Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Luciany Bernardes
Convidado
|
|
Meu nome é Luciany, nunca tive gatos, apenas cachorros, mas recentemente me casei e fui convencida pelo meu marido a comprar um gatinho...
Bem, agora estou apaixonada pelo meu gatinho(meu filhinho), ele é Persa e tem apenas 04 meses, nunca tive um animalzinho tão companheiro e adorável, ele me segue por toda a casa, vamos juntos à cozinha, ao banheiro, dormimos juntos na mesma cama e ele até mesmo me faz companhia enquanto tomo banho, se senta no banheiro e me espera!
Mas minhas férias estão se acabando, voltarei amanhã ao trabalho e meu filhinho Jimmy ficará sozinho em casa, o que devo fazer? O rapaz que me vendeu o Jimmy ainda tem outros filhotes, irmãos do Jimmy, mas fêmeas, se eu tivesse um macho e uma fêmea (irmãos), será que teria algum problema? E se eles cruzarem no futuro?
Tenho também um outro ploblema: O Jimmy não para de "espirrar", será que está gripado? E se estiver, o que devo fazer? Tenho notado que seus olhinhos e nariz ficam sujinhos com muita facilidade, é normal? Eu e meu marido fumamos, será que estamos intoxicando o gatinho?
Tenho dado banho no gatinho a cada 10 dias aproximadamente, porquê ele dorme conosco na cama e eu não gosto que esteja sujo, seu pelo é cinza e branco, mas em dez dias acaba ficando "cinza e beje", aqui onde moramos tem muita poeira, e mesmo assim não posso dar banho nele?
Nossa, muitas perguntas, não é? Até me perco entre tantas interrogações. Eu só quero cuidar bem do meu filhinho, e me preocupo com sua saúde e com nossa higiene!
Espero que possam me ajudar! agradeço desde já, Luciany
|
|
15-02-2004 23:53:19 |
|
|
Olá Lucieny,
Os Persas são realmente adoráveis, mansos,calmos, e tudo o que vc disse é verdade. Gostam de nos acompanhar no banheiro e quando dormimos. Quando tiver foto, nos envie!
Eles aguentam bem ficar sozinhos, mas se vc tiver a possibilidade de ter um companheiro prá ele, seria ótimo. Principalmente por ele ainda ser pequeno, é mais fácil pará acostumar. Se quiser ter uma fêmea, vc precisa antes decidir se vai querer que cruzem, pois isso acontecerá, e se vc resolver ter uma fêmea e castrar um deles, é melhor ter outro macho, assim não precisa castrar ninguém.
O cigarro faz mal à eles tanto quanto ao ser humano, o ideal é não deixá-los expostos às fumacinhas do cigarro. Sim, ele pode estar gripado, pois vc está dando muito banhos nele. O ideal é após os 6, meses um banho a cada 15 dias, até lá ainda são sensíveis e normalmente ficam resfriados, o melhor é dar banho 1 vez a cada 20 dias. Você pode optar por banho seco.Existe nos pet shops um produto para vc aplicar no pelo ( é banho seco) e secar depois, seca rapidinho. Ele fica cheirosinho e limpo. Além disso, não se preocupe, porque eles são EXTREMAMENTE limpos. Até demais. Quanto à secreção dos olhos é normal, vc deve limpar todos os dias, para que não fique acumulada e grudada no pelo e depois na hora de tirar, machuque. Vc pode usar soro fisiológico com uma gaze para limpar os olhos. Não esqueça de deixa sempre água à vontade, trocar todos os dias. Alimentá-lo com uma ração adequada à sua idade - ele é filhote eté completar um ano. Sempre deixe o granulado na caixinha prá ele fazer as necessidades, não use jornal, nem areia de contrução.
Estamos sempre à disposição para auxiliar ! Um abraço
|
|
16-02-2004 20:59:15 |
|