Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Rita Lopes
De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
|
|
Gente estou apavorada. Ontem levei o Bartô de novo na vet porque ele não parava de lamber a ferida.Já tinha postado antes sobre este "machucado". Fazendo carinho nele achei uma casca de ferida grossa e preta.Estava meio descolada e cortei a parte solta e pus pomada.No dia seguinte levei na vet ela cortou o resto,limpou a ferida e deu uma injeção de penta e outra de anti-inflamatório,mas ele continuo lambendo aí comprei rifocina e apliquei continuou lambendo.
Levei para ver se podia fazer um curativo já que o irmão tambem lambe o colar não ia adiantar. Colocamos uma roupa de cirurgia de cachorrra. Deu certo e até que a adaptção foi rapida (meio dia) . Só que ele tá meio depre. Deixa até pegar no colo.
A outra vet que trabalha com ela viu a ferida e estranhou que não tem pus, mas sim uma coisa dura no centro tipo uma cartilagem e a duraza do abcesso. Falou em fazer uma citologia na segunda feira.
Sei que se for um sarcoma será preciso operar e fazer quimioterapia.
Mas quais os resultados disso?
Também sei que não precisa ser uma reaçaõ a vacina, mas a qualquer injeção.
Ele tinha tomado sete injeções para a cistite e um mês depois as vacinas. Já faz um mÊs. Ele tem um ano e meio.
Não é uma ferida feia. É oval e com um rebaixo de uns dois milimetros do tamanho de uma moeda de um centavo. O abcesso da lateral diminuiu. Mas o caroço em baixo da ferida continua.
Alguem saberia me dizer como é um sarcoma vacinal?
Tô muito assustada.
|
|
25-01-2009 09:31:27 |
|
Rita Lopes
|
|
Aprendi muito neste final de semana sobre o sarcoma vecinal, inclusive que pode ser causado por qualquer injeção. Na verdade é uma reação como a um corpo estranho.
Se fosse o prognóstico é péssimo. O tratamento começa com a punção do líquido para citologia e um resultado negativo para cancer deve ser descartado. Pode ser um falso negativo. Face a biópsia
Se positivo inicia-se a qumio para diminuir o tumor. Uma biópsia. Face uma ressonancia magnética para saber a extensão. Nem sei se tem esse exame no Brasil e quanto custa. Depois opera-se com uma margem de segurança de trÊs a quatro centimetro em torno do tumor. Ou seja o tumor mais tres centimetros de músculo em volta.
Seria um buraco grande. Depois + quimio. O tempo de sobrevida depende da extração de todo o tumor. Se ficar parte ou não puder ser removido com quimio e radioterapia chega a sete meses.
No Brasil tem radio para animais?
Por isso as vacinas deveriam ser dadas no rabo ou na pata traseira. Permitindo a amputação.
Hoje a conversa na clínica foi a seguinte:
Mordida não é. Já teria sarado ou vazado o pus.
Sarcoma não está caracteristico. Não é multiplo e disforme. E não tem quatro centímetros. Onde tem o machucado não tem nada haver com um tumor que ulcerou.Dói ao ser apertado, o sarcoma é indolor.
Parece mais com uma ferida de alergia a pulga que foi coçada tem o tamanho de uma moeda de um centavo. O pelo em volta tinha caído, mas pareceu hoje ter uma penugem. A ferida é seca com uma casca branca no meio. No fundo. E o nódulo do lado.
O nódulo diminuiu. Sarcoma não diminui.
Elas falaram em reação alérgica a injeção que criou o nódulo e a ferida. Pode virar cancer por isso se continuar a diminuir e não sumir tudo será operado e o material vai para exame.
Sexta-feira terá outra avaliação.
Ele está de roupinha para ele não lamber, nem o irmão. Mas fica muito "preso". É psicológico.
Se alguém souber alguma coisa a respeito ou de ouvir falar, por favor escreva.
Estou com muito medo.
|
|
26-01-2009 23:17:51 |
Última edição por Rita Lopes (26-01-2009 23:20:08) |
|
|
|
Rita Lopes
|
|
Sei que vcs estão lendo este tópico,
Embora ache muito estranho, que ninguem tenha ainda se manifestado, vou contar o que aconteceu, hoje porque todos estamos sujeitos que isto aconteça aos nossos gatos.
O sarcoma é uma reação a vacina. É um tumor cancerígeno que fica muito enraizado, com alta possibilidade de metastase.
Se não for removido inteiro e com uma boa margem de segurança (três a quatro centímetros no entorno pode voltar e aí o prognóstico pode ser cinco a sete meses de vida.
A espectativa do Bartô é de 50% de ser cancer e 50% que não. Essa dúvida é muito angustiante.
As diferenças que eu tanto procurava são estas.
Qualquer injeção ou vacina pode causar uma reação no local. ´ É muito comum com injeção de flotril e similares.
A maioria das vezes fica uma ferida com casca grossa, sem pus, do tamanho de uma moeda, que vai diminuindo até sumir e pode ficar sem pelo neste local. Uma plática resolve para os gatos de exposição.
Dependendo do organismo do gato essa reção pode ter um nódulo ou quisto que será reabsovido pelo organismo.
No caso do Bartô esse nódulo é duro. Está "preso" a musculatura e hoje quando apertado não doeu. Aí a suspeita do câncer.
Será feita uma citologia na sexta. O resultado sai em três dias.
O resultado pode ser um falso negativo. Por isso observa-se constantemente.
Não sei se estou sendo repetitiva,ma sinda não cabe em mim que um gato tão jovem 1,4 anos e tão saudável possa estar passando por isso.
Como conselho:
MASSAGEIEM O SEU GATINHO COM UM POUCO MAIS DE PRESSÃO PARA SENTIR ALGUM NÓDULO.
Comece com suaves massagens para que eles se acostumem ao toque. Ele e o Cori detestam ser manipulados.
Sei que a vet que aplicou as injeções está preocupada em que eu a culpe, mas isso independe da marca ou da forma de aplicação.
Outros tópicos falam sobre isso acontecer com a vacina da raiva. Apesar do Prof Arquivaldo publicar que independe da vacina, todos os casos que vi nestes dias foi com essa vacina.
Na dúvida nos meus que moram em apto telado e não saem para a rua para passear, A VACINA DA RAIVA, EU NÃO DOU MAIS.
Opção minha.
Hoje fui na Dra. Luciana que me deu muito apoio e o protocolo dela me pareceu bem correto.
Amanhã começo com homeopatia, enquanto espero a citologia. Se positivo será feita a químio ou radioterapia que já está liberada no Brasil para diminuir o tumor.
Se negativo vai ter que diminuir de tamanho. Por isso a homeopatia. Ela falou em um oncologista que também foi indicado por outra vet. Mas isso é o segundo passo.
Estou escrevendo e chorando e ele me vendo ssim me olha apavorado.
Sei que não posso passar estas emoções para ele, mas não sei como me controlar.
|
|
28-01-2009 21:30:42 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Forunlina Rita,
Ao menos eu te respondi por e-mail, o e-mail que me enviou. E que na verdade foi exatamente o que aconteceu conosco, foi massageando o corpinho da nossa gata que descobrimos o sarcominha. Esperamos que dê tudo certo e que vc depois possa postar aqui os resultados do seu tratamento!
Cia. do Gato Persa, Vetnil e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
28-01-2009 23:30:54 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Roseli, desculpe só hoje abri as mensagens do e-mail.
O que a sua gatinha teve e espero e rezo que seja o que o Bartô tenha é um nódulo de reação a vacina.
Mas pelo que entendi das duas consulta do Bartô em duas vets é que existe 50% de chance de ser câncer e o tratamento de químio/radio/cirurgia só dá uma espectativa de dois anos sem retorno do tumor.
Estou me sentindo muito culpada de ter dado a vacina anti-rábica.
Como ela é obrigatória nunca pensei na possibilidade de não dá-la e nem sabia que era ela e a da leucemia (quintupla) que mais davam este tipo de problema.
Preciso aprender a controlar a minha angustia e passar para ele confiança, mas tá difícil.
Serão mais ou menos três meses de espera.
Amanhã faço a citologia, mas mesmo ela não é conclusiva e sim indicativa.
Nem sabia que esse tipo de câncer era tão agressivo. E nem que ele voltava tão depressa mesmo com todo o tratamento e retirada total do tumor.
|
|
29-01-2009 17:08:35 |
|
Rita Lopes
|
|
CHEGOU O RESULTADO:
Descrição: Presença de discreta contaminação sanguínea, inúmeras imagens negativas de gordura, alguns neutrófilos integros, macrófagos e poucas células mesenquimais entremeados a gordura. Não foram observados agentes infecciosos ou células com características de malignidade.
Resultado : A citologia sugere processo inflamatório crônico em tecido gorduroso.
GRAÇAS A DEUS E A SÃO FRANCISCO.
OBRIGADA SENHOR
|
|
30-01-2009 22:13:11 |
|
Cia. do Gato Persa®
|
|
Olá Forunlina Rita,
Tá vendo Rita, graças a Deus não é nada grave....meu lema é: Não podemos nos desesperar, tem que administrar mesmo que seja um problema!! Continue relatando pra nós sabermos como ele está. Tenha confiança!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
31-01-2009 02:41:20 |
|
Vera Vivas
registrado(a): 13-04-2008
|
|
Olá Rita.
Feliz estou por ser bom o prognóstico de seu bichano...tava preocupando...ficamos um pouco apegadas a cada um deles e com receio de ver amigos sofrerem...ainda mais quem já perdeu 7 em 4 meses...uma dor que não vai curar tão cedo!!!Enfim, que bom!! De noticias.
Bjos Vera
_______________________________________ www.artcal.xpg.com.br
|
|
01-02-2009 19:46:58 |
|
adriana
registrado(a): 18-05-2006
|
|
Oi Rita!
Apesar que não poder ajudar, pq não sabia nada sobre o assunto, estava acompanhando o caso do seu Bartô e graças a Deus não é nada grave!
Graças a Deus!
Bjokas, Dri.
_______________________________________ ..^ ^.. (=';'=) Bjoks, Daiane & Adriana. >º<
|
|
01-02-2009 20:16:33 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi gente,
Não sei explicar o que senti nestes quinze dias,mas sem dúvida isso aconteceu como alerta.
Daqui pra frente não darei mais injeção nele. Só via oral.
Ele é o mais rebelde comigo,mas mudou de comportamento depois que vestiu a roupinha.
Está aceitando o remédio que é bem palatável. Está tomando homeopatia para reduzir a inflamação e antibiótico.
Com certeza firmou mais a minha amizade com a Thais que é a vet que deu a vacina. E ficou com medo que eu a culpa-se. O sarcoma não tem haver como a injeção é aplicada, mas uma reação ao veículo de algumas injeções e estudos mostram que na maioria das vezes acontece com a da raiva e a quintúlpla.
A Dra. Luciana da Clínica Sr. Gato que foi quem fechou o diagnóstico. Me mostrou muitos outros casos. Explicou os procedimentos e o protocolo que usa. Aconselhou uma segunda opinião com o oncologista.
E teve uma postura de MÃE. Acalmou, consolou e confirmou que pelas caracteristicas do nódulo:- tamanho + de dois centimetros; formato duro e bem "grudado" na musculatura; tempo de surgimento: 1 mês após a vacina era para ficar preocupada.
Pediu a citologia um exame barato (R$ 50,00) e ligou no sábado bem cedo quando viu o resultado.
Se tivesse a consultado antes não teria sofrido tanto.
Ainda exige cuidados. Não existem estudos de como as células se organizam para se transformar em células cancerigenas.
Obrigada a todas e desculpem se fui agressiva, mas realmente surtei.
Bjos
Rita
|
|
01-02-2009 23:11:07 |
Última edição por Rita Lopes (01-02-2009 23:12:43) |
|
|
|
Rita Lopes
|
|
O retorno foi ontem e o nódulo não diminuiu. Se não diminuir será necessário operar. Como ele é gordinho a cirurgia da para retirar com uma boa margem de segurança e sobra pele para costurar.
O duro é dar remédio via oral. 1 hora e meia e ele venceu.....Cinco comprimidos no lixo. E aquela dor nas costas.
O remédio dehomeopatia tudo bem dissolvo em 1 ml e dou na seringa sem estres.
|
|
06-02-2009 22:06:02 |
|
Cia. do Gato Persa®
|
|
Olá Forunlina Rita e amigos ,
Estive conversando muito com nossos veterinários estes dias sobre o CARCINOMA e o SARCOMA.
Tem um veterinários que é chileno e estava nos contando uma coisa muito interesaante. No chile exite uma vacina para Leucemia Felina, ela não é como a nossa quíntupla, que são as 4 doenças e mais a leucemia, ela é um vacina única. E ela tem dado muita reação nos gatos, assim como no Brasil a qu´´intupla também tem dado reação.
Outra coisa muito importante é que nosso veterinário comentou que estes carocinhos que aparecem após uma palicação de uma antibiótico ou vacina, não é o remédio ou avacina que provocam o sarcominha. E mais ainda, um exmplo pra entendermeos melhor: um gato que teve pulgas ou problema de micose/fungo e ficou um tempo sem tomr banho e a pele está com muitas bactérias invisíveis a olho nu, este gatinho vai para o veterinário para vacinar. Muito bem, quando a agulha entra na pele do animal ela leva pra dentro cálulas externas que farão um estrago futuramente, podendo provocar um carcinoma ou um sarcoma. Portanto não foi a vacina ou o antibiótico que fizeram mal ao gato, mas sim as células que já haviam em sua pele, que foram levadas pra dentro. Nós tivemos um caso aqui no gatil de uma gatinha que tece um sarcominha no ombrinho após ter tomado antibiótico para fzer uma cesariana. O caso dela foi diferente, seguinte: quando o veterinário deu a injeção, a agulha pegou uma veinha ou um vaso, o que formou um sarcominha após um tempo, já que o organismo precisou se defender cercando estas bactérias que poderiam se esplhar pelo corpo, assim formaram um saquinho com puz. Ele foi retirado e não ficou nenhuma sequela e nem houve nova formação. Creio que estas informações valiosas que recebemos e aprendemos mais um pouco, escrevemos aqui para que todos possam discutir a respeito, afinal todos nós temos problemas com nossos gatos.
Rita, já usou o Aplicador de Comprimidos pra dar remédio ao Bartô?? !!
Abçs
|
|
|
07-02-2009 20:41:01 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Roseli mais uma vez obrigada pela atenção e pela pesquisa. O Dr Arquivaldo (vetmaster e usp) e a Dra Luciana (Sr. Gato) acreditam que seja uma reação ao hidroxido de alumínio que é o veículo destas vacinas.Por isso algumas vacinas ou injeções e não todas causem o carcnoma.
Olha a tese que achei:
O sarcoma de aplicação felino (SAF) é atualmente um grande desafio para o médico veterinário e também para o proprietário do felino acometido. Aplicações injetáveis por via subcutânea ou intramuscular, como vacinas e medicações, aparecem como iniciadoras do processo de neogênese dessa neoplasia, mais precisamente a inflamação persistente, causada pela lesão ao tecido sadio decorrente do fármaco ou antígeno administrado. Geralmente o SAF apresenta comportamento mais agressivo quando comparado ao sarcoma não associado à aplicação. O tratamento mais eficaz ainda não está estabelecido, mas acredita-se que a multimodalidade de terapias, cirurgia, radioterapia e quimioterapia seja a opção mais indicada. O conhecimento da afecção em todos os seus aspectos irá fornecer aos colegas profissionais subsídios em relação a melhor maneira de abordá-la em termos de diagnóstico, tratamento e prevenção.
O caso dele é uma inflamação persistente.
O aplicador ?! Foi pesquisando sobre o aplicador na internet para dar o flagyl que descobri o forum. Foi a minha primeira compra e vc me presenteou com o desembaraçador.
Já tinha lido sobre o Facyl num forum de Portugal e com vc aprendi a dosagem.
Ah, se tivesse conhecido o forum antes meus amorzinhos não teriam sofrido tanto.....
Bem o aplicador poupa os meus dedos de mordida,mas o bichano é muuuuuito forte. Uso a técnica de embrulhar na toalha para conte-lo.
Se ele nã sentir o gosto e engolir tudo bem.
Consegui dar por cinco dias,mas no sexto o comprimido ficou do lado e não no fundo da garganta e aí não adiantou acertar na próxima porque eu ponho no fundo da traqueia assopro o nariz e massageio a garganta e ele segura por mais de 10 minutos sem engolir. Resultado o comprimido dissolve e ele começa a espumar ontem quase engasgou e não engoliu.
Hoje nem a homeopatia consegui dar porque não quero forçar. Ele tá com medo de mim. Bjs
|
|
08-02-2009 00:40:40 |
|
Rita Lopes
|
|
Voltei da Dra. Luciana agora. O nódulo não diminuiu e pode ainda virrar câncer por isso optamos pela operação.
O duro e saber com quem operar. Já ouvi falar muito bem do Dr Rodrigo do Provet (oncologista) mas está fora de férias e só volta em março.A Dra Luciana acha que não pode esperar. Tem a assistente dele. mas niguem conhece.
Marquei com no Provet e na Vetmaster.
Até a operação e e o resultado do exame histopatológico meu coração vai estar pequenininho.
|
|
13-02-2009 16:59:30 |
|
Patricia Abreu
De: Salvador - BA
registrado(a): 29-08-2008
|
|
Força, Rita!!!! Nós aqui em casa vamos torcer por vcs 2!!!!
um beijo enorme,
Patt
|
|
13-02-2009 17:17:56 |
|
marisa
De: Santo André - SP
registrado(a): 24-08-2006
|
|
Rita,
seu gatinho está em excelentes mãos.
Dra Luciana Dechamps é craque!
Sorte com o menino
beijo Marisa
|
|
18-02-2009 12:01:56 |
|
Rita Lopes
|
|
Marisa com certeza a Dra Luciana é uma pessoa maravilhosa, uma ótima veterinária e apaixonada por gatos como nós. Ou melhor até mais. Ela tem sido bastante franca quanto ao prognóstico, que hoje depois da segunda citologia não é dos melhores.
A Dra Luciana não está podendo operar lá na clínica dela porque a vet que trabalha com ela es´tá no final da gravidez. Aí começou a nossa batalha para achar um bom oncologista que tenha experiência com sarcoma vacinal. Já que o Dr Rodrigo do Provet está de férias e em congresso.
Fui na Vetmaster por insistência de uma amiga. Que decepção!!! A sua assistente Dra Lilia me disse que tava na cara que era sarcoma e tinha que repetir a citologia porque não acreditava no resultado do 1º exame. Disse também que o difícil não era tratar o animal, mas lidar com os donos que humanizavam demais os animais. Disse também que o local era de dificil recuperação e que o certo seria amputar a pata. Tudo bem, mas o tumor é na bunda !!!!
Saí de lá sem achar o chão.
Ontem passei o dia todo para tirar uma dúvida sobre os exames pré operatórios que deram uma alteração hepática.E hoje para ter o resultado da citologia que refiz lá. Não me controlei e fui buscar pessoalmente e nem quis falar com a Lilia.
Quando estava chegando em casa ela ligou para dar bronca de eu ter pego o exame. Nem perguntou do gatinho.
Tecnicamente ela pode estar correta, mas falta nela o sentimento de amor e carinho.
Apesar de conhecer a Dra Luciana a pouco tempo ela se tornou uma grande amiga. E a experiência dela com gatos é muito importante, porque ela não vê só a doença, mas a individualidade de cada gato.
Fiz o curso dela sobre manejo e as grandes viroses felinas no domingo passado e foi maravilhoso.
Vai ter outro em março e é aberto aos amantes de gatos.
Depois vai ter um de florais que não posso perder.
|
|
18-02-2009 18:28:08 |
|
adriana
|
|
Puxa Rita, que dupla tristeza...
Uma pela situação delicada que vc e seu bebê está passando, e também pela falta de humanidade das pessoas, ainda mais vindo de um profissional...
Já notei que a dra. Luciana é uma pessoa maravilhosa, só pelos depoimentos que leio aqui no fórum, pena que ela não pode cuidar de seu gatinho...
Já tive experiências desagradáveis com vets não sei se já contei, mas recebi uma indicação de uma vet que qdo a Daiane precisou, já começou me dando uma alfinetada pq ela atende até as 19:00, mas que se eu fosse chegar após as 18:00 era para procurar uma clínica 24hrs. Depois pegou a bichinha, botou na mesa de exames, mediu a febre e já foi falando que ela podia estar com coronavírus. Qdo vi na Internet o que era isso, entrei em pânico! Dei a medicação como ela indicou, mas no retorno levei na vet da Dai. Ela disse que não passava de uma intoxicação, provavelmente por alguma coisa que ela comeu, um bichinho por exemplo, mas que estava tudo bem.
Mas vai dar tudo certo para vc e seu gatinho! Tenha fé e Deus fará todo o resto!
Bjs, Dri.
_______________________________________ ..^ ^.. (=';'=) Bjoks, Daiane & Adriana. >º<
|
|
19-02-2009 09:05:05 |
|
Andrea Paola
registrado(a): 10-01-2009
|
|
Olá Rita
Quando meu bb Zeus estava com 3 meses tomou suas vacinas e depois de 1 semana reparei uma bolinha bem grande , fiquei apavoradissima, e o vet pediu pra eu fazer compressa quente por 20 min 3 vezes ao dia acho que precisei fazer durante uns 10 dias até sumir, porem não fez ferida somente a bolinha interna e ele tinha dor . pelo que li deve ser sarcoma. ele não tomou nenhum remédio. só agora que eles tiveram varios problemas é que tomou remédio . Boa Sorte
|
|
19-02-2009 10:52:54 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Adriana, rezei muito a Deus e pedi um caminho. Sei que é grave, que os prognósticos são imprevisíveis. Mas se não tivesse tido a decepção da Vetmaster não teria coragem de passar a tarde no escritório procurando na internet uma solução. Já tinha lido uma matéria da Dra Carolina, mas criei coragem procurei na lista e liguei na casa dela as 8:30 da noite e fui bem atendida. Hoje estive na clínica e conversamos muito. O caso é grave, mas se existe uma chance o Bartô está nas mãos certas.
FAremos uma tomografia para saber se é necessária a quimio antes da cirurgia ou só depois, se bem que não existem dados para saber se a quimio aumenta o prognóstico do retorno do sarcoma. Se for necessário faremos uma radio também.
O melhor que a tese de doutorado dela na USP é sobre sarcoma. Podia pedir mais?
Sim que fosse carinhosa e gostasse de gatos. Ela é !!!!!!
Estou bem mais calma e me preparando pelo que vem pela frente.
Bjs
|
|
19-02-2009 18:18:17 |
|
Rita Lopes
|
|
Andrea o que ele teve foi reação a vacina. Essa reação se começa um mês depois,se cresce e não some em trÊs mese ou continua aumentando é necessário retirar.
Sarcoma é câncer. Muito agressivo,mas com pouca metastase. Pode retornar rápido ou em dois ou mais anos. Tudo depende. Depende da idade,das caracteristicas genéticas, o quanto pode ser retirado, etc etc
Como qualquer cÂncer.....
|
|
19-02-2009 18:23:56 |
|
Bruna Marques
registrado(a): 14-12-2008
|
|
Rita, não desanime, pq vc não tenta ver na USP do Butantã a Dra. Mitika (que eu comentei no outro tópico)?Eu só pesquisei via internet(por indicação de uma veterinária tentei procurá-la, mas acabei só conseguindo entrar em contato via e-mail, por onde ela foi muito gentil) mas parece que eles têm um hospital veterinário lá, onde ela atende, quem sabe não dá certo?Infelizmente existem profissionais que se comportam dessa forma, não tem o mínimo de gentileza no trato com a gente e nossos gatinhos, mas tenha fé que tudo vai dar certo!Aqui no interior também tenho dificuldades de achar um bom profissional que entenda de felinos, tanto que acabei recorrendo a Dra. Mitika e dei sorte de conseguir pelo menos uma orientação segura, mesmo que ela tenha demorado a responder!Dá uma olhada no site:http://www.fmvz.usp.br/index.php/site/hospital_veterinario/atendimento.Bj!
|
|
19-02-2009 18:33:50 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Bruna, a Dra Carolina está fazendo mestrado na USP e já atendeu 25 casos desde 2004. Vai ser lá a cirurgia dele.
|
|
19-02-2009 22:19:15 |
|
Patricia Abreu
De: Salvador - BA
|
|
Rita, vc poderia enviar seu e mail? quria te mandar umas coisas,rsrsrsr
um beijo, estou torcendo para q td de certo!
Patt
|
|
20-02-2009 06:45:25 |
|
Bruna Marques
registrado(a): 14-12-2008
|
|
Então ele já está nas mãos certas!Vai correr tudo bem, estou torcendo por vcs tb!:-)
|
|
20-02-2009 08:23:18 |
|
Cintya Dalmasio
|
|
Nossa..estou chocada com isso tudo; uma vacina é realmente capaz de fazer isso tudo com nossos bichinhos???!!! foi realmente a vacina q fez isso com ele? estou com medo de vacinar meus bichinhos; poxa,q deus te ajude Rita; bjss
|
|
31-03-2009 11:08:44 |
|
Rita Lopes
|
|
Cintya, segundo a literatura as vacinas quíntupla e da raiva são as que mais causam o sarcoma vacinal.
Não tem nada haver com aplicação ou a marca da vacina e sim com uma predisposição genética do gato.
Tanto que não aconteceu nada com os outros dois. E olha que o Cori tomou um monte de injeções.
A escolha de vacinar ou não depende de cada caso. Vc mora em apto telado e seu gatinho não vai ao petshop para tomar banho. Porque dar a vacina da raiva? Não que ele pegue raiva saindo de casa (a raiva é transmitida por contato de sangue e saliva). Mas se arranhar alguem lá e não tiver sido vacinado, vc pode se complicar, já que está é a única vacina obrigatória pelo controle de zoonoses.
Seu gato sai para passear pela rua e vc não consegue segurá-lo em casa? Então pense na quíntupla apesar do grande risco de sarcoma.
Mas aprendi que em gato, quanto menos injeção, melhor. É horrível dar comprimido para gato, mas vale a pena aprender.
Descobri que o número de casos são bem mais do que falam as pesquisas e estatísticas dos laboratórios.
Nos outros vou continuar a dar a tríplice e se arranharem alguem vou ter que deixar em observação, por 45 dias e escutar um monte.
|
|
06-04-2009 18:12:20 |
|
adriana
|
|
Puxa gente, lendo o 1º post desse tópico fiquei aqui pensando uma coisa, que não tem muito a ver com o tema, mas que no fundo se justifica: como é importante a escovação nos bichanos, né?!
A justificativa é que além de ser um carinho e aproximar a gente deles, serve para dar uma geral na pele e no pêlo em busca de feridinhas, fungos, pulgas etc.
Bjinhos, Dri.
|
|
07-04-2009 08:59:08 |
|
Rita Lopes
|
|
Adriana, além da escovação a massagem para detectar nódulos e acostumar ao manejo quando vai ao vet.
Começar com uma leve massagem por pouco tempo (tem gatos que não gostam de ser tocados) e tem uma sensibilidade na pele e por isso não gostam e até mordem. Depois vai aumentando o tempo e a pressão, mas sempre bem gradual e constante 1 vez por semana.
Também é bom acostumar a dar voltas de carro, mesmo que não seja para ir ao vet. Fica mais fácil e menos estressante. Aprendi à altas miadas da Casa Verde até a USP com a Marginal parada....rs,rs,rs.
O Bartô detestava sair de casa. Por isso nunca foi acostumado. Continua miando, mas as vezes e agora é para sair da caixa e explorar o entorno. Mas como o trânsito aqui é louco não deixo a aguento a miação.
|
|
07-04-2009 10:28:05 |
|
Cia. do Gato Persa®
|
|
Olá Forunlina Rita e amigos,,
Realmente as voltinhas de carro acabam sendo importantes, é como o banho, se não acostumar desde pequenos, eles ficam estressados e dão um banho em nós!
Quando começamos nossa criação perguntei a uma amiga da Argentina como os gatos ficavam tão quietos nas exposições, o que devímaos fazer pra que eles ficassem assim tão lindos e charmosos...ela me respondeu o seguinte: É preciso acostumá-los desde os 4 ou 5 meses, é importante acostumá-los desde pequenos para que quando forem adultos não fiquem tentando matar um juíz! hehehehe
Abçs
|
|
|
07-04-2009 17:53:16 |
|