Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / pkd+    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Fabio Vincenzo


De: São Paulo
registrado(a): 05-01-2007
Boa Tarde!
Hoje fiquei sabendo que minha Gata é Pkd+!
Ela tem 1 ano e 6 meses e além de minha tristeza, gostaria de saber se alguem aqui já processou um Gatil e Loja por este motivo! Sei que a doença poderia ter sido evitada se os pais positivos não fossem cruzados!!!! Estou indignado com isso, como podem fazer isto! Eu sei que tinha obrigação de saber disso no ato da aquisição, mas isto deveria ser considerado crime, pois, se havia métodos para detecção por que não foi feito!  E também por que uma associação de pedigree dá um atestado para gatos doentes???? Nossa que maldade!
Gostaria de saber tbm de quem já passou ou passa por isso se encontrou métodos alternativos, tipo homeopatia, medicina natural ou algo parecido!
Obrigado


15-01-2008 19:14:45
     
Valeria Veronezi


registrado(a): 02-05-2007
Olá, Fábio!

Até onde eu sei, se você for no pequenas causas, acho que eles podem até fazer o gatil repor o animal, o que eu acho que não vem ao caso agora..... Acho difícil alguém aprovar um ressarcimento em $$ por danos morais e tal. Mas quem sabe alguém aqui no fórum já viu alguma coisa assim, né?
Eu ligaria no gatil e daria escândalo sim. Se o gatil é de SP, melhor ainda agora com essa lei nova sobre a regulamentação dos gatis!!!! As multas são altíssimas!!!!!!

Quanto às federações, hoje os pedigrees emitidos pelo Clube Brasileiro do Gato (que é o que eu conheço), já vêm comuma linha onde diz se o PKD é positivo, negativo, ou ainda "NOT INFORMED". Inclusive das gerações acima. Vc pode ligar pra federação também. Essa informação é feita enviando o resultado do DNA para a federação.
É como displasia coxofemural em cães: quase ninguém faz controle e os pedigrees estão aí.....
Qual exame vc fez na sua gatinha que descobriu o PKD?

Quanto a convivência com PKD...
Eu ganhei a minha Tetê quando ela já tinha 4 anos e ela já era positiva (eu peguei sabendo). Isso há quase 3 anos. Cada um me disse uma coisa: ela vai morrer, dê Urinary da Royal, dê Renal, faça fluido, ultrassom...... Mas o Dr. Valdo (um dos especialista em gatos, que dá aula na USP sobre felinos), me disse que o ultrassom é somente para quando os rins estão bem ruins meeesmo. Para diagnosticar com mais precisão qualquer alteraçãozinha, ele me deu a sugestão de fazer um hemograma para avaliar os níveis de uréia e creatinina a cada 6 meses. E também foi bem objetivo: se ela não apresenta sintomas, não faça nada!!!!!
Nesse tempo todo, a Tetê tem VIDA NORMAL, porém "monitorada". Tem até participado de exposições!!! Nunca teve crise.
Restrições: ela só come Royal Persian. Se tem que tomar qualquer medicamento, sempre aviso o médico que ela tem PKD. Também evito petiscos. E eu sempre dou aquela olhadinha quando ela faz xixi, pra ver se não tá fazendo força e confiro a liteira sempre, pra ver se não tem sangue ou qualquer outra coisa estranha.

Mas fique tranquilo. O negócio é Big Brother nela!!! Ficar de olho sempre!

Boa sorte,

Valéria.


_______________________________________
Valéria Z. Veronezi
*Groomer*
http://www.peludosecharmosos.com.br/blog

15-01-2008 20:45:27
     
Cia. do Gato Persa®


De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlino Fabio,


Gostaria de fazer alguns esclarecimentos, pois este é um assunto ainda sendo desvendado.
O teste de PKD existe no Brasil há pouco mais de dois anos, é bem recente. Muitas pessoas, muitos criadores e inclusive muitos veterinários  ainda nem sabem como é o PKD, quais os sintomas e o que é exatamente. Parece estranho mas não é!
É uma doença que foi descoberta há poucos anos e tenho certeza que ainda existem outras que serão descobertas.
O que aconteceu foi que  após o BOOM do pkd, muitos criadores tiveram até que fechar o gatil em função do alto índice de gatos portadores.
Uma matriz ou um macho custam caro e se o criador não tem condições de comprar outros  gatos que sejam livres, infelizmente  fecha mesmo!
Existem exemplares caríssimos, magníficos importados  que vieram com essa doença e que o gatil que o comprou, acabou  cruzando esse gato mesmo sendo positivo, para ficar com um filhote macho ou fêmea que fosse livre para continuar a criação e a linha de sangue.
A raça persa tem este estigma assim como o Maine Coon tem o problema de coração, descoberto há pouquíssimo tempo! Ou seja, isso sempre vai acontecer, a ciência descobre novas doenças e quem já comprou um gato, se vê com o problema.
As federações ou associações ainda não têm como ter este controle, justamente pelo fato de ser uma doença nova. Imagine que um criador compra um gato no exterior  com 3 anos e o recebe com pedigree claro. Esse gato é cruzado com uam fêmea e os filhotes por sua vez, o gatil vai tirar o pedigree, depois de  7/8 meses o novo dono de um desses filhotes faz um exame e  descobre que o gato é positivo! Muito bem, ele vai falar com o gatil que o vendeu, que por sua vez vai falar  com o gatil no exterior, só que veja, se o gatil aqui no Brasil comprou um gato com 3 anos, ainda nem existia exame pra PKD. Entende como a coisa se complica?
Atualmente as federações estão se modelando à nova situação e pedindo exame para os criadores antes de dar o pedigree. E assim no próprio pedigree já vem escrito.
Muitos gatis eu sei que vendem os gatos já castrados e os que vendem os gatos inteiros, cobrambem mais caro por isso!
Aqui por exemplo fizemos de todos os gatos, as fêmeas nós já fazíamos, porque quando elas estão prenhes nós fazemso ultrassom e o veterinário já aproveita e faz uma "varredura" em bexiga, fígado, rins, pulmões. Assim nós já sabíamos que as fêmeas eram livre e fizemos nos machos. Alguns gatos fizemos por DNA depois que surgiu esse novo exame...mas ficamos felizes em poder dizer que os gatos são livres!

O PKD é uma doença hereditária, mas  o gato pode ter uma vida perfeitamente normal, brincando, pulando, correndo, dormindo, acordando! Vc pode fazer um ultrassom uma vez por ano pra ir acompanhando, isso porque assim vc evita dar  a ela alimentos que possam prejudicar o funcionamento dos rins.
São indicados:
- ração de primeira linha (senod que vc tem duas opções: dar ração específica que a HIll's fabrica ou dar  a ração IAMS que pode ser dada a gatos com his´toria de cistos nos rins)
- chás são sempre bem vindos!
- oferecer sempre sopinhas que tenha chuchu, já que ele é ótimo para manter a bexiga limpa fazendo os rins trabalharem bem!
- jamais dar alimentos que contenham sal, como por exemplo atum em lata, snacks petiscos etc.

Fábio, apesar de ter descoberto isso agora, não significa que os pais tenham, ou melhor, que os dois tenham, pode ser que apenas um deles seja positivo.

Ser positivo não significa que a doença vá se desenvolver, ela pode ficar quietinha a vida toda!
Tenho certeza que apesar de vc ter ficado triste, o amor por ela não diminuiu, aliás acho que  aumentou!
Qualquer dúvida, escreva, pois nós estamos estudando muito estes casos!

Abçs



_______________________________________
../\ /\..
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

15-01-2008 20:52:29
Última edição por Cia. do Gato Persa® (15-01-2008 20:56:21)    
Fabio Vincenzo


De: São Paulo
registrado(a): 05-01-2007
Obrigado pelas respostas!
Eu apenas acho que apesar de ser um negócio, ou seja, que os criadores visam um ganho com a venda de animais, este negócio por envolver vidas tem um risco maior, ou seja se foi descoberto o exame quem cria tem a obrigação de fazer os exames e castrar as matrizes positivas, não importando se for perder todo o negócio! É um risco! Os negócios tem graus e graus de risco! Hoje tenho e muitos tem também, animais que sofrem, crianças que se apegam a eles e sofrem, etc. e por conta de não perder um negócio?...Sinto muito é imperdoável e irresponsável!
Obrigado


16-01-2008 16:40:07
Última edição por Fabio Vincenzo (16-01-2008 16:41:48)    
Lissa


De: Londrina - PR
registrado(a): 28-01-2007
Olá Fábio,

Bom, eu concordo com voê em se tratanto de hoje, se alguém te vender hoje, um gato com pkd, sendo especificado no site, ou de qualquer outro modo que o Gatil é PKD free e te vender um gatinho com pkd.
Como a Roseli disse o exame de PKD por DNA é recente, e os gatos vendidos antes da datade implantação da Catest no Brasil, acho que os Gatis que venderam gatos com PKD antes de ter meios para que isso fosse descoberto, me desculpe,mas essas pessoa tem culpa? eu acho que não.
Nem todos os gatos que tem PKD desenvolve os cistos, isso quer dizer, que exame de ultrassonografia ou raio-x não é eficaz nesses casos, já que o gato pode apresentar pkd no DNA, e pode nunca desenvolvê-lo.

É como eu, e meus irmãos, todos ós herdamos caracteristicas de meu avô, que teve vários problemas renais, mas somente eu desenvolvi esses problemas ao logo dos meu 20 anos.
Se você procurar alguns artigos na internet sobre PKD, vai ver que PKD nao é um monstro, mais depende de seus cuidados. Ração balanceada, sem uma concentração muito alto da conservante, oxalato cálcio, cloreto de sódio, magnésio.. Enfim.. Visitas constante ao veterinário.
E ainda dizem que, não é uma doença dolorida quando controlada, pense, esses animais não vão viver melhor que tem PKD, é como dizer que eu vou vivr menos que meu avô, que, além de todos os problemas, tem hj 90 anos.. Cada caso, é um caso.

Vou te falar uma coisa cômica que vi no mercadolivre: Uma homem vendendo uns filhotes de gatos persa. E ele dizia:

"
- O pai e a mão são persa show (extremados) - hahahahaha os gatos eram PETÍSSIMOS! EHAUEIHI
- Os meus gatos não tem exame de PKD, mas gatos com essa doença dá pra ver no pêlo, eles são tristes, nao andam muito, bebem muita água, e ficam tristes pelos cantos, eu nao preciso fazer exame, mas se alguém quiser, envie o dinheiro que faremos o teste.

"

Esses animais devem mesmo ser esterilizados para que o PKD "suma" daqui uns anos. Os pais de sua gata estão esterilizados? Ja contactou o Gatil onde comprou? Eles podem ter descoberto depois que os pais tem PKD, o Gatil garantil que sua gata era PKD livre? se não, acho difícil conseguir algo na justiça. Já que, como a Roseli disse, os testes de PKD por Dna nao existem a muito tempo.

Infelizmente você terá que conviver com isso. Porque, acho que, mais que nunca você deve a ela (gatinha), amor, cuidados, respeito, dedicação... enfim!
É disso que eles pecisam pra ser felizes...
Não vale a pena gastar seu tempo com isso, agora que sabe o que é, tente estar mais com a sua filhota, além disso, se frustar com isso não vai levar a nada.

Fique tranquilo, tudo vai dar certo!


_______________________________________
* Lolinha - Della Bee - Gaia *
nutrição de pequenos ~ gatos

Blog     -  http://www.acid-lips.net/lemon
Flickr    -  http://www.flickr.com/photos/granfino

17-01-2008 18:39:39
     
Fabio Vincenzo


De: São Paulo
registrado(a): 05-01-2007
A gata tem 1 ano e 4 meses!
O exame já existia pelo que já pesquisei!
Claro que vamos conviver com isso da melhor maneira, mas isto não quer dizer que devemos deixar para lá as coisas mal feitas ou feitas sem responsabilidade! O gatil tem sim uma responsabilidade e a loja também por ser conivente com isso! Vces aqui sabem disso, pois, tem muita experiência e não sei por que colocam panos quentes em questões que muito pelo contrário não deveriam ser deixadas para lá! Eu já fiz o ultrassom e ela tem os cistos! Claro que ninguem pode dizer se irá ou não e quando evoluir, mas a questão não é esta! Eu já tratei com alguns criadores de Maine Coon que castraram seus procriadores assim que souberam do HCM+!!!! Isto é indiscutível, realmente não entendo algumas posturas!


18-01-2008 02:05:29
Última edição por Fabio Vincenzo (18-01-2008 02:07:16)    
Denise Gonçalves


De: SBC - SP
registrado(a): 30-10-2007
Valéria, você comentou sobre o Dr. Valdo... acho q já ouvi falar nele... vc é de SP? Se não me engano, me disseram q ele é "fera" em conhecimento sobre gatos... vc disse q conversou com ele... foi na USP ou em alguma clínica? vc já passou seus gatos em consulta com ele? se puder me responder, agradeço muito!!!
Bjnhus


18-01-2008 08:49:53
     
Cia. do Gato Persa®


De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlino Fabio,


Verdade que há um ano e meio pra cá o exame já existia sim.
Vc disse que adquiriu sua gatinha em uma loja. Não teria sido melhor comprar diretamente no gatil?
Vc poderia perguntar sobre os exames, conhecer os pais e conhecer o gatil em si e ter certeza se compraria ou não um filhote. As lojas não têm este conhecimento sobre doneças e exmaes, muitos vendem filhotes sem pedigree!
Por isso não vendemos absolutamente  para lojistas ou pet shops, somente cliente particular.
Fábio, vc disse que fêz exame por ultrassom, veja: vc pode fazer ultrassom encontrar  cistos e não significar que ela tenha PKD e pode fazer, também ao contrário, vc pode fazer ultrassom não encontrar nada e se fizer por DNA ela apresentar a doença.
Então cuidado, o DNA é o único que realment eé certo pra saber se sim ou não!
Já vimos casos de criadores que fizeram o exame por DNA e num consulta o vetrinário fêz um ultrassom e detectou a presença de cisto em um dos rins. Interessante que isso foi um achado mas o animal não er aportador da doença...o cisto era outra coisa!
Muitos criadores estão vendendo gatos já castrados, também acredito que isso se deva ao fato do animal ser portador. Claro não são todos , mas alguns.
Assim como no caso dos Maine Cons, vc conhece alguns gatis que já castraram os gatos, mas e os filhotes que já foram vendidos? COmo ficam? Acho que na mesma situação que vc está hoje com seu persa.
Ainda acho que o mais importante é  o gatil ter contato direto com o cliente e ser sincero. Sempre!
Sinceridade é a melhor coisa, pois se falar pra vc que o gato tem isso ou aquilo é uma decisão sua ficar com ele ou não!

Abçs



_______________________________________
../\ /\..
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

18-01-2008 11:55:01
Última edição por Cia. do Gato Persa® (18-01-2008 12:14:02)    
Valeria Veronezi


registrado(a): 02-05-2007
Denise:
eu levei a Tetê no Dr.Valdo quando ela veio aqui pra casa. Mas a clínica que o fórum fez parceria é tão boa quanto, por ser especializada em felinos. Na época eu só conhecia ele mesmo. Eu moro em São Caetano do Sul.

http://www.ciadogatopersa.com.br/parcerias/srgato.htm
Aqui tem os contatos da clínica.

Dr. Valdo: VetMasters 3082-3532 / 3085-8619 na Rua Bela Cintra, 1500. Jardins.

ROSELI: veja, que de forma alguma eu estaria fazendo propaganda deste médico acima. Como eu disse, na época, eu conhecia somente ele. Se eu tivesse que levar minhas crianças agora, seria no Sr.Gato. Não só pelo fórum, mas também por amigos criadores aqui de SP, a clínica SR. Gato está com ótimas recomendações.

Lissa:
pára tudo!!!!! Eu voltei e li o parágrafo do Mercado Livre umas 3 vezes. Infelizmente é esse o "criador" (nem podemos chamar assim...), que está no mercado por aí. E é por isso que doenças hereditárias se espalham tanto. Continuando o raciocínio, se tem vendedores assim (agora melhorou o termo), é porque tem consumidor pra isso. Depois ainda perguntam por que o Brasil não vai pra frente.......

Bjos a todos.


_______________________________________
Valéria Z. Veronezi
*Groomer*
http://www.peludosecharmosos.com.br/blog

18-01-2008 12:27:15
     
Lissa


De: Londrina - PR
registrado(a): 28-01-2007
Fábio,

A minha postura não é duvidosa. Eu sou contra vender animais e deixar que eles se reproduzam se têm alguma doença a nível genético ou não!
Bom, como vc disse de ter feito ultrasson, eu tenho uma conhecida que comprou um gato de um gatil conhecido, que os pais eram livre de pkd. A vet fez ultrasson e parareceu cistos, fizeram exames de PKD por DNA, deu negativo.
Eram cistos de oxalato de cálcio, encontrado em rações "muito bem formuladas" e níveis muito críticos.

Eu comprei minha primeira persa, sem nenhum tipo de exame, sem vacina, sem ser vermifugada, sem banho, enfim... Sem nada. Depois conheci o forum e descobri sobre pkd, Graças a Deus, a Lola é livre. Mas, veja, por ter comprado em uma loja, nao posso exigir muitas coisas. Te garanto que eles nem sabem o que é pkd.

Vou dar um exemplo, que eu comentei com meu namorado esses dias. Eu fui a um petshop aqui em Londrina, conhecidíssimo, e muito nojento, perguntei de dois gatinhos persa qu tinha lá, eles tinham pedigree, eu pedi o exame de pkd, eles falaram que tinha só exame de ultrassonografia.

Por isso, quando a gente compra (como eu que comprei diretamente com a Roseli), tem de ser estabelicidos algumas coisas.

1º A loja / criador onde você comprou fez alusão a "GATIL LIVRE DE PKD"? ou vc perguntou algo? se não, quais as garantias que vc quer ter?

2º É claro que todos os gatos com pkd deve ser castrados, vc está indignado porque sabe que os pais de sua persa ainda são padreador e matriz?
Bem, se voce tem essa informação, acho que pode entrar e contato com a federação que expediu o pedigree, mas eles só vão dar ouvido a você se, e somente se você fizar o exame de pkd por DNA. como eu disse, podem ser cistos de outras procedencias.

A maioria dos veterinários, que sabem que persas tem PKD (acredite, há veterinarios que nem sabem do que se trata), quando fazem uma ultrassonagrafia e vêem cistos, param por ali por "achar" que se trata de pkd. Mas, nem sempre é o que parece ser.
Então, peça um exame da CATEST, tire sua dúvida. Pois, cistos de oxalato de calcio podem matar muito mais rápido do que o PKD "mataria".

Entenda uma coisa, você só pode exigir algo do gatil na justiça a partir do momento que você foi lesado. Se no ato da compra você não perguntu e nao foi informado de nenhum problema com o filhote, acho difícil que consiga algo.
Não estou defendendo ninguém... é só isso que vc tem de entender.

Valéria: Foi você quem comentou no meu flickr? hehehe! vc viu só que fofinhas?? hehehehehe! Eu te adicionei lá! bjo!

Abraço.


_______________________________________
* Lolinha - Della Bee - Gaia *
nutrição de pequenos ~ gatos

Blog     -  http://www.acid-lips.net/lemon
Flickr    -  http://www.flickr.com/photos/granfino

18-01-2008 16:30:01
Última edição por Lissa (19-01-2008 01:00:06)    
Alisson Castro


De: Londrina - PR
registrado(a): 30-09-2007
Caro Fábio.

Gostaria de saber, quais foram as garantias que você teve no ato da compra do gato, tais como se ele tem pedigree, se o gatil é PKD FREE, etc...

Muito Obrigado.


_______________________________________
Alisson R. de Castro
*Admirável Gato Novo*

18-01-2008 19:22:07
     
Fabio Vincenzo


De: São Paulo
registrado(a): 05-01-2007
Amigos!
Só para esclarecer a minha indignação!
1-Sim ela tem o exame de sangue também!
2-Eu sei hoje que deveria ter comprado a gata em um gatil e depois de muita pesquisa, pois, tenho hoje além da Persa um Noruegues que visitei muitos lugares e acabei importando da Argentina por ter me parecido mais confiável mas quando adiquirimos a persa não sabia nada disso!
Mas fico indignado por que não estamos falando de um produto e não estou querendo o direito a um gato novo em folha ou dinheiro de volta, nada disso! Certo que tinha a obrigação de ser um especialista em gatos para comprar um e talvez devesse mesmo! O que me deixou indignado é que quem cria mesmo eu sabendo ou não dos assuntos de doença, etc. não poderia fazer esta venda, pois é muita responsabilidade e ao meu ver cruzar e comercializar gatos doentes deveria ser crime! A loja que eu comprei a mesma coisa, pois, não foi em uma lojinha de Bairro foi numa loja de shopping em São Paulo no Morumbi, grande e com toda a capacidade de saber e entender o que é mau e bom nisso tudo e que tem também a fama entre os veterinários de vender Gatos com PIF, que por sinal a minha gata também está com suspeita e ter! E agora? Sei que a PIF não se pode provar nada mas uma gata de apto, como pegou PIF??? E agora meu outro Gato o que faço??? Tudo isso é problema e erro meu por não ter um contrato certo? E ainda quando entro em contato com o gatil e loja nada me respondem! O que acham? Quem cala consente! Fico triste que aqui vocês não vejam assim, simplesmente querem saber do contrato que tinha como se aprovassem esta atitude,.......se não foi combinado por contrato não posso ter razão e nem quere nada certo! Como se fosse OK vender um Gato com doença e não dizer nada por que eu consumidor leigo não perguntei!!!
Como disseram acima se não fosse no Brasil ia sim ter cadeia com ou sem contrato!
Quanto aos Maine os filhos foram vendidos sim mas castrados e quem comprou sabia que eram positivos e mesmo assim HCM não é tão certo que irão manifestar a doença, nem se compara com PKD ao meu ver! Estou certo também que ao saberem que os pais eram positivos não houveram mais cruzamento, apenas os que já estavam vivos foram comercializados! Bom mas acho que este forum não serve para isso não é mesmo portanto deixa para lá mais variaçõs deste tema!
Agradeço


22-01-2008 00:15:23
Última edição por Fabio Vincenzo (22-01-2008 00:22:48)    
Franciele Andrade


De: Santo André - SP
registrado(a): 13-07-2007
Oi Fábio...entendo sua situação...vc deve amar a gatinha, mas tem o risco de se ela tiver PIF contaminar o seu outro gatinho com a doença...ou já ter contaminado...as pessoas não dão mais valor à vida dos animais (nem de outras pessoas) pois deixar um animal doente procriar e gerar filhotes que podem ser que vivam apenas para sofrer... é terrível...mas de qualquer forma não há muito o que ser feito no seu caso pois vc ja comprou a gatinha....mas vale de alerta em relação aos pet shops e alguns gatis que cruzam os gatos indiscriminadamente pensando apenas no lucro que terão com as ninhadas....está muito difícil encontrar lugares de confiança hoje em dia.....mas vamos torcer para que sua gatinha não desenvolva o problema do PKD e acreditar que ela não tem a PIF....no Brasil a lei não existe e mesmo que você tivesse o "contrato" tambem não teria...sempre assisto o programa Late Show no fim de semana e estes dias vi uma reportagem sobre um "retardado" que tinha um cachorro e depois de 10 anos de convivência....cortou fora as patas do cachorro vivo....com uma faca de cozinha!!!!!!!! e o cãozinho ficou agonizando,....os vizinhos denunciaram o idiota e quando a polícia chegou o cão estava vivo sem as patas porém não tinha o que ser feito e o cachorro foi sacrificado...o doido (me faltam adjetivos para classificar alguem assim) disse que fez isso pois o cachorro estava latindo muito....sabe o que aconteceu com o cara? ele foi condenado a pagar umas cestas básicas...se alguém que comete uma atrocidade como esta não vai preso o que será a lei no nosso país??? lei de proteção aos animais...no Brasil....acho que isso não existe!
Abraços!


22-01-2008 08:36:11
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.