Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Síndrome    
Autor
Mensagem Páginas: 1
débora
Convidado

Olá ,Boa tarde a todos.
Tenho uma gatinha persa de 5 meses,que chegou em minha casa fazendo côcô mole.Achei que era pelo estresse da viagem,uma semana depois e estava do mesmo jeito (a vet tbm achou que era).Achamos que era verminose ,dei o remédio nada.Pode ser Giardia..remédio...e nada.Exame de fezes e nada!outro exame nada!Trocamos a ração,dieta,soro uma infinidade de tentativas e nenhum resultado.Por fim a Vet. desistiu e pediu que eu a levasse num hospital ,lá fizemos ultrasom,exame de sangue e fezes .Só no exame de sangue que deu inflamação.Fiz o tratamento ,troquei de ração (intestinal da Royal,ela comia kithen 34),e não tenho observado melhora...Conclusão a Vet do Hospital  disse que se trata de uma síndrome do intestino irritado.Passou um corticóide e estou aguardando pra ver se melhora(Deus ajude).A gatinha está sofrendo tadinha e nós tbm...O que eu gostaria de saber é se algum de vcs conheçem essa doença.Se tem cura?É genético ?Ela vai fazer côcô mole a vida toda?Estou com medo de ser algo mais grave.Grata pela atenção.

15-04-2005 17:14:53

Cia. do Gato Persa®
Convidado

Olá Débora,

A Síndrome do Intestino Irritado existe sim. Vc pode tomar algumas medidas e través de certos procedimentos fazer com que sua gata melhore bastante.
É preciso ser muito cuidadoso nestes casos porque o primeiro passo é adequar uma ração, vc disse que está oferecendo a ela a Intestinal da Royal, deve a ração para gatos sensíveis. Mas vc precisa observar o seguinte; ela tem apenas 5 meses, a ração que vc está oferecendo apesar de ser para gatos sensíveis é indicada para filhotes? Seria interessante vc consultar a Royal Canin diretamente (08007035588) e se informar, pois, apesar dela estar comendo antes a Kitten, que seria a indicada pela idade, vc deveter mudado em função do problema do intestino.
Este é um caso em que vc não deve dar comida úmida em lata, que só vai irritar mais. Além disso, qualquer alimeno estranho, até a troca de ração pode provocar o desarranjo.Mas os gatos necessitam de certa quantidade de água no alimento, então vou te passar uma receita de sopinha caseira:

Ingredientes:
-cenoura; chuchu; uma folha de verdura pode ser almeirão ou escarola;peito de frango sem osso.
Coloque a cozinhar a cenoura e o chuchu, quando estiver quase mole, coloque o peito de frango e quando tudo estiver molinho e cozido, junte a folha de verdura e desligue o fogo, a verdura fica só no vapor.
Bata a cenoura com o chuchu e por último a folha de verdura, pode bater no processador ou no liquidificador com um pouco da água, vai ficar tipo uma sopinha de neném, o frango vc desfia e junta a sopinha. Veja uma quantidade proporcional, por exemlo uma cenoura grande para um chuchu e umas 150 gr. do peito de frango.
Pode servir uma concha da sopa pronta em um pratinho (se quiser pode jogar uns graõzinhos de ração seca por cima, pouco porque vai ficar mole).
Vc pode dar pela manhã, uma vez ao dia prá ela.
A ração seca vc deixa sempre a vontade mesmo assim.
Detalhe, não pode ser quente , nem fria, tem  que ser em temperatura ambiente.
Talvez não dê nenhum resultado em relação ao intestino... mas a sopinha ajuda muito na alimentação, inclusive porque retém a água que deveria ficar no organismo e que a gatinha está perdendo!
Outra sugestão é dar a ela água de côco para mantê-la hidratada. Vc pode dar pura em uma seringuinha, ou colocar na tigelinha de água dela na proporção de 3/4 de água de côco e 1/4 de água  mineral sem gás. É um soro natural.
Nós nunca tivemos um caso aqui no Gatil, o que já aconteceu foi que há um tempo adquirimos um macho com 4 meses e ele sempre fazia cocô mole, não era diarréia, mas cada vez que fazia cocô era aquela pasta. Na época resolvemos o problema dele com Facyl 500, pois ele já havia tomado remédio para vermes e não resolveu. Em alguns casos é preciso tratar com remédios à base de sulfa como Sulfadianzina que regula a flora intestinal e equilibra. mas a quantidade é preciso ser recomendada pelo veterinário pelo peso e idade do gato.
Conhecemos uma criadora que teve um gatinho assim e que foi tratado com sulfa e ficou bom.
Então existem como eu disse algumas alternativas. É preciso encontrá-las !

Um abraço

19-04-2005 22:46:02

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.