Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Secreção em um olho    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Tatiana
Convidado

Olá pessoal?!

só olha que interessante...tenho um persa, padrão PET, alguns dias notei o olhinho dele com lágrimas(somente um olho), então começei a usar o soro fisiológico (com algodão umedecido) todos os dias, percebi que começou aumentar a secreçào, no início era clara (essa secreção) e depois começou a ficar escura (avermelhada), e o olhinho meio fechado e vermelho em volta ....resolvi por conta própria comprar uma pomada (não lembro o nome...é anti-inflamatória...acho que é kerovith...vc aplica no cantinho do olho e quando ele abrir o olho o produto penetra) e venho aplicando até agora, mas sem nenhum resultado pelo contrário, quando aplico o olhinho fica mais irritado (achava que poderia ser normal)...desde ontem não apliquei mais....até porque machuca muito....o olhinho está sensível, no cantinho do olho está com pouco pelinho.
Alguém já passou por isso?
Quero resaltar que é somente um olho, o outro não tem absolutamente NADA, nenhuma lágrima ...nada.

Preciso de uma orientação de uma pessoa experiente.
Obrigada de coração a quem me ajudar.
Abraço.

11-05-2005 17:17:10

Cia. do Gato Persa®
Convidado

Querida Tatiana,

Seu gato está com Conjuntivite e o uso da Keravit só aumenta o problema, pois essa pomada contém corticóide!
Já tive 3 casos aqui no Gatil e posso te dizer uma coisa, antes de melhorar vai piorar muito!
Essa conjuntivite é uma inflamação aliada a uma irritação das pálpebras internas do olho, isso se pega no ar, é chamada de conjuntivite viral.
É preciso um tratamento longo, sério e rigoroso.
Bem, o primeiro passo é ver se ele tem coriza porque a conjuntivite vem aliada a infecção respiratória ou gripe. Se vc notar que tem coriza ou que ele está espirrando, então o tratamento terá que ser completo.
O olho deve ser limpo com gase molhado em soro fisiológico, não poderá ser algodão, prá facilitar eu comprei fraldas e cortei em tiras.
Vc deve molhar essa gase e ir limpando o olho devagar, e procurando tirar toda secreção, inclusive a de dentro, tem que ir puxando pra fora, tente pingar um pouco do soro com a gase.
Depois disso vc deve pingar 2 gotas de Tobrex, é colírio comprado em farmácia comum. Alguns minutos depois vc deve passar pomada oftálmica de Terramicina também encontrada em farmácia.
Essa sessão deve ser repetida 4 vezes ao dia, pois  se não fizer isso, o olho pode ficar totalmente fechado, nós tivemos um caso que foi bem grave, pois apesar do nosso tratamento, o gatinho ficou com a resistência bem baixa e os remédios demoraram demais a fazer efeito, então a nossa veterinária teve que abrir com agulha uma pontinha para que o remédio entrasse, pois o olhos foi todo tomado por uma camada de puz expessa, além disso usamos um colírio bem mais forte e específico para conjuntivite é o Ciprovet (é veterinário) é difícil encontrar porque custa cerca de R$ 60,00, mas é o melhor e cura mesmo.
Se vc quiser usar a Keravit, pode passar apenas ao redor do olho, só ao redor para ajudar a diminuir a dor, pois pode acreditar isso dói.
Além desse tratamento, nossa veterinária nos recomendou dar um anti-inflamatório via oral, nós usamos um comprimido de Quetofen (veterinário) dividido em 10 partes, pois o gato tinha  quase 3 meses e peso aproximado  meio quilo.
Creio que vc deva conversar com o seu veterinário e verificar qual ele recomenda.
Se precisar de mais alguma informação, teremos imenso prazer em ajudar, pois sabemos o quanto é duro isso!

Um grande abraço
Roseli

11-05-2005 18:05:25

Tatiana
Convidado

Olá Roseli.
Vc mencionou no tópico anterior sobre coriza no nariz, quero te dizer que ele não tem aparentemente, não tem coriza, não espirra, não tosse...nada....mesmo assim é conjutivite, sei que fica difícil responder sem ver.
Nooooosa fiquei impressionada...sou marinheira de primeira viagem...fiquei até assustada ...até uns minutinhos atrás achava que poderia sem uma irritação qquer. Ah..só quero mencionar outra coisa...não há uma camada de secreção, vamos dizer assim purulenta dentro do olho. Roseli, aparentemente o olhinho está molhado em volta (parece ser lágrima) e  abaixo do olho o pêlo fica com com esta secreção (meio peguenta e avermelhada)...então, com esta descrição é conjutivite....devo levá-lo URGENTE no vet?
Obrigada tá, pela atenção.
Abraço.
Tatiana

12-05-2005 10:43:32

Cia. do Gato Persa®
Convidado

Oi,

A conjuntivite começa sempre com um olho lacrimejando, fica avermelhado, depois vai aumentando a lágrima, e o olho fica bem mais vermelho e o gato as vezes coça.
O sintoma do seu gato está bem parecido, realmente levá-lo ao veterinário é uma coisa importante a se fazer, porque se realmente for isso, o tratamento deve ser imediato para não deixar que o seu gatinho sofra.
É melhor pensarmos no excesso, não é? Pois se não for nada, apenas uma irritação passageira, então vc e ele poderão ficar tranquilos!

Abraços
Roseli

12-05-2005 14:45:53

Tatiana
Convidado

Roseli, tudo bom?

Roseli, não consegui levá-lo no vet ainda. Comprei os medicmentos fiquei com uma pequena dúvida aplico da mesma forma a pomada terramicina (oftálmica)...coloco primeiro no cantinho do olho e espalho um pouquinho (com o olhinho fechado) ou aplico direto no olho? Será que eu posso aplicar no outro que não tem nada (caso venha contaminar o outro a pomada estará fazendo efeito), acha melhor?
Minha preocupação agora é poderei plicar somente duas vezes ao dia...antes de sair e depois do trabalho...piorá a doença não vai, não é?

Beijos, beijos
Obrigada pela atenção

13-05-2005 14:40:02

Cia.do Gato Persa®
Convidado

Oi Tatiana,

Vc não deve aplicar no olho bom, somente no olho que apresenta um problema.
Mas o colírio, como é bom para limpar o olho, sim pode pingar no olho bom uma vez ao dia, uma gota. E não precisa pingar todo dia só uns três dias e pronto.
Para o tratamento:
Primeiro pingue o colírio, depois de uns minutos então vc aplica a pomada, abra o olho e aplique na parte interna da pálpebra inferior, então ele vai fechar o olhinho, vc aproveita e passa um pouco por fora nas pálpebras. Faz uma massagem leve em sentido rotativo.
Sim, vc pode aplicar pela manhã e á noite, não esqueça de limpar antes de aplicar os produtos!

Abraços

Roseli

13-05-2005 15:07:38

Tatiana
Convidado

Oi querida?

Roseli, estou fazendo o que indicou-me...mas, depois que eu coloco a pomada (terramicina) parece que fica pior(lacrimeja mais e tb fica mais vermelho em volta), e o olhinho mais fechado...tudo mais, mais, mais (risos)...isso é normal...lembro q vc comentou no tópco anterior que o processo de cura - primeiro iria piorar pra depois melhorar, gostaria de confirmar contigo sobre o que está acontecendo, enfim é normal?
Bjs, obrigada.

16-05-2005 14:27:25

Cia. do Gato Persa®
Convidado

Oi,

Sim, primeiro fica um horror, vc acha que não vai sarar, mas tem que insistir. Aquela lágrima que sai do olho está completamente cheia de vírus, por isso quando limpar um olho passe bem longe do outro.
Vc primeiro pinga o Tobrex, depois de uns minutos passa a pomada.
Ela melhora sim, mas como te disse tem que cuidar porque vai formando uma camada de puz e a pomada penetra bem no olho.
Tenha paciência que isso é demorado!

Abraços

16-05-2005 15:31:58

adriana

registrado(a): 18-05-2006
Oi pessoal!

Como já havia comentado com vocês, a Dai passou por uma bateria de exames esses dias (sangue, pêlo, secreção do ouvido), por causa dos espirros e de casquinhas na pele, mas nada de anormal foi encontrado.

Porém tem algumas coisas me intrigando:
1. Ela está com bastante secreção escura apenas no olho direito (que aparentemente não está vermelho nem irritado); o olho esquerdo tem secreção, mas é pouca e de cor clara;
2. Também tem secreção escura na narina direita (notem, mesmo lado do olho citado), coisa que ela não tinha anteriormente;
3. Ela continua espirrando de vez em quando, mas a vet descartou infecções e/ou inflamações pelo exame de sangue;
4. Está comendo, brincando e fazendo as necessidades normalmente;

Para vocês terem uma idéia, ontem de manhã eu limpei o olho e o nariz e tirei bastante sujeirinha. Quando foi a noite limpei quase o mesmo tanto de sujeira no olho direito!

Vendo este tópico fiquei na dúvida: será que ela está com conjuntivite? Ou devo procurar outro vet para descartar de vez a hipótese de gripe/resfriado?

Obrigada e bjinhos, Dri.

17-09-2007 08:40:39

Maize Rodrigues

De: Bahia
registrado(a): 18-06-2007
Tatiana
Meu gatinho persa passou por tudo o que vc descreveu, levei a um veterinário oftalmologista e ele disse que estava com "entropio" é como se fosse a pálpebra que é invertida para dentro, disse para me que as pálpebras por serem invertida ficava roçando no olho por isso o gato sentia dor e ficava com o olhinho fechado. A quantidade aumentada de secreção no olho era devido ao entropio tambem pois o olhinho não conseguia armazenava lágrima suficiênte para lubrificar o olho, por isso fica debaixo do olho os pêlinhos todo molhado. O vet. disse tb que se não operasse, de tanto a´pálpebra ficar roçando no olho poderia causar uma úlcera e posteriormente perder a visão.
Levei-o em outro vet. que era da minha estrema confiança e me disse o mesmo.Bom minha gatinha foi operada e hoje está ótima, é uma cirurgia rápida e volta para casa no mesmo dia. As vezes sai secreção mais é bem pouca e ela não fica mais com um olhinho fechado como ficava antes.

Obs: Aparentemente não dá pra notar essa pálpebra invertida, só um vet. pode notar e fazer testes para saber.

17-09-2007 16:18:56

Leila Almeida

De: DF - Brasília
registrado(a): 20-05-2007
Olá pessoal,
aproveitando o tópico, o meu gatinho está exatamente do mesmo jeito, um olhinho lacrimejando, mas nada muito anormal, ele está com o olhinho meio fechado e com secreção embaixo, secreção clara. Eu queria saber se no caso dele só  o colírio é o suficiente? E qual o colírio, acho que não seria o caso de usar pomada, bom eu acho eh..eh..pois na verdade eu não sei.

Valeu turma do miau

17-09-2007 16:39:10

Lissa

De: Londrina - PR
registrado(a): 28-01-2007
Oi Leila,

Aqui em casa a Lola começou com secreção estranho no olhinho, assim como o seu gatinho.  Aí fiz um tratamentozinho e passou tudo.
Primeiro limpo com gase e soro fisiológico, depois pingo 1 gotinha de biamotil 0,35% em cada olhinho, espero um pouco e passo a pomadinha de terramicina.
Espero que tenha ajudado..

Abraço..

Blog     -  http://www.acid-lips.net/lemon
Flickr    -  http://www.flickr.com/photos/granfino

22-09-2007 14:55:01

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.