Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Allyson Hissashi
De: Contagem - MG
registrado(a): 21-01-2010
|
|
Olá,
Recentemente eu e minha esposa adotamos 3 gatinhos persas, 2 irmãozinhos (Íris e Demian de 2 anos) e 1 amiguinho (Tigor de 1 ano e meio) e sempre foram criados juntos. Na semana que chegaram eu achei os irmãos meio amuados e chamei a veterinária que diagnosticou um início de pneumonia, ja fiz o tratamento e melhoraram muito, já estão levados e correndo o tempo todo, porém a Iris que é bem menorzinha ainda fica com o narizinho escorrendo de vez em quando.
O tratamento deles foi assim : Amoxicilina 12/12h durante 10 dias (1ml para o Demian e 0,6ml para a Iris) Meloxivet 1 comprimido no primeiro dia e 1/2 comprimido no segundo e terceiro dia somente pra Iris Bisolvon xarope 5ml 1x por dia durante 5 dias e como estavam com remela também foi receitado Biamotil colírio 12/12h durante 10 dias
Como a veterinária ja verificou que estão curados gostaria de saber vitamina C eu tenho que comprar/dar para mantêlos sem gripar mais e qual o período certo de dar a eles. Estou na dúvida se posso comprar vitamina C comum em farmácia mesmo.
Obrigado. Allyson e Léa
|
|
31-01-2010 11:12:37 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Forunlinos Allyson e Léa,
Bom, como não sou veterinária, vou dar só a minha opinião, ok? Vc poderá utilizar a VITAVET C da Vetnil, que é vitamina C para uso veterinário ou também poderá usar o CEWIN, comprado em farmácia. Desde último vc poderá dar 10 gotinhas na água ou 5 direto na boca. O uso da vitamina C deve ser por um período de 30 dias ou nos casos graves 60 dias e depois deve-se parar um ou dois meses, pois ela apesar de ser ótima, como tudo que é excessivo, não faz bem, então cuidado e atenção!
Cia. do Gato Persa, Vetnil, Pet Nutrition, Virbac, Hill's e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
31-01-2010 21:07:35 |
Última edição por Cia. do Gato Persa® (31-01-2010 21:08:06) |
|
|
|
Allyson Hissashi
|
|
Oi Roseli, obrigado pela resposta, Mas agora a pouco (2/2/2009 - 18:00) tive uma grande surpresa, a Iris entrou em trabalho de parto e teve 3 filhotinhos, infelizmente 1 deles morreu pois ela não tirou da placenta e eu não estava em casa para ajudar e como acho que é o primeiro parto dela ela deu a luz na caixinha de areia, por sorte minha esposa chegou em casa quando ela tinha acabado de dar a luz ao segundo filhote e tirou e colocou em uma toalha, o terceiro ela deu a luz em cima da toalha também.
Eu e minha esposa nem sabiamos que ela estava prenha, adotamos os 3 a pouco e como disse anteriormente ela acabou de sair de um tratamento de inicio de pneumonia.
Como eu era marinheiro de primeira viajem agora piorou, eu não sei como proceder com filhotinhos, não sei se posso pegá-los e como devo proceder com a Iris, ela ja está comento e tomando água e está com a bundinha toda suja. Posso lavá-la ? posso pegar nos filhotes ?
Ela ainda não se juntou a eles para eles mamarem. o que eu faço ? Socorro!
|
|
02-02-2010 19:58:03 |
|
Vera Vivas
De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
|
|
Olá Allyson,
Sim, voces coloquem estes felinos todos juntos, de preferencia num local sossegado, numa caix de papelão, por exemplo, grande , forrada com cobertores, ou uma toalha de banho felpuda....deixe-os quietos , sem mexer muito neles...felinas não gostam que se mexa com filhotes...podem rejeitá-los.
Deixe-os muito quietos que a mãe vai cuidar deles.Ela sabe o que fazer e ela própria se limpa tbém, etc.....Deixe perto dela agua fresca, comida(provávelmente hoje ela não vá comer), e eu dava leite diluido em 50% de água pra minhas gatas amamentando....muitas vezes fazia até um mingauzinho com creme de arroz, adoçado com mel...elas comem, gostam....e parece que dão mais leite.
Agora observei que sua gata esta comendo...estranho isso, em geral cuidam primeiro da ninhada...a minha não comia nada no primeiro dia de mãe!!!
Observe e veja qual vai ser a dela....evitem pegar filhotes...ela pode deixá-los e não cuidar...ai, voces terão que fazer a alimentação pra cuidar deles.
Boa sorte Vera
_______________________________________ www.artcal.xpg.com.br
|
|
03-02-2010 19:25:47 |
|
Allyson Hissashi
|
|
Olá Vera, obrigado por responder,
Eu peguei a caixa de transporte e forrei com 2 toalhas felpudas e coloquei em um lugar tranquilo e isolado dos 2 machos, eles queriam entrar na caixa também, coloquei os bebês na caixa e mostrei pra mãe deles onde estavam, ela entrou e eles ja procuraram as tetinhas dela para mamar, mais tarde eu ouvi o barulhinho deles tentando mamar, deixei mamãe e bebês isolados. Ela só sai da caixa para se alimentar e fazer as necessidades, mas estou com uma preocupação, ela parece não ter leite, apertei as tetinhas dela mas não saiu nada, e apesar do biquinho das tetinhas estarem maiores não aparenta ter nada de leite, ela está muito magrinha.
Comprei a ração Royal Canin Kitten 34, que é indicada para gatas gestantes e em lactação, mas estou realmente preocupado com essa questão de parecer que não tem leite. Os filhotes estão quietinhos, não estão chorando como se estivessem com fome. Tem alguma forma correta de ver se tem leite além de apertar as tetinhas ? ou alguma forma correta de apertar ?
Minha gatinha comeu bem ontem, normalmente pra falar a verdade que no caso dela é comer muito pois ela é esfomeada, eu estava dando a sopinha de verduras+peito de frango que ela adora, hoje vou fazer mais e continuar dando paralelamente à ração. Aparentemente ela está cuidando deles.
Desculpe as imensas mensagens, mas como sou marinheiro de primeira viagem fico com muitas dúvidas.
|
|
03-02-2010 19:38:37 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Forunlinos Allyson e Léa,
Não tive como responder antes, ainda bem que já te socorreram! Também estamos com muitas gatas grávidas e isso toma tempo! Se sua gatinha está comendo é ótimo sinal, o peito de frango que vc dá, pode dar umas 3 ou 4 vezes por dia, porque ela precisa muito de vitaminas pra se fortalecer já que no caso dela, já estava meio fraquinha e os bebes tiram muito de proteínas e vitaminas. Pra vc saber se os bebesinhos estão mamando, pese-os, ou seja, pese pela manhã e depois a tarde e veja se engordaram, os bebesinhos nessa fase engordam cerca de 10 gramas por dia, caso não estejam engordando , é preciso ver se tem algo errado. Pra apertar as tetinhas, não aperte na ponta da tetinha, aperte da base pra ponta, na base mesmo onde está cheinho na pele vc aperta ali e sobe até a ponta da tetinha, aí verá se tem leitinho. É bom mantê-la isolada dos machos porque ela pode se estressar. Uma dica, compre tapete higiênico em pet shop e coloque no local, porque a mãe limpa os filhotes, mas eles fazem xixi o tempo todo e os panos ficam úmidos, fazendo com que os gatinho ou a mãe logo tenham fungos. Outra coisa o mel ajuda a mãe a se reerguer depois do parto entãovc pode dar por uma semana pra ela umas gotas, coloque no seu dedo e dê pra ela, ela vai lamber. isso ajuda a dar mais energia. Outra coisa, coloque as vasilhas de água e ração bem pertinho dela pra ela não ter que sair e ficar muito tempo fora. Se ela estava comendo muito antes era por causa dos filhotes, as gatas grávidas, comem o tempo todo o dia todo, e muitas delas querem alimentos extras durante o dia...é bom dar pois elas sabem oq ue fazem. Vai nos escrevendo e contando sua trajetória
Cia. do Gato Persa, Vetnil, Pet Nutrition, Virbac, Hill's e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
04-02-2010 08:55:00 |
|
Vera Vivas
De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
|
|
Olá... Bem Roseli já falou tudo.....uma coisa: Se os filhotes tiverem fome, gritam feitos loucos....então, pode estar tranquilo se isso não acontecer....é porque estão mamando!!!
Tá tudo certo nos demais pocedimentos...é mante-los tranquilos.....e muito reforço aliemntar pra mother cat!!!!
Qquer coisa, estamos aqui...eu, não posso vir todo dia, mas venho sempre e lendo sua mensagens vou procurar ajudar.
Boa sorte Vera
_______________________________________ www.artcal.xpg.com.br
|
|
06-02-2010 09:00:10 |
|