Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Bom.eu tenho uma gata branca persa de olhos amarelos com 5 anos q nunca cruzou, sou totalmente leiga em persas... minha gata nunca aceitou um gato..sei lá..tenho mais 2 cachorras em casa..e acho q ela gosta de cachorros..pois ela deixa os cachorros subirem nela no cio..mas não os gatos..vai entender..haha agora..estou com um filhote de persa branco de olhos azuis, será que quando esse gatinho virar adulto eles iram cruzar? ela será muito velha?(já tem 5 anos minha gata) e quais as cores q poderao nascer? só branco? os pais da minha gata são pai branco e mãe azul, os pais do gatinho é, pai (um creme com preto..meio colorido) e mãe branca... agora..eu estou querendo ter uma nova gatinha persa pra poder cruzar com esse gatinho branco quando crescerem..e tenho mais dúvidas... qual a cor ideal pra q eu não tenha um batalhão de gatos brancos? posso cruzar irmãos de mãe diferentes????????? ou de pais diferentes?????????? pais podem cruzar com filhas e filhos com a mãe? desculpa tantas perguntas..eh q sou uma leiga no assunto..procurei nos tópicos e não achei isso.. alguem sabe de uma tabela q fale das cores do cruzamento? obrigada..espero q possam me ajudar..
|
|
20-05-2005 13:50:47 |
|
|
Oi Vivi, tudo bem? Olha, nem pense em cruzar parentes, já tive esse problema em casa uma vez, e os filhotes nasceram com defeitos: pernas tortas viradas para dentro, ou os que não tinham defeitos fisiscos, morrian dias depois, e tive que sacrificar os defeituosos. A genetica é uma só para todos os seres viventes. Agora vou te abordar com ussunto, que sempre que posso, faço essa discução. Voce já tem dois persas, por que voce não adota um gatinho abandonado??? Sou protetora, tenho 30 gatos resgatados, e gosto de falar sobre esse assunto. Se voce for no centro de Zoonoses, poderá adotar um gatinho já castrado, que será um grande amigo para seus persas. Gatos persas, sempre terá alguém que os comprem, mas um abandonado.....snif snif snif.... Quanto a sua gata ter cinco anos e nunca ter cruzado, não vejo problemas, a não ser se ela não estiver em saúde perfeita. Mais uma dica muito boa pra voce, Gatos brancos são albinos, portanto evite muito sol. Isso pode acarretar câncer de pele no futuro. Tenho cachorro também. Uma femea de Pastor Alemão que quase foi pra rua aos dois meses de vida. Hoje ela tem 4 anos e adora os gatos, e vice-versa. Um abraço!
|
|
20-05-2005 18:46:55 |
|
Cia. do gato Persa®
Convidado
|
|
Olá,
A genética felina é bastante complexa e é preciso tomar muito cuidado com os cruzamentos. Os irmãos não devem ser cruzados em hipótese alguma. O cruzamento entre um filhote e sua mãe ou seu pai pode ocorrer uma única vez quando o criador quer manter a linhagem de sangue, pois na felinicultura os irmãos têm o mesmo sangue, já o filhote tem o sangue diferente dos pais. mas isso deve ser feito com supervisão. Os persa bixolores não devem ser cruzados com os himalaios, pois as federações ainda não reconhecem as cores dos filhotes. Para se saber as cores que nascerão de um cruzamento, é preciso olhar os pedigres e verificar as cores dos pais, avós e bisavós. Porque muitas vezes em uma ninhada vc tem as cores que teria certeza que nasceriam, mas aparece uma cor totalmente diferente, então isso acontece porcausa dos avós.
abraços
Roseli
|
|
20-05-2005 19:17:03 |
|
|
Tenho uma meio persa que está no cio (hoje) Se alguem tiver um macho sadio e bonito......9802-5060 Patricia
|
|
27-05-2005 12:03:31 |
|