Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Loisiana Santos
De: Florianópolis - SC
registrado(a): 30-11-2008
|
|
Olá a todos!
Meu gato (um persa laranja LINDÃO) teve de passar por um dos stressadores nº 1 de gatos: MUDANÇA!
Mudamos de um apto pequenininho para um grandão!
Não bastase todo o stress da casa nova... E o gatão perdido, assustado sem achar o lugar das suas coisinhas... Pra piorar começamos a receber sucessivas visitas... meu gato, quando têm visita em casa fica entocado em um canto, não sai para comer, nem beber, nem fazer xixi... Fora isso, as visitas também ME deixavam MUITO stressada...logo, o gatão sentia o clima e ficava ainda pior...
Ele já tinha 1 ano e 6 meses e nunca tinha fito xixi fora da caixa... mas depois disso começou a fazer por TODA a casa...em cima do sofá...cama...tapetes TUDO! O que aumentou meu stress consequentemente...o dele!
Resolvemos comprar uma companheira para fazer cia. a ele no apartamentão, distraí-lo...fazer ele voltar a brincar e interagir... Ele se apaixonou pela gatinha logo de cara (tb ela é LIN-DA) ... seguia ela por todos os cantos, cuidava...deixava ela comer a comida dele...água... ele gostou (ainda bem pq pelos depoimentos que já via aqui não sabia do risco que estava correndo)!
Só que apesar disso nunca mais foi o mesmo... tornou-se um gato arredio e stressado... até que tudo cuminou em AUTO-MUTILAÇÃO... lambia até arrancar o pelo e a pele e começar a sangrar... depois de muitas idas inúteis ao vet. um dinheirão gasto em consulta e remédios sprays.... resolvemos pesquisar... Meu namorado é médico e foi olhar medicação para stress e depressão que pudesse ser dada para gatos... Descobrimos que o DIAZEPAM (sim o famoso Diazepam) poderia ser dado... Resolvemos numa medida desesperada de salvar o gato (que já estava com o percoço em carne viva e infecionado) dar a ele a dose recomendada em sites veterinários... fiquei tão preocupada que passei o dia com ele para ver os efeitos...
POIS FOI UM SANTO REMÉDIO !! Ele dormiu profundamente...enquanto dormia pude passar a pomada que ele jamais deixava e ainda arracava (quando eu conseguia colocar alguma coisa)piorando mais os machucados... Quando acordou meio grogue tomou água e comeu como nunca mais tinha comido..(ele tb estava magro demais)... não deu mais bola para as feridas, que foram cicatrizando a medida que eu as conseguia limpar e medicar... Ficou amável novamente...nos procura (mia pedindo colo), BRINCA!
Nunca imaginei que meu gatinho pudesse melhorar com remédio de gente, psciquiatrico! Mas foi oq ocorreu...AINDA BEM!
Agora ele não toma mais e continua BEM! Damos a ele uma pequena dose quando ele passa por uma situação muito stressante... para evitar de ele entrar novamente num quadro tão profundo... Ele é feliz novamente!! Voltou a ter um olhar curioso de gato!
Não estou aqui defendendo que as pessoas mediquem seus pets sem a recomendação do veterinário, mas já tinhamos ido a diversos vets e o gato só piorava, era terrível vê-lo arrancando pedaços dele mesmo...e sangrando... Foi uma medida desesperada...
Espero que mais ninguém tenha de passar por isso e lembre-se: Preserve seus gatinhos eles são super sensíveis e merecem um ambiente sadio...
|
|
30-11-2008 22:56:52 |
|
Charles
De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
|
|
Oi Loisiana, tambem moro em florianópolis... em canasvieiras. E voce?
Que bom que teu gatinho está saudavel novamente.
Agora uma duvida: ele é castrado?
Pois o meu não era até poucos meses atrás...... era impaciente, principalmente depois que mudei de ap... fazia xixi em todos os lugares imaginaveis. Então mandei castrar ele e a mudança foi radical! Ele virou um gato extremamente docil, nunca mais fez xixi em nada e parou de miar exaustivamente.
A unica coisa que não mudou foi sua fobia por estranhos.. ele fica alarmado sempre que ouve barulho de gente passando pelo corredor a e quando percebe que é visita, se apavora e se enfia no primeiro canto que ve.... e lá fica até a visita ir embora! (mas acho que isso é um pouco de trauma da primeira visita que recebi quando ele veio morar comigo: o temido VETERINARIO que lhe aplicou uma vacina e ele - muito pequenino na epoca - berrou de dor e certamente ficou traumatizado)
_______________________________________ Nome: Micchi Sexo: Macho Raça: Himalaio - Blue Lynx Point (padrão Pet) Nascimento: 21/11/2006 Ração: Premier Filhotes Pelos Longos http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715
|
|
02-12-2008 03:08:57 |
|
Michele Ribeiro
De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 30-05-2008
|
|
Oi Loisiana,
Também estou com um problema parecido com o seu, tenho no total 150 "gatolindos", e alguns deles são M U I T O estressados, não consigo levar para castrar, medicação só na comida... enfim.
Será que vc pode me dizer a dose recomendada de Diazepam para gatos.
Obrigada
Michele RJ 2560.3863/ 2503.3523
|
|
03-12-2008 13:23:56 |
|
Loisiana Santos
|
|
Olá Charles!
Eu moro em Coqueiros. Respondendo sua pergunta:
Não ele não é castrado pq nós queremos cruzar ele com a Penéope, sua esposa! Ele é muito lindooo por isso quisemos mandar a genética dele adiante. E por falar nisso ela já está com sinais de prenhez, toda redondinha...
Mas desde que foi medicado nunca mais fez xixi fora da caixa...
Tudo de Bom! Abraço
|
|
04-12-2008 12:23:44 |
|
Loisiana Santos
|
|
Olá Michele,
A dose recomendada é de 0,5 mg a 2,0mg para cada Kilo de peso do animal.
Acho importante vc testar uma dose baixinha primerio...pq para o Diasepam o efeito da superdosagem é justamente o oposto, ou seja agitação...
Se vc não sentir nenhum efeito..da eleva para 1,0mg/kilo e SEMPRE respeitando o máx que é de 2mg/kilo.
Uma dica! Pelo visto vc tem mesmo gatinhos como o meu, que não aceitam NADA! Não adianta querer colocar goela abaixo que ele vomita...nem passar pomada ou spray que ele lambe...
Uma veterinária certa vez me recomendou que eu colocasse a medicação (pastosa) na patinha que com certeza para limpar ele iria lamber... QUEM DISSE!! Ele saudiu a patinha até desgrudar a maior parte e o que sobrou ficou coberto de sujeira e ele NÃO LAMBEU!!
Então pra dar o diazepam a ele descobri uma ótima técnica... como é quase só um farelinho eu coloco em um colher, molho o dedo e aperto no remédio... fica uma melequinha pequena que eu pego e passo ao lado do nariz dele...entre o nariz e os bigodes...dai ele logo lambe e pronto!
Recomendo mesmo que você dê o calmante aos stressados antes de er que levar no vet. ou coisa assim... o meu agora só toma banho medicado...dai ele não vlta mais para casa todo stressado com o olho esbulhado...todo desesperado como antes...facilitou a minha vida...tomara que facilite a sua tb!
Tudo de bom! Abraço!
|
|
04-12-2008 12:38:22 |
|