Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Peso do gato Persa    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Renato Lemos

De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 30-05-2008
Bom dia, ontem pesei Ling Ling ( sei que o nome é estranho mas ele é macho )  que se encontra com 2 meses e 10 dias e seu peso foi 680 gramas, este peso esta bom para a idade que ele tem? Outra dúvida, com relação ao sal grosso que se coloca na caixa de areia dos gatos, ele pode ser colocado mesmo que o gato não apresente sinais de doença? Qual a proporção de sal x areia? A história do nome do meu gato é interessante, minha esposa comprou há 1 ano e meio atrás uma gata Persa que se chama Nina mas por falta de tempo para cuidar dela a mesma foi doada a tia da minha esposa sob uma condição quando Nina tiver cria minha esposa queria um filhote e foi isso que aconteceu, recebemos o filhote faz 2 semanas e quando nos foi doado a informação é de que se tratava de uma fêmea até ai sem problemas, observei bem as partes intimas e percebi um certo volume mas como não sou expert ainda acreditava ser uma fêmea, levei a suposta ao vet e ao fazer a ficha informei que se tratava de uma fêmea cujo nome seria Ling Ling a veterinária a examinou e me deu a seguinte informação "Renato não é fêmea e sim um macho", mas como eu acredito que Ling Ling pode ser um nome tanto para macho como para fêmea este nome continuará, obrigado a todos.

05-06-2008 09:58:36

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Olá, Renato!

Simplesmente adorei a história do nome do Ling Ling! É um nome fofo!!!!!

Sobre o peso, acho melhor deixar os criadores opinarem. Só tive meu Princippè de bebezinho, então não tenho muita referência.

Aqui o pessoal é super experiente. Vamos esperar pelas respostas dos forunlinos.

Bjaum.

05-06-2008 16:05:11

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlino Renato ,

Existem alguns tópicos masi antigos, onde eu comento bastante sobre o tamanho e o peso dos gatinhos.
Deve-se levar em conta a estrutura do gato ,  a genética, a alimentação e a saúde.

dizer que seu gato está pesado ou está magro é um pouco complicado, primeiro porque não estmos olhando pra ele, segundo porque não temos referência genealógica pra ter idéia pelos padrões dos pais, terceiro que vc disse que ele tem 2 meses e com isso não sabemos como foi tratado antes disso e também qual a alimentação foi dada pra mãe na gradivez.
Viu, como envolve tantos detalhes!
Tenho certeza que seu gato não está magro, mas veja um exemplo.
nossos filhotes com 58 dias pesavam: 825 gramas (o mais leve) e 870 gramas ( o mais pesado) na mesma ninhada de 3 filhotes.

Outro exemplo de outra ninhada com 5 filhtes:
onde com 61 dias pesava 610 grams (o mais leve) e 911 gramas ( o mais pesado)

Estamos falando de  ninhadas com pai e mãe distintos.... viu que interessante? e veja nehum deles estava magrinho, pois cad aum tinha uma estrutura diferente!

O sal grosso não deve ser colocado na caixa se não tem utilidade. Vc só usa em caso de giárdia, a proporção são duas colheres de sopa do sal pra uma caixa de areia, pela metade.

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

06-06-2008 13:32:50

Renato Lemos

Muito obrigado pelos esclarecimentos vocês são demais, vou comentar a questão do peso com o vet, muito obrigado mais uma vez.

06-06-2008 13:48:10

Fabio Vincenzo

De: São Paulo
registrado(a): 05-01-2007
Renato como seu gato tem 2 meses? Ele não deveria estar com a mãe ainda?
Abraço

10-06-2008 22:03:32

Renato Lemos

Fala Fábio, acredito que não, pois Ling Ling já se alimenta normalmente com ração Super Premium para filhotes e eu e minha esposa é que somos o pai e mãe dele, cuidando de sua total higiene, lhe dando muito carinho e atenção, os mais experientes poderão responder melhor mas acho que o desmame ocorre com 45 dias, abraço.

11-06-2008 09:29:55

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlinos Renato Fbio,

Existem criadores que trabalham com o chamado "desmame precoce".
É um tipo de trabalho que funciona assim: o filhote mama na mãe até os 35/37 dias absorvendo soment eo colostro. O filhote é retirado  depois desse tempo para evitar que tenha contato com bactérias de doenças que a mãe possa transmitir.
Outra situação é quando a mãe é portador ade doença infecto-contagiosa e fica grávida. Os filhotes são submetidos ao contato com a mãe somente até os 37 dias e posteriormente são retirados dela e de perto dela. Isso porque o colostro é transmitido somente até essa idade e nele não há o processo de contaminação mesmo em casos de doenças graves como PIF, posterior a isso o leite que a mãe dá aos filhote é o leite normal. Mesmo assim há os que entregam os filhotes com 45 dias  com uma dose de vacina (ou nenhuma) e há os que entregam com 60 dias e aind aos que entregam com um mínimo de 3 meses compeltos.

A prática é bem aceita por um grande número de criadores, porém existem outras correntes que atribuem a saúde dos filhotes quando os mesmo são tratados com o leite da mãe por mais tempo.

O nosso trabalho aqui no gatil resume-se em:

1- criar fêmeas e machos hiper saudáveis para a formação de matrizes e padreadores futuros;
2- fazer um ou dois cruzamentos por ano;
3- suplementar o casal que irá cruzar alguns dias antes da cruza e no período;
4- manter a imunidade do casal no período de cruza
5- manter a fêmea saudável após a cruza e acompanhar através de ultrassom o desenvolvimento dos fetos;
6- substituir a ração de adultos por ração de filhotes para a fêmea e acompanhar o processo durante toda o período gestacional de perto, o que significa estar com a fêmea 24 horas por dia!
7- cuidar do parto, ajudando e auxiliando no momento dos nascimentos (com veterinário à postos p/ possível emergência) e manter um local aconchegante sem intervenção de outros gatos para que a mamãe não tenha stress;
8- manter os filhotes aquecidos com manta térmica até o término do parto e posteriormente caso a temperatura do ambientes esteja menos de 26 graus.
9- trocamos todas as mantas utilizadas pelos gatos, mãe e filhotes todo santo dia, evitando assim contaminação por fungos
10- a parti dos 25 dias entramos com alimentação parela ao leite da mãe
11- a partir os 35 dias entramos com o segundo tipo de alimentação paraleo ao leite da mãe e a ração que os filhotes começam a comer

os filhotes mamam até quando querem, pois os nossos filhotes são entregues aos novos dono som um minimo de 90 dias e duas doses de vacinas, onde a primeira dose é dada com 60 dias e a segunda com 90 dias.

Quando o filhote vai par ao novo proprietário, já está usando a caixa de areia, já está saudável e com a imunidade boa, além de estar comendo ração e acostumado com banho e escovação frequentes!

Isso é um exemplo de como cuidados ou de alguns cuidados que temos aqui, o que não significa que outros criadores estejam certos ou errados em realizar o trablho como fazem, aqui é só a nossa experiência e o nosso trablho que estamos compartilhando!

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

11-06-2008 12:28:49

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.