Rita Lopes
De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
|
|
Oi Forulinos, conheci este fórum buscando informações sobre a giárdia e depois que fui cadastrada, muita coisa melhorou no tratamento dos meus 3 gts domésticos. Fiz um “resumão” de tudo que li e acrescentei mais um pouquinho.
Espero assim, facilitar a vida de quem está com o mesmo problema. Roseli, se eu falar alguma bobagem, por favor me corrija.
A giárdia é um protozoário e não um verme, por isso vermífugo não mata giárdia. O Panacur líquido é bom para cachorro...só para cachorro. O Flagyl é metronidazol, mata a giárdia, mas o líquido é muito amargo e os gatos babam muito. Não dá para saber o quanto ingeriram. O comprimido é mais fácil de administrar...hi,hi... Mas o tratamento é demorado. Imagine dar 10 dias parar 15 dias e repetir mais 10 dias. Antigamente era 5 dias, mas como a giárdia anda muito resistentes alguns vets estão receitando 10.
Compre o aplicador na lojinha da Roseli. Os seus dedos agradecem. O giardicid não é usado em Portugal, porque julgam ele muito tóxico e ineficaz. E olha que lá o gato é muito mais de estimação do que o cachorro. Lá eles usam o Facyl 500 como a Roseli indica: bebes ¼ de comprimido por seis dias e acima de seis meses ½ comprimido por seis dias e não precisa repetir.
Adorei. Fez efeito em três dias, mas fiz o tratamento todo. E olha que já tinha usado o Panacur por três vezes a cada 15 dias por 5 dias. Quando a giárdia volta depois de um tempo é porque houve re-contaminação.
Para que isso não aconteça é importante limpar a caixa de areia todo dia, trocando a areia e colocando no fundo um pouco de sal grosso. Ele seca os cistos. A limpeza tem que ser feita com quaternário de amônia (vende em loja de produtos veterinários para animais grandes). Outro bom produto é o Herbalvet é a mesma substância, mas sou alérgica a cheiros fortes, e ele tem perfume.
Tudo tem que ser limpo. Por todos os lugares, onde eles passam. Os cobertores, colchas, lençóis eu lavei com água quente e pus na secadora ou passei. O calor mata os cistos. No entanto, os cistos são resistentes a alguns fatores ambientais e suscetíveis a outros. Podem sobreviver por longos períodos em águas com baixa concentração de bactérias e contaminantes orgânicos. As temperaturas ótimas para a sobrevivência dos cistos na água variam de 4 a 8ºC. O congelamento prolongado e as temperaturas superiores a 20ºC danificam os cistos, a ebulição os destrói instantaneamente e a dessecação e a radiação ultravioleta os inativam em 24 horas. Por isso ponho o sal na areia, passo o pano com o quaternário de amônia, lavo a louça e a roupa com água quente. E estou pensando em comprar ou alugar um vaporetto.
Para se ter certeza de que é giárdia é necessário fazer o exame de fezes e dizer que tem suspeita dessa doença. O exame pode dar negativo apesar dos sintomas. Então é repetido por mais duas vezes coletado a cada dois dias (segunda – quarta – sexta). Confirmado o resultado, eu não sabia se chorava, ou ria. Os meus gatos são o UOH !!!! para tomar remédio. Como todo bom gato.
Após o tratamento é bom fazer o exame depois de sete ou dez dias e repetir no 19º e 30º dia (porque 19º?). Porque aqui em São Paulo vc paga o primeiro, a metade do valor no segundo, até 20 dias e paga o terceiro. Existe um exame específico para giárdia, método Elisa que detecta a giárdia mesmo se não estiver os cistos, mas é bem mais caro e não diz a quantidade de cistos.
Quais são os sintomas ? Cocô com sangue e uma gosma (catarro) envolvendo o cocô, o sangue pode ser escuro ou vivo, quando vivo sempre no final das fezes. O cocô pode ser normal (tubinho) ou mole ou diarréia. E um cheiro característico que depois da primeira vez vc não esquece jamais. E uma barulheira na barriginha. Esses sintomas podem ser de outras doenças ou outros protozoários ou vermes ou alergia a alimentação ou excesso de alimentos. Por isso o exame é importante.
Após o tratamento pode ser que, apesar do exame dar negativo, o gato imunossuprimido, ainda apresente os mesmos sintomas, porque a parede do intestino ficou muito sensível. Nesse caso reconstituir a flora intestinal é muito importante e no caso de uma infecção intestinal, o uso de antibiótico. Depois de alguns erros consegui controlar as fezes com a sopinha da Roseli. O Cori, que mais precisa de ajuda, não gostou muito. Mas como os outros adoram, ele come um pouco. O glúten que tem na composição de algumas rações pode irritar os mais sensíveis. Mudei da Premier Frango Adultos para a Natural da Guabi, junto com a sopinha e deu certo. O Cori precisou de antibiótico e depois de dois dias de antibiótico e quatro de nova alimentação está sem sangue, mas um pouco de catarro, que na verdade mostra que o alimento esta sendo mal absorvido no intestino delgado.
Descobri que a giárdia pode não ir embora ou voltar. Sapatos que andam na rua cheias de cocos de cachorros infectados. Por isso é importante os donos catarem as fezes. Assim, mesmo gatos que não saem de casa podem ser re-infestados. Poucos cistos podem fazer tudo voltar. Os gatos são bem mais resistentes ao tratamento. Porque se lambem e acabam se re-contaminando. Porque enterram as fezes e só percebemos os sintomas quando estão graves.
Descobri que a imunidade alta também ajuda a doença não se desenvolver. E que se um tem, todos precisam ser medicados. Porque os assintomáticos podem ser transmissores.
Enfim.....
Porque para cães já existe vacina, mas para o gato não?? Não que ela resolva, mas ajuda.
Desculpem o longo depoimento, mas já dá para defender uma tese.....
Bjs e obrigada pela ajuda.
Rita
|
|