Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Olá a todos,
Gostei muito desse fórum, eu li muitos tópicos falando da Giárdia, e gostaria de saber opiniões e casos sobre a Cystoisóspora, pois estou brigando com esse parasita infeliz há tempos aqui, primeiro pensei que era Giárdia e meus bichanos já se entupiram de remédio. Parecem estar melhorando agora com o Kaobiotic.
Como os sintomas são os mesmos da Giárdia, fezes pastosas ou moles, fedidas e com sangue, é bom sempre que o animal apresentar esse quadro fazer o exame MIF de fezes, pois os remédios pra Giárdia que usei, Giardicid, Flagyl não resolveram, nem mesmo o Trissulfin.
Aguardo opiniões, obrigada Abraços Kika
|
|
30-05-2005 18:57:04 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Olá Kika,
Pelo que estudamos para poder lhe responder , a Cystoisóspora é uma bactéria, diferente da Giárdia intestinalis ou Giárdia Lamblia, que é um protozoário. Os sintomas são parecidos mas veja que o Kaobiotic é para diarréias bacterianas, e não trata giardíase. Ele é mais específico, apesar de se à base de Sulfa, contém Sulfadiazina, que serve para equilibrar e regular a flora intestinal. Existem muitas doenças do trato intestinal que são parecidas, mas somente com o exame é que que pode identificar, isolar e tratar corretamente a bactéria. Acredito que se o o tratamento que vc está fazendo está surtindo efeito, melhor não dar outros remédios para ele. Os tratamentos para bactérias desse tipo podem demorar um pouco, pois é preciso ter certeza que não há bactérias no intestino. Na verdade o que o seu gato tem é um tipo de infecção intestinal. Esperamos que ele já esteja melhor. Uma receita simples que vc pode utilizar é colocar sal grosso na areia da caixa de dejetos dele, pois o sal seca qualquer bactéria ou cisto parasitários.
Um abraço!
|
|
02-06-2005 04:26:11 |
|
|
Oi Rosely,
obrigada pela resposta, mas a Cystoisospora é um protozoário sim, como a Giárdia, e até se indica também os mesmos remédios, como o Giardicid, o Flagyl para ela.
Mas esses remédios nem sempre resolvem, como no meu caso. Por isso quis esclarecer mais o assunto sobre esse protozoário para que mais pessoas tomem conhecimento. E pelo que vi é bem comum, vários conhecidos já tiveram esse bicho no seu gato.
Quanto ao sal grosso, muito boa a dica, vou experimentar.
Beijos, obrigada Kika
|
|
02-06-2005 18:35:09 |
|
|
Já tratei Giardia só com comprimidos de Sulfadiazina. É bom e barato!
|
|
02-06-2005 22:18:17 |
|
|
Oi Deuziana,
suas dicas são maravilhosas. Já li muitas nos outros tópicos.
Vc ainda lembra proporção de dosagem?
To colhendo material pra repetir o exame, mas não sei não, acho que ainda não acabou esse parasita por aqui :(
Bjs Kika
|
|
04-06-2005 02:18:53 |
|
|
Os comprimidos de Sulfadiazina são envelopinhos verdes, comprados em farmácia comum. É só pedir Sulfadiazina. É um comprimidinho branco, fácil de dissolver na água. Dissolva um comprimido numa xicara de café de água, e dê na seringa uma vez por dia, por sete dias, e vá observando o totô dele. Esses parasitas são um inferno, fácil de pegar e difícil de ir embora, É baratinho, custa em média $ 0,80 centavos o emvelope e vem oito ou dez compr. E não se esqueça e usar Amonex para limpeza do local. Água sanitária dissolvida no balde de água também é bom. Se ele dormir em mantinha, panos ou caminha de espuma, procure lavar em água fervente. Dá trabalho, mas .... Beijos felinos e Boa Sorte!
|
|
04-06-2005 13:34:32 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Olá Meninas,
A Sulfadiazina é boa mesmo, só é preciso ver qual o peso e idade do gatinho porque os comprimidos são de 500 mg e pode ser forte par aum gatinho muito novo, acarretando diarréia em caso de excesso.
Abraços
|
|
04-06-2005 14:09:57 |
|
|
Oi obrigada
Xi, tem gatinhos de todo tamanho aqui, de 2 meses a 1 ano.
Os adultos tem mais ou menos 3 Kg.
E pelo jeito todos terão que tomar remédio de novo, hoje as fezes sairam meio moles com um muco transparente como clara de ovo em volta :( pelo menos nao tinha sangue...
Beijos Kika
|
|
04-06-2005 20:47:18 |
|
|
Ah sim Deuziana,
é Cystoisóspora que eles tem, não giárdia, funciona também?
Beijos Kika
|
|
04-06-2005 20:48:58 |
|
|
Ai eu não sei Kika, nunca tive esse parasita em casa nos meus gatos! Socorro Roseli!!!!! Será que a Sulfadiazina resolve?
|
|
04-06-2005 23:27:56 |
|
|
Meninas,
não sei mais o que fazer, que coisa, desde dezembro brigando com esse parasita sei lá qual... e nada.
2 exames que eu tinha feito em um laboratório (CAD) tinham dado a cystoisóspora, e eu estava tratando como tal, estava melhorando, no Kaobiotic tb tem sulfadiazina, talvez por isso.
mas agora que acabou o tratamento repeti o exame pois suspeitava que ainda não estava 100%.
E agora fiz em outro lab (Laborlife) e agora deu GIÀRDIA.
Um dos dois labs deu resultado errado e acho que foi o outro, pois o tratamento nao resolveu e repeti 2 vezes o tratamento, pois em 2 exames deu cystoisospora.
Impossivel ela ter curado cystoisospora e pego giardia, pois nao vai pra rua, nao come carne crua e nao tem gato novo na casa. conclusao, estava errado. ou esse está errado.
Daí peço socorro pra duas coisas: 1) Por favor me digam a dosagem pra gatos filhotes de 2 meses. E gata de 3 Kg mais ou menos os 500mg não é uma dose alta?
2) Excesso de tratamento com sulfa pode trazer que problemas? to entre a cruz e a espada, ou os parasitas destruindo por dentro ou os remedios que já dei de todo tipo desde dezembro. :( Começou com Drontal, passou pelo Giardicid, teve Trissulfin, flagyl e nada cura..
poxa, o flagyl era pra ter curado a giardia, dei a dose direitinho.
que coisa, obrigada, beijos Kika
|
|
07-06-2005 19:23:56 |
|
|
Deuziana
Mais uma dúvida, em 7 dias normalmente vc consegue a cura com a Sulfadiazina ou já precisou repetir?
Bjs Kika
|
|
07-06-2005 19:25:48 |
|
|
Olá meninas
em que rede de farmácias será que encontro a SUlfadiazina? Não estou achando :(
Obrigada Kika
|
|
07-06-2005 20:04:05 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Oi Kika,
Veja se a Deuziana que mora em São Paulo consegue prá vc, senão avie que envio pra vc daqui do Paraná.
Um grande abraço!
|
|
07-06-2005 20:28:57 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Oi Kika,
Vou te dizer o seguinte, a Sulfadiazina regula a flora intestinal, mas ela não mata a giárdia, pois ela não é específica para giárdia. Para Giárdia eu costumo usar Facyl, vc pode ver que ele é para Giárdia neste link: http://www.rafe.com.br/dicfarmaceutico/ ... p?id=16878
Abraços
|
|
07-06-2005 20:36:53 |
|
|
Oi Roseli,
vou tentar o facyl :( to com medo de causar algum estrago maior com tanto remédio :((
Para gatos com 3 Kg mais ou menos é meio comprimido ou 1/4?
Obrigada beijão Kika
|
|
07-06-2005 20:56:40 |
|
|
Oi Kika! Engraçado, aqui no Tatuapé tem em qualquer famácia. Mas teve uma época que sumiu!!! Será que sumiu de novo???
|
|
07-06-2005 23:58:32 |
|
|
Eu de novo! Olha Kika, todo medicamento tem que ser dado pelo menos sete dias seguidos! Voce pode dar sete dias, para por uma semana para observação! Água de coco também é muito bom para recompor a flora intestinal! O ideal mesmo em caso de diarréia, seja por que motivo for, é parar de alimentar uns dois dias, dar água de coco para recompor a flora intestinal e começar com a sopinha da vovó que a Roseli tem a receita. Não adianta o nenem está com diarréia e continuar a comer ração. Quando a gente tá com diarréia, a gente não come bolacha de água e sal e chazinho? , pois é, com o bichano é igual! Uma dieta forçada não vai fazer mal! Beijos felinos
|
|
08-06-2005 00:05:27 |
|
|
Oi Deuziana
obrigada pelas dicas. Mas ela não é bebê não, e nem tá mais com diarréia, somente um pouco pastosa as fezes, melhorou bem, to dando a sopinha, e ela tá engordando, eu já dei probiótico um tempo tb.
Mas hoje saiu um pouco de sangue de novo e o exame que fiz novamente e peguei o resultado, agora acusou giárdia :( Se não fosse o sangue e o exame eu acharia que já estava curada.
todos os remedios que dei, dei um tempo, esse ultimo foram 10 dias de kaobiotic.
E os outros foram 7 dias. céus que dureza esse parasita aqui.
mas a Sulfadiazina nao tem em nenhuma farmácia aqui :( tentei em 4 redes.
Beijos Kika
|
|
08-06-2005 03:10:57 |
|
|
Oi Roseli
bendito seja esse fórum e vocês, nada como a experiência com muitos gatos.
A gata está bem melhor, pela primeira vez as fezes ficaram normais.
Já dei duas doses de Facyl 500. Fiquei na dúvida da quantidade, mas me baseando na dosagem de crianças, fiz mais ou menos uma equivalência e dei 1/4 por dia.
Acho que agora fico livre de vez dessa maldição que assola a casa desde dezembro.
Estou usando o sal grosso, meu único medo é que algum outro gato tenha pego antes de eu usar o sal grosso, ou por contato com algum pano antes de eu lavar, pois pensava que o tratamento que fiz antes já teria resolvido pra cystoisospora e nunca imaginaria que tinha giárdia também já que nos exames anteriores não tinha acusado.
Mas se Deus quiser agora vai!
Muitíssimo obrigada e eternamente grata. Olha já gastei rios de dinheiro com veterinários, mas só você e a Deuziana deram todas as dicas necessárias.
Beijos Kika
|
|
10-06-2005 15:28:46 |
|
Fernanda Mattos
Convidado
|
|
Kika
Se me permite dar um "pitaquinho" na sua história, só gostaria de sugerir que você use AMONEX para limpar e desinfetar tudo.
Não tive caso de giardia e esse outro bichinho que vc falou, mas tive sérias impregnações por aqui e resolvi boa parte do problema (de reincidência e transmissão aos demais) desinfetando tudo muito bem com o Amonex.
Já lí em outros tópicos que quando tem giárdia é bom trocar a areia diariamente e lavar a vasilha com amonex. como é um produto que rende muito (com 2 ml vc faz um litro) sugiro que passe na casa toda também, tem à venda na lojinha da Cia. do Gato Persa.
Eu estou usando direto lá em casa, até pra lavar roupas!
Espero ter contribuido para o fim dessas "pragas" aí na sua casa!
Abraços e Rom rom.
|
|
10-06-2005 15:42:52 |
|
|
Oi Fernanda
muito obrigada pelas dicas. eu estava limpando tudo com cloro, mas já encomendei na lojinha o Amonex, tomara que fiquem todos bem agora.
Beijos Kika
|
|
10-06-2005 17:59:13 |
|
|
a todos eu tratei a giradia do luan com giarlan dei por 15 dias depois fiz a vacina que dizem ser so pra caes mas deu um exelente resultado ele hoje nao tem mais nada pode tb colocar na nuca o revolution que e bom pra conbater vermes intestinais e fungos pelo menos aqui funciona abraços
|
|
19-06-2005 20:45:17 |
|