Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Regiani Morales
De: Santo André - SP
registrado(a): 10-10-2009
|
|
Pessoal, boa tarde! Alguém sabe alguma coisa sobre abscesso perianal? Meu gatinho amanheceu hoje com uma mancha roxa e aparentemente ele estava com muita dor. Só percebí quando o ví lambendo a região sem parar. Levei-o no Vet imediatamente e ele fez um tipo de drenagem e saiu uma quantidade enorme de pus marron, horrível. Agora está uma ferida e ele recomendou lavar com bastante soro. Não estou encontrando mais informações sobre isso para me ajudar a entender melhor da onde vêm isso e quais são os riscos. Att. Regiani
|
|
09-12-2009 14:03:14 |
|
Denise Gonçalves
De: SBC - SP
registrado(a): 30-10-2007
|
|
Oi Regiani... olha, específicamente sobre abcesso perianal não tenho conhecimento, mas sobre feridas, com casca meio grossa, o que uma vet me disse é que a casca tem que ser removida, senão cria pus embaixo e a infecção pode se alastrar para a corrente sanguinea rapidamente, o que pode ocasionar infecção generalizada... quando surgiu uma ferida por aplicação de injeção subcutânea com antibiótico em uma gata minha a vet retirou a casca - e é dura de tirar - ela fica grossa, dá até dó de forçar, mas ela disse que é importante retirar as cascas que forem criando, e passar o Vetaglós - que é pomada cicatrizante... ela até me disse que seu não conseguisse tirar era pra levar na clínica que ela retiraria pra mim, até a ferida fechar...
|
|
10-12-2009 12:07:19 |
|
Regiani Morales
|
|
Oi Denise, Obrigada por responder. Tinha sim uma casca, mas o Vet tirou no dia que o levei, e tinha tanto pus, tanto pus que enxarcou duas fraldas de pano. Agora a ferida está limpinha, mas meio funda ainda. Duas veses por dia eu limpo com jato de soro (ele esbraveja mas eu fico firme..rs..rs..). Só que o Vet disse que esse abscesso pode voltar, o que me deixou bem preocupada. Estou pesquisando na Internet para ver se acho algo, mas não encontrei nada específico ainda. Abraço/Regiani
|
|
11-12-2009 09:00:15 |
|
Vera Vivas
De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
|
|
Prezada Regiane,
Pelo que relatas se trata abcesso por "entupimento" das glandulas perianais....se for isso, tive uma gatinha que teve tbém, foi preciso "esvasiar" várias vezes....usei furanil spray como antisséptico...e Flotril por 5 dias. Depois, minha gata nunca mais teve o problema."chorava" na hora da limpesa!
Boa sorte.
Vera
_______________________________________ www.artcal.xpg.com.br
|
|
11-12-2009 13:40:25 |
|
Regiani Morales
|
|
Oi Vera, tudo bem? Me parece que é isso mesmo, porém o Vet não soube me dizer porque acontece essa inflamação das glandulas. Fico me perguntando se não pode ter sido um trauma ou uma picada de inseto, porque ele adora brincar no jardim e sempre têm bichinhos na grama, tipo formigões ou aranha. Estou preocupada, porque hoje ele amanheceu muito jururu, só quer dormir. Estou dando dorless e também outro que me fugiu o nome, mas acho que ele ainda está com dor. O bom é que ele continua se alimentando normal. Êta como eu fico aflita com esse filhinho.... abraço/Regiani
|
|
11-12-2009 15:28:13 |
|
Vera Vivas
|
|
Olá querida,
Não se preocupe tanto....não, o problema é fisiológico mesmo, não é causado por agentes externos...deixe seu bichinho continuar brincando no jardim.
Voce verá que vai ficar bom em uns 15 dias, é meio demorado...é uma "região" pouco asséptica e com isso, fica mais dificil curar rápido.
Bom fim de seman.
Vera
|
|
12-12-2009 08:24:48 |
|
Regiani Morales
|
|
Vera, O Miró estava reagindo muito bem nesse abscesso, mas ontem (sabado) ele amanheceu muito triste e se escondendo pelos cantos. Achei estranho e fui examiná-lo e qual minha surpresa quando ví que o outro lado também está afetado pelo mesmo "entupimento". Quase desabei, porque ele sofreu um bocado quarta passada, principalmente porque ele fica extremamente estressado quando vai ao Vet e amanhã (segunda) vou levá-lo novamente ao Vet para fazer o procedimento agora do outro lado. Estou muito preocupada por ter que sedá-lo novamente em tão pouco tempo. Você sabe se existe algum risco em sedá-lo novamente? Abraço/Regiani
|
|
13-12-2009 19:58:28 |
|
Vera Vivas
|
|
olá Regiani.. Ah, meu Miró de olhos azuis....era o gato mais lindo do mundo.....hoje olhei muitas fotos, que saudade...
Bem, seu Miró.....desculpe, ontem não pude olhar o forum(hoje talvez minha resposta não TE adiante mais) minha mãe está doente...bem, não é nada bom dar muitos sedativos de forma seguida....os felinos são sensíveis....mas bons vet sabem dosar e levar mais numa boa....quer saber de uma?
Minha felina, eu mesma "esvaziei" por duas vezes suas glandulas.....eu pegava uma gase , colocava numa vasilha água morna com algumas gotas de alcool, e ia molhando a gase e fazendo compressas no local....ai, depois, calmamente ia com a gase entre os dedos, fazendo leve pressão...e ia saindo pús.....numa boa, com a gatita no meu colo...ela miava um pouco, reclamava....depois, passava furanil e pronto....
Não precisou de anestesia desta forma.....agora, não sei o estado de gravidade do abcesso do seu Miró.....Precisa avaliar da necessidade do procedimento no vet.... Boa sorte Vera
|
|
14-12-2009 14:24:04 |
|
Regiani Morales
|
|
Oi Vera, Leveu o Miró e o Vet não quis sedá-lo, nem tambpouco fez algum procedimento, porque pelo pouco que o Miró permitiu que ele visse ele achou que com os remédio e eu lavando duas vezes ao dia já vai resolver. Fiquei de voltar na quinta se não melhorar. Agora, isso de fazer compressas achei interessante, só que como o Miró está com dor, quase não consigo mexer lá. Aliás, quando o trouxe de volta do Vet, acho que le ficou tão contente porque ele não sofreu que ficou todo carinhoso, ficava passando pela minha perna pra lá e pra cá e pedindo colo, se pendurando na minha perna. Esses momentos são raros porque o Miró é muito na dele, mas quando acontece fico curtindo que até me atraso pro trabalho..rs.rs.. Hoje quando chegar em casa vou tentar cortar um pouco dos pelos que envolvem a região do abscesso para eu conseguir limpar melhor. O que me alivia é que ele embora meio tristinho, está se alimentando bem. Abraço/Regiani
|
|
14-12-2009 14:52:47 |
|
Vera Vivas
|
|
Regiani,
Ótimo!!Tava meio preocupada de seu felino receber novas "sedadas".
Vá com calma, tente fazer o que falei, não é dificil ....deite o Miró de barriga pra cima no seu colo e aos poucos faz compressa, um chumaço de algodão envolvido em gase(fica bem macio) depois aperte um pouco e o pus pula longe(tire seu rostinho da reta...risos).
Sabe, fiz assim, porque em cça tive muitos fufúnculos doloridos...e só esvazia-los aliviava. Meu pai, um homeme extremamente carinhoso, fazia desta forma, a compressa pra amolecer e depois expremia.....
bjos Vera
|
|
15-12-2009 07:37:45 |
|
Regiani Morales
|
|
Oi Vera, tudo bem? Sabe que estou novamente precisando de um help! O Miró está muito bem do abcesso, os dois lados praticamente já sararam. Só que há alguns meses atrás apareceu um calombinho nas costas dele, meio pra direita, não é muito duro. Até já postei sobre isso em outra ocasião. Na época levei ao Vet e dei Flotril e compressas quentes durante uma semana. O calombinho se foi. Agora, logo depois que ele está ok do abcesso, o calombo voltou, igualzinho antes. Será que o remédio que dei para o abcesso (Baytril - mesma composição do Flotril) pode ter ocasionado a volta do calombo? Pela lógica deveria ser o contrário.... Sei lá, mas fico muito preocupada com a saúde dele... Abraço/Regiani
|
|
21-12-2009 13:18:04 |
|
Vera Vivas
|
|
Oi Regiani,
Bem, "calombinho"....tive uma gatita que teve e o VET achou qua alguém jogou algum objeto nela.....pancada!!!!
De outra vez, outra teve um nódulo no local de uma injeção...
Fóra isso!!!!Não sei, caroço que aparece não some e volta no mesmo local...ou volta? Minha querida, não sei ajudá-la neste caso.
Tomara se resolva logo ....preocupa.
Vera
|
|
21-12-2009 14:03:33 |
|
Regiani Morales
|
|
Pois é, também estou preocupada. Aliás, vou esperar passar as festas e estou com vontade de levá-lo na clínica Sr. Gato, bastante elogiada no forum. É um pouco longe para mim, mas acho que vale a tentativa, marco de sábado. O Miró se estressa tanto em ir ao Vet que se fosse uma criança ia ser daquelas que têm que "arrastar" ao pediatra..rs..rs... Ele mia, rosna, avança no Vet e nos auxiliares como se fosse uma fera selvagem. Aí eu pego ele no colo e ele se acalma... é fogo!!!! Obrigada/Regiani
|
|
21-12-2009 15:33:09 |
|
Denise Gonçalves
|
|
Oi Regiani, td bem? e seu gatito, está melhor? Olha, eu tive uma experiência ruim com o Baytril injetável... uma gata minha tomou uma injeção dele e teve uma reação... criou uma ferida de tamanho razoável, e a vet teve que tirar a casca pq tinha pus e para a ferida fechar tem que tirar a casca e o pus até a ferida fechar... esse calombinho no seu gatinho, é um caroço ou é uma ferida? pode ser reação à injeção... uma amiga me disse que os vets até evitam injetar o Baytril pq ele é muito espesso - por isso as constantes reações...
|
|
23-12-2009 12:48:36 |
|
Regiani Morales
|
|
Oi Denise, boa tarde! Então, ele está bem, mas o calombinho resiste. Não é ferida, é interno e nas costas mais para o lado direito. Dá para pegar com a ponta dos dedos e a concistência é firme, mas não muito dura. O baytril que dei foi em comprimido, mesmo assim obrigada pela dica. O esquisito é que quando apareceu esse calombinho pela primeira vez, após as compressas quentes orientadas pelo Vet, ele desapareceu. Passado alguns meses o calombinho reapareceu igualzinho, o que está me deixando bem preocupada. Como citei na outra nota, vou marcar em outro Vet depois das festas de final de ano. Ví que vc também é do ABC, eu o levo costumeiramente no Hospital Dr. Hato em Santo André. Gosto de lá, infraestrutura perfeita, limpeza impecável, preço muito bom, mas dos Vets que já passei lá o que atendeu melhor foi o Dr. Adriano. Os demais, na minha humilde opinião de proprietária apaixonada são muito frios. Bem, vou dando notícias.... Obrigada/Regiani
|
|
23-12-2009 14:51:46 |
|
Denise Gonçalves
|
|
oi Regiani, bom dia!!! eu tbém levo no hospital do Dr Hato, sempre passava com o Dr André Gatti, mas infelizmente ele não trabalha mais lá... ele gosta muito de gatos, e fez especialização com o Dr. Archivaldo... fiquei meio sem opção... da última vez q fui lá foi pra levar minha cachorra, e passei com o Dr Roberto... mas, adivinhe: em cima da mesa dele livros, fotos de estruturas ósseas, de órgãos - tudo sobre cães... já levei meus gatos no hosp modelo em s.andré - Dra Clívia... ela é bem atenciosa, e dá pra ver q gosta muito de gatos... examina direitinho, mas confesso q confiava mais no Dr André... Me falaram muito, muito bem de outra vet em s.andré que se chama Kênia, mas é um pouco mais longe pra mim... se vc quiser passo o endereço e fone pra vc... acho q a Dra Luciana da clínica Sr Gato deve ser excelente, mas para quem mora no ABC seria bom ter uma opção tbém por aqui... espero que seja só um cisto no seu bichinho... abçs, continue dando notícias...
|
|
24-12-2009 13:00:37 |
Última edição por Denise Gonçalves (24-12-2009 13:11:15) |
|
|
|
Regiani Morales
|
|
Denise, boa tarde! Se você puder me passar o contato dessa Vet que te indicaram (Kênia), eu agradeço. Não custa nada tentar. O Miró está bem, o calombinho parece até que diminuiu, mas ainda está lá. Então devo levá-lo ao Vet logo no incío do ano. Abraço/Regiani
|
|
28-12-2009 14:13:52 |
|
Denise Gonçalves
|
|
Oi Regiani, td bem? só pude responder agora pq tô sem micro em casa... o fone da Kênia é 4452-5154... abçs
|
|
04-01-2010 12:12:51 |
|
Regiani Morales
|
|
Olá, bom dia a todos do Forum!
O Miró, depois de 6 meses, apresentou entipimento das glândulas perianais novamente. Ele sofre, eu sofro, enfim, peço a Deus que seja a última vez. O levei sábado passado na clínica Sr. Gato e A-D-O-R-E-I o atendimento da Dra. Kelly e da Dra Luciana. Trataram o Miró e a nós (eu, minha mãe e meu marido) muito bem, parabéns a essas profissionais que verdadeiramente amam os felinos. Bem, o Miró está muito bem medicado, mas minha preocupação com esses abscessos teima a não ir embora. Abraço.... Regiani.
|
|
19-07-2010 09:41:17 |
|
Vera Vivas
|
|
Ola Regiane,
Como já postado, estes problemas perianais voltam sim, o tratamento é o que já descrevemos, não tem segredo:Esvaziar , limpar com furanil, e se a dor for muita, um antiinflamatório alguns dias!!Mas geralmnte não é preciso. Boa sorte Vera
|
|
19-07-2010 13:48:34 |
|
Regiani Morales
|
|
Vera, boa tarde! A Vet disse que há a possibilidade de cirurgia para retirar essas glandulas se começar ocorrer entupimento com frequência (embora seja a última opção). Você já ouviu falar sobre essa cirurgia? Abçs/Regiani
|
|
19-07-2010 14:02:40 |
|
Vera Vivas
|
|
Sim Regiani, já ouvi falar na cirurgia, mas em casos extremos....tenho uma gatinha com este problema, ela tem 6 anos, e eu mesma controlo...quando vejo que está com "problemas", esvazio às bolsas apertando com gase embebida em água morninha, bem quentinha, e depois passou furanyl spray....tem vezes que preciso repetir o procedimentos vários dias, com muito cuidado pra não apertar d+ e dar hematomas.
Boa sorte,
Vera
|
|
19-07-2010 16:59:26 |
|
Regiani Morales
|
|
Vera, bom dia!
Quando percebo esse problema no Miró, normalmente já está uma ferida. Na sua gatinha também forma uma ferida? Nele fica redondinha, do tamanho de uma moeda de 1 centavo (+ ou -) e então duas vezes ao dia limpo bem com agua morninha e depois spray também. Antiinflamatório porque ele "reclama" muito de dor e meu coração aperta. Como eu sofro para dar comprimido, a Vet fez de um jeito tão fácil (parecia fácil), o pegou por trás do pescoço (como as gatas fazem com os filhotes) e puxou para cima, abriu a boca dele, colocou o comprimido na garganta dele com a maior calma e deu uma coçadinha no papinho dele.Pronto! Aí fui fazer em casa e estreguei meia dúzia de comprimidos e ganhei uns arranhões..... êta Miró Morales!!!!!!rs..rs... Agora ele sarou, está tudo bem, mas tenho uma dó imensa quando esse abscesso volta.... queria solucionar isso....
Abraços/Regiani
|
|
02-08-2010 10:21:21 |
|
Vera Vivas
|
|
Olá Regiane,
Olha, sei da cirurgia, dizem que resolve....nos humanos tbém acontece entupimentos em glandulas "semelhantes", mas é raro e os médicos só operam em casos extremos....Minha gatinha fica sim, com uma pequena ferida, mas tem 2 anos que não aparece o problema!
Quanto a medicação, dar comprimidos, meus felinos faço exato como seu Vet fez....e agora, após anos sendo medicados, basta jogar o remédio na boca que engolem..."ELES sabem que se não engulirem na primeira, vou a n...... vez, mas vão tomar!Dai, seres inteligentes, ficam com a mais "racional " escolha. Tomam na primeira tentativa!!!Risosssssssss
Boa sorte querida, não se preocupe tanto com problemas que são fáceis de solucionar.
Bjos Vera
|
|
02-08-2010 13:31:33 |
|