Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Vi que alguns criadores adotam o chamdo desmame precoce; que basicamente seria retirar o bebê do contato com possíveis cargas virais da gata adulta, no auge de sua imunidade, pois, segundo eles, o bebê com 35 dias já ingeriu o colostro da mãe. Gostaria de saber a opinião de vcs sobre essa prática. Beijo Lenita
|
|
14-08-2005 22:04:23 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Olá Lenita,
Sim, esta é uma prática que muitos criadores utilizam e recomendam. Eu como criadora, vejo a seguinte situação: É preciso se ter muito cuidado com os gatos que temos, os machos e as fêmeas. É preciso ter certeza que os gatos que irão cruzar são nossos e que estão saudáveis. Isso é feito através de exames. Resultados que permitem ter a certeza que se pode cruzar a gata A com o macho B. É importante realizar exames na fêmea que lhe dêem a certeza que os gatinhos filhotes que nascerem, não estarão contaminados. Quando os filhotes nascem, é necessário isolar a fêmea com os seus filhtoes em um local de extrema e rígida limpeza diária. Se foi feito por exemplo um exame para detectar a presença de doença infecto-contagiosa e o resultado foi positivo, os fihotes devem mamar apenas 35 dias e depois disso é que a mãe transmitirá a doença para os filhotes através do leite. Então neste caso pratica-se o desmame precose, por uma razão plausível. Se a mãe está livre de doenças, eu particulamente não defendo o desmame,pois a gata fica com as tetas cheias de leite que empedram e podem trazer problemas prá ela. Aqui nossa política de criação é fazer exames antes para não precisar separar os bebês de suas mães. Deixamos que mamem até quando querem! Mas claro, a partir de 25 dias introduzimos uma alimentação paralela.
Abraços Roseli Cia. do Gato Persa®
|
|
14-08-2005 22:32:24 |
|
|
Oi Roseli!
Entendi. Mas que tipo de exames? Geralmente vejo que os filhotes pegam fungos ao redor dos olhos. Alguns afirmam que isso acontece porque a imunidade da mãe cai quando ela tem os filhotes e acaba passando para eles. Há como controlar esse problema sem o desmame precoce?
Já vi opiniões completamente avessas ao desmame precoce também, pois dizem que os filhotes não se desenvolvem como deveriam, alias quem é contra e quem é a favor sempre 'puxa a sardinha pra sua brasa',rs , dizendo que o fihote fica melhor assim ou assado... não sei mesmo o que seria mais razoável, talvez cada caso seja um caso mesmo. Aliás, o que seria um desmame não precoce? com 60 dias?
Obrigada! Lenita
|
|
15-08-2005 02:39:48 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Olá Lenita,
A questão é que cada criador adota critérios para os seus gatos e seu gatil, então não se pode dizer que tal prática é errada ou corrta. Apenas que cada criador adota suas normas segundo o o plantel que tem. Existem práticas como por exemplo: fornecer carne crua aos filhtoes (inclusive tem um tópico aqui no Fórum). Veja nós não adotamos esta prática no Gatil, mas há criadores que defendem a prática. Outra coisa: castrar um filhote que será vendido para companhia. Também não é prática comcebida aqui no Gatil, entretanto os que defendem têm seus motivos e explicações. Vc percebe quantas divergências existem? O desmame precoce que vc citou por exemplo, não está errado nem certo! Como eu disse cada pessoa vai adotar um critéio para desmamar em função de resultados. Vc fala sobre a micose. As micoses que os filhotes desenvolvem não têm nada haver com o desmame. A mãe pode até transmitir sim se ela tiver um foco, em função de baixa imunidade. Mas vamos ver um caso onde a mãe não tem fungos e os filhotes dsenvolvem. São micoses ou fungos advindos, em primeiro lugar da própria tetinha da mãe, pois quando o filhotinho mama ele normalmente baba o redor da tetinha, aquele molhado certamente vai ficar na pele da mãe e se transformar em fungo, pois é uma umidade. Outra coisa que sempre ocorre, é que onde a mãe está com os filhotinhos, são colocados panos que devem ser trocados todos os dias e lavados com água sanitária e Amonex. Pois qualquer esporão de fungo, pode atacar os bebês. Quando eu falo que devem ser feitos exames para saber se a mãe não transmitirá doenças aos filhotes, falo de exames como Sorologia para Peritonite, que é uma doença fatal. Mas veja se a mãe for portadora, ela pode amamentar os filhtoes até 35 dias, este é o prazo para o desmame! O fato é que se a natureza dá leite à vontade para a mãe amamentar seus bebês, quem somos nós para privar o filhote disso? Se a mãe se encontra em perfeitasaúde, nada mais justo do que deixar que os filhotes tenhamo leite dela. O leite ate´os 35 dias é o colostro, depois é só leite. Mas é este leite que vai fazer os filhotes crescerem e engordarem. Como eu já falei, a aprtir dos 25, 30 dias é preciso entrar com alimentação paralela. Lenita, em uma ninhada sempre nascem filhotes mais fortes e mais frágeis. Isso é da natureza do bebê, não é por causa da mãe, claro que estamos flando de situações normais onde a mãe foi super bem alimentada com suplementação e ração espécífica. Alguns filhotes mais frágeis podem desenvolver micose ou fungo e os irmãos não terem. A gata pela natureza tem leite até os 65,80 dias, já tivemos gata aqui que com 90 dias, ou seja o filhote já estava com 3 meses, e ainda mamando. Eu deixo, não tiro não, até porquê como disse antes, se vc tirar o filhote sem motivo, aos 40 dias como algumas pessoas fazem, vc vai ter dois problemas, primeiro o leite da mãe certamente vai empedrar, segundo vc vai ter que alimentar o bebezinho com leite na mamadeira, pois ele ainda não come ração! O leite que existe mais próximo do leite da gata é o leite de cabra. Piois não se deve dr leite de vaca aos gatinhos, além de cabar com a flora intestinal e dar uma baita diarréia, não tem a formulação que ele precisa para sua vidinha!
Mais dúvidas, escreva!
|
|
15-08-2005 10:42:48 |
|
|
Olá!!!!!
Além de ração específica, que suplementos devo dar para uma gata grávida????? Estou dando só levedo de cerveja.....
|
|
16-08-2005 21:36:25 |
|
|
Pô Roseli, essa eu não sabia! Mais uma para os meus conhecimentos! Vivendo e apredendo!
|
|
16-08-2005 23:36:28 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Olá Valéria,
A alimentação das gtas prenhes, deve ser acompanhada de perto, pois existem vitaminas que não se deve dar nessa situação e outras sim. Em primeiro lugar deve-se substiruir a ração de adultos por ração de filhotes, que é mais rica em vitaminas e gordura. Além disso vc pode entrar com suplementação ditamínica ou seja, pode introduzir vitaminas A,B,C e D. As vitaminas A e C vc encontra na cenoura ou também pode dar complexos vitamínicos que são completos. Fiz a experiência com um de nossas gatas quando ficou grávida, fornecendo a ela o O r g a n n a c t C a t + E s t i b i o n e B i o s a n. O resultado foi ótimo, leite à vontade e ela não ficou absolutamente nada debilitada. O O r g a n n a c t C a t era colocado na ração todos os dias 4 gramas, pra aumentar o leite e manter a flora. O E s t i b i on e o B i o s a n como vitaminas também. De todos estes que falei somente o B i o s a n ainda não coloquei à venda na loja, mas estará em breve. Também é importante lembrar que se a gata é daquelas chatinhas que não gostam de vitaminas, vc pode optar por fazer a sopinha e colocar as vitaminas que quiser na sopinha. Eu costumo dar ração de filhotes par as mães até uns dois meses depois que têm os filhotes, pois quando eles começam a comer a ração comem ensinados pela mãe. Quando a gata está grávida, é bom evitar o Cálcio, pois o cálcio diminui a dilatação e isso as vezes pode trazer complicações. Eu uso o K a l y a m o n que é completo B e tem um pouco de cálcio, que não chega a afetar nada, pois é infantil. Mas dpou somente até um mês de gravidez , depois suspendo. Não esqueça de dr vermífugo para sua gata no primeiro mês de gravidez.
|
|
17-08-2005 06:46:19 |
|
|
Roseli
Levei minha bonequinha no vet, ela está grávida mesmo...mas ele falou que parece um filhote só.....será? Se eu quiser ter certeza, fazer um ultrassom. Quanto as vitaminas, ele disse que não tem necessidade, mas vou dar sim, tô achando ela meio magrinha..... Ela é tão enjoadinha, será que vou ter problemas? Já comprei vitaminas em cápsulas e ela não quis de jeito nenhum....mesmo a ração, ela só come a royal canin exigent.....eu já tinha dado a persian, a indoor, a fit 32....e agora estou dando a de filhotes mas estou misturando bem pouquinho porque as vezes ela não come de jeito nenhum.....só a exigent.....a sopinha também ela não quer....então tô indo só com a ração mesmo.....o leite não vai soltar o intestino???? Muito obrigada desde ja!!!!
|
|
17-08-2005 20:41:17 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Oi Valéria,
Não se pode dar leite para os gatos. Somente para os filhotes, e mesmo assim, existe uma receita com uma mistura, pois o leite de vaca é muito diferente do leite da gata. Veja se vc consegue que ela ao menos coma ração de filhote para aumentar o leite dela.
Abraços
/\ /\ (>';'<) ('')('')_')~ Roseli Cia. do Gato Persa®
|
|
22-08-2005 16:24:48 |
|
|
Valéria Melhor não fazer ultrassom, já vi vários casos em que a gata perde os filhotes por causa disso, não sei explicar porque, mas é a informação que tenho.
Me corrijam se eu estiver errada! Beijo Lenita
|
|
22-08-2005 16:58:16 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Oi Lenita,
Talvez seja stress, pois eu sempre faço ultra nas nossas gatas, mas acompanho ali ao lado! e fico segurando a gata, assim ela não se sente desprotegida, pois pra fazer ultrassom, eles raspam a região da barriguinha e passam o gel, claro que incomoda! Todo cuidado é pouco. Mas é muito gostoso ver os bebês!
|
|
22-08-2005 17:02:43 |
|
|
Oi Roseli!!!
Bem que eu gostaria de fazer um ultrassom, pra ver os gatinhos....mas a minha gatinha estressa tão fácil....e aí faz xixi pela casa.....não vou fazer não..... Quanto a ração de filhote...ela continua rejeitando.....ela separa do resto da ração.....mas tô dando.... o veterinário disse q se eu dou a royal canin, não preciso dar mais nada...mas sei lá.....continuo tentando!!!! as vitaminas parece que ela está aceitando bem....e o leite, já que não pode dar, não vou dar!
|
|
22-08-2005 22:38:59 |
|
|
Eu não sou criadora, não sei nada de criação, mas tenho um gatinho que foi desmamado muito cedo. Com 45 dias ele já estava na minha casa, já tinha passado uns 5 dias numa pet shop, deve ter sido desmamado com menos de 40 dias. Por incrível que pareça, ele já chegou comendo de tudo e com uma fome de leão. Ele não parecia sentir falta da mãe, só pensava em brincar e comer o dia inteiro. Com 45 dias ele já tinha 800 gramas, com 3 meses pesava 1kg 600g. Acho que o desmame precoce no caso dele não fez mal algum. Eu, se criasse gatos, não teria coragem de tirar tão cedo da mãe, mas acho que mal não faz.
|
|
23-08-2005 07:13:24 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Oi Aline,
Pois é, não há problemas em tirar a partir de 35, 40 dias, como eu expliquei nas outras mensgens. Isso é critério de cada um. Eu também não tenho coragem de tirar os bebeês da mãe, porque não ha necessidade. E as nossas mães sempre têm muito leite, já aconteceu de empedrar com eles mamando , imagina isso! hihih Muitos criadores tiram pra poder vender o gatinho cedo! Mas não se engane, apesar dele estar forte, cuide da vacinação que é super importante!
|
|
23-08-2005 07:43:03 |
|
|
Com certeza, Roseli. Meus gatos são vacinados todo ano, sou super caxias!
|
|
23-08-2005 16:19:48 |
|