Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Tenho algumas dúvidas com relação ao cio. Será que poderiam me ajudar? Minha irmã tem 4 gatos, sendo 1 macho e três fêmeas. Apenas a fêmea mais nova, de 5 meses, não é castrada e teve o 1º cio aos 4 meses, o que os veterinários que consultamos dizem não ser normal. É comum um cio tão precoce? Quando poderemos castrá-la, sendo que as outras gatas foram castradas aos 6 meses? O castramento precoce causa algum problema? Uma das outras gatas, foi castrada e não havia tido nenhum cio antes disso. Mas há quatro dias vêm apresentando um comportamento estranho. Sua vagina está inchada e molhada o tempo inteiro, ela tem miado o dia todo, rolado no chão, erguido o traseiro, se colocando em posição de monta, está bastante incomodada e não sabemos o que fazer. A veterinária que consultamos diz que essa atitude é característica de um cio, mas não é normal. Porém, não ofereceu nenhuma alternativa, a não ser o uso de calmantes, como Assepran e Maracujina, o que não deu resultado. O que devemos fazer? Esse comportamento é normal? Desde já agradeço a atenção.
|
|
23-02-2005 00:49:18 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Olá,
É comum acontecer de fêmeas terem o cio mais cedo, o correto é partir dos 6 meses, mas muitas apresentam o cio a partir dos 4 meses. Quanto à idade para castração realmente varia muito, pois, alguns veterinários defendem a tese de que os felinos devem ser castrados a partir dos 6 meses, quando já são maiores, outros defendem o pensamento de castrar quanto mais cedo, ou seja a partir de 8 semanas, e outros ainda argumentam que o correto é com 2 meses. Bem, como nós não somos adeptos de castração por motivos particulares, realmente preferimos não opinar à respeito! Bem, sobre sua gata castrada que está no cio, não há muito o que fazer, exceto procurar ajuda com calmantes homeopáticos, pois o Assepran por exemplo atua sobre o sistema nervoso central e não é recomendado o seu uso sem o controle de veterinários. Ele na verdade, é um calmante muito forte, é preciso saber lidar com ele para não ter problemas e sequelas no animal. Já a linha de tratamento homeopática é bem leve e os felinos aceitam bem.
Um grande abraço
|
|
23-02-2005 17:24:05 |
|
|
Bom dia! Tenho dois gatos machos de 1 ano e agora adotei uma gatinha de 2 meses. Os gatos machos passam a noite toda miando, em volta da gatinha, e não conseguimos mais dormir! A veterinária nos disse que pode ser também q haja uma gata no cio, e q eles sentem o cheiro há uma quadra de distância. Há algum tipo de tranquilizante que não seja prejudicial à saúde deles, que eu possa dar à noite para q eles durmam? Obrigada,
|
|
07-11-2005 10:25:59 |
|
|
Viviane, não de calmantes pra eles! Se não souber dar pode dar uma parada cardíaca! Recomendo a castração sim, é saudável, evita cancer de utero e mamas, e prostata! Como já trabalhei com animais de rua, a castração pode ocorrer aos 2 meses de vida, sem problemas, não diminue o crescimento, a recuperação é mais rápida ainda! Bianca esse cio precoce não é bom, é meçhor castrar antes de aparecer um problema maior, um cisto, uma piometra. Recomendo que castre os machos tb, pois se eles não tem uma femea por perto, com certeza vão buscar me outro lugar, e isso é um perigo, pois pode ocorrer um envenenamento, uma briga com outros machos doentes! Até ingestão de plantas venenosas pra eles!
|
|
10-11-2005 01:22:10 |
|
|
Minha gata está no cio e está fazendo xixi em vários pontos da casa. Isto é normal nesse período?
|
|
24-01-2006 21:15:16 |
|
|
Oi Eliseu, sim é nomal, ela esta deixando seu perfume para que outros machos a encontre!
|
|
24-01-2006 22:05:39 |
|