Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Forunlina Regiane,
Vamos esclarecer alguns pontos para que não hajam dúvidas. Existem criadores que trabalham com uma linha denominada "desmame precoce". Funciona assim, os filhotes mamam até os 35 dias e após isso são retirados da mãe e separados, sendo que o criador isola esses filhotes e os alimenta com ração úmida. Essa opção é feita segundo eles, porque com 35 dias os filhotes já receberam o colostro suficiente da mãe e portanto o restante do leite que tomariam é puramente leite. Aí com 40 dias mais ou menos vacinam e entregam os gatinhos com menos de 3 meses.
Bom, EU particularmente sou contra. Veja não estamos julgando o procedimento de outros criadores nem dizendo que estão certos ou errados, somente nossa postura é radicalmente diferente! A nossa opinião aqui e a nossa criação é fundamentada em gatos que mamam até o final do leite da mãe, que tomam vacina aos 60 dias e antes dos 3 meses, NUNCA, JAMAIS deixamos que algum estranho ponha a mão nesse filhote além de não entregarmos antes dessa idade. As gatas aqui são fortes como um touro e nunca uma gata ficou fraca por amamentar. Nós negociamos os filhotes sempre bem novinhos, a partir dos 20, 30 dias já negociamos a venda deles, mas são entregues com os 3 meses.
Uma explicação sobre a imunidade que a mãe passa ao filhote. Quando a gata está prenhe, é importante que seja vermifugada no terço final da gestação e que ela tome vitaminas e cálcio. Isso será passado para os bebesinhos. Quando nascem e já vão direto para as tetinhas para mamarem, eles recebem imunidade pelo leite até os 40 dias de vida através do colostro, depois, o leite passa vitaminas, sais minerais ferro e cálcio, e quando vacinamso com 50/60 dias estamos levantando e dando continuidade na imunidade que a mãe passou, isso tem um período. Do dia que o gatinho toma a vacina o pico de imunidade dele será do 10º dia após tomar até a segunda dose da vacina que deverá ser 30 dias depois. Quando o gatinho termina a seuqência das 3 doses de vacina estará imunizado por um período longo, por isso devemos vacinar os gatos uma vez por ano!
O que sugiro a vc quando pegar o gatinho é: - pergunte se tomou vacina, quando foi e qual foi a vacina, se é quádrupla, tríplice ou o quê - pergunte quando foi dado vermífugo e qual foi dado, pergunte se a mãe tomou. pergunte quantas vezes foi dado o vermífugo - veja qual é a ração que ele está começando a comer e procure dar uma ração de primeira linha, nós indicamos a IAMS e aqui no fórum muita gente utilizae gosta, pois deixa os gatinhos fortes mesmo. - pergunte se as fezes são durinhas, olhe os ouvidinhos do gatinho, veja se não tem cerinha preta, se está limpo, veja se os olhos não tem secreção, veja se o ânus não tem sinal de diarréia, se está normal. - pergunte se os pais tem exame de PKD (doença do rim policístico)
Regiane, esse gatinho tem pedigree? Veja nós não queremso confundir vc, mas queremso muito ajudar vc a ajudar o gatinho a ser feliz e forte. Quando vc levá-lo pra casa, não deve deixar as pessoas ficarem pegando, passando a mão e tal, espere que cresça um pouco, afinal ele é bem neném. COm 50 dias ele já deve saber usar a caixinha, a não ser que a dona não use areia e use jornal, mas o gatinho já sabe usar caixinha sim. VC deve ter em casa o Glicopan, vitamina pra deixar ele fortinho. Não é necessário vc dar mamadeira, mas poderá dar a Sopinha d Roseli se quiser que ele cresça saudável, ela ajuda muito! A Araguacy esteve aqui em nosso gatil ano passado e pode ver e participar por vários dias de nossa empreitada na criação.
Cia. do Gato Persa, Vetnil e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|