Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / nascendo pelos pretos apos tosa radical :o    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Charles

De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
gente, dei uma procurada aqui pelo forum e não achei nada semelhante ao meu caso.

Há 2 meses meu gatinho himalaio (corpo branco e pontas escuras) foi tosado no 0 porque seus pelos estavam com muitos nós. Tive que viajar por 20 dias e ontem quando retornei, vi que os pelos do dorso dele estão nascendo pretos! Fiquei realmente espantado quando vi, pois os pelos estão BEM escuros e ligeiramente uniformes no dorso...parece até que derrubaram tinta em cima dele! (mas não é, são os pelos mesmo) :P

Ele vai fazer 2 anos em dezembro mas acho que nessa idade não tem mais justificativa a mudança de cor. Será que isso ta acontecendo devido à tosa?? Será que vai ficar assim pra sempre?? (pq ta muito feio! ontem quando cheguei em casa e vi ele.. nossa..nem parecia o mesmo gato)

O que devo fazer? Alguem ja passou por isso?

Nascimento: 21/11/2006
Ração: Premier Filhotes Pelos Longos
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715

09-10-2008 00:33:35

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Olá, Charles!
Eu me lembro quando vc viajou que seu gatinho ficou com nós.

Vou contar a minha experiência: a minha Tetê é preta e tive que tosá-la quase a zero no corpo por causa de fungos, etc e o abdômen foi a zero por causa da castração.

O corpo não ficou tão pretinho quanto antes e a barriga ficou acinzentada. Mas quando eu tosava gatos no meu pet, sempre alertava meu sobre a possibilidade da diferença na coloração e até na cosistência do pêlo novo que ia nascer.
Não sei explicar o que ocorre fisiologicamente... (talvez algum outro forunlino...)

Como seu gato é ponteado, pode ser que este pelinho fique somente na raiz e quando crescer tudo (leva um bom tempo), pode ser que a parte clara encubra - veja, isso é só uma possibilidade, não temos com ter absoluta certeza.

Faz quanto tempo que vc tosou seu gatinho?

A minha Tetê ficou com o pêlo legal depois de uns 6 meses. Outra coisa que não podemos esquecer é que estamos nos aproximando do verão, ou seja, o pêlo ainda não vai ficar tão cheio.

Dica: nessa época do ano, eu costumo dar MegadermGatos para que o pêlo novo cresça bonito no próximo inverno.

Bjo e boa sorte!

09-10-2008 09:03:42

Charles

Oi Valeria,

Ele foi tosado há 2 meses. O interessante é que até 1 mês após a tosa os pelos estavam crescendo numa colocação levemente mais escura e só de 20 dias pra cá que eles ficaram escuros, mas não é desde a raiz e sim as pontas (ou seja, na verdade eles nasceram claros e escureceram nas pontas) ...muito estranho. Algo parecido acontece no peito dele, onde os pelos estão levemente amarelados... e os pelos da barriguinha estão normais..bem branquinhos.

Ele tem tomado bastante sol...será que não pode ser isso?

Será que compro algum clareador ou até um branqueador pra passar nele?

Abraços

09-10-2008 12:41:48

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Charles!
Agora eu liguei o gato à pessoa!!!!!!!!!!!! rsrsrsrsrs......
Acho que o Micchi tá no meu orkut!

Enfim, eu começaria a passar nele um shampoo restaurador de cor (pelagem branca) quinzenalmente e um shampoo de pelagem clara alternando (para manter). Mas provavelmente estes pretinhos são por causa do ponteado mesmo.

Neste caso, o restaurador funciona para começar a clarear as manchinhas amarelas, que podem ser causadas pela acidez da saliva.
O sol? Sinceramente não sei o efeito que pode causar na pelagem de gatos claros..... (aqui em casa todo mundo é preto!!!! rsrsrsrsrs....)

Bjo e boa sorte,

09-10-2008 14:54:30

Rita Lopes

De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
Charles não foi o seu gato que se sujou de tinta a óleo a um mês atrás?

09-10-2008 21:59:17

Charles

Oi Rita,

Foi ele sim, mas na ocasião ele encostou uma das coxas numa tela recém pintada... e depois eu lavei e saiu toda a tinta. Agora meu tio nem está pintando mais aqui no ap, então a hipótese dele ter se sujado novamente está descartada. E os pelos estão escuros somente no dorso... sei la viu... ainda estou perplexo! Tomara que voltem como eram antes :(

09-10-2008 23:40:56

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.