Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Glaucia Eiras
De: São Bernardo do Campo - SP
registrado(a): 21-01-2008
|
|
Boa noite!!! Preciso de uma grande ajuda qto ao cruzamento entre raças diferentes,rs!! Gostaria de obter orientação na seguinte questão: posso cruzar himalaios com persas? Por exemplo:
macho ponta creme x fêmea blue tortie & white? macho ponta azul x mesma fêmea? ou os himalaios só podem cruzar com eles mesmos?? Desde já obrigada!!!Esperarei ansiosa pela ajuda!!!!
|
|
08-09-2010 18:25:11 |
|
Glaucia Eiras
De: São Bernardo do Campo - SP
registrado(a): 21-01-2008
|
|
|
10-09-2010 09:44:59 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá querida Glaucia,
Estou n a correria em função de uma exposição que vamos participar, então as vezes demoro um pouco pra responder, mas não tiro o olho do Fórum, não se preocupe.
Bem, sobre sua dúvida: vc pode cruzar himalaias com persas (até porquê himalaia é persa!) mas enfim, pode sim, desde que seja um persa de cor sólida: branco, preto, azul, red, escama de tartaruga, blue torie....o que vc precisa observar é se a federação na qual irá tirar o pedigree da ninhada reconhece o cruzamento de himalaia com persas bicolores, pois algumas, a maioria delas ainda não aceita. Um macho himalaia com uma fêmea cálico (tricolor) resultaria num gato bicolor de olhos azuis, isso é o que lhe digo, é preciso saber se a federação na qual vc é filiada já aceita isso. A preocupação é sempre a seguinte, com este tipo de cruzamento, estaria se criando uma terceira linha de persas e com o tempo os himalaios iriram desaparecer (o que não é o caso dos bicolores). Se puder manter a cruza com himalaia X persa sólido (mesmo que não vá tirar pedigree) acho que é uma boa. Já vi bicolor de olhos azuis , é lindo, maravilhoso, mas foi uma cruza feita fora do Brasil de propósito mesmo, pra estudo, enfim, aqui não vi nada e eu mesma que trabalho com bicolores, não misturo himalais na criação. Cia. do Gato Persa Vetnil, Pet Nutrition, Virbac, Organnact, Kelco, Hill's e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
11-09-2010 19:26:11 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Gostaria de aproveitar , fazer um comentário e até tirar uma dúvida...
Participei um dia inteiro de uma palestra sobre genética felina e quase morri! É muita informação.. rsrsrs....
É o seguinte: meu Princippè é persa com himalaio, é preto (sólido). A mãe dele é azul (sólido) e o pai é seal point. Porém, dizem que quando acasalamos persa com himalaio, os filhos diluem a cor dos olhos por causa do himalaio. Nas exposições, os juízes sempre faziam 2 comentários sobre o meu Princippè:
1. Os olhos estão diluídos. O ideal é um tom cobre bem forte. Ele tem pai himalaio?
2. O corpo está um pouco alongado. O que faz isso é a mistura com himalaio. O pai dele é himalaio?
Porém no geral ele é um gato bom. Não é show, é breeder, mas chegou a ser nominado para Best in Show uma vez.
Seria interessante então evitar a mistura para manter a intensidade da cor dos olhos?
Beijos,
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
13-09-2010 13:11:31 |
|