Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Marcia Scheiner
De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 12-03-2007
|
|
Boa tarde, Roseli e amigos :
Gostaria de saber se existe algum tipo de ração especifica que combata oxalato de calcio. Após quase 1 ano de luta com tratamentos fitoterápicos com meu gatinho Guga de 2 anos, ele precisou se submeter a uma cirurgia prara a extração dos cristais, comprovadamente de oxalato de calcio. Sei que existem rações que combatem a formação de estruvita. Soube que não existe nenhuma ração que combata ou previna o oxalato, mas a minha vetrinária sugeriu a MATURE da RC. Já fiz uso da Urinary ( que não melhorou em nada seu estado ) , e atualmente ele está comendo a EXIGENT. Alguma idéia ? Abraços a todos !
|
|
26-03-2009 12:30:18 |
|
marisa
De: Santo André - SP
registrado(a): 24-08-2006
|
|
Olá, a mature é ótima, pois tem menos proteína que as normais. A renal da royal também é dada pra gatinhos que precisam evitar o oxalato.
Os cristais de oxalato, diferentemente dos de estruvita, se desenvolvem em meio a urina ácida, portanto, a ração urinary não é recomendada, pois acidifica a urina.
Outra excelente é a persian 30 da royal, que contém componente para alcalinizar a urina. Os persas tem tendência em desenvolver cristais de oxalato, pois acidificam a urina
Na parte de publicações do site da royal canin( www.royalcanin.com.br) fala sobre a persian 30 e os cristais de oxalato
beijão
|
|
27-03-2009 18:01:44 |
|
Rita Lopes
De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
|
|
Pesquisando sobre rações vi este tópico sobre a Mature S/O e resolvi pesquisar.
A situação lá em casa é complicada, porque o Bartô tem cristais de estruvita e de oxalato. Então não posso nem acidificar e nem alcalinizar a urina.
Descobri que a Mature S/O serve para os dois tipos pois ela apenas aumenta o fluxo urinário. Também dá uma emagrecida porque tem mais proteína.
Tô experimentando
|
|
23-06-2009 13:10:48 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Forunlinas Meninas,
Existe também a ração K/D da Hills que indicada nas seguintes situações: - doença renal - doença cardiovascular - cistina e urolitíase de urato - doenças do trato urinário - doença hepática
Cia. do Gato Persa, Vetnil e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
23-06-2009 14:25:04 |
|
Rita Lopes
|
|
OI Roseli, obrigada pela resposta. é tudo que tá acontecendo com o Bartô. Que não constatou lipidose hepática, mas mostra uma alteração no ultrassom de gordura no fígado.
Vou experimentar.
|
|
24-06-2009 18:14:18 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Roseli procurei nos grandes Pets e não achei. Será que tá em falta? É importada, né?
Mas os outros não podem comer também?
A Mature tô misturando e os outros parecem mais saciados. Tão bem gordinhos.
|
|
24-06-2009 19:06:22 |
|
David
De: São Paulo
registrado(a): 02-02-2006
|
|
a k/d da hills tá em falta sim, nao se acha ela atualmente no brasil a unica alternativa é a renal da royal canin , mas ja vou te avisando 10 em cada 10 gatos odeiam essa racao.
_______________________________________ ------------------------ David Esquivel ------------------------ Fidel http://www.catster.com/?231740
Krystal http://www.catster.com/?351079 ------------------------
|
|
24-06-2009 21:14:40 |
|
argemiro
De: Florianópolis
registrado(a): 30-07-2006
|
|
Olá...A royal Mature S/O é muito boa mesmo. Não gosto muito da Exigent, os gatos amam, mas ela, na minha experiência, já associei com problemas urinários. Pode ser só um chute, mas já vi muito gato ter problema urinário e que só comiam Exigent. Uma coisinha, Rita, se teu gato tem inflitrado gorduroso no fígado, é bom dar uma pesquisada, se ele toma muita água, em diabetes, que pode dar infiltrado de gordura no fígado...Já vi isso acontecer, como única alteração. Glicemia em jejum de 12 hs ou mesmo dosagem de frutosamina, que é uma glicose ligada às hemácias. A glicemia normal pode alterar com estresse do gato na coleta...Não é agourar, mas é melhor tratar antes do que descobrir tarde, por isso, no tópico do PKD falei disso, faço exames preventivos em Persas na clínica. Um abração...
_______________________________________ Argemiro Luciano dos Passos - médico veterinário clinicabiofilia@gmail.com al2passos@gmail.com 48-3348-7001 48-9961-5154
|
|
24-06-2009 22:05:28 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Argemiro, obrigada pela resposta. Em março fiz um exame completo na USP. Hemograma+plaquetas+função renal+função hepática+glicemia.
A dúvida era de diabetes. Ele é um gato de 1 ano e nove meses. E fora a função renal (2,1-56) um pouco alterada o resto estava tudo bem.
Ele era muito forte e um pouco gordo, não parecia doente. Sempre foi de beber bastante água desde bebê e de ter uns vômitos quinzenais ou mensais (líquído amarelo). Hoje eu sei que já eram sintomas.
Aí em novembro veio a cistite. Fazia muito xixi e as vezes ia na cx e não fazia nada. Mas sem sangue ou dores. Aí em vez de fazer um exame de urina e ultrassom abdominal a vet deu sete injeções de Flotril. Em janeiro o nódulo apareceu com uma ferida do lado (casca grossa e preta).
Então levei a Dra Luciana que suspeitou de sarcona, que foi confirmado em fev.
Daí para frente tudo descompensou por causa da químio (3 seções) e do stress da cirurgia(cortaram meio gato).
Você acha que a glicemia pode ter dado negativa, porque ele tava muito estressado? Ele sempre fica muito estressado na USP. Muito cachorro e muita espera e até fucinheira para coletar o sangue foi usada.
O estado dele tem melhorado bastante e está comendo bem, tomando bastante água e segurando o xixi dentro do normal (umas quatro horas). Ele já ganhou peso, tinha emagrecido 2kg. Está terríííííível. Mimado e exigente. E como nunca deixou de ser (até nas piores horas) dominador.
Tô dando todo dia 2ml de Metiocolin Composto e fluído terapia de 100 ml agora a cada três dias. Além de 2ml da vitamina SupreGatos quase todo dia.
A ração comecei a semana passada e não sei quanto tempo para fazer diferença. Ainda tenho que misturar com a Iams, se não ele não come.
Vou repetir os exames dia 16 de julho. Como devo pedir o exame de glicemia? e da função hepática, o normal?
Obrigada pela atenção
|
|
29-06-2009 12:45:16 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Forunlina Rita,
A ração K/D da Hills está em falta no Brasil, mas é por um momento. Me parece que dentro de mais uns 45 a 60 dias já estará de volta! Quando vc comprar esta ração e colocr par ao Bartô, caso os outros gatos venham a comer não há risco algum. Apesar dela ser uma ração com indicação para determinadas doenças, não há problema dos outros beliscarem!
Pra amenizar o problema do paladar exigentíssimo dos gatos que não gostam da ração URINARY, pode-e fazer uma sopinha a base de chuchu cenoura e um pouco de frango e colocar a rção misturada no momento de servir. Vale lembrar que é pra colocar uma pequena porção, já que o gato tem mais é que sentir o gostinho da sopinha e a ração seca vai junto nessa história. Isso ajuda a minimizar o sabor dela que não é muito palatável !
Cia. do Gato Persa, Vetnil e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
30-06-2009 16:06:50 |
|