Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Gisele Lucas
registrado(a): 27-07-2008
|
|
Boa noite a todos,
Minha gata persa teve cria há quase 1 mês de 5 filhotinhos lindíssimos. Tem + ou - 1 semana q não tenho sossego, pois toda hora ela leva pela boca filhote por filhote e os deixa nos lugares mais inusitados. Coloco eles numa caixa grande, com mantas, tudo limpinho e confortável e ela carrega os filhotes e deixa-os no chã frio. Teve uma noite q a sorte é q levantei de madrugada e fui espiar os gatinhos...não tinha nehum na caixa...procurei a casa toda e os encontrei em vários lugares e quase congelando. Durante a noite estou trancando ela e os filhotes na sala mas ela tb faz isso durante o dia todo. Alguém sabe me dizer qual poderia ser o motivo? Ou o q pode estar incomodando? Ou é maluquice dela? rs Obrigada.
|
|
01-10-2008 21:45:07 |
|
Fernanda Mattos
De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Gisele, tudo bem?
Seguinte, quando a mãe faz isso é porque não está gostando do lugar escolhido por você para ficar com os filhotes, ou está se sentindo insegura com eles no local, ou ela mesma ou os filhotes podem estar com algum problema.
Procure examinar ela e um por um dos filhotes e veja se está tudo bem.
Depois coloque ela e os gatinhos na caixinha que você escolheu e espere para ver para onde ela vai querer carregar os filhotes. Se não for nenhum lugar absurdo, leve a caixa e os demais nenes para o local. Coloque ela e o primeiro nene na caixa de volta.
Continue esperando para ver se ela sossega ou vai querer mudar de novo.
Tem algum outro animal na casa? Ela está sossegadinha num quarto ou cômodo bem tranquilo?
Dê mais detalhes da situação para ver o que mais posso te falar. Não fique trocando os paninhos dela toda hora, nem pegando os filhotes na mão, pois os gatos não gostam de cheiros diferentes.
Aqui eu uso tapetinho higiênico (que troco sempre que necessário) e deixo um edredonzinho com o cheirinho deles junto.
Bom, dê noticias ok
beijos
_______________________________________ Fernanda Mattos Gatil Le Saphir Bleu www.lesaphirbleu.com
|
|
02-10-2008 14:21:48 |
|
Fernanda Mattos
De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Ah sim, e como eles estão grandinhos já, vc já está ajudando com mamadeirinha? Pois ela pode estar preocupada por não estar tendo leite suficiente e tal...
_______________________________________ Fernanda Mattos Gatil Le Saphir Bleu www.lesaphirbleu.com
|
|
02-10-2008 14:23:27 |
|
Denise Gonçalves
De: SBC - SP
registrado(a): 30-10-2007
|
|
oi Gisele, td bem? é como a Fernanda disse, eles tem q ficar num lugar tranqüilo, onde a gata se sinta segura... em casa tbém acontece isso, aí a gente coloca a gata com os filhotes na caixa q ela deu cria mesmo (eu troco os panos qdo ela acaba de ter todos os filhotes, daí deixo o outro limpo por alguns dias), e geralmente deixo a tampa da caixa fechada ou coloco um pano pra gata sentir q estão escondidinhos (ela entra e sai da caixa pra comer) pq ela sente mais segurança, e nos primeiros dias não pego nem passo a mão nos filhotes, e não deixo outras pessoas olhar pq senão a mãe começa o "carrega-esconde-larga no chão"... e eles ficam no lugar da casa onde menos circulam pessoas (as vezes ficam em um dos quartos, escolho um canto escondido, deixo a porta fechada praticamente o tempo todo, coloco areia, ração e água pra mãe), isso por uns 15 dias... aí a mãe sossega (costuma sossegar...) Vc mudou a caixa deles ou a caixa de lugar? será q tem alguém pegando os filhotes na mão? pode ser isso q esteja incomodando a gata... bjhus... Denise
|
|
02-10-2008 18:03:29 |
Última edição por Denise Gonçalves (02-10-2008 18:06:01) |
|
|
|
Gisele Lucas
|
|
Muito obrigada. Bem, a Yasmin não está sendo uma boa mãe; acho q por ter dado cria 2 vezes em seguida. Não sabia q enquanto a gata amamentava cruzasse. Parece q ela ficou "de saco cheio" de cuidar de filhotes...rs. Eles ficam numa caixa de papelão grande com mantas e coloco uma manta por cima como se fosse uma tendinha. Não troco sempre as mantas pq na verdade quase não suja. A caixa fica em um canto da sala. Na verdade, fiz um esquema bem legal para ela que funcionou da primeira vez. Na primeira cria foi tudo normal, ela ficava o tempo todo com eles. Dessa vez ela praticamente não fica com os filhotes, estou dando mamadeira para eles, senão morrem de fome. Sabe onde ela traz os filhotes? Tenho um escritório na parte de baixo da minha casa e ela coloca os gatinhos atrás da CPU do computador...rs é mole? Será q ela quer ficar perto de mim? Meu escritório vive cheio de gatos (tenho 20). Durante a noite tranco a mãe e os filhotes na sala e agora durante o dia também, pois eles estão começando a dar "os primeiros passos". Vi se as tetinhas estavam machucadas mas não estão. Será q foi a gravidez em seguida q estressou-a? Qual o intervalo para eu dar a mamadeira para eles? A cada 3 horas?
|
|
04-10-2008 13:37:22 |
|
Denise Gonçalves
De: SBC - SP
registrado(a): 30-10-2007
|
|
oi Gisele, td bem? olha, o correto é deixar a mãe amamentar os bichinhos... uma gata q conheço levou os filhotes para trás de um microondas (pode? rsrsrs) da dona dela... ela acabou deixando os bichinhos lá pq foi onde a mãe sossegou e parou com o leva-e-traz filhotes pela casa... ela tem q escolher o local e vc deve deixar lá (se possível)... talves ela queira mesmo ficar perto de vc pq sente mais segurança, mas o ideal é descobrir o lugar onde ela fique mais tranqüila e fique com os filhotes... êita mamães complicadas essas rsrsrs
|
|
06-10-2008 11:29:54 |
|
Gisele Lucas
|
|
Atrás do microondas??? Nossa! rs...
Os gatinhos estão começando a andar e ficam atrás da mãe. Fechei a porta da sala e tento dar mamadeira mas eles não gostam muito... vamos aguardar...obrigada a todos
|
|
06-10-2008 18:17:32 |
|