Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Bem, como eu postei no tópico anterior, adotei um casal de persa(castrados).Mas, estou com uma dúvida cruel...o machinho está completamente embolado(tentei salvar o pêlo mas está impossível!).Resolvi que vou tosá-lo completamente, mas fiquei sabendo hoje que se tosá-lo todo ele entra em depressão...Que história é essa?É verdade?Como eu vou fazer...Quando eu o pego no colo ele fica durinho de tanto nó...tadinho!Me ajudem! Abraços...
|
|
11-05-2005 01:12:22 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Olá Marcinha,
Primeiramente, queremos dar os parabéns por sua atitude, afinal agora vc faz parte do mundo felino e eles do seu! Bem, a tosa não é nada complicad, somente é preciso que seja feita por um profissional para que o gato não tenha traumas, pois a pele do gato é extremamente fina e se a máquina de tosa pegar a pele, machuca. Os persas aceitam bem essa situação de tosa, quando se fala que ficam com depressão, é o seguinte, quando o gato está com o pelo longo e faz-se uma tosa radical número 0 como é chamada, então é a mesma coisa que vc ter o cabelo até a cintura e cortar careca. É um choque! Eu sou totalmente a favor das tosas no verão e em situações como a que se encontram os seus gatos. Vc pode pedir para fazer uma tosa leve, ou seja, não é preciso cortar radicalmente, a pessoa vai dimuindo o pelo e vê se os nós já podem ser desfeitos só com o uso do pente próprio ou não. Vc não deve cortar o pelo do rabo (só se não tiver jeito, pois é mais demorado a crescer), os bigodes DE JEITO NENHUM porque senão o gato sente-se desequilibrado e também deve procurar preservar a juba, pode-se até diminuir, mas evite cortar muito o pelo do pescoço. Fizemos uma tosa de verão em um de nossos gatos há algum tempo, vc pode r em: http://www.ponteiro.com.br/persa/dicas2.shtm Aproveite a tosa para dar aquele banho nele e não esqueça de no final enxaguar com água morna com vinagre de maçã, o vinagre mata pulgas, deixa o pelo solto, brilhante, além de ser antifungos.
Um abraço Roseli
|
|
11-05-2005 18:29:44 |
|
|
Roseli...realmente,entrei de "cabeça" no mundo dos felinos e vice-versa...Sempre tive gatinhos, mas todos SRD...Nunca deixei um gato meu chegar à um extremo desses.De ter que tosar radicalmente...Tive PetShop, e todos os gatos atendidos por mim estavam com excelente pelagem.Nunca peguei uma situação dessas em gatos.Estou pensando em tosar aos poucos em casa mesmo, na tesourinha...o q vc acha?Eu já sabia do vinagre em cães, em gatos tinha receio de usar por serem mais sensíveis...obrigada pela dica...Você é 10! Abraços Márcia
|
|
14-05-2005 15:02:08 |
|
|
Estou te mandando uma foto de uma tosa "interessante".Me diga o que acha, ok? Abraços
|
|
14-05-2005 16:02:03 |
|
|
Bom, vou falar sobre a tosa, o meu gato teve uma vez uma micose brava então para auxiliar na melhora resolvi tosa-lo, isso nos ajudou muito pois ele melhorou rápido com o tratamento. Mas........com respeito a tosa ele odiou, ficou feio e ele sabia disso pois me olhava e reclamava, principalmente qdo alguem ria dele, nossa ele queria morrer com isso. Eles sentem e nao gostam de forma alguma, foi tb a ultima vez que fiz isso.
abraços
|
|
31-05-2005 13:48:32 |
|
|
Oi pessoal. Eu tinha uma conhecida que tem uma persa chamada Ancara. Ela tosava todo começo de verão. A Ancara adorava, pois se sentia mais leve, ficava mais brincalhona e ativa. Quando vi pela primeira vez, achei tão engraçado, a reação da gata foi se esfregar todinha em mim. E olha que a gata não era chegada em estranhos!!!!
|
|
01-06-2005 22:46:48 |
|
|
Olá! Gostaria de parabenizar o site. E ao mesmo tempo, lançar a pergunta: no procedimento do banho, não vi o uso do soprador. Sempre usei o soprador no meu persa, desde que ele tinha 40 dias!!!! Vocês não usam o soprador?? Se não, por que??
Um grande abraço, Valéria.
|
|
05-06-2005 19:53:58 |
|
|
bymarcinha a tosa tem que ser leve como a roseli te falou querida passa a lamina 1 ou 2 nunca a zero beijos
|
|
12-06-2005 21:18:42 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Olá Valéria.
Obrigada pelos elogios! Sobre a sua pergunta, eu particularmente não gosto do soprador, porque depois que vc dá o banho normalmente quentinho no gato, precisa manter a temperatura que stá no corpo, ouseja, agua morna com temperatura de 30 graus por exemplo e depois na secagem manter pelo menos igual ou um pouco menos quente. Já o soprador está na temperatura normal, isso pode provocar uma gripe. Se usar o soprador e depois o secador no morno, também não é bom porque fica quente da água, frio do soprdor, quente do secador, realmente é um risco desnecessário. Prefiro usar o secador no morno, secar muito muito bem edpois deixar o gato solto , mas sem correntes de vento, depois de uns 15 minutos verifico se secou mesmo ou se ea só o quentinho do secador no pelo e se encontrar algum lugar meio suspeito, seco novamente!
Abraços
|
|
12-06-2005 21:45:40 |
|
|
Boa dica Roseli...ao mesno para mim...Vou prestar bastante atenção. Abraços Allan
|
|
13-06-2005 14:08:38 |
|