Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Namoro entre Persas - AJUDA    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Gledson Pires

De: São Paulo -SP
registrado(a): 30-09-2007
Olá amigos ... Sou fã do fórum felino da cia do gato persa, já aprendi muito aqui e estou precisando de ajuda ...

Tenho 02 filhos persas maravilhosos, uma fêmea de 1 ano e 10 meses a Beatriz e um macho de 7 meses o Napoleão.

Eu adquiri o Napoleão com 3 meses para fazer cia para a Beatriz, os dois se adoram e se deram bem desde o primeiro dia, e desde que adquiri-lo tinha a intenção de cruzá-los.

Bom, chegou o momento, a Beatriz está no cio, aliás já faz alguns dias e ela está desesperada para cruzar, está ultra manhosa, miando, se esfregando no chão e se oferecendo ao Napoleão, nos últimos dias ele está interessado, ainda meio sem jeito pela idade e falta de experiência, mas estão namorando.

Eles passam o dia se lambendo, ele está investindo no acasalamento, está subindo nela, mordendo a nuca tentando penetrá-la, mas como eu disse anteriormente ainda meio sem jeito, mas pela velocidade que o namoro anda acho que será uma questão de dias, agora vamos as dúvidas:

1 - O Napoleão está com 07 meses, ele ainda é muito novo para cruzar com a Beatriz ? Qual a idade ideal do macho acasalar ? Caso ele já consiga emprenhá-la existe alguma possibilidade dos filhotes terem problemas ?

2 – A Beatriz já está comendo ração de filhote, pois ela prefere a ração dele então não tive como evitar, é uma ração de ótima qualidade, Royal Canin Persian Kitchen. Posso continuar dando essa ração ? Preciso dar alguma vitamina para ela ?

3 – Já é preciso fazer algum exame nos gatos antes do acasalamento ? As vacinas estão todas em dia.

4 – Eles ficam juntos o dia inteiro, quando ela estiver prenha e os filhotes nascerem, terei algum problema com o convívio deles ? É comum o macho oferecer algum risco aos filhotes ?

5 – Quais as prováveis cores que os filhotes irão nascer ? O Napoleão é Red e a Beatriz Brown Tabbie.

Bom amigos, obrigado pela ajuda, fiquem a vontade em passar mais informações para um futuro avó de primeira viagem ...

15-11-2007 23:09:08

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Folunlino Gledson!,

Vc pode deixar sua Beatriz pra cruzar com ele por no máximo 5 dias, não deve deixar mais que isso , com riscos de ter crias em dias alternados.
Se ele tem 7 meses , mas já está tentando, deixe que uma hora ele acerta! Eles aprendem assim mesmo, caindo par aos lados, sobe d enovo, cai putra vez, até que ...tcham,tcham,tcham! hehehehe
Sobre suas perguntas:

1 - O Napoleão está com 07 meses, ele ainda é muito novo para cruzar com a Beatriz ? Qual a idade ideal do macho acasalar ? Caso ele já consiga emprenhá-la existe alguma possibilidade dos filhotes terem problemas ?

Não, ele não é novo, aqui os machos são bem precoces também. Não existe idade ideal, é a idade que ele começa mesmo, isso pode ser com 6 meses ou com 3 anos! Não há nenhum tipo de problema em função dele ser novinho!

2 – A Beatriz já está comendo ração de filhote, pois ela prefere a ração dele então não tive como evitar, é uma ração de ótima qualidade, Royal Canin Persian Kitchen. Posso continuar dando essa ração ? Preciso dar alguma vitamina para ela ?

Sim, vc pode continuar dando esta ração d efilhote até os 3 meses depopis que criar, assim os filhotes aprenderão a comer e por ser de filhote ela terá mais leite.
Vitaminas são interesantes,vc pode procurar dar as vitamians que ela perderá  principalmente  as do complexo B!
Então Potenay, Glicopan, Aminomix,  Megaderm, todas são indicadas!

3 – Já é preciso fazer algum exame nos gatos antes do acasalamento ? As vacinas estão todas em dia.

Se vc tem as vacinas em dia e exame de PKD negativo (por DNA) e como os gatos são seus e vc os conhece , sabe que não têm nenhuma doeça, a única coisa é saber dos pais se são saudáveis!

4 – Eles ficam juntos o dia inteiro, quando ela estiver prenha e os filhotes nascerem, terei algum problema com o convívio deles ? É comum o macho oferecer algum risco aos filhotes ?

Não, o macho não briga com os filhotes já que eles se dão bem, o que vc deve cuidar é se a mãe não ficará estressada com a presença do macho, se tudo bem, não há problema! Afinal,...quem manda é a mãe!

5 – Quais as prováveis cores que os filhotes irão nascer ? O Napoleão é Red e a Beatriz Brown Tabbie.

Diga- os quais as cores dos pais deles e se possível os avós porque só com as cores dos pais fica mais difícil!

Abç

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

16-11-2007 20:49:26

Gledson Pires

Muito obrigado pela resposta ...

Com relação as cores dos avós, tenho apenas da Beatriz, pois o pedigree do Napoleão ainda não chegou, estou passando o histórico dela (ajuda ???):

Beatriz: Brown Patched Spt Tabby

1 Geração:
Gipsy Flowers Rubi (Pai da Bia): Blue Tabby Point
Gipsy Flowers Pinha (Mãe da Bia): Black Tortie

2 Geração:
PotterCats Caju (Avô paterno): Lilac Point
Alles Violeta (Avó paterna): Blue Tabby Point
Promenades Lord Ruan (Avô materno): Blue Point
Gipsy Flowers Jasmim (Avó materna): Black Smoked Tortie

3 Geração:
Parte Pai:
Promenades Lord Picasso: Black
Promenades LAdy Taina: Blue
Jamyroc El Candidato de Alles: Seal Point
Sagrav Valentina De Alles: Blue Lynx Point

Parte Mãe:
Ch.I Foxy Snickers: Chocolate Point
Promenades Lady Pandora: Blue Point
Tshyphu Sheik: Seal Smoke Point
Alles Mrela: Cream Mac Tabby

Uffaaa ... É isso ... Mais uma vez muito obrigado pela ajuda ...

Assim que o namoro evoluir vou te dando informações ...

16-11-2007 22:02:52
Última edição por Gledson Pires (16-11-2007 22:05:28)    
Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Olá, Gledson!!
Uma parte do pedigree eu conheço, que é o Gatil Promenade e o Gipsy Flowers. Ótima linhagem. Pessoal bem sério. Infelizmente os outros nomes eu não conheço.

Enfim... Aproveitando o tópico do nosso amigo, também tenho umas perguntas.

No feriado, combinamos de uma criadora deixar uma fêmea ponta vermelha aqui em casa. Ela está totalmente no cio!!!!! Nos primeiros 2 dias, ela ficou fechada em um cômodo para se ambientar e só depois eles se viram por uma grade. Ele então se mostrando receptivo, e ela rolando no chão pra ele, soltei os dois ontem de manhã. Ficaram 24h juntos.
Ele, todo delicado, tenta chegar perto e ela dá patadas na carinha dele. Eles não ficam a menos de meio metro de distância, porque ela não deixa. Só que se eu separo os dois, ela mia chamando ele. Ela continua no cio, rolando e gritando.

Eles estão em um quarto ao lado do meu. Quando eles estão juntos o silêncio é total. Se eu tiro um deles, eles ficam "conversando", mas ela mais do que ele.
Essa noite também: silêncio total, massss.... váááárias bolas de pêlo espalhadas pelo quarto.... pêlos dela.

Fiz exatamente o que manda a criadora. Lembrando que os dois são virgens... Ela tem 1 ano e meio e ele 2a 11meses. A criadora diz que uma hora eles vão se entender.

O que eu faço? Não faço???? Às vezes acho que ela não aceitou ele. Por outro lado, por que ela continua chamando? Estou fazendo algo de errado?

Ah, meu Princippè é PKD negativo e ela tb.

Obrigada e beijos a todos.

19-11-2007 08:57:50
Última edição por Valeria Veronezi (19-11-2007 09:00:20)    
Cia. do Gato Persa®

Olá Folunlino Gledson!,

Realmente os gatis Promenade, Gipsy Flowers, Tshyphu (muito conhecido e bem antigo), e o gatil De Alles...todos são ótimos!
Vc reconhece o gatil pelo nome no nome doa gato, o nome do gatil vem na frente ou por último!

Bom,  Vc tem no pedigree da Beatriz  vários ponteados, fumaças e negros...então:

como os gatos red, por sua vez carregam preto, a tendência é que no cruzamento deles vc tenha:

Macho preto, fêmea black tortie(escama), fêmea tortie smoke, possibilidades de macho ou fêmea red (depende do pai) e ainda blue tabby.

Isso não é regra, pois é possível que vc tenha uma surpresa e venda uma cor totalmente diferenteem função da genética ir buscar láaaaaaaaaaaaa no fundo da árvore genealógica uma cor! ok?
Mas já da pra ter uma idéia!

Abç

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797

19-11-2007 10:28:51

Cia. do Gato Persa®

Olá Folunlina Valéria!,

É assim mesmo, quando os gatos não sãocriados juntos, é sempre um pouco mais difícil a aceitação, mas no seu caso paecem que já estão indo bem, porque outros casos tem até a cor do gato que influencia! Gatos não são como os cães, eles são namoradores, paqueras, seletivos, escolhem o(a) namorado(a).

Vc deve dexá-los juntos sim e claro que os pleos, é dele subindo nela!, tá correto. Vc pode deixar por 5 dias pra cruzarem, não deve deixar mais que isso , porque se realmente cruaarem existe o risco dos nascimentos em dias diferentes. mas eles  são jovens, aprendem assim!

Abç

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797

19-11-2007 10:37:42

Valeria Veronezi

Ai Roseli!!!
Obrigada mesmo!!!

Ainda hoje conversei com outras pessoas tb, que me disseram a mesma coisa. Estou mais aliviada.
Mais um pouco eu já tava quase vendo ele levando flores e bombons pra ela!!!!!!!!!!

Bom, pelo que consta, vou saber se eles acasalaram pelo barulho, certo? Até agora, acho que o fato não consumou.....

Valeu mesmo.
Bjos.

19-11-2007 17:38:21

Valeria Veronezi

Ai minha gente!!!!

Como a Roseli falou, ele já está subindo nela sim, mas acho que não está "acertando".....
Ela não fica na posição certinha. Eles ficam juntos a noite toda e eu não escuto nada.

Tentei segurá-la um pouquinho na posição, mas não deu muito certo. Eu acabo atrapalhando ele.

Vou deixar que a natureza se encarregue. Ou será que a gatinha é silenciosa mesmo? Porque ele eu escuto. Não gritar, mas miar carinhosamente.
Estão no maior amor mesmo: ele faz carinho nela, os dois rolam juntos, se lambem.

Será que mesmo assim eu posso deixá-los sozinhos o tempo que for?

Bjos a todos.

21-11-2007 08:54:07

Valeria Veronezi

Oi Pessoal!

Sou eu de novo ainda sobre o namoro do meu Princippè.

A gatinha está aqui em casa desde 16/11. Como eu disse acima, ficaram juntos e tal, mas creio que o fato não se consumou, pois eu não ouvi nada. Deixei os dois juntos enquanto eu estava em casa para justamente ouvir qualquer sinal. Ficaram juntos por algumas noites e.... silêncio total.

Mas hoje eu fui inspecionar os dois pra ver se encontrava algum sinal de briga, algum cortinho. E o que eu vi foi um tipo de "caspinha" em um pedacinho do dorso e nuca do machinho, o pêlo está bem ralinho e curto. O colara está quase zero, mas a pele está OK. Tenho a impressão que é fungo pela baixa de resistência por causa do estresse do acasalamento.

Vocês já viram isso?

Obrigada mais uma vez,

25-11-2007 10:46:59

Gledson Pires

Roseli e Valéria ....

Muito obrigado pelas respostas ... Vamos aguardar e ver o que a natureza reserva,não vejo a hora da Beatriz ficar prenhe e os filhotinhos nascerem...

Eu andei meio sumido esses dias, pq estava trabalhando muuuuito ...

Acho que o Napoleão não pegou a Beatriz de jeito ainda ... Essa semana ela entrou no cio novamente ... E ele está tentando de novo ...

Valéria ....

Eu percebi no meu macho algo parecido, não sei se é a mesma coisa ... parece uma casquinha branquinha ... Estou achando que é alguma micose ... Estou pensando em levar ao veterinário p/ ter certeza o q é .... No caso do Napoleão se eu tento tirar a casquinha saem alguns pelos juntos .... Será que é a mesma coisa ?

Obrigado ...

29-11-2007 22:51:25
Última edição por Gledson Pires (29-11-2007 22:52:46)    
Valeria Veronezi

Olá Gledson!!
Tomara que tenha dado tudo certo por aí.
Aqui, eu acho que ele não "acertou". Precisei arrumar os dois assim que ele montava nela....

Enfim, aquelas casquinhas, desapareceram completamente. E rapidinho. Como eu estou meio atarefada com o fechamento da loja, estava planejando fazer algo amanhã, sábado. Dar banho medicamentoso, essas coisas....
Esquisito, né?
Agora o que está entrando em cena é a queda natural da época do ano.
A gatinha saiu do cio. Mesmo eles não tendo acasalado, eu não vou deixá-lo mais com ela.

Talvez nossos machinhos estão assim por causa do estresse do cio das fêmeas, que desencadeia queda de resistência, que caminha para fungos/micose.

O que vocês acham?

Bjos a todos,

30-11-2007 19:42:00

Gledson Pires

Valéria,

Hoje dei banho no machinho e percebi que as caspinhas progrediram para fundos ... tem vários pontos com casquinhas no corpo, passei a solução de vinagre, cetaconazol e vamos ver se melhora ...

Eu estou muito assustado, é a primeira vez que um dos meus gatos apresenta problemas demartológicos .... Fiquei assustado, imagina se toma todo o corpinho dele ?!?! Deus me livre ...

Eu acho q vou dar algum remédio ...

Obrigado ...

01-12-2007 18:34:13

Cia. do Gato Persa®

Olá Folunlino Gledson,

Creio que o calor está afetando nossos amiguinhos...mas os fungos precisam ser cuidados mesmo! O que vc está fazendo já irá resolver sim!
Não se assuste, porque os persas têm uma pré disposição muito grande a fungos e outros ácaros

Abç

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797

01-12-2007 22:04:52

Valeria Veronezi

Nossa, Gledson!!

De qualquer forma, vou continuar olhando minuciosamente meu Princippè aqui.
Pode ser também que volte de uma hora pra outra. Probleminhas de pele são fogo.

Bjos e boa sorte.

02-12-2007 18:03:00

Valeria Veronezi

Pois é...
O que eu disse no tópico anterior?
O probleminha de pele voltou, mas está esquisito. Olha só: antes era no pescoço, no lugar onde a gente aplica os anti-pulgas. Agora já está mais no meio das costas. No pescoço já não tem mais nada. É como se "andasse" pelo corpo. Só notei nessa região. E está machucadinho também, parece que ele tá coçando.

Dei banho nele na terça, pra ver se amenizava. Mas até agora nada.

Será o calor???

Bjos a todos.

06-12-2007 15:56:48

Gledson Pires

Olá pessoal, tudo bem ???

Já passaram-se 06 meses que escrevi pela primeira vez sobre o namoro dos meus filhos ...

Até agora nada aconteceu ... Ambos estão ótimos, lindos, saudáveis, mas não querem saber de cruzar ...

No mês passado tivemos um alarme falso, tudo indicava que a Beatriz estava grávida, a veterinária pediu ultrassom e exame de sangue, mas foi alarme falso, pelo menos serviu para constatar que ela está com a saúde ótima ...

Já estou quase desistindo de ser avó e pensando em castrar os 02 ... Já faz mais de 06 meses e nda acontece, é normal demorar tanto assim ?

O Napoleão está com 01 ano e a Beatriz com 2 anos e 3 meses, os dois vivem juntos no mesmo espaço a 9 meses, eles se dão super bem, nunca brigaram, são companheiros, brincam o tempo todo, se lambem, não desgrudam ... Mas não querem saber de cruzar ....

A Beatriz entra no cio de 2 em 2 meses ... Ele tem pouco interesse por ela, será que criaram algum vinculo materno e não tem interesse em cruzar ?

Ainda é cedo p/ desistir ? O que mais posso fazer para eles cruzarem ?

Obrigado,
Bjos,
Gledson

22-03-2008 01:46:20

Denise Gonçalves

De: SBC - SP
registrado(a): 30-10-2007
Olá Gledson, td bem?
Olha, tive um gato que demorou pra 'amadurecer' sexualmente... ele tinha um ano e meio qdo começou a cruzar... aí qdo aprendeu ninguém segurava mais... só queria namorar... rsrsrs... não sou expert no assunto, mas uma amiga minha que foi criadora disse que uns demoram mais do q outros mesmo pra 'pegar o jeito'... acho q vc devia dar 'tempo ao tempo'... só espero q sua gata não se interesse por outro gato da vizinhança... rsrsrs
abçs

01-04-2008 18:18:57

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.