Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / urgente: pelos com nós gigantes!    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Charles

De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
pessoal, estive viajando por uns tempos e deixei meu gatinho sob cuidados do meu tio, só que apesar de ele ter todo o carinho do mundo com o bixinho, não seguiu a risca todos minhas recomendações e agora que retornei me deparei com a pelagem do meu lindinho cheia de nós GIGANTES bem rente a pele! Os nós começam perto do colar e estão por toda a extensão da barriga.
Meu tio disse que deu banho nele, mas provavelmente não escovou corretamente a parte de baixo do gato e então se formou todos os nós. Uma judiação! Tentei desfazer alguns que estavam perto do colar e das axilas, mas como estavam rente a pele, o pelo saiu todo e ele ficou careca exatamente de uma axila dianteira até a outra. Tambem notei que a pele está "suja", mas nao sei se é só sujeira ou é fungo :S
Estou pensando em levar num petshop pra que deem um banho e façam uma tosa em toda a parte de baixo do gato (começando logo abaixo do colar e indo até a cauda). Será que devo? ou tento eu mesmo com o pente retirar? (pois ja percebi que nao tem como desfazer... os pelos saem todos e a pele fica toda a mostra!)
Se eu mesmo "retirar" os pelos com o pente, alem da dor que ele sente, eu vou passar horas e horas e horas... entao acho mais facil tosar.. mas ai fica a pergunta: a tosa nao vai machucar a pele dele?? E essa "sujeira" na pele será que é sujeira mesmo ou é fungo?(ele em si está bem sujinho no geral).

Por favor me deem sujestão porque eu estou completamente perdido. Nunca imaginei que meu gatinho lindo pudesse ficar neste estado deploravel :'(((

OBS: meu tio disse que escovava ele quase que diariamente, mas quando ia escovar a barriga o gatinho reclamava e ele parava... então a parte das costas está sem nós.. só a parte de "dentro" mesmo.   ... "só"... :'((

Nascimento: 21/11/2006
Ração: Premier Filhotes Pelos Longos
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715

31-07-2008 01:40:48

Denise Gonçalves

De: SBC - SP
registrado(a): 30-10-2007
Oi Charles, td bem?
Olha, tenho uma gata muuuuito peluda e q não deixa a gente escová-la, então vive fazendo nós na barriga... como ela uma vez teve um ataque nervoso enquanto dava banho (depois de ficar por volta de 2 horas desmanchando os nós) eu não fico insistindo em desfazer os nós... na parte de cima ela até deixa escovar, mas na barriguinha... então eu levo pra fazer tosa higiênica, assim ela não sofre tanto e fica livre dos nós... e pelo q me lembro vc fica de olho qdo leva no pet pra banho, não? com a tosa deve ser a mesma coisa - fique de olho pra não judiarem do seu bichinho...
qto a sujeirinha, precisa ver se não formou fungos por causa da umidade (se ele não deixou seu tio pentear, também não deve ter deixado ele secar bem...)
abçs

31-07-2008 09:46:44

Thais Sundfeld

De: Brasilia - DF
registrado(a): 14-06-2008
Oi Charles!

Bem, minha primeira sugestão é levar ao Veterinário para saber se o q ele tem é sujeira ou se são fungos mesmo.

Essa questão dos nós depende muito do dono e do temperamento do gato... ele deixa vc pentar, tirar os nós? Se ele deixar, e vc tiver paciência, tente tirar os nós aos poucos... Comprei na Feline Shop aqui do site um kit de produtos, e veio um desembaraçante. É ótimo, tipo um óleozinho, q vc passa vai "puxando" o nó com o pente, até sair. Minha gatinha nunca reclamou, mas ela tb só tem nós pequenos, nunca teve nada parecido com o q vc descreve. Se ele for tranquilo, vale a pena tentar.

Só não te aconselho a levar na Pet Shop para tirar os nós, o pessoal normalmente não tem paciência, amarram o gato, dão remédio para ele se acalmar... pode acontecer uma tragédia... Eu tiro todos os nózinhos da Jolie antes de levá-la para o banho, para não ter problema. Leve lá depois q vc conseguir desembaraçar, ou se for tosar.

O pessoal aqui do fórum vai me matar, mas eu não vejo problema em tosar ele, se a situação for tão grave como vc fala... ainda mais se ele estiver com fungos! Faça o possível para isso não acontecer, tente tirar os nós, mas se não tiver jeito...

Bjos!

31-07-2008 09:48:10

Charles

De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
ontem depois que postei este topico, fiquei mais de 1 hora "desfazendo" os nós.. mas nao adianta... eles realmente estão rente a pele e em qualquer tentativa de desfaze-los os pelos acabam sendo arrancados. Tem uma faixa enorme no peito dele que ficou completamente careca! O problema é que alguns pelos que não estão com nós acabam saindo junto. Se eu mandar tosar, vou pedir pra deixar BEM baixinho, entao fica mais facil pra eu localizar exatamente onde estão os nós e remover somente eles.

Agora minha duvida ainda é em relação a tosa, pois queria saber se não vai machucar a pele dele.

Quanto aos possiveis fungos, ontem peguei um pedacinho de algodão umidecido e passei na pele dele pra ver se saiam... e sairam com facilidade, entao creio que seja sujeira mesmo.

Nascimento: 21/11/2006
Ração: Premier Filhotes Pelos Longos
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715

31-07-2008 17:02:52

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Olá, Charles!

Concordo em gênero, número e grau com a Thais e a Denise.
Infelizmente nesse caso você tem que tosar. E leve ao veterinário tb, pra ter certeza sobre os fungos.

Minha dica: procure um pet na sua cidade, com um tosador que já tenha experiência em tosar gatos, pois é COMPLETAMENTE DIFERENTE DE CACHORRO. A pele é muito mais fina, a estrutura do nó é diferente, na hora da tosa a pele não pode ser esticada, apenas vamos ajeitando as pelanquinhas.......

Com certeza os atentendes das lojas vão dizer: "o tosador nunca mexeu com gato, mas ele vai com cuidado....". Não arrisque!!!! Nem que vc revire sua cidade inteira, nem que o pet seja mais longe, mas procure!!!!!

Caso você trabalhe durante a semana, escolha o primeiro horário do sábado para a tosa dele, pois tende a ter menos cães e a sala de banho e tosa ainda não tem tanto cheiro de cachorro. E se possível, leve o kit banho do seu gato: pente, escova, shampoo e toalha.

(Experiência de quem já teve pet shop.)

Boa sorte!

31-07-2008 22:44:35

adriana

registrado(a): 18-05-2006
A Valéria já falou tudo... :)

Agora quanto ao tosador com experiência em gatos eu posso dizer que há realmente uma diferença gritante entre eles.

Eu levo a Daiane sempre no mesmo banhista, mas quando se fala em tosa (higiênica ou para ajeitar os pelos rebeldes), levo em outro lugar, mais longe, mas vale a pena.

Bjos,

01-08-2008 08:22:24

Claudia Ferreira

De: Niterói - RJ
registrado(a): 06-10-2008
Olá gateiros (as)

Estou  com uma gatinha com esse problema.Os nós estão muito rentes a pele e não sei como resolver,tenho medo de machucá-la.Alguém me dá uma luz como desfazer os nós tão rentes a pele?A maioria dos nós está no pescoso da minha gatinha.

22-12-2008 21:22:06

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Claudia,

neste caso o melhor a fazer é procurar um tosador de sua confiança e que de preferência tenha experiência com gatos. Pois a pele dos cães se comporta muito diferente da pele dos gatos na hora da tosa.

Dica - lembre o tosador de que gato não é cão pequeno: que ele tenha um ajudante que também saiba esticar a pele beeeem devagarinho para ajudar a lâmina passar pela pele. O ideal é que se tenha 3 lâminas número 10 (para revezar), pois como os nós são muitos, a lâmina esquenta mais rápido e corre-se o risco de provocar queimaduras também.

A pele dos gatos é muito mais sensível e qualquer cortinho pode se tornar um rombo enorme em segundos....

Não tente usar uma tesoura, pois como os nós estão muito rentes à pele, o risco de você provocar um acidente é muito alto. Nem desfazê-los com o pente, pois ela vai ficar cheia de hematomas.

Uma sugestão útil: aguarde passar esse período de Natal, pois os pet shops querem fazer dinheiro, ou seja, querem atender em quantidade. Não prestarão atendimento adequado à gatinha, não respeitarão horários e muito provavelmente ela será tosada na presença de cães.

Boa sorte e bom Natal (depois nos conte como foi!!!!).

23-12-2008 08:28:34

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.