Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Denise Tomiatti
De: São Paulo- SP
registrado(a): 02-07-2009
|
|
Olá pessoal do Fórum Felino! Sou nova integrante deste fórum e, como todos os outros participante, apaixonada por gatos. Tenho um gato persa, o Sookie, de 9 meses e que a 3 meses segue uma rotina semanal de idas a clínicas veterinárias e laboratórios. Fico muito atenta a qualquer sinal de mudança em meu gatinho, então, quando vi que seu olho esquerdo estava mais escuro, corri levá-lo a vet que cuida dele. Ela examinou e sugeriu que procurasse um oftalmo. Quase morri... No dia seguinte, o oftalmo foi até a veterinária e diagnosticou uveíte (a inflamação) e catarata. Passou colírio de corticóide por uma semana até o retorno. Disse nunca ter visto um caso semelhante ainda mais em filhotes. Depois de umas duas semanas, o outro olho começou a inflamar também e lá estava catarata, dá-lhe colírio nele ... Bem, só o colírio não foi o suficiente e o vet prescreveu corticóide oral mais o colírio. Como o vet disse que aquilo tudo deveria ter uma causa, sugeriu exames: ultrassom, emograma completo e, mais tarde, FIV, PIF e FELV. Na realidade, o Sookie fez exame dos 9 agentes virais e deu a negativação de todos. O ultassom deu normal, mas eu notei algumas alterações no emograma, que o vet disse ser consequência dos medicamentos. A catarata passou a ser, segundo ele, reabsorvida pelo olho. O esquerdo não tem quase nada, apenas pontinhos brancos bem pequeninhos. Já o direito apresenta um montão do que parece clara de ovo e, segundo ele, tb está sendo rebsorvida, mas acho que está demorando muito. Paramos com os corticóides e passamos a pingar Still. O Sookie odiava esse colírio e espirrava qdo eu o administrava. Quando tudo estava entrando nos eixos, o vet diz que o Sookie estava com um sangramento recente (hemorragia vertical???) e que ou o colírio causou aquilo, ou ele é hipertenso! E dá-lhe colírio de corticóide! Só sei que estou sentindo certo desinteresse da parte de vet oftalmo. Ele parece mais perdido do que eu, então, vi aqui no Fórum alguém que mencionou o DR. Luis Leon. Vou agendar uma consulta e torcer! Preciso de uma luz!!!
_______________________________________ Bjinho a todos!! Denise;) denise_tomiatti@yahoo.com.br http://www.flickr.com/photos/sookiedede/
|
|
08-07-2009 06:25:05 |
Última edição por Denise Tomiatti (08-07-2009 06:29:48) |
|
|
|
argemiro
De: Florianópolis
registrado(a): 30-07-2006
|
|
Olá Denise...Posso me intrometer? Além da especialidade felina, outra minha especialidade é oftalmologia. Não sei, acho que o colega está tratando seu gato da melhor maneira que pode. Mas posso dar algumas sugestões: 1) Tem que fazer os testes virais. Estes tu já fez... 2) Tem que ver a possibilidade de diabete juvenil ou congênita. Que acho que isto tu já deve ter investigado. 3) Uma coisa que vi, relendo meus livros, é que a catarata pode ser congênita. E toda catarata congênita parece ter característica hereditária...Considerar a castração, nesses casos, pode ser uma boa atitude. 4) Muitas cataratas em filhotinhos de gatos podem estar relacionados com alimentação com substitutos de leite ou com alimentação a base de carne, que pode levar a um hiperparatireoidismo nutricional secundário e hipocalcemia. Não sei que tipo de alimentação ele teve, mas deve ser investigado. Resumindo, investigar glicemia em jejum; doença hormonal (hiperparatireoidismo nutricional secundário). Outra parte desse resumo, é que se a catarata for congênita, tem que talvez pensar que não vai poder se reverter a situação, infelizmente. Outra pergunta, o exame de PIF feito foi o por DNA?? Seria interessante o do Genoa, que é por DNA, não sei qual foi o realizado...Abraço Denise.
_______________________________________ Argemiro Luciano dos Passos - médico veterinário clinicabiofilia@gmail.com al2passos@gmail.com 48-3348-7001 48-9961-5154
|
|
08-07-2009 19:26:09 |
|
Denise Tomiatti
|
|
Olá Argemiro! Primeiramente, obrigada pela sua atenção! Como disse os exames virais foram feitos e negativados, graças a Deus! Perguntei por diversas vezes ao vet se havia a possibilidade do Sookie ter diabetes pois, li sobre isso na net ao pesquisar matérias sobre as doenças dele e suas causas. Ele me garantiu que não, já que os gatos não possem uma certa enzima que não sei dizer qual é. No entanto, não fizemos exame algum... Quanto ao substituto alimentar, vou investigar no gatil onde o comprei.Na primeira consulta com o oftalmo, perguntei o porquê da catarata e ele disse que provavelmente era congênito, pelo Sookie ser filhote e sugeriu que após o tratamento tópico com o colírio, faríamos a cirurgia, que depois se mostrou desnecessária já que a catarata estava sendo reabsorvida pelo olho. Sexta-feira, dia 10/07, temos uma consulta com o Dr. Luis Leon Cyon e levarei as suas dicas de exames para melhor investigação das possíveis causas do problema.Espero que consiga um diagnóstico mais concreto e um tratamento mais direcionado com colocações coerentes como as suas!!!O exame da PIF foi feito no laboratório Genoa, foi por DNA. Argemiro, onde vc atende? Vc não é de São Paulo, né? Obrigada pelas suas sugestões e pela atenção!!! Um grande abraço...
_______________________________________ Bjinho a todos!! Denise;) denise_tomiatti@yahoo.com.br http://www.flickr.com/photos/sookiedede/
|
|
08-07-2009 21:32:19 |
Última edição por Denise Tomiatti (08-07-2009 21:47:56) |
|
|
|
Denise Tomiatti
|
|
Ah! Esqueci de falar que logo vou castrá-lo... O intestino anda preguiçoso e a Cláudia, a vet que cuida dele, prefere esperar até que se regularize. Hoje ela pediu que eu desse a ração Royal Intestinal misturada a que ele costuma comer (IAMS). Ele virou mocinho e tem dado leves mordidas em meus braços, mãos e rosto com grandes e ininterruptas lambidas!!! Preciso acelerar o processo...rsrsrsrsrs!!!Sookie é um gato ativo, brincalhão (embora enxergue pouco com o olho direito), comilão e muito carinhoso!!! Abração...
|
|
08-07-2009 21:46:26 |
Última edição por Denise Tomiatti (08-07-2009 21:47:39) |
|
|
|
argemiro
|
|
Oi Denise...Não eu sou de Florianópolis. Pelo que ouço falar, o Dr. Luiz Leon é um ótimo oftalmologista veterinário, pode confiar, sem trocadilhos, "de olhos fechados"...O que ele disser é lei. Mas acho que um examezinho de diabetes, a glicemia com fita em jejum de 12 hs é rápida, barata e tira dúvidas, pelo menos. Mas a visão do outro veterinário é primordial, ele deve saber o que está falando, pois a catarata por diabetes tem uma forma determinada, deve ser isso que ele viu. Bom, boa sorte com o Sookie, mantenha informado a todos por aqui...Um grande abraço.
_______________________________________ Argemiro Luciano dos Passos - médico veterinário clinicabiofilia@gmail.com al2passos@gmail.com 48-3348-7001 48-9961-5154
|
|
08-07-2009 23:09:41 |
|
Denise Tomiatti
|
|
Oi Argemiro! Amanhã vamos a consulta com o Dr. Luis Leon! Assim que tiver novidades comunico a todos do Fórum... Abraços! Torçam por nós!!!!
|
|
09-07-2009 09:43:56 |
|
Denise Tomiatti
|
|
Olá a todos! Fomos hj a consulta com o Dr. Luis Leon. Ele disse que o caso do Sookie é congênito ou hereditário com certeza. Examinou e, enquanto o fazia, explicava tudo. Explicou-me como funcionam os olhos e os perigos de qualquer doença neles, já que um problema possivelmente leva a outros maiores. Sookie tem uma má formação em todo o globo ocular. Sua retina nem é vascularizada... o cristalino está achatado, já que muita proteína foi derramada. Não há o que fazer! Ele enxerga muito pouco de ambas as vistas. Disse que não é para eu ficar triste (como se fosse possível), já que ele veio para casa assim e foi perdendo um pouco mais da visão com o passar do tempo. Ou seja, Sookie já possuía baixa visão de filhote nunca enxergou 100%. Disse que ele não ficará depressivo ou tentará se matar (tudo isso com um bom humor, é claro!), pois os animais são irracionais e que meu gatinho lindo nem liga pra cegueira e nem entende minha tristeza... Gostaria de agradecer ao Dr. Argemiro aqui do Fórum pela atenção e pelas dicas e também ao Dr. Luis Leon, que foi mega atencioso! Eu recomendo este vet para todos os interessados. Ele é excelente!!! Sookie necessita, segundo o vet, do meu amor, carinho e dedicação. Tentei de tudo para que Sookie não ficasse cego, mas não há o que fazer. Mesmo assim, sou feliz por tê-lo em minha vida! Quando o comprei, vi muitos gatinhos, eu queria uma fêmea na verdade, mas sei que Sookie tinha que ser meu. Nós nos escolhemos. Com certeza, se pudesse voltar atrás, o teria escolhido de novo!!! Um grande abraço
|
|
10-07-2009 15:23:51 |
Última edição por Denise Tomiatti (10-07-2009 15:25:25) |
|
|
|
argemiro
|
|
Show de bola, Denise...Teu exemplo é de emocionar e tem que ficar como exemplo. Parabéns. Como digo, o Sookie é especial para pessoas especiais. Quantos não o teriam excluído de suas vodas, até de uma forma cruel por ser cego?? Parabéns mesmo, tua dedicação é de emocionar. Obrigado pelo aprendizado.
|
|
10-07-2009 16:54:10 |
|
Rita Lopes
De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
|
|
Denise é interessante ver que gatos especiais tem protetores especiais como vc. E que tudo que temos que fazer para ajudá-los, fazemos sem sofrimento.
Conheço uma gatinha cega que quem não sabe, não percebe.
Porque depois de se acostumar ao local e aos móveis transita sem problemas e com ajuda dos bigodes e dos sons circula muito bem pela clínica.
Acho que se desde bebê ele já tinha uma deficiência agora será mais fácil se adaptar a nova situação.
Só cuidado para ao mudar as coisas de lugar e parabéns pela sua maneira de aceitação.
|
|
11-07-2009 23:14:41 |
|
Denise Tomiatti
|
|
Olá Rita! Quem não sabe que Sookie não enxerga nem percebe também, embora o olhinho esquerdo não tenha brilho algum e haja muita catarata, (algo semelhante a clara de ovo cozido). Ele até que se movimenta bem pelo apartamento, mas como ainda é filhote, gosta de correr e brincar e daí, já viu acaba trombando com tudo... Eu já sabia que amava gatos, mas depois dessa experiência, tive certeza absoluta que os amo, sem reservas ou condições. Sookie tem a mesma importância na minha vida que tinha quando o trouxe pra casa! Agora, acho que ainda mais, pois sei que mesmo não me enxergando, ele ativa outros sentidos, para me reconhecer e demonstrar como é feliz em estar ao meu lado! E sabe que isso é recíproco... Tomo muito cuidado com meu filhote: acordo de madrugada, junto com ele para acompanhar a alimentação, o xixi e o cocô... feito mãe, sabe? Não quero que se machuque ou sinta-se perdido pela noite. Sei que muitos dirão que sou maluca, que ele vai só guiado pelos outros sentido, mas sou feliz por acompanhá-lo e deixá-lo saber que estarei sempre por perto, que estarei sempre ao seu lado! Obrigada pela sua mensagem Rita!
|
|
12-07-2009 14:14:45 |
|
Denise Tomiatti
|
|
Ah! Esqueci de falar... Desde que Sookie apresentou esse problema, tenho me comunicado com o dono do gatil, até porque precisava de várias informações, já que a catarata e a uveíte poderiam ter várias causas. Então, ontem recebi um e-mail do Ferraz, dono do gatil, dizendo que ele providenciará um irmãozinho bem dócil para Sookie, um gatinho para fazer companhia, brincar e fazer muita bagunça enquanto eu trabalho!!! Rsrsrsrs... Fiquei mega feliz com a idéia! Assim o meu filhote não vai se sentir só nenhum minuto... A ninhada nasce no final de agosto! Será que Sookie vai gostar? O meu amor é imenso, sempre caberá mais um gatinho... mas não quero que ele se sinta substituído, porque ele é insubstituível!!!
|
|
12-07-2009 14:26:03 |
|
Rita Lopes
De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
|
|
Sempre sou a favor de mais um gato dentro dos limites de cada pessoa. Eles se cuidam, fazem companhia, brincam, brigam e dormem juntos como anjinhos.
Mas......sempre tem um mas.
As vezes o gato é muito ciumento e possessivo com o dono. Ou não gosta de gatos.
A dificuldade é maior com gatos que sofreram traumas, mas também pode ser genético como o Principè da Valéria.
Antes leia alguns tópicos do site do Dr. Pet. Vale a pena. Aqui em casa ajudou muito e depois de UM ANO posso dizer que estão todos adaptados!!!!
E vivendo felizes.
No começo é normal uns fuuuuuuttttssss e uns haaaaaã, mas a sua conduta é fundamental.
Leia alguns tópicos aqui do forum sobre adaptações.
|
|
12-07-2009 23:10:26 |
|