Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Diogo Carneiro
registrado(a): 13-04-2008
|
|
olá amigos,
estive meio sumido do forum mas não deixei de acompanhar os assuntos. vim agora propor um:
em janeiro deste ano perdi o gato que mais amava e que sei nunca haverá outro igual, o Tigre Sinatra, nosso tigrinho, gugucho, etc.. ele faleceu por uma causa muito comum em gatos machos, castrados ou não, que é a formação de cálculos na bexiga, levando a posterior entupimento da uretra e morte. passamos por 3 dias de sofrimento e não desejo isso pra ninguém.
com esse intuito estou abrindo este tópico. já que por ora a prevenção é a única medida realmente eficaz, tenho procurado por métodos, dicas e técnicas pra fazer nossos bichanos beberem mais água, o que seria útil para evitar o problema.
recentemente troquei os bebedouros por aqueles feitos de metal, e o brilho da água tem estimulado-os a beber água. também comecei a colocar o bebedouro em lugares diferentes todo dia; como eles são muito curiosos acabam se interessando em beber água.
alguém pode colaborar com o tópico? obrigado!
|
|
14-08-2008 00:24:49 |
|
Thais Sundfeld
De: Brasilia - DF
registrado(a): 14-06-2008
|
|
Oi Diogo!
As dicas q recebi para fazer o gatinho beber mais água são: comprar aquelas fontes q deixam a água em movimento, eles AMAM. São caras, mas acho q deve valer o investimento.
Outra coisa é dar ração úmida de vez em qdo, é uma forma deles consumirem água. Eu não dou pra Jolie, por falta de costume mesmo. Ela bebe muita água, e prefiro não dar.
Como ainda não consegui comprar a fonte (espero q no final do ano eu consiga!), eu sempre troco a água, coloco um pouco de água gelada ou mesmo uma pedrinha de gelo, para ela estar sempre "fresquinha".
|
|
14-08-2008 09:48:02 |
|
Silvia Ramos
De: Santos-SP
registrado(a): 02-02-2006
|
|
Olá amigos, acho que acima de tudo a ração tem que ser de ótima qualidade, evitando problemas futuros, principalmente aos persas, tão delicados. Dou para o meu a IAMS frango + Hills-adulto, coloco água em vasilhas de barro, fica sempre fresquinha, em lugares que ele adora ficar, embaixo da minha cadeira da cozinha, inclusive ele deita só nela, hehe e no quartinho dele também. Abraços.
|
|
14-08-2008 12:02:09 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Forunlino Diogo ,
Infelizemnte é muito difícil prever uma situação onde o gato terá problemas urinários. Claro que se dermos uma ração ruim, deixarmos o gato com água sem trocar e etc é fácil saber que em breve haverá uma série de problemas. mas este não é o caso aqui!
Entendo sua preocupação e realmente não é sem fundamento. O que pude observar ao longo do tempo com os gatos que temos, veja temos gatos desde filhotes até a nossa gatinha com mais idade que tem 7 anos e uns meses, é que realmente é preciso:
- fornecer uma ração adequada a cada época da vida (filhotes para períodos gestacionais ou para época de filhotes mesmo, pra quem quer usar. Aqui usamos a IAMS adulto mesmo para filhotes a partir dos 3 meses, a de filhotes somente para quando estão aprendendo a comer)
- fornecer vitaminas/probióticos específicos: - para filhotes - para gatas no cio, cruza é pós cruza - para machos em época de cruza e pós cruza - para a pelagem em épocas de trocas de estação - para gatas quando criam - para situações de stress
e mais alguma que talvez tenha me esquecido!
Além disso, água fresca trocada duas vezes por dia,porque os gatos comem a ração e na sequência tomam água, portanto a mesma normalmente fica com restos dos grãos de ração que se depositam no fundo e deixam a água turva, aí eles não tomam apesar de parecer limpa!
Fornecer alimento úmido, é uma opção interessante porque o organismo absorve e retira a água do alimentos, portanto alimentos úmidos são fonte de fornecimento de líquidos. Mas é preciso lembrar que os enlatados devem ser próprios para gatos persas, pois senão, ao invéz de fornecermos líquidos, estremos simplesmante criando um problema! Então atenção á raç úmida que se oferece aos gatos, aqui uso e recomendo a A/D da Hill'sque é excelente. Também recomendo muito a Sopinha da Roseli. Temos um exemplo muito interessante, ano passado recebemos um e-mail de uma pessoa que perguntava o que poderia dar ao seu gatinho já que ela havia experimentado váiros tipos de ração seca e ele simplesmente parecia ter um tipo de alergia. Nós recomendamos a Sopinha. Este ano recebemso um e-mail da mesma pessoa nos contando que há 8 meses ele só toma a sopinha, nunc amais teve problemas e que ela dá a ração úmida pra ele também, mas ração seca é só uma ou duas vezes na semana porque realmente ele é um caso raro e tem alergia mesmo.
Então sopinha nos gatos é algo bem impotante, porque o organismo absorve melhor o líquido e limpa a bexiga, além de fazer os rins trabalharem.
Ficam aí as nossas dicas!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
16-08-2008 13:17:00 |
|
Cintya Dalmasio
registrado(a): 29-08-2008
|
|
olá, recomendo consultar um veterinário
|
|
31-08-2008 16:29:19 |
Última edição por Cintya Dalmasio (17-05-2011 22:17:05) |
|
|
|
Vera Vivas
De: São Paulo - SP
|
|
Prezados amigos,
A orientação que todos já deram são exatas pro problema urinário dos gatos.
Tenho um que tem SUF só come a Royal urinária, mas , obtive orientação que isto ocorreu devido meu manejo errado desde filhote.
Os gatos precisam de boa ração e água limpa. (isso eu dava)
Mas, precisam de alimentos úmidos umas tres vezes na semana, quem tem tempo ,até diáriamente oferecer frago desfiado, carne moída....enfim, proteínas que estimulam a injestão de água.
Outra coisa, comprovado tbém, que o estresse ambiental favorece o aparecimento de doenças urinárias como cistite.
Dai, não efetuar mudanças bruscas da rotina dos felinos.
Hoje tenho 7 bichanos...mas os próximos já serão criados com outra mentalidade...na verdade, algumas coisas poderia evitar, mas ignorava o certo.
Espero que possa ajudar com isso quem tem bichnos novos...eles mais velhos dificl introduzir mudanças alimentares Abraços Vera
_______________________________________ www.artcal.xpg.com.br
|
|
09-09-2008 15:19:16 |
|
Alex Quaglio
De: São Paulo
|
|
Oi Vera,
1 vez ao dia sempre dou alguma coisa a mais que a ração seca, mas é mais pra fazer um mimo, pois todo dia tenho que mexer na orelha do Kinney e em recompensa eu dou a ração misturada com um pouco de atum (daquele ao natural pois a veterinária disse que a com óleo é muito prejudicial) ou mesmo daquelas rações tipo Wiskas Sachê.
Sempre fiquei preocupado pois sempre achei que a ração úmida poderia dar tártaro e prejudicar na formação dos dentes, já que ele terminou de trocar os dentes a pouco tempo.
Bom, quanto a questão da formação dos dentes não preciso mais me preocupar pois, tem uns dentões fortes e lindos (minha não que o diga... rs...), às vezes noto um pouco de mal hálito, mas quando isso acontece paro de dar qualquer tipo de alimentação úmida e deixo só com a ração seca.
Mas fico muito contente em ler o que vc escreveu, tirou um peso enorme das minhas costas, acho que estou no caminho certo quanto a alimentacao do Kinney.
Além do mais o Kinney toma bastante água, toda hora tá miando pra abrir a torneira da pia... rs
_______________________________________ Bjs e Abraços, Alex.
|
|
09-09-2008 17:25:22 |
|
adriana
registrado(a): 18-05-2006
|
|
Olá pessoal!!!
Após muito conversar com o Alex sobre o atum (rs), estou perdendo o medo de oferecer algumas coisas diferentes a Daiane...
Isso porque ela teve uma fase na vida em que tudo que era diferente da ração dava dor de barriga... Então eu sempre ficava receosa em alterar algo da alimentação dela e acordar no dia seguinte com ela toda suja de cocô... A sopinha da Roseli ela nunca quis, nem a pastinha A/D Hill's, chega a torcer o nariz quando ofereço a ela. E olha que a sopinha é uma delícia; eu e meu esposo - que também ama sopas - provamos e aprovamos... (rs)
Bom essa semana ocorreu um fato curioso: abri uma lata de atum em água e ela ficou miando feito uma maluca em volta de mim e só sossegou depois que eu dei um pouquinho a ela...
Então estou pensando em introduzir o atum (já que ela gosta), então queria saber se alguém sabe a quantidade ao dia e quantas vezes por semana poderia dar...
Bjinhos, Dri.
_______________________________________ ..^ ^.. (=';'=) Bjoks, Daiane & Adriana. >º<
|
|
10-09-2008 08:10:07 |
|
Vera Vivas
|
|
Olá Amigos,
Voltando ao tema alimentos de nossos bichanos:
Dou atum tbém por vezes(uma ou duas vezes na semana, em geral uma vez) , mas por minha iniciativa achei melhor passar na água filtrada pra tirar excesso de sal ou óleo. (dou mais ou menos apenas uma colher de sobremesa rasa pra cada)
Meus gtos comem e nunca tiveram dor de barriga.
Tbém sardinha em lata, sem espinhas....faço da mesma forma.
E ofereço,em dias alternados, a ração úmida Sabor Vida Atum, mas sempre misturo na ração sêca e faço um "grudão", nunca dou pura .
Vamos aprendendo com nossas experiências.....um detalhe, meus bichanos são SRD, mistura com angorá, siameses...ou comum mesmo. Muito fortes e sadios ...fóra o que teve SUF devido provável falta de experiência minha.
Abços todos Vera
|
|
10-09-2008 13:40:46 |
|
Luanda Medeiros
De: Ribeirão Preto - SP
|
|
Olá, Pessoal do fórum felino... Sou uma mãe de primeira viagem por isso não tenho muita experiência com os gatinhos quanto vcs tem....Gostaria de saber se o uso de lêvedo de cerveja na alimentação da gatinha persa pode causar algum problema urinário??? utilizo o lêvedo de cerveja e o organnact cat na alimentação da Sharon, minha gata persa de 11 meses junto com a ração royal canin e natural da guabi. Faço isso conforme sugestões aqui do fórum sobre gatinhas que perdiam muito pêlo durante o cio...Comecei a suplementar a alimentação dela dia 19 de agosto depois dela perder muito pelo devido ao seu primeiro cio. Hoje ela até engordou, parou de perder pelo e come como um leãozinho...Vou começar a oferecer a sopinha da Roseli para a Sharon...Gostei muito das experiências que vcs tiveram com este tipo de alimentação. Só estou um pouco preocupada com o uso do lêvedo...tem algum problema, posso utilizar continuamente ou somente na época dos cios???...Obrigada a todos e até a próxima
|
|
10-09-2008 20:29:04 |
|
Rita Lopes
registrado(a): 08-09-2008
|
|
Oi, pessoal
O Bartolomeu sempre toma bastante água duas a três vezes por dia na torneira e quando não estou toma na fonte. A água da fonte troco todo dia, porque o Cori quando bebe deixa restos de comida.
A dois dias vi que o torrão de areia onde ele faz xixi estava menor. Depois achei xixi fora da caixa. E durante a manhã que fiquei lavando roupa vi ele ir duas vezes na caixa e até cobrir com areia, mas não tinha feito xixi. Não miou, está corrrendo e comendo bem. Liguei para a vet que pediu para levá-lo lá. Examinado - a bexiga não estava cheia. Mesmo assim entrou com antibiótico por sete dias e antiinflamatório. Chegamos em casa e ele fez um pouquinho. A noite fez mais e hoje (segundo dia) fez bastante a tarde.
Pergunto: me precipitei ?
Tinha que ter feito algum exame - ultrassom ou urina?
A sócia dela disse que pode ser a ração, mas não acredito. Depois que passei para a IAMS eles estão comendo menos (são gordos e grandes); estão dispostos e o intestino regularizou.
Pedi a guia para o exame de urina. Mas disseram que agora não dava para saber o que era. Só depois que melhorasse. Não entendi, mas depois da ração não quis discutir mais.
Outra pergunta: se for estruvita é a alimentação e se for oxalato de cálcio é tendencia genética, como elas falaram?
Qual exame poderia fazer para saber a causa?
Pode ser estress?
Conto com a experiência de vocês.
|
|
05-12-2008 00:44:32 |
Última edição por Rita Lopes (05-12-2008 00:48:39) |
|
|
|
Rita Lopes
|
|
Bom dia!
O Bartolomeu voltou a fazer bastante xixi,mas também a tomar muita água. Será que é normal?
O exame de urina tipo I pode dizer a causa ?
|
|
06-12-2008 09:03:12 |
|
Cia. do Gato Persa®
|
|
Olá Forunlina Rita,
Realmente pode ser stress sim, gato com problema,[quando não faz xixi, não faz mesmo! Eles normalmente tomam basante água, aqui pelo menos tomam bem, principalmente agora no calor. Então não tô vendo nada errado não!
Cia. do Gato Persa, Vetnil e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
06-12-2008 18:23:23 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Roseli,
Mais uma vez obrigada. Amanhã termina o tratamento com antibiótico (sete dias) e ele está indo menos na caixinha e conseguindo fazer xixi toda vez que vai.
Além de estress, os cristais podem causar cistite, né?
Devo fazer o exame de urina para saber se tem cristais?
|
|
08-12-2008 13:56:16 |
|
Cintya Dalmasio
|
|
Oi Rita,tudo bem? Meu gatinho tb sofre desse mal terrivel,no caso dele o problema é q tem muitos cristais na bexiga,e mesmo comendo a ração Urinary da Royal ele já ficou obstruido.Esse problema é muito complicado,é preciso ficar atento..para saber se o seu tem muitos cristais vc pode fazer o ultrassom(faço ultrassom mensal) e com o exame de urina é possivel identificar o tipo de cristal(estruvita,oxalato ou urato,q é raro em gatos,porém o meu já teve esse tipo tb quando comeu por 3 meses seguidos a ração Hills S/D).E a partir daí ver qual a ração ideal.. espero ter ajudado; bjss
|
|
09-12-2008 11:04:03 |
|
Rita Lopes
|
|
Obrigada Cyntia, vou fazer o exame no sábado.
Bjs
|
|
09-12-2008 19:33:22 |
|
Alex Quaglio
|
|
Pessoal,
Alguém sabe me dizer quantos dias deve-se observar que o gato tem difuculdades para urinar para diagnosticar um possível problema urinário ?
Um amigo meu me confidenciou que o gato dele não esta urinando a 2 dias... O comportamento do gato está normal, brinca, corre, se limpa... etc... mas quando ele vai pra caixa, ele tenta e não urina. Depois fica lambendo as "partes baixas", mas acho que deve ser pra estimular a urinar.
Bom, aconselhei ele a levar ao veterinário, e ele o fez... só que o veterinário disse que era muito cedo pra diagnosticar alguma coisa...
Isso é certo ? Será que não seria melhor o veterinário ter receitado algum exame ? No caso da uretra já estar entupida... poderia ser fatal caso demore muito tempo para tratar não é ?
Obrigado pela ajuda.
|
|
26-02-2009 16:37:51 |
|
Cia. do Gato Persa®
|
|
Olá Forunlino Alex,
Em um dia mesmo já dá pra perceber...porque os gato têm que fazer no mínimo miserável um xixi por dia, então se está há ...complicado né! Acho que o ideal memso o gato brincando deve levar em um outro vet ou pelo menos telefonar pra um outro e pedir informação. Vc tme razão, problemas urináriso são fatais!!
Cia. do Gato Persa, Vetnil, Syntec e IAMS, fortalecendo (muito) o nosso MIAU!
Abçs
|
|
|
26-02-2009 17:42:59 |
|
Alex Quaglio
|
|
Obrigado Roseli, valeu pela ajuda. Problemas urinários são muito sérios. Vou avisá-lo e qualquer coisa recorro a ajuda de vcs novamente.
Muito obrigado.
|
|
27-02-2009 10:26:53 |
|
Camila CB
De: Rio de Janeiro - RJ
|
|
oi!
nao sei muito pra ajudar, mas notei que o meu gatinho bebe muita agua entre as sonecas.. coloquei um potinho de agua no meu quarto e ele vai la varias vezes de noite. quando ta bem quente bebe tudo!
eu tambem dou de manha e de noite uma colher de cha (um pouco menos) de racao de lata daquela da sabor e vida. ele come direto. adora. comecei a fazer isso porque ele tava muito magro e isso ajudou a ganhar mais peso. tambem pra ele parar de pedir petisco (eu confesso que acostumei ele...) sabem se faz mal??
beijos, camila
|
|
04-03-2009 12:31:37 |
|
Rita Lopes
|
|
Resgatei esse tópico porque já não bastasse o que o Bartô está passando com a quimio agora voltaram os sintomas da cistite.
Fez um ultrasom hoje e apareceram os cristais. Dá para ver eles se mechendo e depositando na parede da bexiga. Isso deve ter causado a cistite de Dezembro.
Daquela fez fizemos o Flotril 2% injetável e aí veio a reação a injeção, a feridinha e depois o sarcoma.
Como são dois nódulos gemeos de um lado e um do outro desconfiamos dessas injeções.
Bem ele vomita antibiótico em comprimido, então se tiver que tomar vai mais uma fase de estres.
Como descrevi ele toma muita água e faz bastante xixi. A função renal está um pouquinho comprometida. A uréia tá 50 e a creatinina tá 1,9.
O fígado deu indicios de lipidose hepática. Mas ele come aos pouquinhos o dia todo. Sei que isso pode acontecer com gatos que ficam muito tempo sem comer.
Pode ser porque le é gordo?
Alguem já teve esse problema no fígado?
|
|
20-03-2009 20:41:24 |
|
Vera Vivas
|
|
olá Rita,
Nós de novo....
Sim, já tive um gato com lipidose hepática: Precisa tomar urgente um protetor hepatico, tem o Leucopen (humano)( acho que este é o nome...faz muito tempo que usamos no nosso bichano) e o Mercepton oral Veterinário.
Mas ambos precisam de dosagem, e verificar peso do gato e se o veterinário dele concorda....dá uma palavrinha com ele, sugere e ve o que pode fazer....acho que o hepatoprotetor é fundamental pro Bartô neste momento!!!
Mais uma vez, força e tudo de bom pra vcs dois.
Vera
|
|
21-03-2009 13:51:42 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Vera, mais uma vez obrigada.
Liguei para a Dra Luciana que acha muito pequena a alteração no exame para ser lipidose e porque ele come bem.
Mas o que mais tá preocupando agora são os cristais na urina e um pouco de proteína.
Os cristais são de fosfato triplo e pelo que vi na internet é estruvita. Aí, pelo que sei tem haver com alimentação.
Não entendo mais nada eles comiam desde bebê a Premier, em julho de 2008 passaram para a Natural e desde outubro até agora para a Iams.
Hoje comprei a Urinary da Royal e ele adorou. Mas o Cori até brigou para tirar a ração dele.
Sei não, mas parecia que ele conhecia a ração. Ele foi encontrado em uma super crise renal aguda. Que pode ter origem numa cistite.
Terça é a segunda quimio e aí vou pedir um exame do coração por causa da doxorrubicina. E um exame de glicose que pode ser diabete que está causando tudo isso.
Pensei no chá de erva tostão, mas esqueci como preparar.
|
|
21-03-2009 21:50:39 |
|
Vera Vivas
|
|
Oi Rita,
Tenho um gato com SUF ( tem cálculos de estruvita ) e come a Royal Urinária, se dar super bem.Adooora!!Mas é carinha, aqui pago R$42,00 o quilo.
Pros cálculos, no inicio fiz muito chá de quebra -pedra, conheçe?(receita de uam médica veterinária da linha natural) Uma erva que dá entre pedras...aqui no interior do Rio tenho na minha casa aos montes....mas acho que casa de ervas vende ela sêca.
Faz o chá(ferve a água e poe um punhadinho da erva e abafa) . Depois de morna, dá mais ou menos 2 ml tres vezes ao dia....o gato vai urinar mais vezes e beber mais água tbém. Vc pode guardar na geladeira e no dia seguinte dar uam leve mornada e dar pro gato...enfim, pode fazer p/ dois dias e deixar an geladeira.
Em poucos dias vc vai ver que o bichano melhora muito esta parte de urina e cálculos.
boa sorte e continue dando noticias.
Vera
|
|
23-03-2009 19:34:47 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Vera estive sumida porque as coisas ficaram complicadas. Depois da segunda químio ele parou de comer e beber água por mais de 24 horas. Dei água na seringa, mas não sei quanto tenho que forçar. Dei uns seis ml. A noite uma vizinha que também adora gatos foi milagrosamente perguntar dele e vendo a situação sugeriu dar só o caudinho do sache da wiskas. Ele que já tinha recusado de atum a pastinha da guabi e todas as rações tomou com vontade. Mas está dificil de comer e se continuar assim vou ter que dar vitamina. E como não come toma pouca água.
Passei desde quinta a noite do lado dele. Hoje estava um pouquinho melhor. Sexta vamos repetir os exames de sangue. Hemograma, função renal, hepatica e glicemia.
|
|
30-03-2009 18:42:36 |
|
Patricia Abreu
De: Salvador - BA
|
|
Força, Rita!!! Um beijo enorme pra vc! Seu esforço e dedicação são lindos de ver...
Patt
|
|
30-03-2009 19:34:25 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Patt, que saudades!
Amanhã te escrevo.
bjs
|
|
30-03-2009 19:36:25 |
|
Cintya Dalmasio
|
|
Oi Rita,tudo bem? Estive lendo seu relato e fiquei mt preocupada com seu gatinho; vc precisa realmente dar para ele o chá de quebra-pedra urgente!!esse chá é MILAGROSO para calculos,cistites e cristais de:estruvita,oxalato..enfim ele limpa tudo mesmo,a bexiga,os rins...falo isso por experiencia própria,meu gato já estava "desacreditado"..tentamos de tudo,todas as rações do mercado..URINARY(quando tinha estruvita)HILLS S/D quando estava grave de estruvita e obstruido,HILLS C/D quando estava com urato...e até oxalato ele já teve,meu gatinho é uma tristeza,ele produz todos os tipos de calculos...já passei muito sufoco com ele...para vc ter idéia da gravidade faço ultrassom mensal e exame de urima... agora ele está cada dia melhor depois q começei a dar o chá(eu não acreditava no chá,começei a dar porque já não tinha onde recorrer...) e me SURPREENDI com o resultado,faz 2 meses q dou para ele todos os 20 ml de chá gelado(ele gosta de geladinho,deixo na geladeira..) dou 10 ml pela manhã e 10 ml a noite...recentemente fiz exame de urina e o resultado foi excelente,não tinha nenhum cristal... vale a pena tentar.. bjss e boa sort
|
|
31-03-2009 10:47:02 |
|
Cintya Dalmasio
|
|
Oi Rita,eu de novo; estive lendo tb como começou o problema da feridinha; estou muito preocupada;será q vacinas realmente fazem isso??Não seria a vacina q foi aplicada incorretamente e reteve o liquido causando assim o cisto? q situação complicada..meu deus; de qualquer forma repito:dá o chá de quebra pedras para ele(eu comprei na loja mundo verde a erva seca,ferve a agua,coloca a erva e abafa,depois coa)dá geladinho na seringa,no cantinho da boca,não deixa o chá ficar velho senão perde as propriedades,n geladeira conserve no máximo de um dia para o outro; se tiver dúvidas me fale; dê noticias de seu gatinho; bjs
|
|
31-03-2009 11:16:46 |
|
Patricia Abreu
De: Salvador - BA
|
|
Cintya, esse chá pode ser usado preventivamente, e quanto?
obrigada e beijos,
Patt
|
|
31-03-2009 14:43:44 |
|