CIa. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Olá,
bem, vamos responder sua dúvidas segundo nossa experiência e segundo informações da nossa veterinária:
1- É verdade que uma alimentação composta de carnes provoca a queda excessiva do pêlo, ou isso é folclore? É que eu tenho um gato persa e ele vem perdendo muito pêlo, seria a carne? Os gatos são caçadores natos, veja que na natureza os felinos (todos eles) caçam e comem a carne sempre crua. Mas, os gatos domésticos, nascidos e criados dentro de casa, são diferentes, primeiro porque não caçam animais para ontinuar o ciclo de evolução, segundo porque a carne que damos não é fresca, é uma carne já morta, então carne crua para os gatos não é boa idéia. As carnes de vaca, boi, porco têm toxinas e não são próprias para o consumo dos nossos queridos felinos que não tem anticorpos para se defender de uma possível toxoplasmose por exemplo! A queda de pelo de seu gato pode ser devido a carne, mas é necessário um exame mais preciso, pois outras causas podem fazer cair o pelo como micose, queda de resistência, etc.
2- As cernas enlatadas (tipo Wiskas) também afetam a pelagem, pois é com elas (misturada a ração) que eu o alimento? Bem, essas comidas em lata são para darmos como mimo, provavelmente como vc faz, não deve ser alimentação principal. Não há estudos que comprovem que podem afetar a pelagem.
3- É necessário tosar os gatos periodicamente? A tosa é uma escolha sua, por exemplo, no calor de quase 40 graus, os persas com pelo muito longo sentem calor sim, aqui no gatil, no verão sempre tosamos os nossos gatos para ficarem mais fresquinhos. na verdade é uma diminuição do excesso de pelo, não é tosa de ficar pelado. Atente para o detalhe que não se deve cortar os bigodes, nm o pelo da cauda e a juba só diminuir um pouco.
4- As micoses, fungos ou ácaros que atacam os gatos podem ser contagiosos para o ser humano? Sim, alguns tipos de micose podem passar para a nossa pelo,por isso é sempre recomendável, após o manuseio com os objetos do gato, se desinfectar e sempre verificar qualquer anomalia na pele. Também é imprescindível manter ascoisinhas do gato muito bem limpas. Panos fervidos e evitar calor e umidade, onde os fungos se proliferam rapidamente.
5- É comum formarem-se nós no pelo dos gatos persas? Sim, muito comum, é necessário a escovação diária para evitar os nós e banho a cda 15 ou 20 dias.
6- Existe por acaso algum shampoo, creme, sabonete ou talco que mantenha o pelo deles sempre solto, cheio e bonito? Vc pode usar sempre shampoos anti fungicidas que são ótimos, já os condicionadores deixam o pelo mais pesado, não fica com aquele ar de solto e limpo.
7- Existe algum tipo de parasita que ataque especificamente as patas e o rabo do gatinho? Com que tratá-lo? Parasitas normalmente atacam qualquer parte do corpo, por exemplo as pulgas atacam sempre próximo à cauda e atrás das orelhas e cabeça. o que pode causar um tipo de ferida, casquinhas nas patas e na cauda é micose mesmo, quando vc olha parece uma ferida, é a pele ficando sem os pelos e com aspecto feio.É preciso entrar com tratamento específico para micose, incluindo os banhos.
Esperamos tê-lo auxiliado, qualquer coisa,escreva-nos.
|
|