Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Oi Roseli,
Sempre ouço falar que agente deve dar banho nos gatos a cda 15 dias. Mas como o meu Tobias é branquinho ele fica muito sujo, quase preto mesmo! Então o jeito é dar banho toda semana, será que tem algum problema??? Ele está muito saudável, estou dando a ele comp. de levedo de cerveja, como vc ja indicou aqui no forum, o pêlo dele está muito bonito, só um pouco amarelado embaixo do pescoço. Outra dúvida é que ele já está com 13 meses de idade e acho q o coitado está no cio, mas não encontrei ainda nenhuma namoradinha pra ele, as vezes penso em comprar um persinha mais tenho medo que quando eles cruzarem faça muito barulho e incomodem os vizinhos,pois moro em apartamento. me dá ai uma dica!!?
|
|
02-09-2005 01:21:14 |
|
|
Olá Socorro,
Vou te falar um pouco da minha experiência com banhos semanais. O Kalvin que é o meu persinha e que também é branco, estava com fungo e eu dava banhos semanais com shampoo terapêutico e aí ele ficou com uma inflamação no pulmão e quase virou uma pneumonia e aí eu ganhei uma bronca da Vet que disse que gatos não precisam tomar banho com tanta frequência e que no dia em que ele for tomar banho tem que estar bastante calor e secar ele completamente, porque a umidade causa fungo. É melhor ter um gato sujo e saudável do que um branquinho e com gripe. Agora eu dou banho nele uma vez por mês ou a cada 3 semanas.
Um abraço,
Marcia.
|
|
02-09-2005 08:35:05 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Oi Socorro,
É bem o que a Márcia disse, banhos demais fazem mal! O banho nos gatos persa deve ser dado a cada 20 dias, ou uma vez ao mês.Isso no verão, pois no inverno, é preciso ter um dia bem quente e o banho um a cada 2 ou 3 meses. O excesso de banho retira a camada protetora que os gatos têm por natureza e acabam ficando mais expostos a fungos e bactérias. O certo é vc dar o banho e tentar manter em casa, por exemplo aqui uso aquele produto 2 em 1 da S w i f t - S t a l l y o n que é como um banho seco, então o pelo sempre está com uma camada de proteção e evita assim que fiquem sujos. Pois eu demoro mais a dar banho nos meus gatos, a branquinha dou uma vez ao mês ou 45 dias, mas os outros a cada 1 mês e meio mais ou menos. Mamães por exemplo só depois de 70 dias, porque eu deixo amamentar, e o banho pode secar o leite.
Uso água morna e vinagre pra limpar ao redor dos olhos e manter assim mais limpinho. Os machos não têm cio, quando ficam meio eriçados é porque tem fêmea no pedaço e eles sentem o cheiro a quilômetros de distância. Com 13 meses, é possível que ele esteja ficando "homenzinho" pois há gatos que com um ano já cruzam e têm filhotes, outros somente com 2, ou 2 anos e meio!
Abraços
/\ /\ (>";"<) ("") (""))_~ Roseli Cia. do Gato Persa®
|
|
02-09-2005 09:31:31 |
|
|
Oi.
Sempre dei banho no meu persa uma vez por semana, e nenhuma veterinária falou nada sobre isso, quando ele estava com diarreia, já tive que dar banho 1 dia sim, e outro não, pois ele ficava todo sujo, e não tinha lencinho umedecido que desse conta. Já tem uns 2 meses que ele sarou da diarreia, e continuo a dar banho 1 vez por semana, raramente 1 vez a cada 2 semanas. Agora ele apresentou um inicio de fungo. A própria veterinária me pediu para que desse banho nele com shampoo terapeutico 2 x por semana, só não consegui dar ainda, por falta de tempo. Sempre seco muito bem meu gatinho com toalha e depois secador de cabelo. Ele tb é branquinho, e ele já já está comigo há 7 meses, e nunca apresentou nenhum problema por tomar banho uma vez por semana.
|
|
02-09-2005 10:04:37 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Olá,
Existem casos e casos....mas...tem sempre o mas, o correto não é dar muitos banhos não, pois como dissemos existe uma proteção no pelo do gato que é retirada quando se dá muito banho e que o pretoge de certas doenças. No caso de micoses e fungos é outra história, pois o tratamento normalmente é à base de S h a m p o o s próprios para os fungos e as micoses, sendo que é o próprio s h a m p o o a fazer o efeito terapêutico. Nós desenvolvemos uma outra técnica aqui no Gatil, realizamos um tratamento em caso de fungo ou micose, diário, duas vêzes ao dia, sem banho total, seria mais um banho seco, fazendo tratamento tópico nos locais afetados com shampoo próprio, vinagre de maçã e solução de C l o r e x i d i n a. Os resultados são excelentes. Depois do término do tratamento voltamos então á vida normal, e os banhos só uma vês ao mês!
Abraços
|
|
02-09-2005 10:36:13 |
|
|
Olá Lucy, ...
Nada me tirará da cabeça que o início de fungo de seu animal deu-se pelos banhos semanais...Como a Roseli disse acima, o excesso de banho "retira a camada protetora dos pelos/pele do felino", deixando-o mais suscetíveis a doenças. Ademais, banhos com um intervalo tão pequeno de tempo cria uma maior probabilidade de seu animal não ser tão bem seco "em todas as ocasiões do banho", criando desta forma excelentes condições para a proliferação de fungos. Agora, com o atual problema de fungos de seu animal, o banho semanal com shampoo próprio - em alguns casos - pode até ser uma solução...mas mesmo assim prefiro a técnica da Roseli (tratamento tópico no local afetado). Acredite, talvez nenhum veterinário tenha lhe alertado sobre este fato, haja vista que a "maioria" dos vets. são "bons pra cachorro"...já para "gatos...hummmmm. Minha experiência me ensinou a utilizar o veterinário para "diagnosticar"...já para "tratar" prefiro confiar nas técnicas dos "criadores" e daqueles com experiência no trato de gatos". Este canal é um excelente "exemplo" da minha teoria. De qualquer forma...siga seu "coração" e sua "intuição".
Abraços e boa sorte.
|
|
02-09-2005 12:30:02 |
|
|
Allan.
Obrigada pela dica, mas como já conversamos em outros tópicos, meu gato só vai na veterinária do Clinica do Sr. Gato, que são especializados apenas em gatos, e que foi a única pessoa que conseguiu curar meu gato da diarreia que ele tinha. Procurei outras clinicas, hospitais, e até mesmo esse forum para alguém dar uma dica ou tentar me ajudar no que poderia ser. Aqui tb peguei uma receita que me passaram, e que não adiantou em nada. Por causa disso confio em muito no que a veterinária dele diz. Segunda coisa, pelo tenho lido nos outros tópicos, muitos donos relataram fungos, e seus gatos não tomavam banho uma vez por semana, tinham um período maior para gatos. Outra coisa, é que só agora o Lyllo apresentou iniciu de fungos, e ele já está comigo há 7 meses, tomando banho 1 vez por semana, ou até mais na época da diarréia. Pq então ele não teve fungos antes ? Até mesmo pq antes eu não secava ele tão bem, quanto seco hoje em dia (graças aos tópicos que li), e mesmo assim só agora ele está com fungos. Desculpe, não quero aparecer rude, ou ser grossa. Apenas sou uma pessoa lógica.
Abraços,
Lucy
|
|
02-09-2005 12:54:46 |
|
|
Olá Lucy...
É verdade...foi a vc que perguntei sobre a "Clínica Sr. Gato" em um outro tópico...tinha me esquecido. Desculpe-me o lapso de memória (rsrs) Não se preocupe Lucy..."vc não esta sendo rude"..."nem grossa" OK ? ...estamos trocando experiências. Porém, de fato, seu relato difere da maioria dos relatos de que tive conhecimento quanto ao assunto em tela. Então passarei para o "Plano B" (rs)...ou seja, partirei do princípio de que "existem casos e casos"...como bem assertivou a Roseli mais acima. É sempre bom para o nosso aprimoramento "técnico-veterinário" ter conhecimento dos mais diversos relatos / experiências...
Abraços e boa sorte
|
|
02-09-2005 13:08:04 |
|
Fernanda Mattos
Convidado
|
|
Oi Lucy e demais amigos do Fórum
è muito dificil ver uma discussão acalorada sobre qualquer tema e não dar uns pitacos... risos
Então, se me permitem opinar, lá vai:
A minha opinião a respeito dos seres vivos em geral é que não existe verdade absoluta em nada e, para toda a regra sempre existirá uma exceção!
A minha curta experiência com felinos me permite dizer que os fungos podem ter várias causas, como por exemplo:
- secagem inadequada pós banho; - excesso de "auto-lambidas" dos gatos; - outro gato com fungo por perto; - stress; - mudanças na rotina da casa (viagem de alguém, brigas, cansaço etc) - baixa imunidade etc etc etc
Assim, é sempre importante verificarmos o que está acontecendo de diferente na vida dos nossos amadinhos, para podermos detectar os motivos.
Vou dar um exemplo que vem acontecendo com meu amado Gorman, um rapazinho de apenas 7 meses:
Ele nunca tinha tido fungos, é super vitaminado etc
Porém, após as minhas outras 2 gatinhas entrarem no cio (estão revezando, qdo uma sai a outra entra) ele tem se mostrado super perturbado pois não sabe o que fazer - consequencia? Fungos!
Ou seja, o simples fato dele se sentir emocionalmente "abalado" pelo cio das meninas foi suficiente para lhe causar fungos.
É sempre importante observar e cuidar muito bem>
Abraços e rom rom
|
|
02-09-2005 13:36:12 |
|
|
Oi Fernanda. Não era uma discussão calorosa....hehehe
Então, concordo perfeitamente com o que vc escreveu. Acho q a causa pode ser muitas coisas, são só para fungos, mas para tb outros problemas. Raramente participo dos fórums, na maioria das vezes eu só leio. Mas gosto muito de ler, com isso a gente troca experiências e aprende mais. Como eu por exemplo, q não secava tão bem os pelos do meu gatinho, e hoje em dia fico o tempo q for necessário secando. E tb não se pode acreditar em tudo o que se houve, principalmente de veterinários, eles falam cada besteira, como por exemplo, quando meu gatinho tinha uns 6/7 meses e não brincava mais de jeito nenhum, relatei isso para a veterinária q estava cuidando dele na época, e o q ela me disse foi que isso era normal, q ele estava entrando na puberdade. Mas depois fui descobrir q não era normal, q ele estava debilitado devido as diarreias, foi só ele tomar soro, e com os medicamentos corretos sarar q ele mudou. Hoje ele esta com 11 meses, e parece um bebezinho, corre e pula por todo o canto, brinca, a ultima brincadeira q ele inventou foi de correr, derrapar e se jogar na caminha. Ele está terrível. E nem foi castrado ainda.
Abraços,
Lucy
|
|
02-09-2005 13:53:31 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Olá a todos,
Realmente é preciso entender que o que é bom para um ...pode não ser bom para os outros. Vejamos por exemplo o caso da Lucy, temos de ver que é um caso dentre poucos que conhecemos, pois o gato dela apresenta uma imunidade bem alta em relação a banhos. E como ela mesma diz, o caso de fungo não foi decorrente do banho, então os banhos não afetam o seu gato. Isso é raro! Do mesmo modo que um veterinário é bom para um gato , mas pode não se adaptar com outro...é como os seres humanos...ninguém é igual e os sintomas sempre são diferentes...por isso para cada situação é um tratamento. Para cada gato, um tratamento diferente. Alguém poderia perguntar por quê então seu gato que é bem alimentado e super vitaminado, e se tomar banho uma vez na semana fica doente, como o caso da Márcia que contou sua história? Não podemos dizer que nem um nem outro estão errados. Todos estão certos quando o objeto de sua paixão (seus gatos) estão em harmonia com o ambiente e com a situação em que vivem. Há que se considerar muita coisa, dentre elas que os gatos quanto mais, mais puros, quanto mais extremados, quando mais persas...digamos assim...mais sensíveis. Por isso sempre é conveniente ouvir a opinião de um veterinário e na dúvida ter mais opiniões. A Lucy por exemplo relata que as dicas que foram passadas a ela aqui no Fórum, infelizmente não a ajudaram a acabar com a diarréia...já outras pessoas postam mensagens nos contando sobre dicas que auxiliaram seus gatos no tratamento de falta de apetite, giárdia, fungos, conjuntivite, entre outros. Mas n=o caso do gato da Lucy era uma infecção, que deve ser tratada com antibióticos mesmo. Em compensação a dica da Clínica, parece que foi boa! Ainda bem, hein Lucy! O pessoal deste Fórum, está sempre disposto e isso nos deixa muito satisfeitos! Por isso não há regras que se apliquem a todos! E por isso os vetrinários têm opiniões divergentes. O importante é que o nosso animal esteja saudável e que nós tenhamos conciência de tudo o que devemos fazer pelos nossos amadinhos! Como disse a Fernanda, existem mil fatores que levam um gato a ter fungos. Até se o dono não brincar com ele, ele estressa e pode ter fungo...então é bom não esquecer que um Persa é sempre um Persa!
Abraços
|
|
02-09-2005 14:02:48 |
|
|
Minha experiência era só com cachorros porque eu tenho um dogue alemão enorme de 6 anos cujo o pêlo é curto e o veterinário sempre me alertou para dar banho nele no mínimo a cada 15 dias. Depois comprei uma persa fêmea para a minha mãe cor tartaruga que toma banho a cada 3 meses e nunca apresentou nenhum problema de pele e nem fungos. Já o Kalvin que foi o último persa a chegar na família e por ser branquinho, fica sujo com muita facilidade, eu dava banho nele frequentemente e os fungos sempre apareciam mesmo secando ele completamente. Nos últimos meses resolvi dar menos banho nele, tipo só uma vez por mês e nunca mais os fungos apareceram.
Abraços,
Marcia.
|
|
02-09-2005 15:58:46 |
|
|
Olá Lucy, Fernanda e Roseli,
Acalorada ficou agora a discussão (he he he)... Mas...Fernanda...convenhamos...a “vida” do Gorman se tornou uma “tortura”...se fosse eu no lugar dele estaria em “coma”..(rsrsrsrsrs).... Obrigado a todas vcs por nos agraciar (a todos os leitores) com informações e experiências tão interessantes e importantes para o melhor conhecimento de nossos felinos.
Abraços
|
|
02-09-2005 16:03:20 |
|
Fernanda Mattos
Convidado
|
|
Pois é Allan!
Ele ensaia muito, mas não sabe o que fazer tadinho... hihihi
Mas ainda é meio novo, logo logo ele aprende.
Grande abraço
|
|
02-09-2005 16:06:08 |
|
|
O meu gatinho é branquinho, dou banho a cada 30 dias, sempre o escovo para tirar as sujeirinhas grudadas, no frio dou a cada 45 dias e tudo bem. Não fica feio, fica só com cheirinho de gatinho. Beijos.
|
|
02-09-2005 16:37:48 |
|
|
Então Roseli, como eu já havia comentado antes o meu Tobias está com um probleminha de oleosidade na cauda (a cauda de garanhão), por isso também é que estou dando o banho toda semana com um shampo apropriado para o caso dele (peroxydex spherulites). E relacionado a fungos, ele nunca teve (graças a Deus!), eu o seco bem direitnho com o secador e além disso a minha cidade aqui é muiito quente, moro em Teresina - Pi, acho até que é um alívio pra ele, meio a tanto calor que faz aqui. Mas também tenho notado que o narizinho dele fica escorrendo, quando acabar o tratamento eu vou passar a banhá-lo com menos frequencia nem que de branco ele passe a ser cinza, rsrsrs. Gostaria também de agradecer a todos pelos comentário, afinal é com as experiências que agente tem que todos nós aprendemos um pouquinho mais como cuidar melhor dos nossos amados gatinhos!
bjos...
|
|
03-09-2005 03:42:22 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Oi Socorro,
Olha, a cauda de garanhão vai e volta, então mesmo usando peroxydex, é uma oleosidade que vai e volta. Então cuidaddo com os banhos, nariz escorrendo ou molhadinho e´sinal que tem umidade no corpo! Futura gripinha! Faça o banho localizado, assim não precisa ficar molhando o corpo todo toda vez que usar o shampoo!
Abraços
|
|
03-09-2005 09:51:23 |
|