Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Camila CB
De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 29-08-2008
|
|
ola, queria pedir ajuda de voces, ja que algumas pessoas aqui tem tanta experiencia com gatos...
tenho um gato sem raca, que chegou la em casa bem bebezinho. tirando uns probleminhas que teve ha pouco tempo, ele é bem saudavel. tem vacinas, anti verme, tudo ok.
a veterinaria que cuida dele veio com uma proposta de adocao de 2 gatinhos que ficam perto de onde ela trabalha. os gatos sao super fofos e tem um temperamento otimo. fiquei com pena de estarem abandonados la, correndo o risco de morrerem a qualquer momento por alguma maldade e estou pensando em adotar...
so que eles tem 1 ano +/- os 2...
e fiquei pensando se nao poderiam ter aids ou leucemia felina e transmitir pro meu gato saudavel. o exame é caro (160 rs cada um!). ela disse que nao precisa, que eles sao saudaveis. inclusive castrou os 2 pra serem adotados e eles se recuperaram sem nenhum problema.
se eles tivessem alguma dessas doencas, teria como saber sem o exame?? nao sei, sintomas...
abs, camila
|
|
01-04-2009 15:04:49 |
|
adriana
registrado(a): 18-05-2006
|
|
Oi Camila!
Olha quando eu conversei com a vet da Daiane sobre adoção de gatinhos de rua e lendo os tópicos do fórum, entendi que alguns gatinhos podem sim ter doenças bem graves e não apresentar sintomas durante toda a vida...
O que acontece é que se eles tiverem alguma doença e seu gatinho estiver com a imunidade baixa, pode sim haver a transmissão.
Vamos esperar para ver as repostas do nossos amigos mais experientes, mas na minha opinião, acho arriscado dizer que são saudáveis apenas pq foram castrados e se recuperaram sem mais problemas...
Bjks, Dri.
_______________________________________ ..^ ^.. (=';'=) Bjoks, Daiane & Adriana. >º<
|
|
03-04-2009 08:23:45 |
|
Bruna Marques
De: São Paulo - SP
registrado(a): 14-12-2008
|
|
Oi,Camila, tudo bem? Assim como a Adriana, também já tive a oportunidade de conversar com veterinários sobre isso e, pelo que entendi, realmente há grandes chances desses gatinhos, principalmente aqueles que não têm um acompanhamento e controle, terem essas doenças. A questão dos sintomas e sua manifestação varia muito porque depende da imunidade do gatinho, do tipo de vírus, etc. No caso da leucemia felina (meu gatinho é positivo), a transmissão, dentre outras formas, pode ocorrer até pelas tigelinhas de comida e água (ou seja, é muito fácil a contaminação). Seria legal se pudesse testar o seu gatinho e os outros, mas sei como o exame é caro pois tive que fazer no meu duas vezes - aí acredito que daria pra se ter mais certeza se eles poderiam conviver juntos ou tomando os cuidados pra não haver contaminação (o que eu acho muito complicado pois gatos interagem uns com os outros, no mesmo espaço é difícl separar tigelas de água e comida, etc).Já vi relatos de pessoas que adotaram gatinhos positivos para Fiv e Felv e eles vivem super bem, sempre reforçando a alimentação, dando vitaminas, interferon, etc. O meu, graças a Deus, eu tenho feito o que posso para continuar a mantê-lo saudável e impedir que a doença se manifeste. Converse de novo com a vet e analise, veja suas possibilidades - sei o quanto o coração aperta na hora em que a gente vê esses gatinhos, mas é como certa vez a Dra. Mitika, da USP, me escreveu: a melhor forma de se prevenir essas doenças, se o seu gatinho for saudável, é não permitir o contato com gatos de origem desconhecida. Abçs!
|
|
04-04-2009 09:39:35 |
|
Rita Lopes
registrado(a): 08-09-2008
|
|
Oi Bruna, depois de uma semana sem acessar o forum vi que o resultado do segundo exame foi positivo para Felv.
Mas vi muitos casos em que a doença não se manifestou. Coragem. Você já fez bastante estudando e pesquisando sobre o assunto.
Oi Camila vc pode achar caro o exame agora, mas vc não se perdoaria se houvesse uma contaminação. Outra coisa: cada gato representa um custo de R$60,00 por mês, entre ração, areia e outras coisinhas.
Acrescente uma doencinha e outra por ano (diarréia, vermes, gripe etc) e veja se vc não tem como bancar os exames, vai ter para bancar os três?
Fiz a loucura de adotar o terceiro gato sem fazer teste nos três, mas hoje consciente do que pode acontecer, não faria isso de novo.
|
|
06-04-2009 17:52:51 |
|
Camila CB
|
|
oi! obrigada pelas respostas. foi uma grande ajuda.
o gatinho fez os testes e deu negativo - ainda bem! : )
ela (a vet) levantou a possibilidade entao do meu gato ser portador... nao sei, acho que nao. ele veio la pra casa bebezinho e nunca teve contato com outro gato...
o pretinho entao esta garantido de ganhar uma casa. so vai depender da reacao do dono da casa.. mas ele convivia com um cachorro sem problema. acho que nao é antisocial, nao. a tigradinha ainda nao sei. 3 gatos me parece uma bagunca!
beijos, camila
|
|
06-04-2009 18:11:01 |
|
Rita Lopes
registrado(a): 08-09-2008
|
|
Quanto a bagunça, tanto faz dois como três, O trabalho tambem é o mesmo.
Agora a adaptação tem métodos que depois de ler achei muita frescura e achei que devia apresentá-los.Rs,rs,rs,rs
Tranquei um em cada quarto e fui ler o manual de novo.
Deu certo hoje apesar de umas rusguinhas eles se amam e acredite deu certo.
A primeira impressão é a que fica, por isso muita técnica no começo.
Para mim ajudou e muito....
http://www.caocidadao.com.br/artigos_gatos.php?id=323
http://www.caocidadao.com.br/artigos_gatos.php?id=338
Hoje quando pego o Cori (o último adotado) a brigar com o Napoleão (o terrível hiperativo, curioso e bricalhão) dou bronca e imediatamente ele para de morder e começa a lamber. é um barato.
|
|
06-04-2009 18:25:35 |
|
Bruna Marques
|
|
Rita, obrigada pela força!!!Semana passada enviei um esfregaço sanguíneo do Zeus via SEDEX pra Dra. Mitika examinar, ela achou interessante fazer e como o exame é simples e relativamente barato eu resolvi tentar, só estou a espera do resultado...Tenho acompanhado sua luta com o Bartô e torço muito por vcs! Camila, pelo que eu entendi um dos gatinhos para adoção deu negativo, não é?Isso é ótimo!Mas veja com sua vet essa probabilidade do seu gato ser portador, para que vc fique mais tranquila...abçs!
|
|
06-04-2009 18:34:59 |
|
Camila CB
|
|
oi!
isso mesmo. o gato preto que quero adotar deu negativo nos exames.
a gata tigrada vai fazer ainda. mas ela ainda esta se recuperando da castracao.
o bigode (meu gato) acho que vou fazer o exame tambem. mais por desencargo de consciencia que qualquer outra coisa.
agora....
a adaptacao, que a rita (muito bem) lembrou vai ser um capitulo a parte... ai ai.. guardei bem o link que ela indicou. to torcendo pra dar certo. o bigode é bem bobao e se da bem com outros bichos (ate agora so cachorros). e o pretinho foi escolhido porque parece que é um doce.. no lugar onde ele morava, sempre acolhia os gatos novos e mostrava comida e protegia dos outros. ele merece ser adotado... : )
essa coisa de aids e leucemia felina realmente é chato.. uma amiga ia adotar um gatinho que morava no predio dela que ela se apegou muito. muito fofo ele. nao pode porque ela tinha +2 gatos e o novo tinha felv. ficou super triste, mas acabou achando uma casa pra ele e hoje ele esta super bem tratado sendo paparicado pelo novo dono!
|
|
07-04-2009 13:12:26 |
|
Bruna Marques
|
|
Oi,Camila! Faça o exame no Bigode sim, vc ficará mais tranqüila, e se Deus quiser dará negativo! A adaptação é questão de tempo e paciência, a experiência que tive com outros gatinhos me mostrou que eles estabelecem meio que uma "relação hierárquica" entre eles,rsrsrss Vai dar tudo certo, fique tranqüila!Abçs!
|
|
07-04-2009 20:11:58 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Forunlinas,
Pra quem quer adotar, a melhor coisa é fazer exames, porque não sabemos por onde este novo amigo andou, como vivia. Claro que aqui no Fórum todo os amigos querem o melhor para os gatinhos, mas realmente exame é uma coisa muito boa a ser feita. Pra vcs terem uma idéia, quando um criador compra um novo gato, normalmente (pelo menos o protocolo é este) deixa o novo gatinho isolado dos que já são do plantel e faz exames principalmente para PIF, isso porquê de qualquer forma apesar deo gatinho ter vindo de um gatil, se acontecer algo, acontecerá neste período em que o gato está isolado e o criador não coloca em risco toda sua criação.
Cia. do Gato Persa, Vetnil e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
07-04-2009 20:19:02 |
|