Caroline Cafe
De: Porto Alegre - RS
registrado(a): 30-11-2012
|
|
Oi Cristiane
Compartilho contigo a mesma opinião. Acho que o fórum da Cia. do Gato Persa é incrível. Para mim, por exemplo, que sou dona de uma gatinha pela primeira vez, o fórum foi de uma ajuda e esclarecimentos fantásticos, até hoje, para os mais diversos assuntos.
Quanto a Giárdia, também já sofri com essa praga. Minha gata veio com isso do gatil e levei muito tempo para conseguir resolver. Apesar de ter feito uso de vários remédios, no que diz respeito a higiene, adotei os seguintes procedimentos de limpeza:
- Comprei um produto de limpeza veterinário, chamado "Herbalvet". Aqui na minha cidade custa aproximadamente R$70,00 (1litro). Parece caro, mas como é concentrado e uma tampinha rende muito quando diluída em água, vale muito a pena. É ótimo para eliminar a giádia do ambiente, além de possuir um perfume muito agradável. Continuo usando até hoje, inclusive para lavar tapetes e panos. Também é um produto bactericida e fungicida.
- Caso não encontre na sua cidade, outra sugestão é limpar a casa com o produto "Amoníaco". Encontra-se em supermercado e é muito forte e concentrado. Deve-se ter cuidado para não intoxicar os gatos.
- Se preferir, o ambiente também pode ser limpo com água e sal. Essa solução salina também destrói a giárdia do ambiente.
- Quanto a limpeza da casa (chão, tapetes, almofadas), eu passei algums meses limpando todo santo dia. Sempre passava um pano no chão e borrifava nos móveis (estofados) ou nos locais onde o(s) gato(s) circula.
- A minha gata é persa e tem pelo longo, então no mínimo 1x por mês, ou então a cada 15 dias, levava ao pet para dar banho e fazer tosa higiênica.
- Evite usar os sapatos da rua em casa, porque contém muito sujeira e sabe-se-lá quais outras porcarias. Como os gatos se deitam no chão e após se lambem para tomar banho, também é uma forma de prevenção.
- Quanto à caixa de areia, durante o tratamento com remédios (incluindo intervalos), toda vez que a minha gata fazia cocô, eu limpava imediatamente. A limpeza da caixa consistia em trocar toda a areia, lavar a caixa com os produtos acima, e para completar, escaldava com água fervente. Após, secava, colocava areia limpa e misturava um punhado de sal grosso.
- Li que o calor mata a giárdia, mas como não tenho esses aparelhos a valor, não fiz uso e não sei se efetivamente resolve.
- Se o bumbum dos gatinhos ficar sujo com a diarréia, é importante limpar porque senão eles tomarão banho (ou seja, vão se lamber), com isso vão ingerir os "cistos" (invisíveis a olho nu) da giária e se recontaminarão.
Com todas essas medidas, somado ao tratamento com os remédios específicos, venci a giárdia!
Lembrando que quando há mais de um gato na casa, o ideal é que todos sejam tratados, tendo ou não os sintomas. A higiene para descontaminar o ambiente, somado aos remédios, é a fórmula para vencer a giárdia.
Por fim, na minha gata o giardicid não funcionou. O que resolveu foi fembendazol. No fórum da cia. do gato persa há tópicos sobre o uso do Facyl. Também é excelente!
Abraços a todos :)
|
|