Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá forunlina Julynelma,
A ração de filhotes deve ser utilizada para gatas prenhes e as lactantes porque contém maior teor de proteínas, necessários para a formação do leite e também para que os filhotes tenham bom desenvolvimento. Pode -se utilizar a ração de adultos também, porém no caso de usar ração d adultos , é preciso complemntar com mais suplementos a alimentação, então: - ou damos uma ração de filhotes de primeira linha (qualidade indiscutível) - ou oferecemos ração de adultos de primeira linha (qualidade indiscutível) mais complementos vitamínicos
A Sopinha da Roseli contém frango, o que leva a pensar que estamos oferecendo proteína pra ela. Mas a ração seca é muito importante.
A gravidez é um período onde a mãe fornece aos filhotes tudo o que tiver em termos de proteínas, cálcio, vitaminas, é como uma mulher oferecendo aso seu filho na barriga. Portanto, é muito importante manter a imunidad eo mais alto possível e não podemos descuidar da saúde das gravidinhas, neste caso eu particularmente invisto em alimentar a gata quantas vezes ela quiser e dar o que ela quiser, ou seja, pela manhã dou peito de frango desfiado, seguida de Sopinha, seguida de ração seca com vitaminas, normalmente coloco o Nutraligic pra imunidade e mais o AminoCanis na ração, que elas adoram, mas também uso outros como Aminomix, Organew, Organnact Cat, vario! Durante o dia, deixo claro, a ração seca à vontade, mas ofereço mais peitinho de frango. ... e assim vai!
A otite pode ser transmitida aos filhotes sim, então vc deve continuar cuidando da gata, claro tentanto evitar que estresse, mas de qualquer forma é necessário cuidar. Quando os filhotes estiverem com mais ou menos 15 dias vc começa verificr os ouvidinhos pra ver se estão rosinhas ou começando a ficr com pequenos pontinhos de sujeirinha, neste caso vc já pode começar a limpar levemente o ouvidinho deles pra ajudar a proteger contra os ácaros. Quando limpar o ouvido da mãe, imediatamente, lava e as mãos e use álcool antes de pegar em filhotes para não levar ácaros para eles.
O período de gestação é de 60 dias, entretanto gravidez como a Vera disse varia entre 63 e 65 dias. Essa variação se dá porque algumas gatas contam a gravidez a partir do primeiro dia de cruza e outras , do último, por isso não é matematicamente exato.
Exemplo prático: Se a gata cruzou do 1 de junho ao dia 3 - vc tem que fazer as duas contas:
primeiro caso - contando do dia 1º de junho com mais 60 dias, ela criaria dia 1º de agosto, mas isso pode dar uma variação em função da troca de lua, então se houver mudança de lua no dia 2 ou 3 por exemplo, é mais provável que ela crie nestes dias e não extamente dia 1º.
segundo caso - contando do dia 3 de junho com mais 60 dias, ela criaria dia 3 de agosto, mas do mesmo jeito tem a variação lunar que neste caso se mudar dia 4 ou 5, a gata poderá criar nestes dias.
então se fizer a conta desde o primeiro dia que ela cruzou que foi dia 1º mais toda a explicação, teremos um total no primeiro caso de 63 dias e neste segundo caso de: 65 dias.
Entendeu o porquê de dizermos entre 63 e 65?
Vamos fazer a conta de sua gata: Cruzou dia 16 de julho, mas creio que deve ter cruzado 3 dias, então cruzou desde o dia 14 até o dia 16 certo?
- contando do dia 14 de julho com mais 60 dias, ela criaria dia 14 de setembro, mas isso pode dar uma variação em função da troca de lua, a lua muda dia 15 para lua crescente, então ela pode criar entre dias 14 e 16.
- contando do dia 16 de julho com mais 60 dias, ela criaria dia 16 de setembro, mas isso pode dar uma variação em função da troca de lua, a lua muda dia 15 para lua crescente, e depois dia 23 para lua cheia então ela pode criar entre dias 16 e 23, mas acho pouco provável uma data tão longa, do dia 16 até 23 são 7 dias e se contarmos dia primeiro dia de cruza (14 de julho) ficaria meio longo, daria quase 70 dias, veja não é impossível, mas é mais certo que seja na primeira troca de lua.
Pela minha experiência vou dar um chute e se acertar vc me manda um pirulito depois (hehehe) acho que sua gatinha cria dia 17 de setembro. Vc por fvor poste aqui uma mensagem! Bom, acho que deu pra dar uma esclarecida.
Cia. do Gato Persa, Vetnil, Virbac, Hill's e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!
Abraços
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|