhes k sao importantes para nos e k nos tb o somos para eles ;o)

bjokax s

29-09-2005 00:44:02

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.