Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Adaptação de um gatão de 8 meses    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Vanda Asfour
Convidado

Tenho uma grande amiga, que queria muito um gato, principalmente depois que conheceu o meu Zeus, que é maravilhoso, super amoroso, calmo, enfim... Há alguns dias uma pessoa estava doando um gato de 8 meses e ontem fomos conhecê-lo, ele é lindo! A pessoa disse ser um himalaio, mas, não é, isto tb não importa, o gato é lindo! Enorme, peludo... Doaram tudo, o gato e todo enxoval (que por sinal, era enorme), minha amiga ficou felicissíma, só que hoje falando c/ela, me disse que não pregou o olho, o gato não deixou-a dormir, arrranhava e mordeu ela a noite inteira, ela ficou em dúvida se era brincadeira ou agressão... Eu imaginei que nos primeiros dias ele ficaria escondido, conhecendo o novo território, mas, pelo comportamento me pareceu ser agressivo... Alguém tem alguma dica p/a minha amiga? Bj.

10-08-2005 10:58:38

Silvia
Convidado

Oi, o meu gatinho tem um quartinho só prá ele durante a noite e ele fica muito bem lá, mas já foi acostumado, durante o dia ele fica comigo como minha sombra,pois não trabalho fora,  mas lá pelas 22 horas já vai direto dormir, sem manhas.

Um abraço.

10-08-2005 11:28:44

Kika
Convidado

Ele devia querer atenção, na fase de adaptação é normal que ele se sinta só, abandonado, tadinho.

Quando querem atenção eles mordem. Mas ela pode fechar a porta do quarto e dar atenção pra ele durante o dia.

Bjs
Kika

10-08-2005 16:40:32

Allan
Convidado

Olá Vanda,

No meu caso – e exclusivamente “no meu caso”, o que vale deixar claro para evitar futuros infortunios – meu gato, o Kevin (persa), é bastante agitado à noite / madrugada (sim, os felinos possuem hábitos noturnos). Ele chega a levar suas “bolinhas” (brinquedos) para a cama e muitas vezes nos acorda (a mim e à minha esposa) para brincarmos...sinto que ele se sente muito “sozinho” a noite. As vezes (de madrugada) ele costuma “atacar” os cabelos (longos) da minha esposa......gosta de brincar com eles...acredite...”normalmente de madrugada”.
O Kevin não é um gato bravo, ao contrário, é muito dócil...mas também é muito brincalhão.
Esta conduta do “gato” da sua amiga é o mesmo durante o dia ??? Caso positivo, pode ser que ele seja um gato “bravo”, ou ainda “não esteja adaptado”. “Dizem” que os gatos demoram alguns dias (20/30 d) para se adaptar à nova casa, nova dona, nova rotina..enfim...é uma nova vida para ele...deve estar um tanto quanto estressado.
Também tem o fato de “entender” o “felino”. Sua amiga já teve gato antes ? Os gatos são muito rápidos e ágeis, fato este que muitas vezes “assusta” aos “desavisados”. Por exemplo, minha esposa tem “mania” de “esfregar os pés”(um no outro) durante a noite...Este movimento dela já fez o Kevin “muitas vezes” brincar de “atacar” seus pés sob o cobertor. No início ela se assustava bastante...agora não mais.
Ainda, deve-se considerar que o gato da sua amiga é um “bebê”...e eles, nessa idade (8 meses) são muito brincalhões e gostam de “brincar” de morder...Mas isso – de “brincar de morder” – deve passar, principalmente se ele não for estimulado a fazê-lo.
Enfim, A   M I N H à O P I N I à O  é que o gato da sua amiga não é bravo...é só um “bebê” em busca de diversão. Nesta fase é importante ter muita paciência e tolerância (o ideal é ter sempre), pois nossos animais de estimação são nossos retratos. Se o lar em que o animal vive é um lugar calmo, sem brigas, sem gritos, ...a tendência é o gato ter o mesmo perfil... Sugiro, por ora, somente paciência e tolerância.
Boa sorte
Abraços

10-08-2005 19:55:38

Deuziana
Convidado

Vanda, precisa ver se é agressão de estres, ou apenas brincadeiras. Vamos pelo começo. Temos que ver o que está acontecendo, enxergando pelos olhos do gato. Ele está nun lugar estranho com gente estranaha. Tudo pra ele é novo e duvidoso. Quem é essa moça??? Por que me deram???? Onde estou??? cade minha casa??? (tente saber o principal motivo da doação). Primeiro passo, esse gato tem que 1º se acostumar ao lugar. Ele deverá ficar num cômodo da casa, longe de barulhos e agitação. Dê preferência ao banheiro. pois é um lugar que se vai poucas vezes ao dia. Lá coloque a água e a comida num canto, e a areia num canto oposto. Na primeira semana, coloque na água,florais de Bach, Rescue diluido em glicerina (compra-se em farmacias homeopáticas) 5 gotas, duas vezes por dia. Quando ela entrar no banheiro, faça o que tem que fazer sem olhar diretamente nos olhos do gato. (olhar direto significa intimidação). Depende de cada gato, quanto tempo vai levar pra se acostumar e ter confiança no novo dono. Deixe ele ver quem é que o alimenta. Não forçe contatos diretos. Diga a ela pra ter paciência, pois ele pode ter um amigão no futuro. Se a natureza dele for agressiva, seria melhor a castração num futuro breve. Depois de uma semana, ela pode abrir a porta do banheiro, e deixar ele conhecer a casa aos poucos. Gato não se pega, se conquista. Gato não obedece, participa (quando ele quer). Esse felino deve estar confuso e assustado e a reação dele é agredir. Ele deve estar falando:  VEM CÁ, TE CONHEÇO???
Beijos e espero notícias - Deuziana

10-08-2005 22:57:48

Vanda Asfour
Convidado

Obrigada a todos pelo carinho e atenção! Esta noite ele se comportou melhor, a Deuziana tem toda razão, ele está estressado, é tudo novo... Qto. a adoção, deram vários motivos:  Mas, o principal foi que o marido não aceitava muito, disseram tb, que os filhos queriam cachorro e deram um gato e que como o gato não interage muito c/criança, o que discordo; Na verdade é aquela velha história, as pessoas qdo. vão adquirir um animal de estimação, não pensam que eles vivem de 10 a 15 anos, não pensam que eles crescem, não pensam que dão trabalho, custos e não levam em consideração o amor desses bichinhos... Acho que pessoas assim ter apenas bichinhos de pelúcia; Li uma frase dias desses que achei bárbara, até anotei em minha agenda:"Respeite todas as "coisas" vivas, especialmente as indefesas". Ah! Ele já está castrado, o que achei precipitado, lembro de uma mensagem, acho que é do Allan, que ainda não castrou o Kevin, eu tb ainda não castrei o Zeus, ele está com 9 meses, vive na boa, não demarca território, até fiquei preocupada, pois a minha Amiga foi levar o gatinho que ela ganhou, p/que o meu marido o conhecesse e o Zeus o tratou muito bem, achamos que qdo. ele fosse embora o Zeus iria demarcar o território, que nada... Ele é um bom anfitrião! Beijos e mais uma vez... Obrigada!

11-08-2005 09:49:21

Allan
Convidado

Olá Vanda,

Tanto pelo meu instinto, como pelo teor das mensagens postadas neste fórum (http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2 ... php?id=482), tenho o convencimento formado que "não se deve trancar gatos no banheiro".
Vale conferir e formar seu convencimento.

Abraços

12-08-2005 18:09:50

Vanda Asfour
Convidado

Gente, só p/informá-los a minha amiga não aguentou mais o gatão e teve de devolvê-lo, para os antigos donos... Hoje estaria fazendo uma semana que o pegou, mas, no sábado ela chegou ao limite... Diz ela que o gato não dormia nem por um segundo, a noite, continuava agredindo-a, pois sempre a arranhava com as unhas de fora, coisa que o Zeus só faz p/afiá-las, e sempre no meus cd's, a mordia, arranhava todos os móveis e portas, uma loucura!!! Penso que por isso os antigos donos queriam se livrar dele... Pobrezinho, ele é lindo demais, mas... Acho que houve uma mistura de raças que não combinaram, ele tinha a pelagem do himalaio, era enorme, tinha 8 meses e dava 2 do tamanho do Zeus, que está com 9 meses, e a carinha era de um gato de raça brasileira, lindo de olhos azuis...

16-08-2005 18:59:58

Deuziana
Convidado

Pronto, mais um animal que futuramente vai pra rua! Esse gato deve ter sido agredido ou coiisa parecida. Como vc  já dissee, eles não o queriam, queria um cachorro. As crianças devem ter maltratado ele! Por isso que nas minhas doações, não aceito crianças. Crianças se dão bem com cachorros, pois adoram brincar! Já os gatos são seres calmos, não gostam de agitação ou de ser manuseados com frequeência, isso irrita eles!

16-08-2005 23:24:15

Allan
Convidado

Lamentavelmente tenho a mesma sensação ... esse gato vai “rodar” de casa em casa até ser abandonado.
Considero “desumano” e “irresponsável” adquirir um animal (seja ele qual for) sem antes procurar “estudar” seu comportamento, sua natureza e avaliar responsavelmente se o animal escolhido “encaixa-se” no perfil da família que o esta adquirindo.
No “dicionário” dos felinos “não existe” a palavra “submissão”...a propósito “tão” procurada pelos seres humanos nos animais. Creio ser este o motivo do “cachorro” ser tão popular, enquanto ´felino’ e ‘discriminado’ por ser “independente”....LAMENTÁVEL

17-08-2005 11:53:43

Fernanda Mattos
Convidado

Pior de tudo é que as "atitudes" do gato me parecem absolutamente normais... Ele ainda é filhote, portanto, cheio de energia!

Meus gatos todos fazem a maior bagunça a madrugada inteira, e vez por outra vêm me beijar, me lamber, me descabelar, ronronando, pulam em cima de mim etc etc etc E, para mim, isso é uma maravilha, uma benção...

Fico muito triste com isso, queria ser Brigite Bardot...

Fico pensando, sem querer julgar mas já julgando, o que seria desse tipo de pessoa se um dia tivessem um filho e a criança chorasse a noite, ou então, tivesse uma dor de barriga...

Desculpem-me, mas fico P. da vida!

17-08-2005 16:21:11

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.