Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Karen Hiratsuka
registrado(a): 10-01-2010
|
|
Ola, tenho uma gatinha persa castrada de 2 aninhos, eu e meu marido estamos pensando em adquirir mais um gatinho para fazer companhia a ela, mas ao mesmo tempo ficamos com receio de q ela possa ficar meio revoltada e rejeitar ou até mesmo ter brigas entre eles. Alguem ja passou por essa experiencia, como foi? Eu e meu marido estavamos pensando em adquirir um filhotinho macho talvez desperte o lado materno nela e eles se deem bem...será?
|
|
15-03-2010 23:38:03 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Olá, Karen! Tudo bem?
Bom, eu sou uma pessoa suspeita para falar. Acho que toda casa que tem gatos ou cães deveria tê-los sempre em duplas.
Quando meu Princippè chegou em casa, ele morava com 3 cães. Resultado: quando o gato tinha 9 meses, peguei-o fazendo uma disputa com os cães por causa de um osso. Isso mesmo: eles estavam disputando um osso! E obviamente, o gato ganhou!! (é comprovado que nas casas em que cães e gatos convivem harmonicamente, os gatos são líderes naturais)
Ou seja, há uma observação natural por parte do gato. A grosso modo, diria que ele estava perdendo sua personalidade. Por isso decidi dar uma companhia a ele: adotei sua avó materna, a Tetê. Sou sincera em lhe dizer que no início não foi fácil. É como o filho único que ganha o irmão mais novo. Vai haver ciúmes sim!! Hoje, o Princippè e a Tetê finalmente estão começando a ficar juntos!!!!!!!!!!! Mas o Princippè é um caso à parte, que um dia eu conto em outro tópico.
Muitas pessoas que pegam um segundo gatinho, não esperam o tempo do gato. Passam-se 2 ou 3 dias e a pessoa diz que eles não se dão bem. Gente!!! Foram só 3 dias juntos. Temos que dar tempo ao tempo!
Vou deixar uma sugestão pra você, mas lembre-se é apenas a minha opinião. É interessante ouvir mais forunlinos, pois cada um pode acrescentar.
Traga o 2o gato para casa e entre com ele sem o 1o gato ver. Deixe-o fechado apenas em 1 cômodo da sua casa com tudo o que ele precisa: comida, água, caixa sanitária. Deixe o 1o gato sentir que há um cheiro diferente na casa. E quando o 1o gato não se importar mais em saber o que há naquela porta, coloque o gato novo em uma caixa de transporte ou gaiola e faça então a aproximação com o 1o gato solto. Ainda não abra o transporte!!!! Vá mostrando um ao outro na caixa de transporte e o 1o gato solto por vários dias, até você ver que não há mais hostilidade por parte de nenhum gato. Abra o transporte, mas fique por perto!! Deixe os gatos se cheirarem, etc.... e assim por diante. Sem forçar, sem pressa.
Conheço pessoas que conseguiram uma aproximação com sucesso em 3 dias, e outras que levaram meses....
Quanto a acasalarem os dois, não se esqueça de que os gatos são muito seletivos para acasalar, escolhendo cores!! Não é simples assim juntar uma fêmea e um macho e pronto. Eles são seletivos, e muito. Eu teria 2 fêmeas castradas. Sofro muito com os xixis fora de lugar do Princippè. O macho marca tudo!!!!!
Mesmo com todo esse trabalho, eu recomendo ter mais de 1 gato.
Bjo e boa sorte,
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
16-03-2010 10:03:31 |
|
Lenice Raimundo
De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 20-12-2009
|
|
olá boa noite!!! recentemente trouxe para casa uma gata bebê e um gato adulto preto para se juntarem ao meu gato Yan, ja adulto, foi uma semana de muito rosnado por parte do yan e resolvi comprar o feline way que ajudou muito. hoje, apos quase 30 dias a gata lida muito bem com os dois gatos, porem os machos são cordiais uns com os outros, mas é só. não foi uma experiencia tão ruim como achava que seria. valeu a pena!!! boa sorte para vc!!!!
|
|
16-03-2010 18:02:43 |
|
Karen Hiratsuka
|
|
Ola meninas, obrigada pelas dicas e aproveitando gostaria de tirar mais algumas. Valeria qdo vc trouxe o outro gatinho vc o castrou? me disseram que se castrar os machinhos eles param de marcar territorio, será verdade? E pra Lenice os adultos se deram bem com o bebe, algum deles chegou a machuca-la? pois como comentei pretendo pegar um machinho no maximo com 4 meses pra ver se a minha gata não implica com ele... Ah e outra duvida o que seria esse feline way? Beijos e obrigada....
|
|
16-03-2010 22:52:51 |
|
Valeria Veronezi
|
|
Olá, Karen!!
Quando a Tetê chegou em casa ela foi castrada. Por vários motivos: ela é avó do meu gato, tem a doença do rim policístico (PKD), tinha ovários policísticos...
Já o Princippè não é castrado. Na época quando ele veio pra casa, eu fiz um acordo de co-propriedade com a criadora, para ele acasalar com algumas fêmeas dela. Agora, já com 5 anos eu não sei se ele perde a mania de marcar se for castrado.
Mas ainda assim, com todas as dificuldades que eu tive no início do convívio dos dois, não me arrependo! :)
Beijos e boa sorte,
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
17-03-2010 12:34:11 |
|
Vera Vivas
De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
|
|
Prezadas companheiras "gateiras"....
Olha, os machos pra não "aprenderem " marcar território precisam ser castrados com 8 meses, antes de se tornar um adulto....depois, melhora muito quando são castrados o fator marcar território, muito mesmo...uns 90%...mas, mesmo castrado marcam se ficam nervosos, se presentem gatos machos perto ameaçando seu cantinho, se stress com algo! Femeas tbém marcam territorio com borrifos, pelos mesmos motivos, e minhas femas foram castardas com 4 meses.....muito novas!!!!
Um vantagem, o xixi do castrado não tem odor forte, assim, o pouco que ele ainda marcar seus móveis, sai com um água e sabão, sem deixar o cheiro forte de urina do macho "inteiro".
Quanto ter mais de um felino....acho que vale a pena ter uns 2 ou 3....só não façam como eu, não tive "educação" e tou com 7....desta forma, é muito complicado dar atenção, cuidar de todos bem no sentido de escovar dentes, escovar pelos....tem dias que quero, mas como?
Faço o melhor de mim....mas é impossivel!!!!
Assim, estão aqui e ficam todos juntos....mas, um dia, terei sempre felinos....mas poucos!!2 acho o ideal.
Boa sorte a todos. Vera
_______________________________________ www.artcal.xpg.com.br
|
|
17-03-2010 13:23:01 |
|
Carla Begnini
De: Cambé - PR
registrado(a): 01-10-2009
|
|
Oi Vera, sabe que eu sinto uma certa invejinha de vc... também queria ter uns 7 gatos hehehe.... mas deve ser muito difícil mesmo cuidar (bem) de toda a turma. Ao menos 2 vou ter sim com certeza! Só não tenho agora pois vou me casar ano que vem e vai ser problema na divisão dos gatos rsrs pois lá em casa meus pais e irmãos não querem deixar eu levar o Miró... e eu também acho que não seria uma boa para ele que está acostumado com a casa cheia de gente paparicando ele de repente ficar trancado sozinho o dia inteiro num apartamento menor..... enfim, vai ser duro p mim, mas poderei visitá-lo todos os dias. Por isso penso em logo que casar, já levar comigo no enxoval 2 gatinhos novos, assim não ficariam sozinhos....
bjos
|
|
18-03-2010 08:10:56 |
|
Rita Lopes
registrado(a): 08-09-2008
|
|
Oi Vera, comecei com dois. Estamos em quatro. Três machos e uma fêmea. Aprendi que sempre devemos ter números pares. Castrei os meus primogênitos com cinco meses.
|
|
19-03-2010 17:47:56 |
|
Valeria Veronezi
|
|
Olá, Rita! Tudo bem?
Gostaria de saber mais sobre ter gatos pares. No caso de números ímpares eles brigam mais? Como assim?
Vocês tem 3 machos e 1 fêmea. Eles não brigam por causa dela (apesar de serem castrados)?
Gostaria de saber mais sobre essa relação. :)
Beijos mil,
|
|
21-03-2010 09:29:22 |
|
Karen Hiratsuka
|
|
Ola meninas....alguem sabe o que é Feline Way?..a nossa amiga Lenice disse que comprou e ajudou muito no relacionamento dos gatinhos...gostaria de saber mais a respeito, se alguem souber agradeço...miau pra todas!!!
|
|
21-03-2010 23:38:59 |
|
Soraya Nascimento
De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 08-11-2009
|
|
Olá Karen, tenho duas persinhas... uma com 1 ano e 2 meses e, a outra com 5 meses... Trouxe a mais nova pra casa com 4 meses e, a Sophie durante 1 semana ficou diferente mas, não brigaram em nenhum momento, só faziam fuzzzz se estivessem muito perto... rs Repentinamente, elas começaram a se aproximar... em duas semanas já comiam no mesmo potinho, rolavam pelo chão fazendo lutinha, correm uma atrás da outra.... é uma graça!!! a Sophie ficou beeeem mais feliz e ativa depois que trouxe a bb pra cá!!! Há pouco tempo tb estava na dúvida em relação a ter 2 gatinhos, mas agora, te garanto que não vai se arrepender!!! é uma delícia ver eles brincando!!! =)
Quanto ao Feline Way, tb quero saber!!! rs... =)
Bjoos
_______________________________________ Sophie, Persa íris, Persa
|
|
22-03-2010 01:56:19 |
|
Graciane Gil
De: São Miguel do Oeste - SC
registrado(a): 11-07-2010
|
|
Olá amigos... Preciso de uma dica de vcs, tenho um gatinho persa que completou um ano hoje... muito querido e lindo, hehehe, porém, eu estava querendo pegar outra gatinha, mas tenho muito medo que ele não acostume! Estou com uma enorme dúvida, pois tenho medo que ele não goste de ter uma irmãzinha e não seja mais tão feliz quanto é, pois tudo foi sempre só para ele, o carinho a atenção..., nunca precisou dividir nada, então inevitavelmente ele ficou mimado. Por outro lado, penso que ele é tão sozinho e que precisaria de outro gatinho para brincar e dividir as coisas e talvez ser mais feliz. A gatinha que pretendo pegar é filhote e está com dois meses. Estou com receio de tomar a decisão incorreta! O que vcs acham pessoal??? Um grande abraço!
|
|
19-12-2010 19:22:51 |
Última edição por Graciane Gil (20-12-2010 14:36:47) |
|
|
|
Julynelma Araujo
De: Maceió - AL
registrado(a): 28-08-2010
|
|
Olá companheiras forulinas! =) Vou compartilhar um pouco de minha experiencia com meus felinos. Tenho 3 (a Lili de 2 anos, o Ninho de 3 anos e a Nina de 3 meses). O meu 1º foi o Ninho que foi criado como filho unico, mimado e paparicado por todos rs castrei ele com 6 meses e nunca tive problemas com fugas nem marcação de território com xixi, quando ele tinha 2 anos ganhei a Lili que já tinha 1 ano, foram 3 longos meses para pelo menos ele entrar em casa quando ela estava. Com o passar do tempo eles foram se suportando rsrs Ai... Depois de 7 meses juntos cruzei a Lili com outro gato e ela teve filhotes (já contei o drama em outro tópico aqui) sobreviveu apenas 1 de 5 bebes e tive que tirar ela da Lili para mamar em outra gata. Depois de 3 meses trouxe a filhote para casa, a Lili não reconheceu a filha e o Ninho se revoltou como da primeira vez, ai tive que defender a pequena Nina de 2 perigos rsrs no começo teve muita patada e barulho mas hoje em dia o Ninho e ela vivem grudados rsrs brincam o tempo todo mas a Lili ñ quer nem saber da filha =/ Não forço nenhum contato entre as duas, deixo elas se cheirarem a vontade, a Lili já ñ bate mais nela e pasmem! o Ninho defende a pequenina rsrs Acho que aqui em casa o relacionamento em 2 foi razoavel, mas com 3 ta bem melhor. Ahh... Feliway é um produto importado que serve para os gatos ficarem calmos, no Petshop sempre usam p/ a Lili ficar calma na hora do banho rsrs a veterinária me explicou que os gatos sentem o cheiro e ajuda bastante tanto para acalmar, parar de destruir moveis rs, marcação de território e para acostumar gatinhos novos em casa. É isso... qualquer coisa que eu puder ajudar é só postar rs Bjuuuu =*
|
|
19-12-2010 21:21:52 |
|
Graciane Gil
De: São Miguel do Oeste - SC
registrado(a): 11-07-2010
|
|
Pois é pessoal, vou pensar bem ainda, pois continuo com dúvidas! Mas se der certo com certeza pegarei!
Abraços a todos
|
|
20-12-2010 16:35:48 |
|
adriana
registrado(a): 18-05-2006
|
|
Oi pessoal!
Respondendo as dúvidas, Feliway é um produto importado, que é a imitação de um feromônio que os gatinhos liberam quando se esfregam nas coisas (e as vezes pessoas, rs), para demarcar que ali é um lugar seguro e sem estresse.
Esse produto pode ser em spray ou difusor (para colocar na tomada) e promete acalmar os bichanos durante o transporte, mudanças, queimas de fogos, demarcação de território, novos membros na casa etc...
Minha Daiane tem problemas com transporte, para ir ao petshop tomar banho ou ao vet. Eu comprei o spray que pode ser aplicado diretamente na caixa de transporte 15 min. antes de colocá-la dentro.
Achei muito salgado o preço (acho que paguei uns 80,00 pelo frasco),mas ainda não testei para saber o resultado... Espero que seja bom, pelo preço...
Pelo que li, no caso de introdução de um novo gatinho, o indicado é o difusor, que fica vaporizando no ambiente. Vou ver se coloco algumas informações da bula para tirar mais dúvidas...
Bjs,
_______________________________________ ..^ ^.. (=';'=) Bjoks, Daiane & Adriana. >º<
|
|
21-12-2010 07:05:29 |
|
Paula Heckmaier
registrado(a): 10-10-2010
|
|
Oi Karen, eu acho ótimo vc ter mais de um gatinho. Eu tenho 5. Cada um chegou em uma época e eles nunca brigaram. São 4 machos e uma fêmea, todos castrados. Nos primeiros dias eles podem ficar um pouquinho desconfiados, mas passa rapidamente. Os meus logo no início já fizeram amizade com o novo membro da família. É bom pq um faz companhia para o outro. Espero que de tudo certo Bjs
|
|
21-12-2010 08:06:47 |
|
Edlene Viana
De: Fortaleza - CE
registrado(a): 19-02-2011
|
|
Ola...
Tenho 2 gatinhos e acredito q sempre dois gatos é melhor do que um. Os meus são amigos brincam bastante, fazem companhia um a outro...muito lindo de ver. Chegaram no mesmo dia, mas de lugares diferentes e de idades diferentes, mas nunca brigaram. Amo demaissss.
Bjosss
|
|
23-02-2011 21:23:17 |
|
Fabiana Cassiano
De: Guarulhos - SP
registrado(a): 03-11-2008
|
|
Olá pessoal! Na verdade os gatos, assim como seu antepassados selvagens, são animais solitários e vivem muito bem assim. Porém, na sociedade moderna é muito comum uma casa possuir mais de dois gatos e eles conviverem muito bem também. Claro que depende muito da personalidade do gato, ás vezes mesmo depois de meses e meses uma gato ainda não aceite um companheiro, enquanto tem outros que aceitam facilmente.
_______________________________________ Estudante de Medicina Veterinária FMVZ - USP
Amor aos gatos em primeiro lugar
Meus amores: Misty, Naná, Nicky, Austin e Rubi
|
|
24-03-2011 15:38:50 |
|