|
Olá Liandra, Eu sou a oura pessoa que a Roseli (do Fórum Felino) mencionou. Eu odeio estes problemas de pele...eles pedem paciência e dedicação. No começo é “quase assustador”, mas a recompensa vem a “galope”...pode acreditar. Portanto o primeiro passo e não se desesperar (apesar deste ter sido meu primeiro sentimento). Meu persinha (Kevin) “ainda” esta com este problema. Iniciei o tratamento na segunda-feira (06.06.05) e no sábado (11.06.05) já tive minha primeira recompensa. Ou seja, As lesões “já eram”, constatou a vet. dele, ..., e tem mais boas notícias que te falo mais ao final desta mensagem...então vamos lá. Primeiramente, considero “totalmente” dispensável tosá-lo, com exceção da “barriga”. Não precisa passar máquina “zero”...Máquina 01 ou 02 é o suficiente. Compre 1) vinagre de maça ; 2) s h a m p o o c e t a c o n a z o l 2% ou o s h a m p o o v e t r i d e r m ; 3) C e t a c o n a z o l 2% spray ; 4) um “grande” saco de algodão (prefiro aqueles que vem em “bolinhas”). Os itens “2” e”3” tem a venda no “site” da Roseli (www.ciadogatopersa.com.br). A Roseli e a Fernanda (que te escreveu acima) preferem o S h a m p o o V e t r i d e r m. Eu estou usando o C e t a c o n a z o l porque já tinha comprado. Ahhh !!! Sugiro que não use o c e t a c o n a z o l / itraconazol (oral). “Dizem” que faz os pelos caírem. Afinal, se fosse para cair seria melhor tosa-lo não acha ? Estou usando há 07 (sete) dias o Fulcin 500 (depois passe a idade e o peso de seus gatos que a Roseli poderá lhe passar a dosagem / posologia correta). No meu caso, “diariamente”, eu “esmago” um comprimido de fulcin 500 e o diluo em 10 ml de água. Então dou ao Kevin 0,5 ml (diretamente na boca, com uma seringa...sem agulha é claro). Farei isso por 10 dias...paro por 03 dias..ai retomo o procedimento por mais 10 dias. Repito, não siga a minha proporção, depois peça à Roseli informando a idade e peso de seus gatos. O meu primeiro passo foi dar um “banhão” no Kevin. Levei o s h a m p o o (comprei da Roseli) e uma garrafa de água –mas sem água – (1L) com aproximadamente 200 ml de vinagre de maça. Em posse das “armas (s h a m p o o e vinagre) me dirigi ao pet shop e solicitei a “lavadora” que massageasse o Kevin por uns 05 minutos após a aplicação do s h a m p o o e deixasse o s h a m p o o agir por outros 5 minutos...e por último solicitei que enchesse minha garrafa de água (agora não mais de água, mas sim de vinagre) e nele despejasse como o “último enxague”. A freqüência deste banhão é relativa (cada 5 dias / cada 20 dias ?!?!). ´Vai depender da sua observação e também da sua intuição. Eu o faço sempre que observo muitas “caspas” / “cracas” presas ao pelo. Diariamente faço o procedimento que eu mesmo dei o nome de “ritual do vinagre”. Faço assim. Misturo uma proporção de 10% de vinagre de maça para 90% de água. Umedeço o algodão na “mistura” e pingo algumas gotas do S h a m p o o C e t a c o n a z o l 2% no algodão já embebido (neste caso você deve eleger o que mais lhe convier - c e t a c o n a z o l 2% ou v e t r i d e r m). Então o esfrego (carinhosamente) no gatinho nas partes contaminadas até fazer espuma. Após retiro o excesso da espuma com um outro algodão, igualmente embebido na “solução” (água/vinagre de maça). Para mim é difícil verificar as partes contaminadas...por isso, literalmente, “banho meu gato”...passo em tudo mesmo. Após borrifo o c e t a c o n a z o l 2% spray por todo o corpo (do pescoço para cima não borrifo diretamente nele, mas sim em um algodão e passo nas orelhas etc. Não pode-se borrifar perto dos olhos, nariz, boca e ouvido). Ato contínuo, o seco “meticulosamente”. Se ele ficar “úmido” se estará criando um ambiente propício à proliferação dos fungos, ou invés de elimina-los. Portanto, acredite, “secar” eu considero a parte mais importante. Ainda, uso o Amonex (tb tem na lojinha da Roseli) E M T O D O L U G A R. Por exemplo. Minha casa e desinfetada com Amonex 02 (duas vezes por semana). Limpo a caixinha de areia do Kevin com anomex (sempre diluído, ele é muito concentrado). As nossas roupas (minha e de minha esposa), inclusive as de cama, mesa e banho também tem um “dedo” de “anomex”. Em casa o sofá é esfregado com amonex (lembre-se...sempre diluído), a mesa as cadeiras...tudo. Enfim, substitua os produtos tradicionais por amonex. É uma sugestão. Dá uma sensação de limpeza maravilhosa. Ah !!! Não se esqueça de comprar também o Revolution (Pfizer). É uma bisnaguinha (minúscula) que você aplica na nuca dos bichanos. Imuniza ele e o ambiente por até 30 (trinta) dias (tem tb na loginha da Roseli). Até ai, acho que o procedimento é igual para todos. No caso da Fenanda a persinha dela (Luz) estava engolindo muito pelo, motivo pelo qual ela deu o Malt Paste para ela. Trata-se de uma pastinha que auxilia na eliminação dos pelos. No meu caso não precisei dar...na verdade dei sim..., mas o Kevin ficou com o “cocô mole”...então parei. Como bem me lembrou a Fernanda, alguns procedimentos tem-se que usar a intuição...pois cada um reage de uma forma. Mas uma coisa é certa....F U N C I O N A ..... P O D E A C R E D I T A R. O Kevin foi tomar banho no sábado (11/06/05) – há 06 (seis) dias do início do “tratamento” – para tirar as “caspas” / "cracas" presas ao pelo. Após o banho a vet foi "analisá-lo". Verificou...verificou...verificou...e ao final me disse :- "É impressionante como ele melhorou". Ela só não sabe que eu não estou fazendo “absolutamente nada” do que ela me recomendou (receitou Itraconazol oral por 60 dias). Mas as informações e os relatos que tive neste fórum são tão animadores que resolvi agir por conta. Sim, senti-me muuuito inseguro...mas está “valendo a pena”.. Acho que o tratamento não passará de 30 dias. Só para vc ter uma idéia, no início do tratamento (06.06.05) o Kevin soltava muuuito pelo (muito mesmo), bem como, deixava pela casa as tais “caspas”....Ontem, (domingo- 12/06/05) - como num passe de mágica - os "pelos" do Kevin pararam de cair...Não é que está caindo menos...realmente "parou de cair"..."nem um pelinho". Fiz um teste. Botei uma camisa preta e fui abraçá-lo...Imagina..."N e m u m p e l i n h o" na minha camisa preta.. É ou não compensador ??? Liandra, faça o que seu coração mandar...você pode seguir sua vet. ou estas receitas aparentemente “esquisitas”. Estou lhe relatando uma boa experiência que estou tendo. A Roseli é uma criadora experiente e jamais recomendaria em um fórum como este algo que pudesse colocar em risco nossos animais de estimação. Aproveito o ensejo para colar-me a disposição para lhe informar “passo a passo” a evolução do Kevin caso ainda esteja insegura de como deve proceder. Pode me enviar mensagens diretamente no meu e-mail, se assim desejar. Ahhh ! Vale dizer que o “ritual do vinagre” – no meu caso – demora de 1 hora a 1 hora e meia...mas tb o Kevin tem 4,5 quilos. Com os dias vc vai se “superando”, e seus gatinhos também. Trabalho dá sim...mas é compensador...os sinais de melhora são evidentes e rápidos em se tratando de fungos que tradicionalmente é demorado. Tem mais uma coisa. O Kevin tb dormia comigo e com minha esposa. Morro de dó, mas não deixo mais ele entrar em nosso quarto. Nos primeiros dias ele miava muito...não conseguíamos dormir (pelo barulho e pela consciência pesada). Mas ele se acostumou. Compenso dando mais carinho e ficando mais tempo com ele (nem sei mais onde arrumo tempo...). Desejo a vc e a sua família felina muito boa sorte. Abraços Allan
|
|