Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Queda do Pêlo!    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Christiano
Convidado

Eu tenho algumas acerca da queda do pêlo em gatos persa, e gostaria q vocês me esclarecem:
1- É verdade que uma alimentação composta de carnes provoca a queda excessiva do pêlo, ou isso é folclore? É que eu tenho um gato persa e ele vem perdendo muito pêlo, seria a carne?
2- As cernas enlatadas (tipo Wiskas) também afetam a pelagem, pois é com elas (misturada a ração) que eu o alimento?
3- É necessário tosar os gatos periodicamente?
4- As micoses, fungos ou ácaros que atacam os gatos podem ser contagiosos para o ser humano?
5- É comum formarem-se nós no pelo dos gatos persas?
6- Existe por acaso algum shampoo, creme, sabonete ou talco que mantenha o pelo deles sempre solto, cheio e bonito?
7- Existe algum tipo de parasita que ataque especificamente as patas e o rabo do gatinho? Com que tratá-lo?
Desculpem o questionário!Mas por favor não me deixem sem respostas. Obrigado!

10-12-2004 20:55:25

CIa. do Gato Persa®
Convidado

Olá,

bem, vamos responder sua dúvidas segundo nossa experiência e segundo informações da nossa  veterinária:

1- É verdade que uma alimentação composta de carnes provoca a queda excessiva do pêlo, ou isso é folclore? É que eu tenho um gato persa e ele vem perdendo muito pêlo, seria a carne?
Os gatos são caçadores  natos, veja que na natureza os felinos (todos eles) caçam e comem a carne sempre crua.
Mas, os gatos domésticos, nascidos e criados dentro de casa, são diferentes, primeiro porque não caçam animais  para ontinuar o ciclo de evolução, segundo porque a carne que damos não é fresca, é uma carne já morta, então carne crua para os gatos não é boa idéia. As carnes de vaca, boi, porco têm toxinas e não são próprias para o consumo dos nossos queridos felinos que não tem anticorpos para se defender de uma possível toxoplasmose por exemplo! A queda de pelo de seu gato pode ser devido a carne, mas é necessário um exame mais preciso, pois outras causas podem fazer cair o pelo como micose, queda de resistência, etc.

2- As cernas enlatadas (tipo Wiskas) também afetam a pelagem, pois é com elas (misturada a ração) que eu o alimento?
Bem, essas comidas em lata são para darmos como mimo, provavelmente como vc faz, não deve ser alimentação principal. Não há estudos que comprovem que podem afetar a pelagem.

3- É necessário tosar os gatos periodicamente?
A tosa é uma escolha sua, por exemplo, no calor de quase 40 graus, os persas com pelo muito longo sentem calor sim, aqui no gatil, no verão sempre tosamos os nossos gatos para ficarem mais fresquinhos. na verdade é uma diminuição do excesso de pelo, não é tosa de ficar pelado. Atente para o detalhe que não se deve cortar os bigodes, nm o pelo da cauda e a juba só diminuir um pouco.

4- As micoses, fungos ou ácaros que atacam os gatos podem ser contagiosos para o ser humano?
Sim, alguns tipos de micose podem passar para a nossa pelo,por isso é sempre recomendável, após o manuseio com  os  objetos do gato, se desinfectar e sempre verificar qualquer anomalia na pele. Também é imprescindível manter ascoisinhas do gato muito bem limpas. Panos fervidos e evitar calor e umidade, onde os fungos se proliferam rapidamente.

5- É comum formarem-se nós no pelo dos gatos persas?
Sim, muito comum, é necessário a escovação diária para evitar os nós e banho a cda 15 ou 20 dias.

6- Existe por acaso algum shampoo, creme, sabonete ou talco que mantenha o pelo deles sempre solto, cheio e bonito?
Vc pode usar sempre shampoos anti fungicidas que são ótimos, já os condicionadores deixam o pelo mais pesado, não fica com aquele ar de solto e limpo.

7- Existe algum tipo de parasita que ataque especificamente as patas e o rabo do gatinho? Com que tratá-lo?
Parasitas normalmente atacam qualquer parte do corpo, por exemplo as pulgas atacam sempre próximo à cauda e atrás das orelhas e cabeça.
o que pode causar um tipo de ferida, casquinhas nas patas e na cauda é micose mesmo, quando vc olha parece uma ferida, é a pele ficando sem os pelos e com aspecto feio.É preciso entrar com tratamento específico para micose, incluindo os banhos.

Esperamos tê-lo auxiliado, qualquer coisa,escreva-nos.

12-12-2004 19:58:58

luzi
Convidado

Adorei este Fórum. Só assim tenho com quem trocar idéias e dúvidas a respeito de gatos persas. Bom, é muito comum o persa ter fungos e o remédio é mesmo cetoconazol. Aproveitando, tenho uns probleminhas e gostaria que alguém me ajudasse:

1. minha gatinha já cruzou várias vezes com seu namorado e não prenhou, embora ele tenha prenhado outra namorada ,por sinal irmã dela. Será que ele é infértil?

2. Certo dia meu gato Willy teve um medo e até hoje ele vive sempre com medo andando agachado nesta hora. O que posso fazer?

3. O pelo do meu gato cai bastante e sua alimentação é da marca purina. Será a alimanteção? O mesmo não acontece com a gatinha.  O que faço?

22-01-2005 18:54:37

Cia. do Gato Persa®
Convidado

Olá Luzi,

Obrigada pelo elogio ao Fórum, mas na verdade nós é que agradecemos á todas as essoas que sempre estão participando, pois só com as dúvidas de todos é que aprendemos.
Bem, vamos às suas questões:

1. minha gatinha já cruzou várias vezes com seu namorado e não prenhou, embora ele tenha prenhado outra namorada ,por sinal irmã dela. Será que ele é infértil?
Vc precisa observar se da genitália dela saiu algum líquido, pois sua gatinha pode te rcruzado e pode ter tido uma infecção no útero, por isso não pega cria.
o mais correto seria levá-la ao veterinário para fazer uma ultrassonografia. O ultrassom pode realmente "dizer" se é caso de infecção uterina ou de esterilidade. Quando existe infecção, o nome é piometra, a gata demora quase uma ano para pegar cria, porque os tecidos dos ovários e útero demoram a serefazer.

2. Certo dia meu gato Willy teve um medo e até hoje ele vive sempre com medo andando agachado nesta hora. O que posso fazer?
Dar mais atenção, mais carinho, mais amor e tentar com ele no colo ver se vc consegue com o tempo fazer com que volte ao normal. Mas os gatos ficam traumatizados com determinada situações e depois é bem difícil de dissuadí-los que tal situação não vai fazer mal!

3. O pelo do meu gato cai bastante e sua alimentação é da marca purina. Será a alimanteção? O mesmo não acontece com a gatinha.  O que faço?
Bem, alimentação é coisa séria, muito séria, não se pode brincar!
Olha, cair o pelo pode ser vários motivos: alimentação, queda de resistência (é o mais comum); troca de pelo em função de troca de estação. micoses, etc.
A alimentação vc disse  que é purina, se ele sempre comeu, e antes não teve problema, então seria difícil que fosse a ração agora. Experimente dar complexo B em líquido, uma gota para cada quilo. Dê todos os diase veja se ao cabo de um mês melhora, não esqueça de dar banhos com shampoo cetoconazol, que ajuda a limpar a pele.

Qualquer coisa, é só nos escrever!

Um abraço

22-01-2005 20:27:37

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.