Lissa
De: Londrina - PR
registrado(a): 28-01-2007
|
|
Editando, pra não ocupar espaço maior no forum da cia do gato persa:
O controle que possibilita o animal a manter a homeostase de aminoácidos é a “regulação up and down” das enzimas nitrogênio catabólicas. Herbívoros e omnivoros em geral apresentam a regulação “up and down” de enzimas nitrogênio catabólicas e enzimas envolvidas no primeiro estágio de catabolismo dos aminoácidos essenciais. Cães, através deste sistema, regulam as enzimas nitrogenio catabólicas dependendo do nível deproteína do alimento.Já os gatos não são aptos a regular estas enzimas de acordo com o nível de alimentação, mantendo sempre níveis elevados destas enzimas. Por esta razão, a necessidade protéica dos de gatos é maior. Quando a proteína é quebrada no processo de digestão há produção de uréia . A uréia será excretada na urina (com participação da arginina no processo de excreção) ou será quebrada até amônia, que é tóxica Sem arginina (aa) não é possível excretar a uréia através da urina. JÁ os gatos não possuem a enzima que transforma ornitina em arginina, e por esta razão, necessitam de arginina pré formada na sua alimentação. O excesso de proteínas de MÁ qualidade, sem as fontes de AA, no caso, ARGINININA, que depois de quebrada a proteína a arginina ajuda na excreção, nós somos capazes de converter ornitina em arginina, os gatos, não. As proteínas e os processos gerados pelo metabolismo de algum alimento em gatos, deve ser de ótima fonte, e um material de qualidade. Como eu estava falando de DTIF e não de graves lesões renais, insuficiência renais sem reversão, que podem ser ocasionadas depois de anos de uma alimentação de baixa qualidade, isso quer diser: produtos de má qualidade também. Produtos de má qualidade, baixar o custo da industrialização alimentar: b-caroteno (para gatos? Pois é, a Royal Canin utiliza, eles ainda não descobriram que os gatos não sintetizam b-caroteno para a formar vitamina A), corantes, conservantes, torta de nabo (?), farinha de bico de aves, cálcio elevado, magnésio, sódio... uma infinidade de coisas com os níveis lá em cima, mas com a proteína ruim, de má qualidade, proteína somente vegetal. Enfim... Como eu ia falando de DTIF ou FLUTD. O consumo de alimentos que contenham níveis elevados de certos tipos de minerais. O magnésio e o fósforo são principais constituintes de um tipo de cristal (a estruvite), por isso mesmo deve-se prezar por manter os níveis dos mesmos, baixos. Os alimentos influenciam o pH da urina, sendo que a estruvite se forma para urinas mais alcalinas e cristais como o oxalato de cálcio são mais frequentes em urinas ácidas. Os gatos em tratamento de insuficiência renal, em 36% dos caso são fatores alimentares, e 64% são genéticos, digo isso sobre as proteínas. A maioria dos gatos que tem alimentação de má qualidade, que tem petiscos todos os dias, indiscriminadamente, como: feitiço, whiskas sache, bacon, chips, comida com vários temperos, costela assada (aquelas cheia de sal), é isso que eu digo que são lixos. Vão apresentar com certeza ao longo da vida algum problema, não só renal. Problemas com proteínas não são tão comuns, já que o crescimento do mercado pet, e a informação das pessoas estão crescendo nas mesmas proporções. Digo, que muda somente o modo de pensar : não dou mais comida, restos, dou ração. Sendo ração basta? Não. Só a ração é a razão para lesões renais? Não. Higienização de bandejas sanitárias, e a troca da água dos gatos pelo menos 2x ao dia também são importantes. O excesso de peso pode causar deficiências renais, hepáticas e cardíacas. O agrado com a pastinha da hill’s, ou com a ração úmida da Royal, aquela convalescence, são um momento a parte na nutrição, peito de frango cozido, sem tempero sem sal, sem osso e SEM GORDURA, a famosa Sopinha da Roseli, também são. Assim como nós gostamos de degustar guloseimas de vez enquanto, os animais se sentem bem com isso também, e retribuem o carinho. Tudo em excesso faz mas, mas a proteína de uma ração balanceada não faz, pense, se for assim todos que usam alimentos Premium e super-premium se afundariam em veterinários. O que também não podemos esquecer é que a Olívia falou que acha o Gatinho dela um pouco pequeno, e leve. Enfim, foi uma dica que a Carolina deu, e eu repeti. Ninguém citou o PKD, e nem doenças crônicas renais ou não. Eu citei meu pai para exemplificar, uma condião onde uma pessoa entende de besouros e que que isso se aplique aos ruminantes. A A/D da Hill`s não é recomendada para gatos JÁ APRESENTAM uma doença renal, mas que eu saiba, o gatinho da Olívia parece saudável. Isso exemplifica, não só o que é excesso mas também, que nem toda proteína é de má qualidade. A equilíbrio lançou uma ração nova, com 34% de proteína e acho que 12% de extrato etéreo, se o gato estiver abaixo do peso, e comer uma ração dessa, vai só manter o peso em que já estava. Os produtos finais da degradação das proteínas, são muitos. Citei a arginina, já que você falou que excesso de proteínas são uma bomba para os rins. Ah, só mais uma coisa. Não tem nem como comparar rações balanceadas (essas enlatadas) com Mc Donald’s, ou chocolate, já que são (as de boa procedência) rigorosamente controladas, e com com certeza seu gatinho não estará comendo ração que a maior “fonte” de proteína é o famoso hamburger de minhoca! =P Soei sarcástica pra você? Uma pena, pois não fui não. Outra coisa, “titulação” não importa pra ninguém aqui, experiência conta mais que um diploma nas mãos. Só citei meu pai porque muita gente fala com convicção em algo que não aprendeu, e não pra mostrar que meu pai é médico, pois ele não é. Não quis ser. Sorte dele. Desculpe se isso também te ofendeu. E valeu pela má educação, expressada tão bela e claramente, aqui não é um fórum de biologia, e matérias essenciais para minha formação, pode deixar que responderei todas na graduação, e ganharei nota para isso. Mas, se as respostas que eu der aqui for para o meu curriculum acadêmico, me avise!! Sarcasmo é perguntar o que se sabe, ironia é enfatizar que tirei algo das entrelinhas escritas por você. Quando na verdade foi o contrário. Se você aprendeu isso em bioquímica somente, então a grade mudou bastante! Pois é, esqueci de citar, mas degradação de proteínas, excreção celular, sinterização, quebras de compostos e transporte eu aprendi em biologia celular, molecular e na fisiologia... é na bioquímica também, só complementando de tudo que eu já tinha visto anteriormente. Eu não chamei ninguém de burra, você se ofendeu a toa, e se qualquer outra coisa te ofendeu, saiba que saber ler as coisas com os tons certos ajuda a gente a digerir melhor as palavras. Se feri sua imagem, a seu orgulho, os seus títulos, os seus esforços, e qualquer outra coisa, me desculpe, essa não foi minha intensão, esse é o meu jeito de ser, nao desacredito de ninguém. Eu respeito pessoas pelo que elas são, e se merecem respeito, nao desrespeitei você de forma nenhuma, mesmo que você tente novamente ler nas entrelinhas, como já disse, esse é o meu jeito de ser. A pessoa que mais me ensinou sobre nutrição é a tecnica do laboratório de nutrição animal, nunca sentou numa cadeira da universidade para estudar, porém, sabe mais sobre bromatologia e processos digestivos que alguns professores pós-doutores meus. O respeito é recíproco, sempre falo com todos do mesmo jeito, não sei o que há e porque há tanto descontrole, acalme-se, isso aqui é um castelo de idéias, e não uma consulta, pois em nenhum momento mencionei de usar a tal pastinha todos os dias, obstruções severas por hiperproteinose em felinos é causada depois de anos, associada a uma má qualidade de alimento, e uma ração com níveis altos de fosfatos, sódio, magnésio... calcio. A complementação nao é para o gato crescer, a complementação é para melhorar a conversão alimentar. É melhoras a eficiência alimentar. Desculpe se isso também te ofendeu. Desculpe também pelo "CAPS LOCK" e as aspas que também pode ter te ofendido. Nem todo mundo nasceu pra te ofender, eu sou uma dessas, nao nasci para te ofender, discriminar, rebater comentários, ou precisar escrever um post desse tamanho, pelo contrário, não me entenda mal! Eu sempre vou rir quando falar de Whiskas, Cat chow, Felina, ou qualquer outra, porque aconteceram eventos cômicos com essas marcas ao longo de minha estada no laboratório de nutrição. Imagina, na Felina tem k-suco, então por ser melhor, a Whiskas deve ter tang, e a Cat Chow Maguary... Enfim, deu pra me entender? (leia isso mansamente, e não com ironia e desacato a autoridade). Tudo depende como você olha pras coisas, de com que "ar" você lê essas coisas. Leia novamente tudo o que eu postei sem "sangue nos olhos". Você vai entender o restante dos posts se parar de achar que estou desmerecendo alguém, desrespeitando outro, rindo do um. A vida não é assim, a minha festa não acaba se eu "achar" que alguém está falando "mal" de mim, cada pessoa escreve diferente da outra, cada uma lê diferente da outra, mas tente ser mais branda, leia os tópicos novamente, como já disse.
A idéia do site não é má não, imagina só, não penso só mim e em meus gatos que estão seguros perto de mim, penso também nas pessoas pobres desse país que comprar aquelas rações de 2 reais o kg e o gato consome essa em 3 dias, sem saber o custo-benefício de outras, não só no custo, mas também na qualidade de vida do animal. Animal bem alimentado é animal saudável. O vet atual dos meus bichanos só vendo na clínica produtos Science Diet da Hill's, e sempre diz que, os clientes dele (cães e gatos) com um boa alimentação só vão lá pra banho, isso quer dizer, que? A ração de boa qualidade e balanceada gera bebefícios não só pro animal, mas para o bolso também. Imagina, não falei que você criou nada, porque nada se cria, é como o mito da alimentação puramente vegetariana para animais carnívoros, é possível, mas a proteína vegetal não é o mesmo que a animal, essa alimentação vai ter de ser complementada e suplementada diariamente. Ouo mito de que gato tem de tomar leite. Sendo que o homem é o único animal que mesmo depois da maturidade continua a tomar leite. Os cães e gatos não precisa de leite bovino para sobreviver, mas muita gente acha que precisa, entende o propósito agora? (leia novamente sem o "ar" desrespeitoso que me intitulou.)
A Loira teve diarréia num dia muito quente, o desaguste foi detectado como normal,estresse e etc... água de coco, peito de frango cozido somente em água (tipo sassami) e bioflora ajudou bastante por aqui. A água de coco virou rotineira também. Já tendou fazer isso?
No mais, nada, acho que já está ótimo por hoje!
_______________________________________ * Lolinha - Della Bee - Gaia * nutrição de pequenos ~ gatos
Blog - http://www.acid-lips.net/lemon Flickr - http://www.flickr.com/photos/granfino
|
|