|
Olá Joana,
Acredite, vocês (você seu marido) tem muuuuito a aprender...Na verdade, “todos” ainda temos muito a aprender sobre os felinos...e quanto aos “persas”...ihhhh...ai nem se fala, principalmente pelo fato de necessitarem de cuidados “extras”. De fato, “dá trabalho”.
Mas para ter um “persa” como companheiro, “podes crer” que todo trabalho vale a pena. O gato persa é um “Lord” – no seu caso, uma “Lady” - por natureza, bem como, possui por excelência uma “índole” indescritível.
Encontrei um site na internet (www.gatopersa.net) que dá várias dicas sobre escovação, corte de unhas, banho, tosa, rações, alimentação....e muuuito mais...Vale a pena ler..e treinar bastante (rsrs).
Ao contrário de vocês, eu pesquisei – e continuo pesquisando – bastante na internet. Esse fórum felino foi o “melhor” canal que eu encontrei para esclarecer minhas dúvidas e solucionar meus problemas. O pessoal daqui – e aqueles que opinam aqui – são experientes e responsáveis. Realmente vale a pena analisar os tópicos deste fórum felino “um a um”. É elucidador. Isso sem falar na facilidade que a “lojinha virtual” nos oferece em vender produtos via internet. Igualmente a recomendo.
Vou “tentar” te ajudar um pouco respondendo às suas perguntas OK ???
Joana) Ela fica totalmente livre, até dorme conosco na cama, porém, no meu apartamento não bate sol (eu lí que o banho de sol é muito importante para os gatinhos). Vou prejudicá-la sem sol ???
Allan) Em casa meu persa também fica totalmente livre e dorme conosco (comigo e com minha esposa). Quanto ao Sol, não sei te dizer, mas posso dizer que no me apartamente bate sol até as 12;00 h, mas o Kevin (o gato) “odeia” o sol, ...está sempre se escondendo dele. Será que há algum incoveniente ? Também não sei. Mas posso afirmar que até hoje não tiver problemas por isso.
Joana) Ela fica sozinha durante o dia, pois, eu e meu marido trabalhamos, o criador me disse que os gatos ficam muito bem sozinhos em apartamentos, porém, quando eu e meu marido saímos para trabalhar ela dá uns miadinhos sofridos na porta. Estamos com muita dó, devemos comprar um outro gatinho para companhia dela, caso sim, macho ou fêmea ???
Allan) Eu e minha espos também trabalhamos durante o dia...alíás, trabalhamos de 12 a 16 horas/dia (cada um). Eles realmente ficam bem sozinhos, mormente por dormirem 2/3 do dia. O criador estava certo. Mas tenho certeza que eles (os gatos) prefeririam ter companhia...assim como nós preferimos.
Joana) Lí recentemente que é necessário limpar os ouvidinhos frequentemente, porém, como não sou nada habilidosa com estas coisas, estou morrendo de medo de machucá-la;
Allan) Pode acreditar, eu medico meu gato e o manuseio para “tudo”...menos para limpeza do ouvido e corte de unhas. Também tenho medo de machucar. Apesar de não ser difícil (ao menos em tese). Eu achei melhor “eleger” um pet shop. Levo o Kevin para limpar ouvidos e cortar unhas 1 vez por semana. Dê uma olhada no “site” que eu te indiquei (acima) e também procure nos tópicos deste fórum felino. Tenho certeza que achará tudo a respeito.
Joana) Qual a frequencia dos banhos em pet. ??? Devo solicitar a tosadora que tose um pouco os pelos em volta da orelhina, pois, tenho a impressão que os pelos fazem cossegas no ouvidinho dela ???
Allan) Eu levo o Kevin para tomar banho a cada 15 ou 20 dias... Pode deixar mais...uns 3 meses...Conheço gatos (de 3 anos) que “nunca tomaram banhos. O felino é por natureza um animal limpo, banha-se (banho de gato) em médio 20 vezes ao dia. E no nosso caso (que moramos em apartamento e o gato não sai para a rua)...ai é que eles não se sujam mesmo. Sugiro evitar de dar banho na sua gata na época do inverno...pode dar gripe. E não lhe dê banho antes de 30 dias após tomar a última dose da vanica. Ela é muito novinha e estará nesta fase (vacinação), sua imunidade fica mais baixa.
Joana) Ela gosta muito de me dar mordidinhas no pescoço, cabelos, etc, isto é um bom sinal ou ela está angustiada ?
Allan) Creio eu que isso seja sinal de que ela seja uma “filhota saudável”. Gatos são como crianças...gostam de “brincadeiras”...Mas sugiro que não permita (sempre que possível) que ela “brinque de morder”, ou seja, retire-a (com carinho) do seu pescoço..diga não com veemência (sem gritar). Assim – provavelmente – ela se tornará uma gata adulta sem a “mania” de morder. Mas enquanto ela for “filhota”...ihhhhh
Joana) Muitas vezes quando olho para ela as pupilas estão dilatadas, é normal ???
Allan) o Kevin, quando esta “acordadíssimo” (normalmente à noite...(gatos tem hábitos noturnos) e com muuuita vontade de brincar, ou seja, “adrenado”...suas pupilas se “dilatam bastante”...quase não se vê a “cor cobre” dos olhos. Nestas horas (da pupila dilatada) ele inclusive “brinca um pouco agressivamente”...sim..ela dá umas mordidinhas...agarra meu braço, morde e o empurra com as patas trazeiras...as vezes chega a arranhar...mas quando ele se cansa – e descansa – suas pupilas re retraem normalmente...Creio ser normal. Ainda creio que a noite elas fiquem um pouco mais dilatadas do que de dia, o que justificaria a ótima visão noturna dos felinos.
Joana) A comida deve ficar muito longe do granulado??? Na minha casa os dois estão na lavanderia a uma distância de aproximadamente 80cm. e ela não está deixando de comer por causa disto...posso manter assim ???
Allan) Na minha casa é quase igual a sua...tudo sempre funcionou bem.
Joana) É verdade que castrar antes do primeiro cio pode deixar a gatinha brava ???
Allan) Realmente não sei. Pelo que li (neste fórum) a castração pode ser feita nos primeiros meses de vida, apesar da maioria dos veterinários serem contra. Eles acham (eu acho) que eles procuram esperar os órgãos reprodutores da gatinha se “formarem”...Mas não sei o motivo. Quanto a ela fica mansa ou brava...pelo que sei (de pesquisar na internet), isso depende...”ouvi dizer” que alguns gatos ficam mais mansos, outros mais bravos, outros mais assustados (só se escondem), outros ficam gordos...mas “dizem” que a maioria fica manso e gordo...Se eu fosse você, por cautela, não “criaria expectativas”.
Sim, concordo com você ao afirmar que levará sua persa ao veterinário, mas procure uma indicação...preferencialmente de alguém que tenha “gato”...pois “dizem” que a maioria dos veterinários “são bons pra cachorro”. ...´”já pra gatos”.... No vet., faça todas as perguntas que desejar, peça para analisarem “a pele” e o “pelo” (tem havido muitos casos de micose...eu mesmo passei recentemente por este problema...na verdade o Kevin)...Não esqueça de perguntar do “ouvido” também. Se diagnosticarem algum problema...poste a dúvida aqui no fórum...muitas pessoas vão te ajudar.
Como você percebeu eu pouco esclareci. Em vários momentos me limitei a contar minha experiência...Provavelmente alguém mais vá se manifestar.
Boa sorte a vocês...aos três...
Abraços
|
|