Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Comprei uma gatinha Persa de um Gatil registrado e ela desenvolveu uma série de problemas que, segundo o veterinário, são hereditários. A Fofa é uma gata persa de pelagem azul e apresentou atrofia no fígado e cisto (quisto) nos rins. Com quatro meses ela apresentou inchaço no abdômen, consequencia do acúmulo de água.. Levei-a no veterinário e após a ultrasonografia e exames de sangue ele diagnosticou os problemas acima. Segundo o veterinário a única alternativa que ele tinha seria praticar a eutanásia. Não concordei com ele e estou cuidando da gatinha com toda medicação que ele receitou, inclusive com uma dieta rica em proteínas. Não sei se a Fofa vai sobreviver, mas gostaria de saber se na bibliografia de doenças felinas existe alguma alternativa que me auxilie em mantê-la viva. Uma outra veterinária inclusive alertou que esse problema vem se proliferando entre os persas brasileiros e que, nos Estados Unidos, quando esse problema é identificado, os gatos são "eliminados", aconselhando-me a proceder o mesmo. Acrescentou-me ainda que caso a gatinha consiga sobreviver, nunca deverá reproduzir, pois vai transmitir a doença para seus filhotes. Pergunto:
1 - Existe alguma coisa, além do que já estou fazendo, para salvar a Fofa? Ela tem chances de sobreviver?
2 - Não peguei nenhum recibo de pagamento ou de serviço do Gatil onde comprei a gatinha. Eles teriam alguma responsabilidade comigo?
3 - No caso de ser uma doença hereditária, todos os gatos da ninhada da Fofa estão com esse mesmo problema?
Aguardo auxílio, Grato, Jackson.
|
|
17-03-2004 15:21:38 |
|
Gatil Gatto Dimaili
Convidado
|
|
Oi, Jackson! Pelo que vc disse, a gatinha possui rim policístico. Realmente não há cura. Mas uma amiga minha, também dona de Gatil, conseguiu um bom resultado com um gato dela dando ração da Proplan. Não custa tentar... mas continue fazendo o tratamento que seu veterinário receitou. Qto às chances de sobreviver, sempre existem. O melhor é fazer tudo o que o vet indicou e colocar nas mãos de Deus.
Qto ao recibo do gatil, o ideal é vc entrar em contato amigavelmente com eles, pois o correto seria te darem outra gatinha, à sua escolha, e saudável. Caso tivesse sido feito contrato de compra e venda, ou vc tivesse recibo, seria mais fácil comprovar isso. Mas creio que a pessoa não irá se recusar a te entregar outro filhote não. Também não esqueça de levar os exames e laudo do veterinário. Mas o ideal é NÃO brigar. Pois o PKD (rim policístico) é uma doença rara e nova no Brasil. Veio justamente de gatos importados. E infelizmente não há em todas as cidades exame p/ isso, pois só se pode fazer por ultrasom. Ninguém venderia um animal se soubesse que tem algum problema.
Essa é COM CERTEZA uma doença hereditária, não "passa" p/ outros meios. Mas nem todos os filhotes da mesma ninhada da sua gatinha terão a doença. Pode ser que tenham e pode ser que não. Pode ser que só a Fofa tenha. Mas com certeza, um dos pais deve ter.
Espero ter ajudado! Um grande abraço e boa sorte com a Fofa, não desista dela! Ana.
|
|
19-03-2004 18:33:50 |
|
|
Olá Tenho um a persa branca linda... Nos ultimos dias ela tem se coçado muito na região do pescoço e o pelo tem caido por completo. A pele está limpa, não existe irritação, mas ela se coça muito e esta ficando totalmente pelada em torno do pescoço. Li que pode ser fungo, já que não se caracteriza como sarna... o que poderia fazer para controlar a situação e ela parar de perder pelo. Obrigada.........Sylvia
|
|
18-02-2006 13:46:01 |
|
|
Olá Jackson,
O PKD (Rim policístico), pode ser detectado logo no primeiro dia de vida, através de exame de sangue, é 99,9% garantido!Aqui em Santa Catarina há uma vet que faz, já o US pode ocorrer erros! Os felinos com PKD, se forem tratados com rações especiais e medicação pode prolongar bastante a vida dele. O PKD é uma doença hereditária sim! porisso as fêmeas devem ser esterelizadas, e os machos tb! Se caso ela cruzou com um macho PKD negativo há 50% de chances da ninhada nascer negativo. Mas ela está grávida? Teve ninhada? Aconselharia castra-la, assim prologaria mais ainda a vida dela, e não daria continuidade a doença através de filhotes!
Acho estranho o vet ter aconselhado a eutanásia, pois para PKD não é necessário, apenas se fosse detectado PIF(Peritonite Infecciosa Felina) que é uma doença causada por um vírus(Coronavírus), que ataca o sistema imunológico, da muita diarréia, febre, e que também há o aumento abdominal, esta sim não há cura, e se não usar o recurso da Eutanásia só vai prolongar o sofrimento do animal.
|
|
18-02-2006 17:34:48 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Sylvia,
Por favor, dê uma olhada nos tópicos sobre o RITUAL DO VINAGRE, é um nome que demos ao tratamento que é feito á bse de shampoo e vinagre de maçã. Te garanto que resolve. É só vc escrever sobre micoses ou o próprio ritual do vinagre na parte de pesquisa que vai aparecer muitos tópicos.
Abraços
/\ /\ (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli http://www.ciadogatopersa.com.br roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa®
Prestigie nossa Feline Shop http://www.ciadogatopersa.com.br/shop
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
18-02-2006 21:42:05 |
|
|
Oi Sylvia, Aconteceu a mesma coisa com o meu persinha e resolvi fazer o RITUAL DO VINAGRE DE MAÇÃ COM O SHAMPOO DE CETOCONAZOL, que eu aprendi aqui no fórum. Ficou uma beleza, os pêlos dele em volta do pescoço já estão crescendo e ele parou de coçar. Adianta mesmo. Abraços.
|
|
18-02-2006 21:53:45 |
|
|
Gente só pra complementar,
No PIF os sintomas não são só diarréia, febre e aumento do abdomen(que pode não acontecer), há tb problemas nos olhinhos, sintomas neurológicos, como desarientação, paralisias, conculsões e falta de coordenação!!!, e +! dificuldade respiratória! Isto explica a possibilidade de aplicar a Eutanásia, apesar de eu ser contra! há excessões...
|
|
18-02-2006 22:42:55 |
Última edição por lisi (18-02-2006 22:43:38) |
|
|
|
|
Bionda é uma gatinha persa cinza de 5(cinco) anos, em novembro de 2005 descobri que ela tem PKD, tenho ela desde dezembro de 2000. Os veterinários nunca me informaram para fazer o exame. Atualmente ela está fazendo uma dieta com a ração Hills k/d e com a da Royal, porém, com a gripe aviária não consigo encontrar a ração da Hills, o veterinário disse, então, para usar a da Royal. Gostaria de saber se vocês podem me informar onde posso encontrar a ração, moro no RS. A Bionda prefere a ração da Hills. Antes de ficar doente ela comia a da persian da royal. Vocês poderiam informar outras marcas de rações para gatos com PKD. Um grande abraço.
|
|
20-03-2006 08:43:09 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
|
|
Oi Déia,
A ração Hills que vc utiliza é HILLS K/D? É em pasta ou ração seca?
Abraços
/\ /\ (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli ttp://www.ciadogatopersa.com.br roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa®
Prestigie nossa Feline Shop http://www.ciadogatopersa.com.br/shop
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
20-03-2006 08:52:19 |
Última edição por Cia. do Gato Persa® (20-03-2006 09:09:15) |
|
|
|
|
Pessoal,
Acredito que o problema com PKD seja inteiramente de responsabilidade do Gatil, como qualquer outra doença que o gato possa ter contraído no local.
No caso da Sylvia, com certeza é Microsporum, um fungo, que pode ter controle via oral (mais garantido) juntamente com banhos com fórmulas de Micanozol, Cetoconazol entre outros. O Ambiente deve ser desinfetado sempre com produto específico (Herbal Vet), roupas devem ser lavadas, qualquer local que o animal tenha contato também. E tomar cuidado para não acontecer comigo, já que recentemente contraí o problema em meu organismo.
Gostaria da opinião de todos vocês no tópico postado recentemente, Responsabilidade do Gatil, que consta um caso importante sobre o que ocorreu comigo.
Obrigado.
Abraços!
|
|
20-03-2006 10:37:49 |
|
Allan
|
|
Eu que não sou criador sei que o PKD é uma doença hereditária e veio ' de fora'. Porque será que alguns Gatis não testam seu plantel para PKD ??? Isso 'sim' eu creio que o Gatil tenha responsabilidade ... mas depois que vc se apaixona pelo 'pequeno gato', quem é que vai trocá-lo por um outro saudável ? Animal não é sapato ... estes casos me indignam.
Ae Jackson, parabéns pela sua conduta / iniciativa de cuidar do seu persa, mesmo diante das dificuldades.
Abs a todos
|
|
20-03-2006 15:53:06 |
|
|
Pois é Allan...
É como te disse no outro tópico de Responsabilidade do Gatil, somos nós que temos culpa de comprar um gato, confiando no gatil e surpreendentemente alguns meses depois o bicho está doente em um qudro irreversível?!
Como mencionei, tem de ser inteiramente de responsabilidade do gatil toda e qualquer doença trasmitida para o gato, e para todos que estão a sua volta. Já imagionou que o gatil pode ter casos de PIF, já que esta doença infecto contagiosa fica no gato sem dar sinal e não menciona para ninguém?! Já vi casos desse tipo! E o que teve de ser levado em consideração além da indignação do comprador? Um processo bem grande e o fechamento do gatil!
Todos deveriam fazer dessa maneira! Como disse, se meu processo não for ao menos amigável e todos que foram lesados nessa situação forem reembolsados, entrarei no pequenas causas.
Temos que acabar com isso e não ficar apenas de boca fechada e abaixar a cabeça!
Abraços!
|
|
20-03-2006 16:41:42 |
|
|
Oi Roseli,
A Bionda usa a ração seca da Hills k/d.
Abraços,
|
|
03-04-2006 09:41:02 |