Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Dúvidas...pêlo oleoso...enterrar a caquinha..ração...etc..    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Carolina Henriques

registrado(a): 09-12-2007
Oi Pessoal,sou eu novamente com uma porção de dúvidas.,.( nem sei por onde começo ),mas vamos lá.
Minha gatinha Persa (Safia ),está quase com 03 meses.Tirando o problema de pulgas que ela estava e que eu tenho quase certeza de que eliminei com o ritual do vinagre ( pois nunca mais vi nenhuma pulga nela ) e do probleminha de vermes que as pulgas passaram pra ela, e que eu dei o Basken,ela está ótima de saúde.Mesmo assim tenho algumas dúvidas,agradeço a quem puder me ajudar

Sábado dia 15/12 levei a Safia para tomar a 2ª dose da vacina ( Quadrupla ),a própria vet me disse que o normal ( o que a maioria dos veterinarios dizem ) é que são 2 doses,mas ela recomendou uma 3ª dose daqui a 20 dias disse que está tendo muito problema de virose e blá..blá..blá,mas não me convenceu com os argumentos.Já que "todos " os veterinarios indicam 2 doses,pq uma terceira? Isso não pode fazer mal a gatinha ?
Contei a ela do problema dos vermes das pulgas e ela me questionou qual o vermifugo que eu havia dado e eu disse que era o Basken ( escolhi este pois li aqui no Forum que é otimo e dose única ) e ela pareceu surpresa por eu ter dado este vermifugo para a gatinha ( me senti um alienigena...pensei...será que eu li errado no Forim e esse vermifugo não é bom ??).Ela perguntou se a gata tinha tomado o vermifugo numa boa e se não havia babado,pois disse que é isso que acontece,e eu respondi que não,pelo contrário a dose é somente 1 ml ( coisica de nada ) e apliquei com a seringuinha que acompanha o produto e foi tudo muito tranquilo,ela tomou o remedio numa boa e ficou ate se lamendo depois ( parecia estar saboreando o remedio ),ou seja não entendi nada. Já li também que o Basken é dose única,mas ela me disse pra repetir a dose depois de 15 dias e depois com mais 30 dias uma nova dose,diz que se não for assim,os ovos das pulgas não morem.Estou com cara de exclamação.O que devo fazer ??
Outra coisa curiosa é com relação as fezes dela,ela não enterra o coco,até tenta,mas tenho a impressão de que ela tem nojo da areia,alias é muito estranho ela não cavoca a areia,fica raspando a patinha na beirada da caixinha.Sinto que ela quer enterrar,mas ao inves de raspar a pata na areia ela raspa na lateral da caixinha,alguem sabe o que pode ser isso?
Outra coisa....(mais uma ...rss ) é com relação aos pelos da orelha dela,na parte de tras da orelha,não no tufinho que sai na parte da frente,acho os pelos de lá meio ensebados,são diferentes das outras partes do corpo que são mais opacas.Ela não tem nada na orelha ( Graças a Deus ) está bem limpinha,até a vet deu uma limpada e disse que estão ótimas,mas o que pode ser essa oleosidade,e o que devo fazer ?
E pra finalizar,nas costas dela,logo quando acaba a cabeçinha ela tem um rastro pequeno de pelos de uma cor diferente da cor dela,ela é bem clarinha,quase branca,eu digo que ela é Champanhe,mas nesta parte das costas onde o pelo é mais escuro to achando os pelos meio ralos e pequenos com relação ao restante,mas já olhei 1000 vezes e não vejo nada anormal,a pele não está ferida ou com manchas.
Lembrei de outra coisa...hi hi hi...como faço para saber o padrão dela ?A pessoa que me vendeu disse que era Breeder,mas as vezes penso que ela pode ser PET.Qual a diferença entre estes dois padroes ?
Ela tem a cara chatinha,mas não tem aquele nariz alto entre os olhos.Padrão Pet tem a cara achatada também ?

17-12-2007 12:56:31

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Oi Carol!!

Mesmo eu sempre tendo gatos a vida toda, a gente sempre tem dúvida. Os dois que tenho agora são meus primeiros persas. Então já viu, né?
Bom, vou contar algumas experiências que eu tive.

Sobre a vacina... é engraçado, pois todos os vets que eu conheço recomendam 3 doses da tríplice ou quádrupla (nunca quíntupla para persas). Duas doses, eu não sabia. Meus gatos sempre receberam 3 doses na infância. Inclusive na época eu não sabia, e no Princippè foram aplicadas as 3 doses de QUÍNTUPLA!!!
Não se esquecendo que é repetida anualmente.

Quanto ao vermífugo... Primeiro, se a gatinha não babou, ótimo! Quanto ao produto, a questão é que muitos veterinários estão acostumados a serem comprados por grandes marcas e usarem sempre a mesma coisa. Quando eu tinha loja eu via cada coisa........ O Basken eu nunca usei por falta de oportunidade mesmo. Com o fechamento da loja, ainda tenho um pequeno estoque de outras marcas aqui em casa.
Eu acho que a dose pode repetir sim. Mas de repente, confirme com o pessoal do fórum.

Sobre enterrar o cocô, eu diria 2 coisas (ESTOU CHUTANDO!!!).
1. Com quanto tempo ela foi separada da mãe? Ouvi alguns criadores dizerem que gato não se separa da mãe com menos de 45 dias. Não é como cachorro. Porque é a partir dos 30 dias que a mãe ensina as coisinhas pra eles, como eterrar. E se o bebê é separado muito cedo, certas coisas não ficam claras na cabecinha deles.
Bom, mas eu não sou criadora....
2. Quando eu tinha o pet, percebi que os gatos têm preferência por areias. Uns pelas mais finas, outros pelas mais grossas tipo pedrinhas. Outros ainda só fazem se a areia estiver totalmente limpinha. Será que ela pode estar estranhando a areia?

Os gatos ADULTOS costumam ter excesso de oleosidade em certas partes do corpo, como na base da cauda, patas, barriga e próximo às orelhas, o que é normal. Mas é hormonal. (????) O que eu não sei é se já nessa idade podemos ter um excesso de oleosidade. Por outro lado, acho muito cedo ela estar fazendo a "troca", já que ela ainda é um bebezinho.

Sobre os pêlos, pelo que vc diz, ela é uma gatinha creme. Se vc tem o pedigree dela, o que diz nele? Sei que no pedigree dos meus que é do CBG (FifE), vem as cores, inclusive dos pais e tal.

Saber o padrão de um gatinho nessa idade acho que só um criador mesmo. Mas não podemos esquecer de que os nossos gatos desenvolvem até os 2 anos. O meu Princippè, por exemplo, me foi vendido como pet, e virou um super breeder!
(super breeder eu inventei agora!!!hahaha).
Acho que só com o tempo mesmo. Ou o criador pode dizer melhor, talvez baseando-se nos pais....

Bjos.

17-12-2007 14:48:16

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Folunlina Carolina !,

A vacina deve ser dada 3 doses sim. apesar de muitos vetrinários dizerem que 2 doses está ótimo, com 3 doses vc mantém a imunidade do gato para as doenças. O correto são 3 doses. Em nosso site temos o Esquema de vacinação que é fornecido tanto pela Pfizer como pela Fort Doge!
O vermífugo Basken não é muito divulgado, mas é o único que conheço (oral) que é dose única. Se vc tiver alguma dúvida pode ligar no 0800 do fabricante ou enviar um e-mail. Não é necessário repetir a dose não, ele realmente é dose única, por isso é o vermífugo que utilizmaos aqui!
Não são todos os gatos que enterram os cocozinhos. Cada um faz de um jeito, e a maioria  arranha o que tiver ao lado, nem sempre enterram, isso não é problema nenhum, é questão do gosto do gato!
Ela está com os pelinhos da orelha oleosos, isso não éproblema, é que alguns gatos tem algumas partes do corpo que tem maior quantidade de óleo mesmo!

Se a cor é creme, ela pode ser smoke, e aí então existem alguns lugares do pleo mais claros e outros mais escuros mesmo!
Sobre o padrão, dê uma olhada em nosso site, que vc encontrará algumas fotos de gatos com os padrões. Além disso,o pet tem o nariz bem mais baixo, o breeder tem o nariz abaixo da linha do olhos porém achatado!
Masi dúvidas, escreva!

Abç

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

17-12-2007 15:50:02

Carolina Henriques

Oi Roseli.

Obrigada pela respostas,então vou providenciar a 3 doses para ela,eu também achava que eram só 2 mesmo.

Oi Valeria.
Obrigada pelas respostas também.
Eu comprei ela com mais de 60 dias,durante esse peridodo ela estava com a mãe.
Ela não tem pedigre,então não faço ideia das cores dos pais.
Ah sim,a cor dela é creme então,eu sempre dizia que era champanhe...rsss.
Quanto a areia,acho que ela não gosta de nehuma,comprei areias de 03 marcas diferentes,aquelas que são umas pedrinhas ( acho que são de argila),mas ela pareceu não gostar,pisava e ficava com jeito de quem tava se machucando,e não enterrava sempre o cocozinho,as vezes tava enterrado as vezes estava lá exposto,entao resolvi comprar areia mesmo,aquelas de construção só que a que comprei era bem fininha e branca,parecia areia de praia,ela até que achou interessante,cavocou e jogou areia pra todo lado,mas fez xixi e a areia ficou molhada e pesada,entao quando ela foi fazer coco acho que pesou demais pra ela jogar pra cima da caquinha.Mas uma coisa ela sempre faz,ao inves de cavar a areia ela cava a lateral da caixa,quando eu vejo,eu pego a patinha dela e mostro como se faz,mas não estou sempre perto quando ela faz suas necessidades..rsss
Ahhh esqueci de comentar,minha outra gata,a Nalla, que tem dois anos já está quase suportando a bebezinha.Ela ainda faz milhares de FUZZZZZ pra ela e no sabado quis dar uma patada na cara da pequena mas eu espirrei um jatinho de agua no focinho dela e ela se acalmou.Tenho fé de que elas vão se dar bem,espero eu ,pois a pequena está comigo há 15 dias e somente a noite é que ponho as duas juntas,mas morro de medo,se elas se grudarem não sai o que fazer.Mas preciso acostumá-las logo pois a bebe esta ficando no quarto e o cheiro apesar de limpar todo dia é cruel quando se abre a porta e minha mãe tá pegando no meu pé.
Outra coisa que me esqueci de questionar anteriormente,alguem conhece uma raçao chamada K & S ? Alguem recomendaria ? Parece ser uma boa ração,o que acham ?

17-12-2007 16:28:53

Valeria Veronezi

Oii!!!

As respostas da Roseli sempre salvam a gente.

Então acabei de descobrir que o Princippè tem o jeitinho dele pra enterrar: ele faz cocô aqui e vai enterrar láááááááááá do outro lado da liteira ou até 1m fora da liteira.
Viu só? Bom saber que tá normal.

Outra coisa, cor de persa é um negócio beeeemmm complicado.

Aliás, há 4 horas que eu estou tentando montar uma árvore de natal com os gatos aqui...... Imagina que beleza! Tem festão na casa inteira, menos na árvore.
Tomara que eu termine até o Natal.

Bjsssss......

17-12-2007 18:38:16

Vivianne Santanna

registrado(a): 28-11-2007
Duas dicas Carolina:

Primeiro, em relaçao a textura da areia higienica, experimenta misturar farinha de mandioca na areia. Além de deixar ela mais fofa, faz o montinho de xixi ficar mil vezes mais firme e facilita na hora de limpar. Tem gente que usa só farinha na caixinha. Eu acho que isso levanta pó demais! rsss Eu coloco 2kilos de areia para 1/2 kilo de farinha.

Segundo: para o odor da caixinha tem uma receitinha caseira ótima! 1/3 de bicarbonato de sodio + 2/3 de talco da sua preferência. Além de eliminar o cheiro do xixi, ainda fica cheirosinho! O Bicarbonato transforma a ureia do xixi em outro produto (que eu não lembro qual) que não tem cheiro (explicação cientifica dada pelo meu marido químico! rsss). Assim a areia dura mais, e o cheio some! até o coco fede menos! rsss

Curiosidades:
Eu tive um gato que era terrível, ele não podia ver nenhum tecido no chão do banheiro que ele usava de terra! então foram os anos mais arrumados do banheiro! todo mundo com medo de ser a próxima vitima! rsss

Roseli, eu sempre leio que não se deve dar a quintupla, mas nunca achei o porque não se deve dar! Vc bem que poderia explicar!!! Pleaseee, mata essa minha curiosidade! bjão

17-12-2007 22:23:40
Última edição por Vivianne Santanna (17-12-2007 22:24:57)    
Carolina Henriques

Viviane,muito obrigada pela dica cheirosinha...vou fazer com certeza,estava mesmo a procura de uma dica assim,ainda mais caseira...tudo de bom.

Valeria,imagino a cena....rssss....vc tentando colocar o festao na arvore e os gatinhos puxando pro chao e rolando com eles,mas com certeza até o Natal vc consegue montar sim,alias daqui a pouco quando eles tiverem com vontade de tirar uma sonequinha,voce vai conseguir arrumar tudinho,mas quando eles acordarem bagunçarão tudo novamente.....aiii que festa...rsss

Bjs para toda.

18-12-2007 09:40:34

Valeria Veronezi

Que legal Vivianne!
Essa do bicarbonato + talco eu não sabia. Vou colocar aqui, porque o Princippè (macho) não é castrado. Estamos sofrendo aqui....

Então, Carol... aí foi o seguinte: era gato puxando o festão, bolinhas na boca dos cães, presentinhos da árvore rolando no chão, pega a Tetê senão ela engole o festão, tira o laço da boca do cachorro, cuidado pra não pisar nas luzinhas, tira o festão da Tetê de novo, corre no quintal que ainda tem enfeite na boca de cachorro!
Mas aí foi isso mesmo... quando todos dormiram (em cima dos enfeites e tudo, claro!), eu consegui terminar, ufaaaa!!!!

Detalhe que aqui em casa (ai que vergonha, mas eu vou contar!) a gente faz amigo secreto incluindo cães e gatos.

Bjsssssss....

18-12-2007 11:19:11

Vivianne Santanna

Valeria... to rindo muito disso tudo! hahahahaha

Aqui em casa o problema são os fios! Cara, o Dr. Liu AMA fios! mas tem que ser os ligados na tomada! Sem corrente eletrica ele não curte! Ele gosta de esportes radicais! Minha solução foi dar um fio pra ele... vc quis? nem ele... afffffffffff a ultima vez que eu trabalhei em casa com o notebook, tinha coberta cobrindo os fios da tomada até onde eu estava... imagina a zona em casa!

Uma amiga colocou um cercadinho em volta da árvore! e aqui em casa, como os meus são filhotes, coloquei os presentes em um lugar bem alto! rsss

18-12-2007 13:05:17

Franciele Andrade

De: Santo André - SP
registrado(a): 13-07-2007
quando a gente vira mãe de bichos acaba ficando meio louca ne...rss...amigo secreto incluindo os gatos e cachorros....rs....q sarro.....estou ate imaginando....o meu amigo secreto é peludo...gordinho.....tem rabo....e gosta mto de ronronar....rss...é o gato!....kkkkk....nao liga nao Val...todos nós fazemos essas coisas...a minha gata que entregará os presentes....comprei a roupa e a toca de mamae noel...ela nao curtiu mto nao...rsss....e eu vou levar ela para a praia...to morrendo de preocupação...to me sentindo uma mae! acho que ela nao  vai dar trabalho pq ela gosta de se aparecer....a dona maria assanhada...
boa sorte Val na entrega dos presentes....cuidado pros gatinhos nao abrirem os embrulhos e acabarem com a surpresa...ou os cachorrinhos comerem os presentes...rsss....
beijosss

18-12-2007 13:30:38

Cia. do Gato Persa®

Olá Folunlina Valéria,

Não pense que sempre salvo não, é que a turma aqui me mia muito...heheh quer dizer me ensina muito!

Abç

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797

18-12-2007 15:36:48

Cia. do Gato Persa®

Olá Folunlina Viviane,

A vacina quíntupla.
Indicadas para as seguintes doenças:
Rinotraqueíte,Calicivirose,Panleucopenia,Clamidiose e Leucemia Felina, reforço a cada 30 dias e depois anual

Muito bem, o que acontece é que ela ainda está em teste, pois em vários casos apresentou aquele famoso carocinho na pele, por isso ainda está sendo testada!
A Fort Dodge foi a primeira a ter a vacina quíntupla!
Matei sua curiosidade? hehehe

Abç

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797

18-12-2007 15:46:23

Vivianne Santanna

Gracias Roseli!!! Matou sim!!! não sabia que esta vacina estava em teste ainda!

Então acho que a recomendação deve ser para todos os gatos, pq sempre q eu leio algo sobre essa vacina é tipo: essa vacina não é recomendada para a raça X. Comecei a achar que tinha algo haver com a raça e não com a vacina.

Muito obrigada pelo esclarecimento!

Eu comprei presente pra eles... cada um vai ganhar ratinhos de catnip novos! Eles amam!!!

18-12-2007 18:29:35

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.