Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Cirurgia e bolas de pêlo    
Autor
Mensagem Páginas: 1
marcelo

De: Caxias do Sul/RS
registrado(a): 28-04-2006
Olá Pessoal,

Venho aqui para contar a vocês o que aconteceu com o meu gato, o Diego. Não sei se alguém acompanhou ou lembra dos meus primeiros tópicos aqui no fórum, onde relatava que ele vomitava além da ração, algumas bolas de pêlo. Na época que escrevi, era porque eu dava levedura de cerveja e ele vomitava a ração que havia comido antes.
Sempre os escovei, tanto o Diego quanto o Bruno, e nunca tiveram problemas com isso, deixam e ligam o “motor”.
Na quinta-feira o Diego teve que ser operado devido uma obstrução da válvula que liga o intestino delgado com o grosso.
Os vômitos estavam cada vez mais freqüentes, já estava racionando a ração, para ele não ter comida a vontade, pois sempre foi guloso, porém não adiantava muito... e era visível que ele ficava chateado e triste com os vômitos.... Mesmo lendo e sabendo que normal não era, os vômitos sempre eram acompanhados com bolas de pêlo, assim achava que ele estava apenas expelindo-as.
Acordava no meu da noite ouvindo-o forçando o vômito e levantava correndo para ajudá-lo. Após limpar o que saia, ia atrás dele, sempre em um canto da casa encolhido.
Consulta ao veterinário e ele já ficou internado, fez raio x com contraste para verificar o fluxo interno, e o mesmo parava sempre na divisa dos intestinos. Fez este exame via oral, descendo o líquido pelo estômago e depois como enema, também parando após passar por todo o intestino grosso.
A cirurgia foi na quinta-feira a tarde, hoje (sábado) pela manhã trouxe-o para casa, porque não estava bebendo água e nem leite. Após verificar toda a medicação que ele tem que tomar, tanto os antibióticos, como as vitaminas, e o outro remédio para curar as lesões causadas no estômago e no intestino, devido a força que fazia quando vomitava, ele chegou em casa e a primeira coisa que fez foi tomar água. Foi um momento de felicidade por ver que ele queria mesmo era vir para casa. Mesmo na clínica indo todos os dias vê-lo e levar as coisas dele e do irmão para sentir o cheiro de casa, não era a mesma coisa.
Neste momento ele está aqui do meu lado dormindo com a cabeça apoiada na almofada, e um corte na barriga de +/- 15cm. O que obstruía o intestino já foi para o lixo, eram pêlos de cor bege e cinza (dele e do irmão).
O que se fala e tanto se repete, ração de qualidade, escovar com freqüência, banho, malte e graminha, TUDO ISSO É NECESSÁRIO. De tudo isso a única coisa que não fazia era a grama, que ao invés de comerem, sentavam no vaso ou então cavocavam a terra no melhor estilo cachorro de ser. rsrsrsrs.
Hoje, agradeço por o meu gordo, que não é mais tão gordo assim :(  ter sobrevivido a cirurgia e rezo para que ele se recupere bem. É visível a melhora apenas por estar em casa, e como todo pai zeloso e coruja, já estou cercado de cuidados para que isso se mantenha.
Quis fazer este relato apenas como forma de desabafo, já que não é fácil ver o seu gato ou seu cachorro, enfim se animal de estimação, que na verdade com os cuidados que temos com eles, os consideramos como “filhos e amigos”, sofrendo e nos olhando como quem quer dizer, “me tira daqui e me abraça forte”. Isso e todo o restante, o deixar na clínica, ficar em casa e não ouvir mais seus miados de conversa ou então seu enroscar nas pernas pedindo carinho, e sobre tudo recuperando-se de uma cirurgia que, não sabemos o porque que realmente uma criaturinha tão pequena teve de sofrer, mesmo com todos os cuidados que damos.
O que posso dizer, é que agora ele está bem, ainda dorme (rsrsrsrs), após uma semana vamos fazer revisão, e os cuidados de antes, agora serão dobrados.

Abraços,
MARCELO

18-04-2009 18:23:09

Bruna Marques

De: São Paulo - SP
registrado(a): 14-12-2008
Marcelo, que susto hein?!
Fiquei sensibilizada com seu relato e me identifiquei com sua preocupação e amor pelos seus bichanos!
Que bom que ele está se recuperando, a gente se alegra em vê-los bem e saudáveis!!
Abç e não se sinta sozinho, aqui compartilhamos os mesmos sentimentos pelos nossos gatinhos!

18-04-2009 23:42:57
Última edição por Bruna Marques (18-04-2009 23:43:15)    
Regiane Reb

registrado(a): 30-11-2008
Ola Marcelo,

Fiquei bastante emocionada com seu relato e imaginando tudo isso que você passou, estou torcendo por vocês !

Tenho certeza que no seu proximo relato as notícias serão das melhores possível!!

Abraços.

19-04-2009 18:39:59

Rita Lopes

registrado(a): 08-09-2008
Oi Marcelo, obrigada pelo seu relato. A um mês atrás tive o meu Napoleão com intoxicação e vomitando.

Depois de uma semana que já não vomitava ele parou de comer bem (ele é uma draguinha e bate um prato de pedreiro) e quase não brincava e eu não tropessava nele como de costume (minha sombra).

Uma madrugada ele vomitou um tubo grande e duro, bem duro. O tamanho era de um Tampax ( e não OB).

Não sabia o que era e quando fui desmanchar vi que era pêlo branco do irmão.

Depois voltou a comer e até agora não parou........Tinha perdido 1,5kg e já recuperou uns 2kg.

É muito bom saber que existem exames que podem detectar essa obstrução.

Tenho certeza que ele vai recuperar logo com tanto amor ( o amor e cama do dono são bons remédios).

E se ele puder tomar dê a vitamina Super Gatos para ele, que além de dar uma levantada, também abre o apetite.

21-04-2009 09:51:18
Última edição por Rita Lopes (21-04-2009 09:52:14)    
marcelo

Olá Pessoal,

Obrigado pela preocupação de vocês e pelas palavras de apoio.
No domingo tive que entrar com outra medicação para baixar a febre, ele estava muito triste e quieto, além dos 39,7 de temperatura.
Hoje já está melhor, come sozinho, e já sai pela casa caminhando como de costume, sua temperatura está em 38,5. Aos poucos parece que está recuperando os hábitos que tinha... lavar o rosto após comer, ficar circulando pela cozinha enquanto faço alguma coisa, porém só os miados ainda não saíram...
Como todo pós-operatório ele está quieto e se locomovendo devagar, às vezes fico olhando para ele deitado na poltrona, e digo para mim mesmo, “oh meu velhinho”, pois está dormindo com uma manta ao redor do corpo (aqui em Caxias do Sul a temperatura baixou muito nestes dias, chegou a 10º).
Na segunda-feira comprei a ração Prescription Diet a/d da Hills, ele adorou e está indo sozinho comer e beber água.
Rita, quanto ao “tubo” vomitado pelo seu Napoleão, o Diego também vomitava esses tubos de pêlo, porém o que obstruiu o intestino, não foi possível de ser expelido, que ao invés de subir pelo estômago, acabou descendo e alojando-se na divisão dos intestinos.
Quanto a suplementação vitamínica, estou dando a ele NUTRIFULL Cat, da Organnact, além do restante da medicação receitada pelo veterinário.
Na quinta-feira ele voltará à clínica para revisão.

Abraços,
MARCELO

21-04-2009 18:19:51

Bruna Marques

registrado(a): 14-12-2008
Oi,Marcelo!
Acredito que o Diego logo se recuperará por completo, tenha certeza que seus cuidados e amor são fundamentais!!Pós-operatório até pra gente é difícil,né?Abç!

22-04-2009 13:37:31

marcelo

Pessoal olá, venho com notícias...

O Diego foi para a clinica na quinta-feira para a revisão da cirurgia e já veio para casa sem os pontos. Tive que mante-lo sob medicação devido uma inflamação do corte, porque ele não conseguia ficar sem o colar elizabetano que acabava lambendo o corte.
Compressas de água quente e mais a medicação a cada 24h e hoje ele já "novo em folha" rsrsrsrs. Mas ainda tenho que deixa-lo com o colar durante o dia.
Hoje vou leva-lo para a revisão de novo.
O dia a dia dele está como antes, ração, água, banheiro, brincadeiras sozinho e com o irmão.

Abraços,
MARCELO

27-04-2009 13:26:09

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.