Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Para quem possui gatos SRD    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Victor Adib

De: Natal - RN
registrado(a): 01-03-2009
Olá pessoal do fórum!!! Encontrei esse artigo e achei interessante. Muita gente acha que cria gatos vira-latas, mas, na verdade, estão crianado uma legítima raça brasileira.

"DE VIRA-LATA A RAÇA PURA

Reconhecido como raça no Brasil, o Pêlo Curto Brasileiro prepara-se para se tornar o primeiro gato nacional com reconhecimento internacional.

Ele é o popular gato de rua, habitante de nossos telhados, praças e jardins, que virou um ilustre felino reconhecido como raça há 10 anos pela Federação Brasileira do Gato, sediada no Rio de Janeiro - RJ.

Tudo começou em 1985, graças à idéia do criador Paulo Ruschi, na época presidente da Federação. Seu projeto teve como base o trabalho realizado por ingleses e americanos que transformaram gatos de rua em gatos de raça, surgindo, assim, o British Shorthair (Britânico de Pêlo Curto) e o American Shorthair (Americano de Pêlo Curto); e na observação de que o nosso gato tinha tipologia típica, merecendo, portanto, reconhecimento e seu próprio padrão rácico.

Começava então, no mesmo ano, a batalha. Comissões de três a quatro criadores, que se entusiasmaram com o projeto, foram organizadas para analisar as características em comum de nossos bichanos e estabelecer um padrão para eles. Em uma pesquisa desenvolvida no Ceará, Rio de Janeiro e Porto Alegre foram cadastrados cerca de 40 gatos. Os criadores percorreram as ruas e relataram em súmulas o tipo dos gatos: forma do corpo, cabeça, patas, nariz, focinho, pelagem, olhos, cauda... "Foi uma surpresa. A despeito da distância dessas cidades havia uma similaridade enorme entre os gatos analisados", comenta Ruschi. Das similaridades extraiu-se o padrão da raça que foi denominada de Pêlo Curto Brasileiro. Na época, foi feita divulgação em jornais do Rio de Janeiro e aos associados da entidade em âmbito nacional, esclarecendo sobre o reconhecimento da raça e convocando as pessoas, que tivessem um gato desses, para retirar seu registro inicial junto à Federação ou em postos previamente estabelecidos.

Foi solicitado também o reconhecimento da nova raça à World Cat Federation, entidade à qual a FBG é filiada, sediada na Alemanha e representada em 17 países. Sua presidente, Annelise Hackmann, esteve no Brasil, viu os gatos e participou de uma reunião sobre o assunto com os dirigentes da FBG. O padrão foi examinado na Alemanha. Em 1994, o gato foi reconhecido como Keltic Shorthair, raça que provém dos antigos gatos europeus (chamada de European Shorthair, em outras entidades), pois julgaram semelhantes as características de ambos."

Leiam a continuação do texto em: http://familiapet.uol.com.br/gatos/raca ... ileiro.htm

09-03-2009 16:55:00
Última edição por Victor Adib (09-03-2009 16:55:40)    
adriana

registrado(a): 18-05-2006
Já não era sem tempo!

Se os gatos de rua europeus e americanos hoje são considerados raças puras, porque não nossos queridos pelo curto brasileiros!?

Já decidi: de hoje em diante, eu não os chamo mais de SRD! (rs)

[]s, Dri.

09-03-2009 17:07:42

Rita Lopes

De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
Oi, no ano passado estava super interessada em conseguir um pedigree para o meu Napoleão.

Um gatinho amarelo com o peito branco, trigradinho,(quase todas as cores são aceitas) olhos amarelos (azuis não pode) sem subpelo e com as caracteristicas até de personalidade necessárias para o reconhecimento da raça: companheiro (chiclete no sapato), sociável (vai atender a porta) e  curioso (é o maior fiscal para novidades na área) e a última pergunta da presidente do clube brasileiro foi se quando eu abria um armário eu tinha a impressão que ele já estava lá dentro. Respondi que sim. Ela disse que ele tinha grandes chances de ser reconhecido, mas só no primeiro estágio porque é castrado e só se tivesse filhos e netos poderíamos saber se manteria as caracteristicas da raça.

Segundo informações na época é só levar em uma exposição com juízes internacionais e pedir ( e pagar) pela análise.

Se alguem puder me confirmar a próxima exposição em SP, agradeço

12-03-2009 13:52:46

Rita Lopes

Ah Adriana,

esqueci de contar quando briguei com a vizinha, porque o filho dela intoxicou o Napô no Carnaval com BOM AR, ela disse que não sabia porque tanto nervoso, se ainda fosse aquele de raça (ela se referia ao meu persa do paraguai), mas um vira-lata......

Respondi que era um legítimo pelo curto brasileiro!!!!!!!

A Marisa Paes falou que eu devia tentar o pedrigreeporque ele tem boas chances.

12-03-2009 13:58:25

adriana

registrado(a): 18-05-2006
Ai Rita, não acredito que tem gente com essa mentalidade!
Isso é uma forma de racismo, né?! E além do mais, pe uma vida!
Isso é um absurdo...

Vc já foi saber qto custa o pedigree? As vezes vale a pena...

Bjinhos, Dri.

12-03-2009 14:03:01

Vera Vivas

registrado(a): 13-04-2008
Olá Victor, Rita e amigos do Forum....

Maravilha que alguém teve tempo de colocar para todos os pingos nos iiiiissssss, nossos "pura raça brasileira" são assim mesmo...bichanos maravilhosos.

Tenho 6(no momento, já tive 13) , tratados como principes/princesas...e nunca me arrependo dos dias que fico presa sem poder viajar pra longe pra não deixá-los sós, das noites de um doente e eu de guarda....nada me faz perder o entusiasmo , carinho e amor que tenho pelos meus felinos.

A Rita esqueceu de dizer o quanto: "conversam" , são dóceis, resistentes as doenças.....os meus ficam sempre gripados no inverno ( porque adoram ficar num muro olhando a  rua, mesmo sob chuva fina)......mas em geral são fortes, verdadeiros companheiros.

Tivesse tempo iria querer saber onde e quando ocorrem "encontros" dos felizes proprietários destes adoráveis bichanos.

Saudações!
Vera

12-03-2009 15:29:42

Rita Lopes

Nossa um pouquinho de pesquisa na net e já achei muita polemica sobre o assunto e a maior briga entre a CFB Confederação de Felinos do Brasil e a Federação Brasileira do gato que já mudou o nome da raça para Gato Brasileiro Real.

http://www.cfelinosbrasil.org/conteudo/ ... p;Itemid=9

http://www.fbgbrasil.com/index2.htm

Nada disso tem importância, pode não valer de nada esse reconhecimento, porque amamos os nossos gatinhos ou gatões sem qualquer preconceito.

Afinal são todos uma obra de arte......

13-03-2009 15:05:46

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.