Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Olá, Eliana!
Desculpe a demora em responder, é que de onde estou trabalhando agora, fica difícil entrar no fórum.
Não conheço os procedimentos de outras federações, mas os passos do CBG (Clube Brasileiro do Gato), são o seguintes:
- primeiro, seria ter um pedigree, que pode ou não ser emitido pela FIFe (Federação Internacional, a qual o CBG faz parte). Caso o pedigree dela não seja, existe um procedimento para que se faça a homologação, etc.... (procedimento feito bem antes da exposição).
- além de obviamente estar em perfeitas condições de saúde (todas as vacinas em dia, animal livre de doenças infecto-contagiosas e parasitas), o animal não deve ter nenhum tipo de tosa (como a higiênica por exemplo). A carteira de vacinação e um atestado de saúde devem ser mostrados ao veterinário do clube no 1o dia da expo.
- mas se ela não tem pedigree ou se é vira-latinha, não tem problema. Existe uma categoria chamada DOMÉSTICOS, onde ela seria julgada somente pela aparência, docilidade, etc... Não concorrendo aos mesmos títulos de gatos registrados com pedigree. Mas tem troféu, tem tudo. É muito legal!!!!!
- se é castrada, ela concorre na categoria de castrados e não de fêmeas. Machos participam também.
- você pode ou não ser sócia do Clube. Os não-sócios geralmente pagam quase o dobro na hora de inscrever o gato na exposição. Acho que a anuidade é 100 reais, mas não tenho certeza.
- o animal deve ser extremamente dócil, ao ponto de se deixar tocar por inteiro pelo juiz, onde será examinado o corpo e a pelagem por completo mesmo: testículos, dentes, olhos, orelhas, estrutura, cauda, docilidade. Fora que para isso, ele tem que ser muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bem escovado antes de ir para a mesa do juiz. Não se esquecendo que a expo dura sempre 2 dias, portanto o animal, ficará por volta de 10h por dia dentro de uma gaiola 60cmX60cm.
- banho SEMANAL e escovação DIÁRIA (inclusive as partes chatas: virilha, barriga e axilas)!!!!!
- e por final, eu diria que é uma dica que nem todo mundo passa... O animal de exposição é como um modelo, ou seja, não pode ter pequenos "defeitinhos". Exemplo: se sua gatinha é branca, não pode estar manchada em hipótese alguma, nem olhos, nem patas, nem babador, nada. Afinal, o branco TEM que ser branco! Se é pretinha, a pelagem não pode estar avermelhada, etc. Os pêlos velhos devem ser removidos regularmente para não deixar a pelagem pesada. O persa deve ter uma aparência "arredondada", portanto arredondamos as pontas das orelhas, por exemplo, retiramos os excessos laterais com uma tesoura dentada apropriada, entre outras pequenas coisinhas. É como a modelo que vai se apresentar e faz uma maquiagemm, arruma o cabelo, disfarça as imperfeições. Aí vai depender muito da necessidade da sua gatinha, o que precisa ser feito, etc. Esse último ítem eu resumiria em uma palava: DEDICAÇÃO TOTAL!
Só olhando mesmo para avaliar com mais certeza. Quando eu levava gatos de clientes para exposição, avaliava com antecedência por causa do preparo da pelagem. Certos exemplares levaram 1 ano pra participar (que foi o caso da minha Tetê, que veio doente pra mim), outros apenas alguns meses. É muito individual.
Deste evento em particular, não dá mais tempo, pois as inscrições são feitas com no mínimo 3 semanas antes da expo para que a secretaria do clube prepare um catálogo com todos os gatos participantes e as documentações de todo mundo. Mas do próximo, com certeza!!!!!!! (será em novembro)
Fique à vontade para me mandar um e-mail pra gente conversar melhor: zukauskas@uol.com.br
Bjokas.
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|