Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Elisangela Santos
De: RS
registrado(a): 31-05-2007
|
|
Tenho duas gatinhas persas e moro no RS e estou me mudando para Recife, onde faz muito calor, gostaria de saber se é necessário tosar as gatinhas ou elas se adaptarão ao calor? Se for necessário tosar, qual é a melhor tosa? Obrigada
|
|
25-07-2008 21:03:08 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Olá, Elisângela!
Tenho uma opinião bem particular sobre isso. Acredito que só por causa de calor, os gatos não deveriam ser tosados. Creio que a natureza se encarrega disso.
Pode ser que tenha uma queda/diminuição até significativa na pelagem, mas.... vamos aguardar.
Vamos ver também se tem algum forunlino que já passou por situação semelhante.
Bjo e boa sorte!
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
27-07-2008 11:52:54 |
|
araguacy
registrado(a): 21-04-2006
|
|
Oi Elisângela!!
Não se preocupe com o calor, os gatinhos resistem bem. Moro quase na linha do Equador e a essa época do ano a média aqui é de 36 graus à sombra! É tão quente que nem o capeta se arrisca a sair do inferno para provocar pecados por aqui, ha ha ha Tenho 5 persas bem peludos que se "escondem" durante o dia, procuram os cantinhos mais escuros onde o calor é menor e não reclamam. Antigamente todos eles ficavam procurando onde tinha ar condicionado para ficar bem refestelados e dos 5, existem dois que nem fazem questão de refrigeração... ficam em qualquer lugar da casa, donos do espaço, com calor e tudo! Nessa época é comum que a pelagem fique mais rala, (no gato) e abundante (na casa, afff), pois a cada seis meses há mudança natural. Devemos por esse período fazer escovação diária, de preferência duas vezes/dia para que não formem nós nos pelos e muito menos as famigeradas bolas de pêlo nos intestinos deles, já que vivem se lambendo, e podem ingerir muitos deles. Os pelinhos novos surgem lindos e brilhantes. !!!
Abração e ronrons p vc!
|
|
29-07-2008 18:21:21 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Saudades de ti, Araguacy!!!!
Eu imagino seus gatinhos entrando na geladeira, rsrsrsrs. O Princippè já morre de calor naturalmente.... E olha que estou em SP!!! Ele odeia cobertor, mesmo no friozão, vc acredita?
Bjaum.
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
31-07-2008 22:10:34 |
|
adriana
registrado(a): 18-05-2006
|
|
Oi gente!
Reabri esse tópico pq estou com uma dúvida sobre tosa...
Já tenho em mente que os gatinhos persas são peludões mesmo e ponto. As vezes até brinco que se eles são persas da Pérsia devem estar acostumados ao calor do deserto (rs)... E não sou a favor da tosa radical sem um motivo plausível.
Esses dias SP está um calor que deixa a gente exausto... Então minha dúvida é: se eu pedisse uma tosa na tesoura dentada apenas para baixar um pouco os pelos, deixando um pouco mais que um exótico, isso melhora o calor ou não faz diferença?
Aguardo o conselho dos amigos e amigas do fórum!!!
Bjoks, Dri.
_______________________________________ ..^ ^.. (=';'=) Bjoks, Daiane & Adriana. >º<
|
|
01-02-2009 20:31:28 |
|
Rita Lopes
De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
|
|
Adriana vou levar para tosar o Cori na terça dá uma olhada neste tópico - http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2 ... hp?id=2169
Cheguei em casa e o Cori tava na minha cama de barriga para cima boquinha aberta, lingua para fora de lado e olhos entreabertos.
Chamei três vezes e ele nem se mexia. Levei até a pia do banheiro e joguei água na cara....... Nunca mais ele vai deixar de responder quando chamar.
Acho que tava sonhando........Gatos sonham?
|
|
01-02-2009 23:21:46 |
|
Bruna Marques
registrado(a): 14-12-2008
|
|
Rita, li o que vc escreveu e ri muito porque o Zeus outro dia desses tava assim mesmo, além do mais peguei ele outro dia absolutamente relaxado no sofá mexendo a boquinha, como se estivesse mastigando a ração, acho que ele estava sonhando com comida, rsss!Eu acredito que sonham sim!Abç!!
Elisangela, o Zeus tem a barriga tosadinha(além da tosa higiênica) e ele fica feliz da vida com ela para o alto, e no calor percebo que ele perde mais pêlos mesmo(acredito que seja a própria adaptação dele a temperatura mais alta). Quem sabe não é interessante tosar a barriguinha primeiro e observar se já não alivia?(Observe primeiro a adaptação delas à temperatura, como foi falado talvez elas consigam tolerar bem o calor).Abc!!
|
|
03-02-2009 09:58:11 |
|
adriana
|
|
Oi Rita! Oi pessoal!
Rita, li o tópico que vc me indicou e entendi a idéia da Roseli.
Será que eu consigo fazer a tosa na tesoura? É que o banhista do pet onde levo a Dai é ótimo para dar banho, mas já pedi umas duas vezes para aparar os pelos da carinha que vão ficando pontudos (tipo um bigodão), e avisei que era para fazer com a tesoura dentada para não marcar, mas ela veio com a carinha "quadrada", pq ele cortou com a tesoura reta...
Se não fosse muito complicado, gostaria de tentar eu mesma...
Bjinhos, Dri.
_______________________________________ ..^ ^.. (=';'=) Bjoks, Daiane & Adriana. >º<
|
|
03-02-2009 17:06:44 |
|
Rita Lopes
|
|
Deu certo a tosa!!!!
Bom começou que anotei no papel o que a Roseli recomendou Nº 10 para o corpo e Nº 4 para a barriga.
Não sei porque, mas lá a numeração era inversa, quanto maior, maior a tosa.
Desfeito o engano, começamos: primeiro o banho, depois secar e o Cori que não podia morder ninguem atacou o secador!!! Catô o secador com as duas patas, puxou e mordeu até......
Ainda bem que foi o secador..... Desligamos tudo e após uns minutos recomeçou a secagem. Na hora da tosa até os miados estavam fraquinhos.
A barriga da metade para baixo ficou a zero o resto foi com a tesoura.
Porque? Segunda a moça o SDR peludão e um persa do Paraguai, a textura do pelo é de vira, mas super comprido. A máquina patinava. A tesura dentada só amassava.
Como o tosador faltou nós duas fizemos a arte. E foi arte mesmo, aquela que quando criança cortamos o cabelo das bonecas.
De quatro centimetros baixamos para dois + ou -.
O resultado não foi muito simétrico, mas longe de parecer um ET ou grimilin.
Refrescou bastante, a barriguinha pelada foi 10. Ele vive com ela para cima agora.
Aquele gatão lento tá Hiperativo !!!!!
Brincou de caçar folhinhas, dormiu com o Napô, se deram banho e tão inseparáveis.
Gatos são uma caixinha de surpresa.
Lembram que o Cori quando vinha do banho batia em todo mundo durante umas 12hs?
Tô exausta,mas adorei participar.
|
|
04-02-2009 00:08:59 |
Última edição por Rita Lopes (04-02-2009 00:11:46) |
|
|
|
adriana
|
|
Que bom Rita!
Vou marcar o banho da Daiane e ver se consigo tosá-la. Onde vc leva seus gatinhos?
Bjs, Dri.
|
|
04-02-2009 08:36:33 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Adriana quando estou com $$ eu levo na Miaurisa na Clínica do Sr. Gato ela é o máximo.
Mas ando em crise por isso achei um pet no Bairro do Limão que a moça tem muito jeito com gatos.
Que bairro vc mora?
|
|
04-02-2009 18:11:44 |
|
adriana
|
|
Oi Rita, eu moro no Tatuapé.
Tem um pet que um rapaz faz a tosa, mas queria levar em outro lugar, pois o local do banho é pequeno e quente, além de ter um monte de cães junto... É visível que ela fica estressada após o banho...
Gostaria muito de levar na Sr. Gato, mas é meio longe para mim... Porém se for o caso levo lá mesmo... (rs)
Bjs e obrigada, Dri.
|
|
06-02-2009 10:00:58 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Adriana, se for na Clínica do Sr. Gato procura o dia a Miaurisa vai dar banho. O banho dela é um spa. Com mantras relaxantes etc.
Sei que ela mora no Tatuapé e faz banhos em vários petshops, quem sabe não tem um lugar mais perto?
O tel dela é 2098.0854 Ela é um amor de pessoa e entende muito de gatos, já fez um programa de radio, muito dos modelos das revistas de gatos são dela.
O nome dela é Marisa Paes, mas todos a chamam de Miaurisa. Encontrei com a Eliana Nicoli da gatinha Jolie que caiu do apto lá no banho, a tosa dela é maravilhosa.
|
|
06-02-2009 18:17:10 |
|
adriana
|
|
Oi Rita, eu sei quem é a Mariusa! Só não sabia que ela dava banho... Olha só, vivendo e aprendendo, pois esta semana estava dando uma olhada no site dela... E se é no Tatuapé está do lado de casa... (rs) Vou dar uma ligadinha sim!
Muito obrigada pela ajuda pessoal!!!
Bjokas, Dri.
|
|
08-02-2009 00:29:19 |
|
Gisele Lucas
registrado(a): 27-07-2008
|
|
Bem, dizem que não é bom tosar os persas no calor, mas não resisti. Depois que os vi com a boca aperta, ofegantes...não tive dúvidas...não fiz tosa radical...deixei + ou - 2 dedinhos de pelo e olha q eles , com certeza, me agradeceram...bjs a todos
|
|
10-02-2009 14:01:34 |
|