Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Aproximação entre gatos    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Patricia Lacerda

De: Belo Horizonte - MG
registrado(a): 19-02-2008
Olá colegas forunlinos!
Estou numa situação complicada, gostaria da opinião de vocês! É o seguinte: ontem de manhã encontrei duas gatinhas filhotes passeando pelo quintal da minha casa... tive dó e acabei pegando as duas pra cuidar. Deixei as duas num cômodo espaçoso separado da minha persa, e agora estou tentando uma aproximação, pra ver se tem condições de ficarem as três lá em casa... Primeira dúvida: tem algum perigo de deixar elas se aproximarem antes de vacinar e vermifugar as duas novas? A minha persa está com as vacinas em dia. Segunda: rolou um certo stress nos primeiros contatos. Estou fazendo a coisa devagar, troco os paninhos, deixo elas se verem sem chegar muito perto, mas nas duas vezes que elas conseguiram se aproximar teve "fssss" e costas arqueadas umas pras outras... será que existe a possibilidade delas se acostumarem, depois desse stress inicial? Quanto tempo devo insistir nesse "ritual"?
Abraços!!!

SANDMAN #18: "A Dream of a Thousand Cats"

24-04-2008 08:58:46

adriana

registrado(a): 18-05-2006
Oi Patrícia, parabéns por seu gesto!!!

Olha até onde sei, demora aproximadamente 1 semana a 15 dias, para todo mundo se acostumar com a nova situação. Porém já vi casos em que nenhum tipo de aproximação funcionou, pois os gatos antigos eram extremamente territorialistas, ou ciumentos etc... Mas acho que independente desses problemas, vale a pena insistir até onde der, para que todos vivam em harmonia como uma grande família, né?!

Quanto as vacinas e vermifugação, acredito que seria bom levar as novatas ao vet para fazer um checkup, mesmo pq você não sabe a procedência delas. Falando por mim: a minha persa, Daiane, tem a saúde super-sensível. Qualquer mudança (clima, ração, viagem etc.), afeta negativamente. Por exemplo, ela estava bem, mas com esse clima doido de SP, ontem já estava fungando e roncando ao respirar... Assim, eu não arriscaria um contato mais próximo entre elas, sem antes ter certeza de que está tudo bem para ambas as partes.

Abraços e boa sorte!

24-04-2008 09:27:57

silmara

De: São Paulo - SP
registrado(a): 07-07-2006
Esse stress é normal mesmo, não desista.. dê muito carinho à gata antiga, tente fazer dela o centro das atenções, leve as gatinhas ao veterinário, aplique anti pulgas e vermífugo antes de juntá-las.

As próprias gatinhas vão dar as indicações de que estão prontas para conviverem juntas, pode demorar até 1 mês para se adaptarem, mas você não precisa deixá-las 1 mês separadas, você pode deixá-las soltas pela casa à partir do momento que as filhotinhas forem desvermifugadas, é bom deixar sempre "um ponto de fuga" para as mais novas, por onde podem fugir da mais velha.

Os fusss são inevitáveis, mas com o tempo vão diminuindo, e mesmo se a gata mais velha não for muito sociável elas podem acabar se suportando sem maiores problemas, o mais certo, com as outras duas são filhotinhas é que a mais velha acabe adotando-as.

Parabéns pela iniciativa, boa sorte, e vá contando as novidades

08-05-2008 09:17:27

Patricia Lacerda

De: Belo Horizonte - MG
registrado(a): 19-02-2008
Olá!
As gatinhas já estão se adaptando... às vezes ainda rola um stress, mas elas já estão até brincando juntas! O problema é que a minha gata persa, a Milady, quer brincar de "lutinha" com as pequenas, do mesmo jeito que elas brincam entre si, só que como ela é muito maior, às vezes acaba assustando as pequenininhas. Elas já até dormiram juntas umas duas vezes, e ontem peguei a Milady lambendo uma das pequenas, foi lindo!!! Recomendo pra todo mundo ter vários gatinhos em casa... me divirto durante horas só vendo a confusão que elas aprontam!

SANDMAN #18: "A Dream of a Thousand Cats"

13-05-2008 09:20:40

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.